Para Sempre

Para Sempre Kim Carpenter...

Resenhas - The Vow

Bruno Miranda 11/06/2012

Dois meses após o casamento de Kim e Krickitt Carpenter, algo que transformaria a vida dos dois para sempre estava presente a acontecer. Em uma viagem para o feriado de ação de graças na casa da família de Krickitt, eles acabaram se acidentando ao colidir com um caminhão e uma caminhonete.

Mas a história de amor dos dois não terminaria ali. Pelo menos para Kim, as lembranças ficariam para sempre. Isso porque Krickitt havia sofrido uma grave pancada na cabeça por conta do acidente, o que a fez perder parte da memória. Inclusive de quando ela e seu marido se conheceram e se casaram. Se Kim quisesse continuar ao lado de sua mulher, teria que reconquistá-la.

“Para Sempre” teria um grande potencial para ser um romance daqueles para secar as fontes de lagrimas de qualquer um, entretanto, o foco do livro foi puramente autobiográfico. É como se você se sentasse com Kim e ele lhe contasse tudo o que aconteceu, desde que ele conheceu sua esposa, por tudo que tiveram que passar e superar, até os dias de hoje.

Mas de forma alguma o livro me desagradou. A narrativa é bem feita, só não é muito aprofundada e emocionante. O filme também não é de chorar muito não, mas apesar de não seguir fielmente o enredo, o filme estrelado por Channing Tatum (Querido John) e Rachel McAdams (Diário de Uma Paixão), tem cenas muito bonitas.

O livro traz a história real dos personagens e isso já o deixa mais especial. A escrita é simples, a leitura é rápida e a história de vida vale a pena se conhecer. Foi uma leitura muito boa e passa uma ótima lição de vida, mas como eu disse, não espere por um romance à lá Nicholas Sparks.

Juliaribeiro.01 24/01/2021

Para Sempre - Kim e Krickitt Carpenter
Uma história linda de amor!

Kim e Krickitt se conhecem durante uma compra de uma jaqueta esportiva por telefone. Na medida que o tempo ia passando, eles iam se conhecendo cada vez mais. Casaram e tiveram sua lua de mel, porém, em uma viagem para visitar os pais de Krickitt, eles sofreram um terrível acidente onde ela perdeu a memória.

Uma coisa linda que achei nesse livro, foi o Kim, que mesmo durante todas as dificuldades de ter uma esposa que não se lembra de quem ele é, se manteve firme, com uma fé inabalável, lutando para tentar conquistar aos poucos sua esposa novamente.

O único problema é que eu achei que foi tudo muito corrido, uma história contada de um modo bem acelerado.

Esse livro foi escrito pelos próprios protagonistas, baseada em fatos reais.

Sinopse:

A vida que Kim e Krickitt Carpenter conheciam mudou completamente no dia 24 de novembro de 1993, dois meses após o seu casamento, quando a traseira do seu carro foi atingida por uma caminhonete que transitava em alta velocidade. Um ferimento sério na cabeça deixou Krickitt em coma por várias semanas. Quando finalmente despertou, parte da sua memória estava comprometida e ela não conseguia se lembrar de seu marido. Ela não fazia a menor ideia de quem ele era. Essencialmente, a "Krickitt" com quem Kim havia se casado morreu no acidente, e naquele momento ele precisava reconquistar a mulher que amava.
Uma história real e muito inspiradora que deu origem ao filme lançado em 2012. O livro foi escrito por Kim Krickitt, um homem que revela o verdadeiro significado do amor.

Martinha.Souza 21/06/2021

Para sempre
Kim e Krickitt reaprenderam a se amar, após um acidente quase fatal, Krickitt perde sua memória atual, esquecendo até do seu marido.
A missão de Kim é ajudar na recuperação da esposa e fazê-la se apaixonar por ele novamente, mas não foi uma tarefa fácil, a esposa tinha mudanças de humores, porém o amor e a fé foram os alicerces importante na construção do casamento

Xulii_i 23/06/2021

Para sempre
Achei o livro bom, adorei ver o romance dos dois, e o jeito com que eles conseguiram passar por tudo oq aconteceu. Apenas não gostei do final. Recomendaria pra quem gosta de livros nessa pegada.

Carla 06/05/2012

Para Sempre: Um romance comovente! [Sonho de Reflexão]
Este livro autobiográfico que, no original em inglês intitula-se The Vow, de 144 páginas, foi uma grande surpresa por ser uma história de amor comovente e, ao mesmo tempo, emocionante e inspiradora. Lembrei-me dos romances de Nicholas Sparks e Uma Vida sem Limites, de Nick Vujicic.

Krisxan, carinhosamente chamada de Krickitt, porque era cheia de energia como um grilo, era uma ex-campeã de ginástica olímpica entusiasmada, convicta, otimista, espirituosa, de grande autoestima, gentil, carinhosa, prestativa, atlética, vivaz e hiperativa. Era uma cristã fervorosa, que já trabalhou como missionária.

- A vida não é justa: é apenas a vida. Todos têm momentos em que sentem como se estivessem à deriva, abandonados mesmo... Mas não é verdade. Não para quem tem fé. - Pág. 20

Kimmer Carpenter, ou Kim, era um técnico esportivo generoso, humilde, gentil, carinhoso e singular. Conheceu-a através de um telefonema e, a partir daí, foi amor à primeira vista.

O que havia naquela pessoa (...) que fizera com que eu me sentisse como um adolescente nervoso e apaixonado? - Pág. 13

Uma parte de mim quer se encontrar com ele, acho que vai ser bem divertido. Outra parte não quer, porque não desejo começar a nutrir sentimentos por ele se esse relacionamento não for algo bom, isto é, uma coisa que me deixe feliz. - Pág. 19

Desde que se conheceram tiveram uma forte ligação espiritual e muitas afinidades em comum, porque eram almas gêmeas. Mesmo namorando à distância, compartilhavam seus anseios, medos, sonhos, conquistas e dificuldades, até que a relação foi se aprofundando intensamente mesmo com obstáculos no caminho quando decidiram selar essa união.

- Krisxan, passei a amá-la muito desde que a conheci. Agradeço a você por me amar dessa maneira tão bela e especial. Prometo amá-la e respeitá-la completamente. Prometo sustentá-la e protegê-la em tempos de necessidade e dificuldade. Prometo ser fiel, honesto e aberto; devotar-me a cada uma de suas necessidades e desejos. Acima de tudo, prometo ser o homem por quem você se apaixonou. Eu amo você. - Pág. 25

Após dois meses de casados, sofrem um acidente automobilístico gravíssimo deixando ela em estado de coma por várias semanas e ele com ferimentos que marcariam suas vidas drasticamente para sempre.

As cenas do acidente e no hospital foram palpáveis e comoventes, porque sentíamos a dor e o desespero de Kim à flor da pele, porque ela tinha 1% de chance de sobreviver, apesar das evidências contrárias.

E desabei em lágrimas mais uma vez, dominado pelas emoções que tomavam conta de mim. Tinha que ver minha esposa mais uma vez, antes que ela morresse. - Pág. 43

Ela teve lesões cerebrais, que culminaram na amnésia retrógrada, perda das memórias recentes, ou seja, as de um ano e meio atrás, e não faz a menor ideia de que ele seja seu marido que, a partir daí, se torna um completo desconhecido.

- Krickitt, quem é seu marido?
Krickitt olhou para mim novamente e voltou a olhar para o terapeuta. Eu tinha certeza de que todos podiam ouvir meu coração batendo enquanto eu esperava, em meio ao silêncio e ao desespero, pela resposta da minha esposa.
- Não sou casada.
“Não! Meu Deus! Por favor!” - Pág. 74

Ele sentiu como se alguém tivesse enfiado uma faca no seu peito, porque sempre a apoiou e estivera ao seu lado em todos os momentos. Ficou arrasado porque ela perdeu a sua essência e, a partir daí, é incansável em apoiá-la no tratamento, na sua recuperação e tenta reconquistá-la para reconstruir seu casamento, já que muitos desistem depois de passar por um trauma desse porte.

Será que Krickitt conseguirá voltar a ser a mesma mulher com quem me casei? Será que ela vai se recuperar a ponto de poder ter uma carreira profissional? Será que vai conseguir ter filhos? - Pág. 70

Além do estresse emocional e das incertezas, sofriam pressões por todos os lados, especialmente financeiras, já que os tratamentos de reabilitação eram dispendiosos. Kim não sabia se daria conta desta responsabilidade, mas acaba deixando tudo para trás porque sua esposa era sua prioridade maior, já que requeria cuidados.

Agora, ela era como sua filha ou uma aluna. Suas emoções eram instáveis, devido a duas personalidades: uma, doce e gentil; a outra, com acessos de fúria, que não media suas palavras ou o quanto essas o magoassem. Por isso, ele tinha que ser forte, tolerante e confiante.

(...) o que eu tinha nas mãos era algo completamente desconhecido para mim: a vida em um mundo distante e nebuloso no âmbito emocional, espiritual e interpessoal, na qual minha esposa ainda estava ao meu lado, mas, ao mesmo tempo, não estava. - Pág. 87

Alguns meses após o nosso casamento, a mulher que eu amava aparentemente me odiava. E aquilo estraçalhava meu coração - Pág. 94

Mesmo sendo fiel e presente, não sabia como honrar os votos trocados, já que ela passou dois terços da vida em hospitais e ele ficava imaginando se um dia iria recobrar a memória.

Como será a vida daqui para frente? Que tipo de pessoa Krickitt virá a ser? Ela sempre será diferente? A jovem mulher com quem me casei ainda está lá dentro ou desapareceu para sempre? - Pág. 79

Eu não conseguia enxergar a minha vida sem a mulher que eu amava, a mulher que eu havia jurado proteger em tempos de dificuldade e desafios. - Pág. 110

Por isso, decide reconquistá-la desde o princípio. Será que finalmente terão uma segunda chance para o amor e Krickitt voltará a ser quem era? Ou será que o divórcio falará mais alto?

O enredo é narrado em primeira pessoa por Kim. A revisão e diagramação estão excelentes!

Uma história verídica de amor, resignação, aceitação que, com muita esperança, fé e comprometimento, levou a superação. Um enredo profundamente tocante e comovente, que me levou às lágrimas, porque traz uma bela mensagem de esperança a todos os que deixaram o comprometimento de lado e perderam a fé no amor, esse sentimento que move montanhas, capaz de superar tudo mesmo diante das maiores vicissitudes, transformando suas vidas e mostrando o quanto devemos valorizar e respeitar as coisas simples, por mais insignificantes que sejam para você.

“Foi necessário que algo devastador acontecesse para que eu percebesse que vencer não é tudo na vida. Até que alguém passe por uma situação como a que eu passei, essa pessoa não vai entender o que eu digo. Minha perspectiva sobre a vida mudou totalmente.” - Pág. 101

Por isso, só o amor é a única coisa que pode superar para sempre eventos dolorosos. Basta confiar e acreditar!

Quando a tragédia o atinge, (...), não se isole do mundo. Em vez disso, aproxime-se de seus amigos e família. Aí você saberá o que significa receber; e, como resultado, você saberá como dar ao próximo. - Pág. 143

E, para quem não sabe, este livro inspirou o filme homônimo, estrelado por Rachel McAdams e Channing Tatum, que tem estreia prevista este ano aqui no Brasil. Segundo o site oficial, vi que foi adiado para junho. Assista ao trailer do filme, aqui.

Quero aconselhá-los a lerem primeiro o livro antes de assistirem ao filme, porque senão vão se decepcionar, mas saliento que os próprios autores relatam no livro que o filme foi inspirado nos eventos de suas vidas. Embora haja várias diferenças, o tema central da história permanece.

Por isso, esqueçam-se do livro e assistam ao filme de mente aberta e se emocione. Mesmo achando a atuação do Channing Tatum excelente, achei que não conseguiu passar a mesma emoção que o livro, por serem histórias diferentes. Só quem assistir, saberá do que realmente estou falando, porque o livro foi profundamente tocante.

Confira esta e outras resenhas na íntegra no Sonho de Reflexão:

Tícia 17/08/2012minha estante
Menina!
Comprei o livro, ele tá me olhando, eu olhando pra ele, de vez em quando rola um clima, mas até agora não li, acredita?
Sua resenha me instigou, vamos ver se eu leio por esses dias!

bjooooo

Carla 09/11/2012minha estante
Oi, Ticia.

Este livro é emocionante!
Muito melhor do que o filme.
Leia que vai gostar.
Beijos.

Fernanda740 03/07/2020

Um amor pra poucos
Um livro que te deixa sentir vários sentimentos..um amor verdadeiro ,um amigo , companheiro .que luta pelo amor da esposa .. lembrando não compare ao filme .o livro é muito muito muito muito lindo pra ser comparado

Vanessa.Vicent 03/09/2021

Mais do que uma história de amor, esse livro é uma história de fé. Um exemplo de força e inspiração.

Simeia Silva 27/12/2014

História real linda e emocionante...
O livro é narrado em primeira pessoa, quem conta toda a história é o protagonista Kim.

Kim mora no Novo México, ele é treinador de beisebol na Universidade Highlandes.

Um dia, após constatar que precisava de uma outra jaqueta, Kim ligou para uma empresa que trabalhava com jaquetas para treinadores de beisebol, e quando ele esperava ser atendido por uma voz masculina, foi surpreendido pela doce e atenciosa voz de Krickitt.

Quando Krickitt disse "bom dia", parecia que ela realmente desejava que eu tivesse um bom dia. E a voz dela até mesmo se parecia com a de um grilo, animada e cantarolante.

Alguns dias depois de ter falado com Kricktt, ele liga para ela novamente com a desculpa de que queria saber sobre a jaqueta, e para sua decepção quem atende é uma outra atendente, mas sua decepção é logo curada após por um pedido seu, a atendente chamar Kricktt para atendê-lo.

Após algum tempo de conversa, Kim pede a ela que lhe envie amostras de cores, no outro dia, as amostras chegam na casa dele, e ele escolhe com o pensamento em Krickitt, imaginando se teria sido ela quem escolhera as cores que ele recebeu.

"Será que foi ela mesma quem escolheu estas cores? Será que ela segurou estas amostras em suas mãos? Opa, espere aí!Acalme-se!"

Deu pra perceber, o quanto ele ficou mexido somente pela voz de Krickitt leitor?

Pois bem, esse interesse por ela cresce muito, quando a jaqueta que Kim comprou faz sucesso no trabalho dele, e ele precisa ficar ligando para Krickitt para encomendar jaquetas para os amigos que trabalhavam com ele.

Quando Kim deu por si, ele já está com o número do telefone da casa de Krickitt, e a partir daí Kim ligava para ela todos os dias, e nem as contas de telefone astronômicas o inibia a parar com as ligações.

Foram dois meses de papo furado no telefone, onde eles começaram a se conhecer melhor.Foi assim, até que Krickitt tomou a decisão de ir na cidade de Kim conhecê-lo. Os dois se conheceram, se encantaram, começaram um relacionamento, e depois de algum tempo já estavam casados.

A vida de casados era maravilhosa, dois meses se passam, e foi aí que Kim resolveu que os dois iriam passar O Dia de Ação de Graças, na casa dos pais de Krickitt que moravam em Phoenix.

Estava tudo indo bem na viagem, até que Kim passa mal e Krickitt resolve assumir a direção, minutos depois tudo estava revirado. O carro em que os dois estavam, se choca com um caminhão e com outro veículo, o carro sobe 30 metros, capota mais 32 metros, e ela sai bastante mal do local do acidente, sendo levada ás pressas de helicóptero para um hospital no Novo México. Kim, saiu machucado, mas consciente.

Depois de muito examinarem Krickitt, os médicos avisam para Kim que as chances de sobrevivência dela eram bem escassas, só mesmo por um milagre.

Mas a fé de todos foi tão grande, que Krickitt começou a melhorar e surpreendeu á todos, inclusive aos médicos.

Mas apesar da surpresa boa de Krickitt se recuperar, tem a surpresa ruim, que foi quando Kim descobriu que sua esposa não se lembrava de quem ele era, ela não lembrava nem que era casada, nas respostas dela ao terapeuta, ela afirmava que era solteira.

" - Krickitt, quem é seu marido?Krickitt olhou para mim novamente, e voltou o olhar para o terapeuta. Eu tinha certeza de que todos podiam ouvir meu coração batendo enquanto eu esperava, em meio ao silêncio e ao desespero, pela resposta da minha esposa.- Não sou casada."

Kim ficou arrasado, o chão se abriu embaixo do seus pés, quando ele ouviu essa afirmação de sua esposa.

" - Não! Meu Deus! Por favor! "

Mas Kim tinha muita força, fé e um amor imenso por Krickitt e não iria desistir assim. Na fisioterapia, Kim exigia da sua esposa força, ficou ao lado dela o tempo todo, até que Krickitt voltou a ter uma vida normal. Mas ainda não se lembrava do marido.

E é aí que começa o esforço de Kim para fazer com que Krickitt se lembre dele, e para tentar reconquistá-la de novo,
Kim a leva em todos os lugares que foram antes do acidente e até se casa com ela novamente para que Krickitt se lembre de tudo de novo.

Será que o amor vencerá a barreira da mente? Kim vencerá a ponte entre o esquecimento e o amor incondicional que existe entre eles? Os dois ficarão juntos novamente?

Essa é uma história REAL, que realmente aconteceu com um casal que se amava muito, e isso me deixou muito mais mexida do que se a história fosse uma mera ficção não real.

RESENHA COMPLETA NO BLOG

site: ateliedoslivros.blogspot.com.br
Cela 21/04/2015minha estante
Está completa?

Simeia Silva 22/04/2015minha estante
Está sim Cela, mas está faltando as minhas impressões e algumas fotos e fatos sobre a história, eu não coloquei tudo porque senão ficaria muito grande :)

bjs

Queila9 13/01/2021

O livro conta a história do casal Krickitt e Kim Carpenter, que se conheceram através de uma ligação e após algum tempo de namoro acabaram se casando."Ela era tão incrivelmente agradável e atenciosa que eu não consegui evitar de pensar que meu dia ficou melhor simplesmente por ter conversado com ela.?
     A história de amor dos dois tinha tudo para um belo final feliz, mas infelizmente o casal sofre um acidente de carro, no qual Krickitt desenvolve uma grave lesão na cabeça que a faz perder a memória. Ela não se lembrava do marido Kim e nem de sua vida de casada.
Enquanto Krickitt tenta se recuperar do acidente e se lembrar de Kim, que todos dizem ser seu marido, ele por sua vez, mesmo desesperado, ainda tenta manter a esperança de que sua esposa volte a se lembrar de tudo.Mas, infelizmente, isso não ocorre e a única saída pra Kim é reconquistar a mulher que ama, como se fosse a primeira vez. Ai vem a questão: É possível amar de novo?
   Para Sempre é um romance baseado na história real dos próprios autores e isso é o que mais chama a atenção no livro. Narrado pela visão de Kim, ao longo do livro, vamos conhecendo um pouco do casal, antes e depois do acidente.

Maju Deolindo 03/09/2020

A semelhança com o filme acaba na perda de memória.
Eu já tinha assistido a adaptação algumas vezes, sou completamente apaixonada por essa história. Me emocionei, torci pelas personagens, chorei juntinho com eles. E finalmente eu li o livro que inspirou essa trama que tanto amo. O livro é uma biografia contando a história do casal, como se conheceram, se apaixonaram e casaram. Após dois meses de casados eles sofrem um acidente e a mulher não se lembra mais do marido. E todas as dificuldades que eles passaram para ficar juntos, a mídia ao redor do caso, o desenvolvimento do livro, o proposta para a adaptação.
Não vá esperando a história do filme porque você vai se decepcionar. Lembre-se que não é um romance mas sim um relato do que aconteceu na vida dos autores.
Eu amei essa experiência principalmente pela mensagem de resiliência e que amar não é fácil. É lindo!!

Ailca.Gisele 09/04/2021

Para Sempre
A história deste livro traz a importância da fé e de como ela pode guiar uma pessoa em tempos difíceis,e sobre a a importância de seus comprometimentos.Ela mostra que o amor duradouro e verdadeiro é aquele que pode ser reinventando e reconstruído quantas vezes for necessário para poder dar certo.Esse livro é uma verdadeira lição de vida,vale muito a pena ?Leiam de coração aberto e deixem a história entrar e trazer sua essência ?

Leticia.Prado 08/10/2020

Minha primeira leitura
Este acredito q foi o primeiro livro que li de verdade me entregando a história. Lembro q peguei emprestado na biblioteca da escola e comecei a ler sem muita expectativa.. Quando vi já havia terminado a leitura e estava me encontrando em um novo mundo q estava me conquistando cada vez mais. Minha cachorrinha comeu a lombada do livro pq me lembro de ter adormecido lendo. É uma história muito envolvente e definitivamente 1000 x melhor que o filme.. obs: minha primeira resenha e provavelmente não é assim q se faz.. ?

Cassie.sn 09/07/2020

Sem palavras
Já conhecia a história através do filme, decidi ler o livro por indicação de uma amiga e é simplesmente maravilhoso, mesmo conhecendo a história consegui me prender e me emocionar demais, por ser um livro curto li em 7/8h.
Entrou na lista de um dos meu livros favoritos da vida!!!!

Ju 10/06/2021

Bem diferente do que eu pensava
Sou apaixonada pelo filme, isso que me fez ter muita vontade de ler o livro há muitos anos, só que pelo que pude perceber é quase que uma biografia, e além de não fazer meu estilo achei a escrita muito rala, aguada, querendo forçar o leitor a sentir profundamente o que o autor sentiu, enfim não me convenceu, mas a história por ser verídica não tem como não nos deixar admirados!