A Queda

A Queda Garth Nix

Resenhas - A Queda

Debs.Lima 18/01/2024

Gostosinho, dá pra passar um bom tempo
Uma história legal, criativa, bem escrita no sentido de ser direta ao ponto, não tem enrolação (até porque tem 200pgs). Acaba com cliffhanger e de fato dá vontade de continuar a saga. Dá pra criar teorias, que eu ACHO que serão previsíveis, mas só continuando a ler pra saber. Ao que parece não tem tramas complexas, justamente por ser um y.a., acredito, entretanto é bem divertido e é uma boa companhia pra passar o tempo. Só não dou mais estrelas porque não foi marcante.

PS: Teve uma coisa que me incomodou, o autor tenta criar personagens mulheres importantes e fortes, mas vem acompanhado de falas como " Donzela Guerreira louca" e variações, julgando a atitude das personagens como "fulana maluca".

Deusa da Leitura 02/03/2023

Ficção australiana
Há um tempo, tive contato com esse que é o primeiro volume da série ?A sétima torre?. Naquela época, não fui arrebatada pela obra como agora. Havia iniciado a leitura de poucas páginas, abandonando por completo a trama.
No entanto, amante de séries e literatura estrangeira, resolvi dar uma chance apropriada a essa sequência australiana.
A escrita de Garth Nix é fluída e o autor sabe como nos deixar com aquele ?gostinho de quero mais? a cada final de capítulo. Também, a forma como ele escolheu para apresentar os fatos ocorridos (não em ordem cronológica) no enredo é de fácil compreensão, o que acaba sendo um recurso envolvente para expor os elementos fantásticos da obra. Sua escrita não é rebuscada, bem como o vocabulário utilizado ao longo da trama não apresenta complexidade, mesmo nos termos inventados para a designação de locais, animais e objetos.
Em ?A queda?, somos apresentados ao mundo e à organização social em que vive um menino/adolescente ingênuo chamado Tal.
Nesse primeiro volume, Tal precisa assumir, antecipadamente, responsabilidades para manter sua família no estrato social que se encontra, mas não imagina que para isso enfrentará acontecimentos duvidosos e obscuros.
Muitas perguntas não são respondidas nesse livro. Este foi apenas o início de uma jornada que parece esconder várias intrigas, rixas e desavenças do passado. A todo momento, a sensação é de que ?algo de errado não está certo? na trajetória de Tal e isso nos instiga à leitura do livro rapidamente, uma vez que estabelecemos empatia com a personagem principal, desejando conhecer o desfecho de cada desventura sucedida.

Jaderson.Felisberto 19/04/2022

Um Harry Potter diferente.
Eu fiquei encantado com alguns elementos propostos pelo autor, acho que é mais simples que o Harry potter, mas traz ideias de uma fantasia muito intrincadas que eu achei muito legal de vivenciar. Poderia ser a porta de entrada antes de ir para Harry Potter, ( detalhe é que a história aqui não tem nada a ver com Bruxos)

Marcos Antonio 17/08/2019

A queda
Comprei esse livro a dois reais e novo em uma livraria, na hora não dei nada por ele, pois a capa não é bonita, a encadernação não é bonita, porém o livro muito bem escrito, uma história empolgante. Tal é o personagem principal que mora em uma torre que funciona como sistema de casta como na Índia e tudo acontece na torre onde se cultiva a pedra do sol.
Tal que sempre achou que tudo que era vida estava dentro da torre se assusta ao conhecer que pelo lado de fora da torre tem outras pessoas.
Aqui eles falam sobre espirito sombras que lhe acompanham e muda de forma, parecido mais muito distante dos espíritos de Bússola de ouro que anda por fora do corpo. Livro fantástico.

Gui 02/06/2018

Muitas ideias boas, mas nem todas.
Após terminar o livro a primeira coisa que eu pensei foi: "Eu gostei ou não?" A Queda não é indicado para quem procura um livro com personagens muito bem desenvolvidos ou diálogos bem escritos. A escrita dele é bem simples, a história é rasa e linear. O livro deve ter sido escrito principalmente para crianças e adolescentes. Mas o que me fez gostar foi a promessa de um mundo muito interessante apresentado pelo autor de forma estranhamente envolvedora desde o primeiro capítulo. Como eu disse, o autor não é detalhista e a escrita dele não é rica. Mas o leitor ficará curioso mesmo assim com a maior parte do universo -sim, a maior parte. Ainda achei algumas partes desinteressantes, e, lastimavelmente, são os últimos capítulos. E o livro é pequeno, ou seja: Um pequeno livro, não tão bem escrito, mas com uma ideia bem legal por trás que me parece promissora para o futuro. E por isso lerei o próximo livro.

Priih | Blog Infinitas Vidas 05/10/2015

Uma fantasia criativa e envolvente!
O mais legal de você reler um livro que você leu quando criança depois de adulta é que é possível sentir toda a nostalgia da época e, ainda assim, se surpreender com cada detalhe que você não lembrava com clareza. E foi exatamente isso que senti relendo A Queda. Eu lembrava da história de um modo geral, com informações pinceladas de todos os livros que li, mas sem recordar exatamente de como as coisas se desenrolavam. Lembrava também do quanto tinha adorado a história (mesmo que naquela idade fosse muito mais difícil pra mim compreender a leitura) e do quanto eu queria saber como ela terminava. Pois bem, já adianto que reler A Queda foi uma experiência ainda melhor!

[...] Para ser sincera, acho que a coleção A Sétima Torre é uma das mais criativas que já li. Nunca vi um enredo parecido, com esse tipo de criaturas e ambientação. Os personagens são bem construídos e muito peculiares: Tal tem uma certa arrogância para com os Homens-do-Gelo por acreditar na hierarquia e superioridade que aprendeu no Castelo, mas o leitor sabe que ele é um ótimo garoto, com intenções sinceras de proteger e ajudar a sua família. Milla é uma garota forte e obstinada, que coloca o seu sonho de lutar como uma Donzela Guerreira acima de tudo, além da fidelidade inabalável por seu povo. Contudo, sua teimosia pode ser bastante irritante em alguns momentos. Existem alguns personagens odiosos, e outros que nos fazem sentir uma simpatia quase instantânea (oi, Ebbitt), ainda que sua participação seja relativamente curta.

Recomendo muito A Queda para todos que adoram uma boa fantasia infanto-juvenil, sem enrolações mas com uma história bem contada. É um livro curtinho, que você devora super rápido, mas cheio de aventuras e de conteúdo! Se antes eu já era fã da série, agora me tornei mais ainda! 🙂

Confira a resenha completa lá no blog! =)

site: https://infinitasvidas.wordpress.com/2015/10/04/resenha-a-queda-garth-nix/
Neto Marcel 29/04/2016minha estante
Foi o que aconteceu comigo tb! Reli A Queda pq não consegui terminar a série quando criança/adolescente, e agora que tenho todos os livros decidi ler de novo os três primeiros. Foi uma ótima releitura!

Priih | Blog Infinitas Vidas 09/05/2016minha estante
Oi, Neto!
Essa é uma série da qual gosto muito, pois é criativa, envolvente e tem um pano de fundo riquíssimo! Fico feliz em encontrar mais leitores que também gostem dela. =D

Ingrid 10/09/2014

Até que dá para supreender...
Descobri este livro por acaso na biblioteca, até por gostar da "A Torre Negra" (sei que são obras distintas) e pela capa, peguei para ler e ver se era bom ou nao.
O começo não gostei muito, até pensei em abandonar o livro, porém quando cheguei na metade da leitura, percebi que nao conseguiria largar enquanto nao terminasse.
Cheguei ao fim do livro, e com o desenrolar, fiquei com um gostinho de quero mais.
Tal lembra aqueles personagens chatos que fica durante todo o decorrer da historia martelando sobre o seu propósito final e quais as consequências caso nao consiga alcançar, contudo posso dizer que me enganei, ele até que é legalzinho...
Por ser pequeno, bom para "distrair" um pouco.

Bruna Fernández 16/09/2011

Resenha para o site www.LivrosEmSerie.com.br
Sabe aquele ditado popular que diz que não devemos julgar um livro por sua capa? Então, "A Queda" definitivamente é um excelente exemplo para ilustrar esse ditado. Com uma história incrível, que se passa em um mundo muito bem contruído pelo autor, tirei todas as impressões ruins que eu fiquei ao ver a capa do livro - que eu achei beeeeeeem feinha, apesar de capturar bem a essência da história.

O livro se passa em um mundo completamente diferente do nosso, uma premissa diferente dos YA Books que andam fazendo sucesso entre os leitores ultimamente, e esse mundo é bloqueado por um Véu mágico que barra a luz do sol e deixa o mundo imerso em uma grande escuridão. "A Queda" conta a história de um garoto chamado Tal - achei hiper-super-mega estranho o nome do protagonista e só me acostumei lá pelo meio da história. Tal vive - literalmente - dentro de um Castelo que possui sete torres, cada uma de uma cor diferente, em que vive em uma sociedade de castas, dividida por cores também. Tal é um Escolhido dos Laranjas e possue uma sombra-guardiã, sendo que a casta mais baixa, acima do Povo Inferior é a Vermelha, subindo até a Violeta.

A história começa a ser contada pela metade, no Capítulo Zero, contando ao leitor que Tal e sua sombra-guardiã estão escalando a Torre Vermelha, além do Véu, para roubar uma Pedra-do-Sol Original para sua família. Porém ao se encontrar com um Espírito-Sombra, Tal acaba caindo e vai para muito além dos muros do Castelo, tendo sua queda amenizada por sua sombra-guardiã.

Então o livro se divide em duas partes. A parte do "antes", na qual descobrimos como Tal foi parar na Torre Vermelha em busca da Pedra-do-Sol e descobrimos por que ele precisava tanto de uma dessas. E a parte do "depois" em que acompanhamos as aventuras de Tal depois que ele caiu da Torre, muito longe de seu castelo - a parte em que conhecemos a irritadiça Milla, uma Caçadora dos Homens-do-Gelo, cujo instinto é eliminar Tal. Mas devido a alguns acontecimentos (que eu não vou contar pra não dar spoiler), ambos devem sair juntos em uma missão.

É legal ver a relação de Tal com Milla e como ele compara para si mesmo a postura das atitudes da menina, apontando as diferenças entre as distintas sociedades em que os dois cresceram. Mas personagem que eu mais gostei foi Ebbitt, tio de Tal. Um velho doido, com ideias mais doidas que ele, que infelizmente aparece muito, muiiiito pouco. Mas fica a impressão de que será vital para o desenrolar dos livros futuros!

Gostei muito do enredo do livro que é bem curtinho, são só umas 200 páginas e o livro é menor do que o normal, tem tamanho de um livro pocket, mas que não deixa nada a desejar. Sem enrolações e descrições muito longas, o ritmo da leitura é estável. A coleção Sétima Torre definitivamente conta uma história de aventura, e nesse volume não há romance, apesar de existirem algumas indicações que possa haver um romance em livros futuros, mas creio que esse nunca será o foco principal.

Bruno Leandro 13/07/2011

Primeiro livro da melhor série de Garth Nix
Tal é um garoto que pertence a uma sociedade estratificada, pertencendo à Ordem Laranja dos Escolhidos em uma sociedade onde seu valor é definido por uma escala de espectro de cores, ele não está tão baixo como os Incolores, mas está longe de alcançar a grandeza dos Violetas. Apesar de tudo, sua vida é razoável, até o momento em que sua família enfrenta problemas e ele se vê obrigado a roubar uma Pedra-do-Sol para salvá-la. Quando tudo dá errado e ele cai da torre mais alta, sua aventura começa. Quando Tal vai para o mundo congelado abaixo do seu, ele conhece a Garota-de-Gelo Milla, com quem passar a ter uma relação difícil, mas a quem se alia, em busca de alcançar seu objetivos.
Em alguns aspectos, a divisão que se encontra neste livro me lembra em muito as castas indianas. Os Violetas são como os Brâmanes e os Incolores seriam os Dálits. No entanto, apesar do início, esta não é uma história em que se discuta tanto as classes sociais, elas apenas servem de fundo à verdadeira história, que é de aventura.
A série foi toda lançada de uma vez no Brasil. Lembro de ter comprado os três primeiros livros de uma só vez e, após tê-los devorado, comprei os outros três. Foi com esta série que travei conhecimento de Garth Nix. Isso foi entre um e outro livro de Harry Potter, que já me empurrava em direção a outros livros infanto-juvenis. Devo dizer que não me arrependi. Gosto muito da maneira como o autor escreve e esta série é boa desde o início. Tenho apenas uma reclamação a fazer: o nome da série é “A Sétima Torre”, mas só tem seis livros! Bem que poderiam ser mais, eu não reclamaria de jeito algum.

Lucas Montenegr 11/10/2010

Ótima ideia, mas não tão bem desenvolvida
Pra quem curte o gênero fantasia juvenil, é um bom livro. Peca por não desenvolver muito os personagens e as tramas. Conforme você vai lendo esse e os outros, você vê que o background da história - o Mundo Escuro, o castelo, Aenir, as sombras e etc - é muito criativo e bem bolado, porém, desenvolvido de maneiro fraca e superficial, quase corrida.

Se esse enredo fosse dado na mão de um J.K. Rowling ou coisa parecida, teríamos mais um saga super best-seller...mas não foi o que aconteceu. Esse livro me faz perceber que só ter uma boa ideia não basta. Vale a pena ler, mas não entra nos favoritos.

pulltheripcord 29/09/2010

Esse é o tipo de livro que não merece uma resenha. Não tem nada a ser dito. Nada sobre a história, sobre a escrita. Enfim. É um livro para cuja capa você olha e vê que não tem nada de mais.

A única coisa que eu não posso dizer é que ele não me ensinou nada. Ou que não acrescentou nada à minha vida.

Essa foi uma das coleções que me ensinaram a imaginar.

Rumeninha 20/02/2010

A Sétima Torre - A saga completa
Quando comprei esse livro comprei a saga completa, os seis livros ao mesmo tempo e isso foi muito bom pois ao chegar na última página do livro 1 já estava tão ansiosa para começar o livro 2 que se não o tivesse as mãos talvez procurasse uma livraria 24 horas rsrsr se é que existe rsrsr para comprá-lo e assim foi sucessivamente com todos os volumes da saga. Ao terminar o último volume queria ter mais para ler.
Pode até ser errado fazer uma resenha da obra completa mas fica um pouco "vazio" quando se tenta dividir o que já está completo em sua memória.
Não vou aqui contar os segredos ou desvendar as partes emocionantes de cada livro desta saga pois não sou estraga prazeres tal qual o que conta o final do filme para quem ainda vai assistí-lo rsrrs, o que vou fazer é contar em linhas gerais o que você pode esperar desta saga e tenho certeza que você vai desejar que em seu bairro tenha uma livraria 24 horas rsrsr.
Vamos lá então, vou começar:

A Sétima Torre é uma história de autoria de Garth Nix, composta de 6 livros, a saber:
Livro 1: A Queda
Livro 2: O Castelo
Livro 3: Aenir
Livro 4: Acima do Véu
Livro 5: Em Guerra
Livro 6: A Grande Pedra Violeta

A obra traduzida para nosso idioma foi publicada pela editora Nova Fronteira.

A Sétima Torre conta a história do menino Tal que vivia em um misterioso castelo com 7 torres e cada torre era nomeada por uma cor.
Nesse reino o povo era classificado de acordo com a cor que pertenciam ( uma espécie de divisão de classe social)
Essa divisão social era como um regime de castas e um habitante de uma cor não podia transitar nas dependências da torre de outra cor que não a sua própria, a exceção ao regime de castas só se faz pelo fato de neste reino um membro da torre de uma cor, através de torneios, adquirir o direito de subir na escala das cores.
Neste reino das Sete Torres, o povo ainda era dividido entre "Escolhidos" e "Não-escolhidos".
Os "Escolhidos" tinham direito a ter um Espírito Sombra.
O Castelo das Sete Torres ficava nas terras abaixo do Véu onde não existia a claridade, a luz natural e para Tal aquele castelo era o único mundo que conhecia e ele foi criado para acreditar que não existia absolutamente nada além dos muros do castelo exceto a escuridão total.
Faltando poucos meses para completar 13 anos, Tal precisava desesperadamente obter uma Pedra do Sol para salvar sua família e nesta busca para conquistar uma Pedra do Sol acaba descobrindo não só a existência de uma conspiração, uma trama diabólica dentro do castelo como também a existência de outros mundos e povos como os clãs do gelo.
Tal , que a princípio tinha como objetivo salvar sua família, agora precisa salvar não só a si e sua família mas também precisa salvar todos os povos que vivem nas terras abaixo do Véu e para isso passará por muitos perigos e viverá aventuras em diferentes mundos cheios de mistérios, fantasias, magias e seres sobrenaturais.
Tal não estará sozinho nessa aventura, ele que a princípio contava apenas com a ajuda de Milla, uma adolescente do clã do gelo que tentou matá-lo, contará também com a ajuda de seu excêntrico tio Ebbitt dono de grande sabedoria e que vive oculto no Castelo das Sete Torres e é conhecedor de muitos segredos que podem ajudar nessa batalha do bem contra o mau.
Eu recomendo a leitura desta saga, você vai se surpreender com todas as nuances desta trama tão bem escrita por Garth Nix, que a propósito já está na minha lista de autores preferidos no estilo magia/fantasia.
Valendo lembrar que a obra é dirigida a categoria infanto-juvenil, porém como tantas outras dirigidas a esse público alvo esta também vai apaixonar os adultos que como eu apreciam o gênero fantasia.
Alexandra Rumeninha

PS: Compre os livros mas se a $grana estiver curta, você pode adquirir em e-book pois toda a saga já está disponível em pdf.

Camilo 16/01/2010

O mundo Escuro, as responsabilidades de Tal-Rerem-Greile, a hierarquia do Castelo, as Pedras-de-Sol, a mágica! Acho, sinceramente o livro todo uma sacada genial!

Me manteve completamente cativa da primeira à última página.