A Arma Escarlate

A Arma Escarlate Renata Ventura

Resenhas - A Arma Escarlate

Emummundodelivros 17/03/2022

Meus Favoritos...
"Então é ele?" o Preto Velho perguntou, olhando-o com curiosidade.

"É ele..." Griô respondeu, sério. Tocando, com carinho, o rosto de Hugo, olhou fundo em seus olhos e sussurrou, "Dorme, Idá... Dorme o sono dos despreocupado, que ocê nunca mais vai durmi tão bem quanto hoje à noite..."
E Hugo apagou.

Pág 95, capítulo 6 "ANJOS E DIABRETES".

?A Arma Escarlate é o primeiro livro de uma saga incrível, bom é o que eu acho, ainda não li os outros, mas só esse já li duas vezes, e é simplesmente Magnífico.

?O personagem principal é retratado da forma mais humana possível, a autora não bota ele em um pedestal como um perfeito personagem, e eu acho que nem teria como mesmo, ele faz tanta, mais tanta burrada que se ela fosse mudar ele do meio pro final do livro não iria dar med.

?Ele é literalmente o caso do "personagem fugiu do controle da autora" é ficou perfeito assim.

?Não só o Hugo(principal)é retratado de forma real, como tudo no livro também, o morro Dona Marta; os bandidos; policiais; governo; as pessoas que passam por ele, a educação na antiga escola como na nova também...

?Ainda tem nosso folclore, culturas, histórias, nosso jeitinho de ser... Não podia está em melhores mão.

?Esse livro foi e(não importa quantas vezes ainda vou ler) é um misto de sensações e descobertas incrível para um mundo incríve...

?Ansiosa pra ler a Comissão Chapeleira.

?Quem nunca fez um professor chora ou se demitir? Bom não foi de todo um certo do Hugo, porém também concordo com ele sobre o jeito do prof° Saraiva, talvez o Hugo só deu uma avançada pra ele entender que mesmo depois de 10 anos, dar aula pra um bando de adolescentes com tendências a crueldades não era a vocação dele.

Karina 14/03/2022

O bruxinho brasileiro
O livro retratou muito bem a realidade brasileira, e gostei das discussões que a autora trouxe para ele. Hugo não é um mocinho, jogou com as cartas que recebeu e tentou fazer dar certo - mais ou menos. Moleque maluco.

As referências a HP foram incríveis, acredito que se eu tivesse lido na época em que era Potterhead assídua, teria curtido mais a leitura. Ou não.

Estava esperando que houvesse mais sobre a varinha nesse livro, por causa do título, mas vejo que ficará para os volumes seguintes. Uma pena, já que vou parar por aqui.

Bia 08/03/2022

no início da leitura eu tinha achado o livro parecido DEMAIS com harry potter, então fiquei preocupada de ser uma história repetitiva e pouco original? mas a partir da metade, a história toma um outro rumo e fica muito boa!!! foi uma leitura fácil e eu me apeguei aos personagens bem rapidinho

o hugo se mete em um monte de confusão e, assim que ele resolve um problema, logo depois surge outro é desesperador!!! mas o bichinho é inteligente e sempre dá um jeito ???

amo livros que tem como foco principal a amizade, e a arma escarlate é bem assim. os pixies são personagens cativantes e tem uma energia caótica que eu AMO!!! tudo por eles ???

giusxavier 07/03/2022

CARAS
MANO ESSE FINAL QUE ODIOOOOOOO
SIMPLESMENTE NÃO REAJA
Meu deus, não sei dizer pra vocês o quanto eu estou apaixonada por esse livro e que preciso urgentemente da continuação! Hugo ganhou meu coração com o jeitinho impulsivo dele, Capí me derrete o coração a cada palavra, Viny me deixa até nervosa de falar, Cai também ? Índio ainda sem opinião sobre você ? Atlas meu deus nunca pedi nada só namora comigo ?
Gente, to sem palavras. Simplesmente PERFEITO. LEIAM ARMA ESCARLATE

tutuzin_uai 26/02/2022

O Harry Potter do Rio de Janeiro!
Eu não era muito fã de Harry Potter, mas decidi dar uma chance à saga e acabei me apaixonando. Nesse livro, é contado a história de Hugo ? como ele se descobriu bruxo e os problemas que ele precisará passar. O hugo é um personagem preto e o livro está repleto de representividade: desde outros personagens pretos até mesmo personagens indígenas, lgbtqia+, pessoas com deficiência... Além do universo mágico, o livro trata muito sobre temas importantes como o machismo, racismo, homofobia, desmatamento e demonstra muito bem a cultura brasileira que, embora maravilhosa, é tão desvalorizada por nós mesmos. O hugo é um personagem muito real e você vai se apegar a ele e sofrer quando ele cometer erros e comemorar quando ele melhora como pessoa. Os outros personagens também são incríveis e foi nesse livro que eu adquiri minha nova figura paterna: o Atlas! Enfim, tem uma diversidade de culturas imensa e o plot é incrível. A Arma Escarlate é um livro que deveria ser exigido nas estantes.

Clay 23/02/2022

É inovador e revolucionário? Não, mas durante aqueles 42 capítulos cria ali pra você um lugar tão aconchegante, tão reconfortante...

Conheci A Arma Escarlate aqui no Skoob mesmo, através da própria Renata que me mandou uma mensagem me contando um pouco da história. Então 2017 comprei tanto A Arma Escarlate, como A Comissão Chapeleira e nem preciso dizer que devorei os dois livros em poucos dias né?

Esse ano resolvi reler os livros, pois comprei o box com os 4 livros já lançados e não lembrava com clareza tudo que tinha acontecido nos 2 primeiros.

Renata conseguiu criar uma história recheada de drama e magia. E amo o fato dela ter criado o universo de A Arma Escarlate entrelaçado com o de Harry Potter. Os personagens são mt carismáticos e humanos, principalmente o Hugo (tenho um pouco de ranço dele as vezes).

Fico um pouco triste que o Índio não tem tanto destaque, pois achei o personagem interessante, mas não como ele não foi mt explorado, não consegui me conectar com ele. Já falando do Capi, eu gostava mais dele a primeira vez que li, ainda gosto dele, mas não tanto quanto antes. Acho ele muito perfeito e as vezes isso irrita rs... Viny e Cai são uma dupla incrível, me diverto com as travessuras deles.

Nao posso deixar de mencionar um das coisas mais incríveis dessa aventura, que é o nosso folclore. Cara o nosso folclore é tão rico e interessante, ver isso transportado para o livro é muito fod*. E tô ansioso para ler os outros livros e redescobrir o nosso folclore através dos olhos da Renata.

Enfim, a Arma Escalate é o livro de fantasia que nos brasileiros podemos chamar de nosso.

qinnoli 15/02/2022

Harry Potter BR? Não, uma obra nacional
Eu adoro ?a forma que a história é contada, a forma que as emoções me afetam, o jeito que cada nova descoberta me emociona e me faz surtar. Tudo tão BRASILEIRO, facilmente se identificar e nota como é original e representativo

Bea 14/02/2022

Maravilhoso.
Pra quem ama Harry Potter, essa saga traz muito além do que aventura. Além de se inspirar no nosso amado bruxinho, a autora trouxe a magia bruxa para o Brasil, retratando toda nossa cultura e fatores sociais. Quem ama a história de Potter, também vai amar a de Hugo Escarlate e seus amigos. Super recomendo.

Helen288 12/02/2022

finalmente lembraram dos brasileiros, o jeito que a autora escreve é cativante e o jeito que ela aborda as coisas brasileiras é bem diverso abordando sotaques e personagens de vários lugares do brasil, e a representatividade é muito bem abordada tendo personagens com vários tons de pele, formato de corpo e espécies.
E como ela aborda a violência policial, trafico, vicio e disputa por poder e outras coisas que infelizmente faz parte do cotidiano de muita gente, para mim foi bem abordada e escrita de uma forma cru mostrando os horrores que acontece na favela, porem eu não tenho muito local de fala nessa parte por que não vivo isso.
e contra partida o mundo magico foi ate que muito bem abordado mostrando como o Brasil fica focalizado quase que 100% do tempo focado na Europa e esquecendo quase que praticamente tudo que e nacional, agora uma coisa que eu não gostei foi os cenários do mundo magico pois me sentia lendo um livro do Tolkien pois eu não conseguia imaginar pois como a autora descreveu era tudo uma zona, com coisas de séculos diferentes e países diferentes tudo misturado na escola então esse foi um dos ponto que eu não consegui pegar no livro

Lannyel Fournier 23/01/2022

Sensacional!
Apesar do protagonista ser controverso e de índole, certas horas, questionável, porém certas horas é cativante. O enredo é muito bem desenvolvido com direito a plot twist.

Camille Silva 20/01/2022

Fantasia com uma dose de realidade
"A Arma Escarlate" é um livro que me surpreendeu bastante!

Ao saber que se tratava de uma história ambientada no universo de Harry Potter, achei que a autora fosse manter o mesmo estilo. No entanto, o contexto brasileiro trouxe a história para uma realidade muito próxima da que conhecemos: o ambiente da favela, os perigos do tráfico, e as dificuldades da pobreza. Tudo isso, misturado a um mundo mágico da escola de magia que está situada no interior do Corcovado!

Os personagens todos são muito cativantes, e Hugo Escarlate, o protagonista, deixa os leitores aflitos do início ao fim da história!

Com uma escrita ótima e referências ao folclore brasileiro, línguas de origem indígena e africanas, Crepúsculo, O Senhor dos Anéis e aos próprios livros de Harry Potter, este livro entrou para os meus favoritos! ?

Bimoliveirar 10/01/2022

Surpreendente!
Ao apresentar o mundo mágico em terras brasileiras o livro consegue tornar mais palpável a fantasia, nos incluindo nesse incrível universo.
Embora o personagem principal seja um adolescente, a história é contada de forma madura, permitindo sérias reflexões.
Adorei e já estou indo para o próximo volume.

mccaveirinha 07/01/2022

Impressionante!
Tenho que confessar que comecei a leitura com muitas expectativas, e definitivamente agora que terminei posso garantir que ultrapassaram elas.

Hugo é um personagem muito bem desenvolvido. É possível entender suas revoltas e sua teimosia, o que as vezes era irritante, já que ele pensava que nada era culpa dele. Inclusive acho que esse foi um dos pontos na história que me deixou extremamente revoltada, a irresponsabilidade dele era impressionante.

Em geral todos os personagens são maravilhosos, e digo isso me referindo até aos mais asquerosos, até porque era possível sentir os desespero do Hugo quando encontrava o Caiçara.

Tendo que admitir que essa história é maravilhosa e que definitivamente vai entrar pros favoritos. Estou ansiosa para dar segmento na série.