Sobre ética e economia

Sobre ética e economia Amartya Sen

Resenhas - Sobre ética e economia

Pedro Melo 17/06/2019

Interessante, talvez.
Sem dúvida, "Sobre Ética e Economia" é um livro de grande conteúdo e que permite ao leitor uma boa reflexão. Trata sobre a Economia Moderna e como a economia do bem-estar (baseada em princípios utilitaristas) empobreceu a área e deu a ética um papel mínimo na postulação de ideias sobre o comportamento humano.

Penso que Amartya Sen desenvolveu um raciocínio muito interessante, mas que talvez tenha ficado muito confuso e repetitivo. As ideias parecem incompletas e vários conceitos econômicos surgem e, caso o leitor não saiba ao certo o que significa, estará perdido.

O autor disse muito sobre o mesmo e só no final senti algo que realmente me acordou. Saí com a impressão de que precisava ler de novo, já que não pude extrair grandes ideais sobre o grande tema.

Penso que o livro tenha acumulado as ideais de muitos outros autores e que ele exija um tempo maior para se ler. Talvez minha jovem idade me impeça de lê-lo e sair com total compreensão. Ainda assim, é um livro muito interessante.

Letícia 13/08/2021

Amartya Sen demonstra a distorção da economia moderna às perspectivas oferecidas por Adam Smith, cujos argumentos expostos não demonstram que teria ele rechaçado a intervenção em favor de direitos e tampouco preceituado que o impulsionamento de um indivíduo se ancora estritamente no autointeresse.
É um bom convite a repensarmos nossas intenções, especialmente diante da coletividade que integramos e que pode ser mais benéfica pela cooperação e por parâmetros éticos.

Sid 06/09/2013

Aula sobre economia
Sen é sem dúvida merecedor do Prêmio Nobel, conquistado no ano de 1998, por sua contribuição na criação do IDH - Índice de Desenvolvimento Humano. Sua escrita é objetiva, explicativa e sobretudo, lúdica, sobre como a ciência econômica

Karisma 24/09/2023

Aproximação entre a ética e a economia
O autor visa demonstrar a necessidade do resgaste da interdisciplinariedade entre a ética e a economia, visto que ambos teriam a ganhar em seus respectivos campos com essa aproximação.

Não foi minha leitura favorita do autor, mas vale a pena.

Att.
Kárisma