O Bem-Amado

O Bem-Amado Dias Gomes

Resenhas - O Bem-Amado

Paula1735 23/10/2021

Odorico um político na qual parece muito com os políticos que conhemos hoje em dia. Prefeito de uma cidade chamada Sucupira ele constrói nesta cidade um cimiterio mas este lugar é calmo e pacato. Não se tem notícia de mortes em Sucupira. E o prefeito quer a todo custo inaugurar este cimiterio,. Onde é capaz de contrar os serviços de Zeca diabo para matar alguém e finalmente inaugurar este cimiterio. Mas Zeca apesar do seu apelido não quer fazer este serviço.

sele 23/04/2021

poxa que saudades de ir ao teatro... mas ler a peça as vezes é até melhor do que assistir ela e talvez tenha sido o meu caso com essa obra. leitura bem amarradinha, fluida, direta e engraçada.

maceciii | @estante.da.ceciii 04/04/2021

vote em um homem sério e ganhe um cemitério!
GE-NI-AL! apenas. esse livro é hilário, principalmente por causa das palavras inventadas pelo tão bem-amado prefeito, Odorico Paraguaçu. mas além de engraçado, ele é uma crítica política atemporal. ele satiriza desde discursos públicos até artimanhas eleitorais e inclusive tem parte que se assemelham assustadoramente às falas e atitudes dos nossos representantes nacionais atualmente. acho que é um clássico bem rápido e fluido de ler principalmente por isso. enfim, amei a história e agora tô morrendo de vontade pra ver a novela que fizeram!

Thea 07/07/2017

Sonolento bem-amado
Não sei se é por ser adaptação de novela (má-adaptação) mas honestamente achei mesquinho, dialogos pobres e sequência temporal mal indicada.... As relações interpessoais do romance são baseadas em picuinhas e me parece que de crítica tem menos do que tem de reprodução de senso comum. Achei bem ruim e uma perda de tempo!

Silvio 15/03/2017

Muito bom livro. Dias Gomes faz uma severa crítica política, social e religiosa a uma sociedade sempre em disputa pelo poder e pelo prazer. Fala de falcatruas de diversas espécies, o poder, a enganação, a falsidade e interesses escusos.
Apesar de ser uma obra de 1.973, é atualíssima.

Ana Lyra 20/02/2013

Muito amado
Simplesmente incrível! Uma história que te prende até o final, contada com muito bom humor, personagens bem caricatos.
É de admirar como o autor consegue arrancar risadas de tragédia e criticar,tudo ao mesmo tempo.
Muito bom o livro, recomendo.Muito provavelmente relerei.
Philippe 20/02/2013minha estante
Gosto da invenção do borboletes nas escolas.

Mestre 26/08/2012

Não sabia que tinha uma novela, apesar de ter assistido o filme de 2010 com grandes nomes da dramaturgia nacional como José Wilker e Caio Blat.
O que me impressionou foi como a originalidade da história conseguiu transpassar os anos, se bem que, depois da dificuldade de Dias Gomes para publicar a história, por causa da ditadura, era merecido. Ri muito, ri alto, e me deliciei com essa história, pois sei que ainda existem muitas Sucupiras espalhadas pelo país