Ventos Poéticos

Ventos Poéticos Nana B. Poetisa...

Resenhas - Ventos Poéticos

Lucas Salsicha 09/01/2024

Poemas
Não costumo ler poesia, pois, para mim, é algo muito pessoal, e não entender o autor me causa confusão. Porém, esse livro traz ótimos poemas, alguns super inteligentes e maravilhosos.

lfcardoso 14/02/2012

Poemas sensíveis e sinceros
Organizada por Cristiano Rosa, a antologia Ventos poéticos é composta por cinquenta poemas de 27 autores brasileiros, além de criações do próprio organizador e duas escritoras convidadas: Nana B. e Tânia Souza. Há ainda um texto que explica a diferença entre poema e poesia. Apesar de serem utilizados quase como sinônimos, os dois conceitos são distintos. De maneira bem simples: poesia é sugerir emoções por meio de uma linguagem; enquanto, poema é uma obra em versos em que há poesia.
O livro apresenta uma interessante associação entre vento e poesia. Vento é ar em movimento. Desloca-se por vários lugares, modifica paisagens e transporta substâncias. A poesia pode ser vista como uma espécie de vento. Levando até o leitor sentimentos e emoções, “o que há no âmago de cada ser”. Dependendo da sensibilidade de quem lê, pode provocar mudanças na paisagem interior, alma, do ser humano.
Os temas abordados pelos poemas da antologia são diversos mas ligados ao mundo interior do ser humano: vida, amor, paixão, desejo, amizade, solidão, egoísmo, dor, ilusão, confusão, velhice e morte. Por ser o mais intenso, misterioso e complicado dos sentimentos, o amor é o tema mais abordado pelos textos. Aproximadamente vinte poemas.
A linguagem utilizada pelos escritores é bem coloquial, nada de neologismos estranhos e preciosismos afetados. Além disso, os poemas utilizam recursos bastante conhecidos dos leitores, como rimas e metáforas. A ideia é envolver o leitor com poemas sinceros e sensíveis. Mais importante do que entender ou discutir poesia é sentir esta forma de arte.
Em suma, Ventos poéticos é uma antologia agradável de ler. Há poemas sensíveis e sinceros, pois a proposta é despertar emoções e sentimentos no leitor.

Veja mais resenhas em http://www.literatsi.com/category/resenha/

@apilhadathay 23/01/2012

Resenha Ventos Poéticos
Publicado pela Editora Literata no ano passado, o livro VENTOS POÉTICOS é uma antologia poética que reúne composições de autores de vários lugares do Brasil, e mais uma das antologias recebidas em parceria com o amigo e parceiro Rafael Sales, com autógrafo e dedicatória *.* Thanks again, my friend!

"Te querer foi um erro, foi em vão
Mas vai dizer isso ao coração."
(Isabell Sanches, p. 33)

Esta é a minha primeira resenha de antologia poética, mesmo que não seja a primeira coletânea do gênero que leio. Amo poesia, foi com o gênero que primeiro me aventurei na literatura, quando criança. Adoro aprender um pouco mais a cada experiência, e esta não foi diferente. VENTOS POÉTICOS não é um livro para ser lido, apenas, mas para gerar reflexão no interior, para ser absorvido. Há muitos sentimentos compartilhados entre os autores e leitores, que podem gerar imediata empatia conosco, considerando sua história e seu momento presente.

O livro já abre com um belo pensamento de Fernando Anitelli (O Teatro Mágico). Seu prefácio foi escrito pelo organizador, Cristiano Rosa, do blog Criando Testrálios - o organizador também traz um excelente texto bônus ao final, Poema versus Poesia, conceituando cada termo e fazendo sua distinção.

"Há momentos em que devemos nos calar e deixar que o silêncio fale por nós." (Eddie Khaos, p. 40)

A antologia me deixou com uma agradável sensação de brisa do crepúsculo - o momento que mais inspira reflexão sobre tudo o que aconteceu no dia, antes de o sol se pôr. Os sopros poéticos dos vários cantos do Brasil, exploram amor e dor, morte e paixões arrebatadoras; um forte desejo por alguém que não está ali, ilusão e vida. Alguns poemas são envolventes pelo conjunto, outros, por uma única frase que resume tão espantosa reflexão.

O design de capa ficou lindo, mesmo que a capa também me agradasse se tivesse ficado um pouco mais clara. Adorei o projeto interno, com folhas pelas páginas, em marca d'água! E, como ele é bem curto - apenas 99 páginas, você pode lê-lo em questão de horas. Os jogos de palavras, a criatividade sensível e os talentos reunidos fazem desta uma coletânea memorável.

Meus poemas favoritos foram...

Avesso - lindo

Contraditório - fascinante

O Gato - memorável

Para sempre - sensacional

A poesia não é um gênero valorizado como deveria ser, no Brasil, e como de fato já foi. Parem e pensem que não temos poucos bons exemplos, eles são muitos...Os "3 Andrades": Mário, Oswald e Drummond; mais Bandeira e João Cabral; Jorge de Lima, Vinícius, Tom, Cecília Meireles! Só podemos começar a citar os gênios. Mesmo entre autores americanos que têm contato com a produção brasileira, a exemplo de Erin E. Moulton, somos populares por uma Literatura de forte cunho poético. Então, se outras pessoas veem isso em nós, porque nós mesmos não vemos e apreciamos?

"A Poesia não é para ser discutida, não é para ser compreendida. É uma arte para ser sentida. Pois poesia é emoção, é sensibilidade, é o reflexo da vida e do mundo de uma forma simples e sincera, sob um olhar crítico e ao mesmo tempo honesto, e por vezes ingênuo e curioso." (p.90)

No Canto e Conto:

Dana Silva 14/01/2012

adorei!
Quando o Cristiano perguntou se eu queria resenhar “Ventos Poéticos” eu sem titubear falei: “Claro! Aceito sim!” Aí depois eu pensei... “Poxa, aceitei resenhar um livro de poemas... mas eu nunca resenhei nada parecido, deve ser muito difícil... ai meu Deus, e agora? Agora já foi, vamos encarar o desafio.” Então como eu disse no meu devaneio acima, é um tremendo desafio mesmo resenhar um livro de poemas. Mas vou tentar explicar o que foi essa experiência pra mim e espero que vocês gostem tanto quanto eu.

Ventos Poéticos é uma das antologias publicadas pela Editora Literata. Organizada por Cristiano Rosa, esta antologia de poemas não deve apenas ser lida, mas sim, sentida. Apesar de poucas páginas (pouco mais de 90) é aquele tipo de leitura que não é pra ser lida de uma só vez, pois cada poema nos toca de formas diferentes. Posso ter lido um de seus poemas ontem e não ter sentido nada e hoje, tendo-o lido novamente, se tornou algo muito especial pra mim, visto que, era exatamente o que eu estava sentindo, expresso em palavras.

É muito difícil resenhar poemas porque um poema é uma coisa muito pessoal, é o que o autor estava sentindo no momento em que escreveu, vocês hão de concordar comigo, para todas as pessoas existem dias e dias, não é mesmo? Hoje você pode estar bem pra ler sobre um determinado assunto e amanhã não mais, então é complicado dar a opinião sem ser baseada no sentimento, porque em minha opinião, um poema é isto: SENTIMENTO.

Não vou falar de todos os poemas porque a resenha ficará muito extensa e algum autor pode vir a ficar chateado por saber que seu poema não me tocou tanto quanto o de outro me tocou, então prefiro me ater aos que mais me marcaram, levando em consideração o momento em que estou vivendo.

Foram eles: Vestígios de Você; Coração sem regras ou lição; Amarga Ilusão; Eu sou, tu és; Fascínio; Outro Eu; Queria te impedir e Vazio.

A capa é linda e a editora teve bastante cuidado na diagramação também. Super interessante o texto bônus ao final do livro onde Cristiano explica a diferença entre poema e poesia, vale a pena conferir! Então deixo aqui a dica para quem quer uma leitura agradável e cheia de sentimentos. Super recomendo.

Autores da Antologia: A. S. M. Spindler, Cecília Torres Nogueira, Cesar Piza, Eddy Khaos, Fátima Morais, Grazi Ruiz, Igue Morelli, Ivan Xavier, Juliana Morbi, Karin, Katia Chiappini, Leonardo La Selva, Lota Moncada, Marcos Reis, Margarete Schiavette, Matos do Mundo, Nando Barrett, Natali S. França, Patrícia Miranda, Pri Rolim, Rafael Sales, Samuel de Andrade, Stéph Sarli, Valéria V. Valle, Valmir Sales, Vanderson S.S. e William Prado.
Stedy 07/10/2015minha estante
Como autora do citado "Amarga Ilusão" venho, depois de tanto tempo, agradecer a consideração! É uma honra saber que meu poema foi marcante para alguém. :)

Vivi 10/12/2011

Resenhar uma Antologia Poética sem dúvida é um grande desafio para qualquer um, ainda mais quando você se identifica com praticamente todos os poemas. Não sou uma especialista nessa área (sou em alguma?) mas já tive meus momentos poéticos por assim dizer (quem aí já não teve?)

Essa coletânea tem uma diversidade de temas como amor, dor, morte, amizade, solidão, desespero, entre outros. Traz poemas em formatos mais clássicos lembrando os versos de grandes poetas e poetisas que marcaram o tempo através de suas palavras. Mas traz também o contemporâneo, a inovação em temas corriqueiros e ao mesmo tempo únicos.

Sentimentos tão fortes como um Tufão, outros suaves como doces brisas de verão, uns trazendo o calor acolhedor do amor e também a desesperança e a ilusão de amar.

Com certeza o que mais identifica essa Antologia é: "Sentimentos" é o que está presente em cada um de seus poemas.
Só é uma pena ser tão pequenino, pois com certeza me deliciaria horas e horas lendo e absorvendo suas palavras!!

"A Poesia não é para ser discutida, não é para ser compreendida. É uma arte para ser sentida. Pois poesia é emoção, é sensibilidade, é o reflexo da vida e do mundo de uma forma simples e sincera, sob um olhar crítico e ao mesmo tempo honesto, e por vezes ingênuo e curioso." Pág 90

Bjokas!!!

Sakura Ikari 09/11/2011

Muitos poemas, muitos ventos, muitas emoções...
O livro ventos poéticos, me deixou fascinada do começo ao fim, claro que alguns fizeram minha mente devagar para lugares mais interessantes d que outros, mas de forma geral não achei nenhum poema que me desagradasse.

Com uma leitura simples e uma mistura fantástica de temas temos poemas que vão do clássico amor relatado em poemas á séculos, até a as tragédias e desesperos... E o ritmo de leitura embora "alheatório" (uma vez que os poemas foram colocados em ordem alfabética e não por temática) gosto, pois podemos passar de um poema romântico para um que declare a coragem, desespero... Angustia ou até mesmo algo abstrato...

Seja como for Ventos Poéticos está longe de ser um livro chato de poesia, acredito que agrade todos os gostos e recomendo para qualquer idade.

Eddy Khaos 17/09/2011

Ventos Poéticos / ventos de autores maravilhosos
- Ventos Poéticos, é uma mistura de elementos, formas, gingas e temperos. Com talentosos poetas de várias partes do Brasil, este livro é um sopro de vida, que uniu talentos em forma de poesia...

E aqui a lista oficial dos 27 poetas que participam dessa antologia Ventos Poéticos da Literata Editora:

Cristiano Rosa
Tania Souza