O filho de mil homens

O filho de mil homens Valter Hugo Mãe

Resenhas - O Filho de Mil Homens

Ciça 22/04/2024

O Filho de Mil Homens
Uma história sobre esperança, empatia e sobre como o senso de pertencimento pode reverter as maiores amarguras que um ambiente provinciano e conservador pode implantar no coração de alguém. Sinto que essa foi a escrita mais sensível e emocionante que eu já li em muito tempo. Recomendo fortemente.

Toledo 21/04/2024

Empatia
Valter Hugo Mãe e sua linguagem envolvente. Leitura leve, fluida. História bem construída, com personagens únicos e muito bem explorados. Há tempos não tinha contato com tantas lições de vida e tanta empatia em tão poucas páginas.

?Somos o resultado de tanta gente, de tanta história, tão grandes sonhos que vão passando de pessoa a pessoa, que nunca estaremos sós.?

Se a empatia não puder transformar o mundo inteiro de uma só vez, com certeza pode transformar o mundo de cada um de nós aos pouquinhos.

?Abraçaram-se como amigas, como família, sabiam que precisavam uma da outra para serem melhores. Sabiam, já tão claramente, que juntas poderiam ser muito mais felizes.?

Danielle.Nardez 20/04/2024

Magnífico
O filho de Mil Homens foi minha primeira experiência de leitura desse autor. E acho que não poderia ter começado melhor .
Um livro com intensidade no amor e na dor.. sobre felicidade e tristeza e creio que, principalmente, sobre escolhas.
Amei todos os capítulos, mas o de número 15 fez meu coração desabar .. ?deve nutrir-se carinho por um sofrimento sobre o qual se soube construir a felicidade.?
Leiam , apenas leiam ..

Olívia Saldanha 20/04/2024

Primeiro livro que li do autor, gostei muito, é uma leitura rápida e agradável. Muito interessante a forma que o autor da dignidade aos excluídos socialmente, abordando seus traumas mas também problemas comuns do dia a dia. A leitura é inspiradora. Vale a pena

Laura.Assis 18/04/2024

Lindo, lindo, lindo!
Quando iniciei a leitura, não imaginei que fosse me apaixonar tanto assim pelo livro. Que delicadeza e que sensibilidade no desenvolvimento das histórias e no entrelaçamento que se dá aos personagens. Esse livro me emocionou como poucos!

Paula1735 15/04/2024

Cinco estrelas
Maravilhoso, me senti grata por enxergar e saber ler para poder ter a experiência de ler esse livro. O que esse cara faz com as palavras não é brincadeira!
Déa 18/04/2024minha estante
Que belo e generoso relato??
Me tocou bastante no agradecimento que faço todos os dias: enxergar e saber ler? é uma dávida??

Deivis.Freitas 14/04/2024

Chorei de soluçar
Um livro arrebatador. De uma delicadeza absurda, com personagens tão reais que é impossível não fazermos paralelos com os personagens que compõem nossa vida real, talvez daí tenha me comovido tanto. Mas o primor estético com o qual VHM escreve tem toda glória também, por esse feito! Tornou-se um dos meus livros favoritos da vida!

Juliana2931 14/04/2024

Achei a construção dos personagens muito bem feita. Sem dar detalhes da características físicas, o autor nos deixa íntimos de cada um deles só mostrando os seus pensamentos.
Cada personagem tem sua definição de felicidade de acordo com a dor que vivência.
É um romance muito poético.

Mari Sorrah 13/04/2024

Retrato da vida
Esse livro me fez refletir tanto, tanto, TANTO!!!
A vida é muito louca!

Somos todos frutos de muitas coisas.

Que delícia desaguar no final dessas histórias que escolhem se entrelaçar e ficar. Sobre Família, sobre amor, sobre dores, e sobre acreditar.

Amei muito!

Djulia Azevedo 12/04/2024

Um belo livro
Este foi meu primeiro livro do Valter Hugo Mãe e eu amei! A escrita dele é cativante e emocionante. Dá para sentir o amor que ele colocou ao escrever essas histórias. Já quero ler outros!
Este livro em questão é repleto de histórias curtas que vão contar a trajetória de diversos personagens. Ao longo do livro as histórias vão se entrelaçando e os personagens vão interagindo entre si. Capítulos curtos e rápidos de ler.

Ariane 04/04/2024

Demorei uns 3 meses para finalizar esse livro. Não porque é chato ou difícil. Mas porque é denso, apesar de ser de uma sensibilidade absurda. É um livro que fala de amor incon. Daquele amor que vai além dos laços sanguíneos, que surge sem explicação, e que cresce com o passar o tempo. É um livro muito bonito, poético e afetuoso. Não sei porque demorei tanto para terminar... Talvez por ser português de Portugal ou por não conseguir vencer o cansaço mental. Mas é um livro que fala de amores genuínos, e sempre um bálsamo ler sobre amores assim.

Karina 02/04/2024

O filho de mil homens
Minha primeira experiência com uma obra de Valter Hugo Mãe!

Em "O Filho de Mil Homens", o autor nos presenteia com uma narrativa comovente e reflexiva, mergulhando nas complexidades das relações humanas, na busca pela aceitação e pelo amor incondicional. Nesta obra, somos apresentados a Crisóstomo, um pescador solitário de 40 anos que anseia por um filho para preencher o vazio de sua vida, e para compartilhar a jornada da vida, do amor e do aprendizado.

“Farto como estava de ser sozinho, aprendera que a família também se inventava.”

Nos capítulos seguintes, conhecemos outros personagens e suas histórias, todas marcadas por tragédias pessoais e transformações profundas que ocorrem por meio de encontros inesperados.

A partir de uma narrativa poética, o autor nos conduz a explorar temas como homofobia, preconceitos diversos e relações familiares. Em meio a essas reflexões, Valter Hugo Mãe nos ensina que toda dor pode ser ressignificada pelo acolhimento, pelo respeito e pelo amor, e que a verdadeira felicidade reside na aceitação de quem somos e no que podemos nos tornar.

"Deve nutrir-se carinho por um sofrimento sobre o qual se soube construir a felicidade."

Embora a linguagem por vezes seja dura e desafiadora, refletindo os preconceitos e a ignorância da sociedade retratada, Mãe nos conduz pelas mentes e pelos corações de seus personagens, revelando tanto suas fraquezas quanto sua força interior. Ele lança luz sobre a marginalização e a infantilização de certos grupos sociais, como vemos no tratamento dispensado à mulher com nanismo, cuja identidade é constantemente diminuída e reduzida a um objeto de pena e exposição.

No entanto, apesar das adversidades enfrentadas pelos personagens, a mensagem central da obra é de esperança. Mãe nos lembra da importância de nos aceitarmos como somos, de aceitarmos os outros em suas plenitudes e de reconhecermos o poder transformador do amor e da compaixão.

É uma leitura que eu recomendo pela sua sensibilidade, por trazer tantas questões importantes e por mostrar que as famílias, unidas por laços sanguíneos ou por afinidade, podem, juntas, fazer com que cada indivíduo se torne melhor e alcance o dobro da felicidade.

Babi 02/04/2024

Amei
Muito bom, muito sensível, queria que todo mundo pudesse ler e tivesse a sensibilidade de entender tudo que ele diz.

Roberta.Vilarino 02/04/2024

"A felicidade é a aceitação do que se pode ser".
Um livro delicioso de ler, escrita poética. A história de uma família invetada da melhor maneira em que poderia se constituir, para demonstrar que o amor é uma atitude. "Uma predisposição natural para se ser a favor de outrem. Ser, sem se quer se pensar, por outra pessoa".

Um romance com um recorte social muito importante, que aborda questões que atravessam gerações, mantendo-se tão atuais, infelizmente, como a homofobia, o machismo, a saúde mental, a solidão, a maternidade, a velhice.

Valter Hugo Mãe nos presenteia com esses personagens ingênuos, carregados de suas próprias tristezas, em um vilarejo de pescadores, com acontecimentos que vão costurando a vida deles de uma maneira leve e firme que só poderia se ver brotar com a esperança do amor.

" ... parecia-lhe que a vida era aprender, saber sempre mais e mudar para aceitar sempre mais."

Lindo demais!

Kauanny 29/03/2024

Enrolado
Infelizmente, acho que não estava no momento certo para ler esse livro. Não me identifiquei com a narrativa, achei cansativa e desinteressante.