O filho de mil homens

O filho de mil homens Valter Hugo Mãe

Resenhas - O Filho de Mil Homens

Bookster Pedro Pacifico 21/02/2020

O filho de mil homens, de Valter Hugo Mãe – Nota 10/10
Em 2019, resolvi fazer a releitura dessa obra que é única em sua sensibilidade e na forma como aborda o afeto e as relações humanas. Quem me acompanha aqui há um tempo sabe da minha admiração pelo autor, que foi um dos responsáveis por despertar a vontade de conhecer um universo mais amplo de livros, que não se limitava apenas aos autores mais conhecidos ou às listas de mais vendidos. E, na minha opinião, o que mais se destaca nos livros de @valterhugomae é a sua escrita. É a poesia que preenche as suas frases, como se cada palavra tivesse sido escolhida a dedo.

Em “O filho de mil homens”, a narrativa é construída a partir de situações simples. É a história de um pescador solitário, Crisóstomo, que conhece um garoto órfão, chamado Camilo. É a história de uma família criada a partir de laços que fogem do convencional. E para acompanhar as emoções que percorrem a história de Crisóstomo e Camilo, o autor nos apresenta diferentes personagens, cada um com seus próprios conflitos. Cada um vive e sofre do seu jeito os problemas que encontram na pequena aldeia, mas que também estão presentes em todo canto: machismo, homofobia e outras formas de discriminação. Mas é justamente no meio dessas falhas de uma sociedade, que cada busca no outro um pedaço daquele seu vazio, daquela metade que lhe falta... E não é para isso que deveriam servir o amor e o afeto?

Fica até difícil para mim, como leitor, contar mais sobre o que você pode encontrar nesse livro. Até porque, como sempre falo, um livro vai muito além de uma história. Nesse caso, a leitura de “O filho de mil homens” vale pela experiência, que nos deixa marcas – e também exige muitas marcações (haja post-its). Por isso, a recomendação é fácil e serve para qualquer um que quer um conhecer um pouco do ser humano, do que é ser humano.

E antes que me perguntem: acho que esse livro é uma boa opção para quem quer iniciar na obra de valter hugo mãe!

site: https://www.instagram.com/book.ster/
Dani Dani 11/05/2020minha estante
Lendo Valter Hugo Mãe por indicação sua!! Volto depois pra dizer o que achei.. Rs

Thayna.Brettas 27/07/2020minha estante
Já tinha esse livro algum tempo, mas criei coragem para ler depois de ver você falar tão bem dele.
Simplesmente amei, que profundidade, que poesia, que coisa gostosa de se ler tomando um café pela manhã.
Obrigada.

mahelena 20/09/2020minha estante
Maravilhoso!

Kelly Santos 23/09/2020minha estante
Meu primeiro livro do VHM. Já quero ler todos! Livro incrível!!!

Marcele 01/10/2020minha estante
Esse livro é perfeito!

Franca 01/10/2020minha estante
Estou amando! ?

Klênyo 07/10/2020minha estante
Terminei hoje.. Incrível!

Sofia 02/11/2020minha estante
Acabei de ler! Muito maravilhoso!!

Gato Preto 02/11/2020minha estante
Sua resenha me deixou curioso! Coloquei na minha lista.

Christine.Sousa 19/11/2020minha estante
estou lendo ele...é maravilhoso! ?

Krol.Veras 21/04/2021minha estante
Comecei ontem e já me sinto tão emocionada com a sensibilidade, está sendo incrível ler e sentir a cada frase.

Iva 09/01/2022minha estante
Muito bom!

rfalessandra 21/02/2023

Foi minha primeira leitura do Valter Hugo Mãe, foi densa e um pouco mais difícil que as outras leituras que costumo fazer, mas foi uma das que eu mais gostei e me encantou.

Pois são várias histórias que se unem em uma só, mostrando uma visão muito bonita do que é família, de perdão e principalmente de sobreviver as dores que vem junto com a vida.
duda 22/02/2023minha estante
??

Rosangela Max 23/09/2022

Retrato de uma família em formação.
O enredo é desenvolvido em forma de contos maravilhosos que se entrelaçam entre si e compõe a história de uma família inusitada, composta por Crisóstomo, Isaura, Antonino, Camilo, Matilde e Mininha.
O que gostei é que a história de cada personagem desperta uma reflexão diferente. Como se fosse partes de um quebra-cabeça que, depois de montado, mostra o verdadeiro sentido de família.
A escrita do autor não é do tipo que vai agradar a maioria. Não é fluída, as vezes é confusa e complexa, mas é poderosa.
Recomendo a leitura.

Flávia Menezes 17/01/2023

???? ?SE TUDO O QUE EU MAIS QUERO É TER VOCÊ PRA MIM?
?O Filho de Mil Homens?, publicado em 2011, foi o meu primeiro contato com a escrita de Valter Hugo Mãe, autor português, que também é editor, artista plástico, apresentador de televisão e cantor Valter Hugo Mãe.

Primeira experiência, e já acontece tão cheia de projeções, identificações... Eu não nego, mas chegou a ser doloroso ler um começo de história em que eu me via em cada uma daquelas palavras tão cruelmente reais, intensas, tão nua e crua, enfeitadas por uma poesia delicada, que vai contando sobre esses sentimentos que não temos coragem de confessar nem a nós mesmos. Como aquela sujeirinha que escondemos debaixo do tapete. Ninguém mais pode ver, mas nós sabemos bem que ela está lá.

Mas mesmo com a rudeza da verdade declarada sem freios, de frases tão repletas de significados que falaram diretamente com a minha alma, eu confesso que era muito difícil largar esse livro. Até porque eu precisava saber o que aconteceria com aqueles personagens. Era como se por trás de todo aquele sofrimento, uma chama de esperança me fizesse acreditar que poderia haver um final feliz para eles (e para mim!), e era isso que ia me impulsionando a ler cada vez mais.

A escrita do Valter me lembrou um pouco a metodologia de William Faulkner. Primeiro porque assim como o grande escritor dos clássicos americanos, Valter traz personagens simples, com vidas muito duras, cujas histórias vão se unindo pelo sofrimento comum a todos eles, até que esses enlaces estejam tão fortes, tão concretos e permanentes, que podemos ver a figura final que é formada, compreendendo claramente o motivo pelo qual um precisava tanto entrar na vida do outro.

Segundo, porque ele também tem essa escrita que não respeita a cronologia, e é tão poética, em um ritmo próprio, que até soa musicalizado, usando formas de dizer que muitas vezes nos confunde, e nos faz até pensar: ?o que ele quis dizer com isso?? Mas penso que a beleza está até mesmo no que ele esconde, e nem tudo eu preciso entender perfeitamente. Ou talvez, eu até não tenha compreendido por que eu não conheço a linguagem coloquial utilizada, e o seu significado me passou despercebido.

Mas isso é o de menos, porque a história principal, o que teve seu início no primeiro capítulo, e foi caminhando naquela chamazinha de esperança da qual eu falei anteriormente, até chegar no seu final, acabou por realmente aquecer cada parte do meu coração, me dizendo que ?quem tanto pede o que lhe pertence assim ao mundo convence?.

Crisóstomo é um personagem que teve todo o meu coração, e eu senti uma profunda empatia com cada coisa dita sobre ele. Cada sentimento. Cada frustração. Cada medo. Cada anseio. Cada chamazinha de esperança que ele teimosamente insistia em alimentar. Mas ao mesmo tempo, eu também me sentia tão Isaura, especialmente quando falava da transformação física pela qual ela passava, e do que essa consciência do corpo trazia como simbologia.

Que personagens incríveis, que vão com tanta coragem e obediência se rendendo ao script do escritor, encenando cenas tão duras, tão complexas, mas que nos fazem ver a beleza de uma história que tem tanto a nos ensinar. E muito embora eu tenha achado que em alguns momentos essa fala poética enfeitada demais acabou se perdendo, se desconectando, sem fazer sentido algum, eu nem sequer me importo com isso, porque a mensagem final, para mim, é o que todos nós deveríamos ter muito bem guardadinha no nosso coração.

Essa é uma história que fala de fracassos, que fala de solidão, que fala de desejos irrealizados, mas que também fala de empenho, de entrega, de coragem, de bondade, de amor, do que é realmente ser família, mas que mais grandioso do que isso, também nos fala sobre disposição.

Existe uma frase de um seriado (One Tree Hill) que eu gosto muito, que diz: ?Se você ficar procurando razões para não ficar com alguém, você sempre vai encontrá-las. Às vezes é preciso deixar as coisas fluírem por um momento e dar ao seu coração o que ele merece?. Isso é estar mais do que disponível para amar, mas estar disposto!

E quando estamos dispostos, isso quer dizer que teremos em mente que podem surgir as adversidades, os medos, as inseguranças, porque estaremos ali não por aquilo que pode dar errado, mas para fazer dar certo. E isso dá certo, sabe por quê? Porque assim como o Crisóstomo, não olharemos para o outro buscando nossos ideais, mas daremos a chance de conhecer o seu real, e nos abrirmos a admirar quem vamos encontrar por ali.

Quem nunca levou consigo aquela listinhas de qualidades que buscamos na pessoa ideal para passar o tempo todo vendo quantas delas a pessoa apresentará, perdendo toda a possibilidade de ver quem está à nossa frente, e ver que assim como nós, ela também tem defeitos, mas isso não é só isso que a define. Para ser bem sincera, a coisa mais bonita que eu já ouvi daquele que conquistou meu coração, foi que ele aceitava meus defeitos. Porque admirar o que temos de bom até quem não gosta de nós consegue ver. Mas não desistir quando vê o que temos de mais difícil? Ah, isso é só para quem ama! Eu confesso que eu amo um defeitinho, porque deixa o outro tão real. E é o que o faz tão único!

Esse é um livro que fala muito sobre sentimentos, e são esses tipos de reflexões que essa história nos proporciona, porque as formas de amor nesse livro surgem de forma simples e com muita disposição de corações que se abrem para perceber o outro como ele é, a ponto de fazer aflorar o seu lado mais bonito. É o olhar do outro que nos torna mais bonitos, porque é sua crença em nós que nos faz florescer.

Valte Hugo Mãe não entrará para a minha lista dos meus autores prediletos, mas certamente eu ainda lerei muito mais de suas obras, porque os aprendizados que esse livro me trouxe, me reviraram por dentro de uma forma, que me transformou um pouquinho mais.

E para fechar essa resenha de um livro que não foi uma leitura apenas, mas uma transformação, ou vou atrás do grande Tennessee Williams para emprestar uma de suas frases que descrevem bem a mensagem final desse livro, quando ele diz que: ?Quando tantos são solitários e parecem ser solitários, é indesculpavelmente egoísta ser solitário sozinho?.

Até porque havendo disposição, certamente haverá muito mais capacidade e oportunidade de amar!
Ana Sá 04/03/2023minha estante
Eu adoro o VHG e agora adoro uma resenha! ?

Flávia Menezes 04/03/2023minha estante
Ana, que saudade de você por aqui! E com esses comentários? Que linda você! ??

Guilherme Amin 25/05/2023minha estante
Belíssima e importante resenha, amada!
Por coincidência, meu melhor amigo me indicou esse livro ontem e, agora que o achei aqui no aplicativo, tive a alegria de encontrar sua resenha. Já foi para a lista!

Flávia Menezes 25/05/2023minha estante
Aaaah, amigo!!! Assim eu vou acreditar! ?
E eu já estou ansiosa pra ver suas impressões desse. Valter Hugo é tão poético? e esse livro é bem profundo mesmo. Espero que você goste!

edu basílio 26/11/2020

"ser o que se pode é a felicidade"

que livro belíssimo! sem a maestria do autor, há grandes chances de que isaura, antonino, crisóstomo, camilo... todos eles tivessem se encharcado de pathos e virado ou vítimas ou párias, já que a vida lhes colocou fardos nada leves nos ombros...

mas não: na prosa de VHM, ao terem seus caminhos entrecruzados, as personagens absorvem todos os socos com resiliência e os transformam em amor, no sentido mais puro e honesto da palavra -- e isso narrado com uma poeticidade que há muito eu não via.

minha vontade de desbravar a obra de VHM obra só fez crescer a cada página virada, a cada capítulo concluído. foi o primeiro livro do autor que li, mas certamente não terá sido o último.

... e já que sonhar (ainda) não é proibido: se a academia sueca resolver conceder um segundo nobel de literatura a um escritor de língua portuguesa (até o presente apenas josé saramago teve esse reconhecimento, em 1998), já ouso dizer que, em minha humilde opinião, VHM seria uma escolha no mínimo imensamente sábia.

Fabricio 26/11/2020minha estante
Lindeza né

edu basílio 26/11/2020minha estante
... um sopro de beleza e luz e ternura nesses tempos tão desgastantes :-)

Luan Vinícius 27/11/2020minha estante
Primeiro livro que li dele foi "A Desumanização" e me deixou com essa mesma pulsão de querer ler tudo que ele já publicou. É admirável ainda como ele conversa como se escrevesse um livro, com uma poesia natural no falar. Adoro ficar horas no YouTube assistindo suas entrevistas - às vezes repetidamente.

edu basílio 27/11/2020minha estante
ah, luan, obrigado por essa info tão bacana! ele tem um canal no YT? vou procurar. ouvi-lo deve ser no mínimo tão fascinante quanto lê-lo. hoje na black "fraude" eu comprei 'homens imprudentemente poéticos' (só que o imprudente aqui sou eu, que já estou com uns 11 ou 13 ou 19 livros aqui na pilha de espera para leitura kkkkk).

Luan Vinícius 27/11/2020minha estante
Acho que não tem canal, me refiro a entrevistas em programas e eventos. Há várias dele no Brasil. Quanto a pilha de livros em espera, 19 é um número bastante saudável. Devo ter umas 19 pilhas e tá tudo bem. :)

edu basílio 27/11/2020minha estante
por um mundo em que se tiver que se empilhar algo, que sejam livros na fila de espera para serem lidos ^^

Alemão 16/01/2024

O filho de mil homens
Ótimo romance do escritor Valter Hugo Mãe!! Leitura muito agradável, com personagens fortes e excêntricos com muita humanidade!! Indico a todos a leitura deste livro que é um símbolo de libertação e triunfo pessoal de cada personagem!!

Vania.Cristina 27/12/2023

Família a gente também inventa
Que livro bonito! Já faz quase um mês que terminei e estava sem tempo para resenhar, mas eu precisava deixar aqui minhas impressões. O livro conta a história de vários personagens e essas histórias vão se entrelaçando. (Alguns capítulos parecem contos independentes). Há personagens que vivem à beira mar, outros em área rural próxima. Todos são pessoas simples, que levam vidas difíceis. O protagonista que move toda a história é Crisóstomo, um pescador de quarenta anos que se cansa da solidão e quer uma família. Quer acima de tudo um filho, e sozinho em meio à natureza expressa seu desejo ao mundo. Não é um apelo desesperado, mas tranquilo, sincero e profundo. Ele é um homem humilde mas confiante, ciente do amor maduro que tem para compartilhar. De forma extremamente acolhedora, respeitosa e afetuosa, sem julgamentos e sem estar refém de pressões sociais, Crisóstomo desencadeia uma série de encontros e a vida de algumas pessoas começa a se transformar. No livro existe a sociedade hipócrita que oprime, impõe valores fúteis, julga e despreza os que são diferentes. Sociedade que cobra das mulheres o que não cobra dos homens, que é homofóbica e exige o cumprimento de padrões impossíveis. Mas a partir do momento que alguém se dispõe a deixar tudo isso de lado, a ser feliz e a fazer outros felizes, e acredita ser possível inventar uma família que não existia, baseada no respeito às diferenças e às bagagens de cada um... o mundo começa a se transformar.
Eduardo 27/12/2023minha estante
quero ler esseee

Vania.Cristina 27/12/2023minha estante
Eu gostei muito, Eduardo.

Pri.Kerche 27/12/2023minha estante
Adorei sua resenha

Cleber 27/12/2023minha estante
Adorei a resenha, gostei muito do livro tbm??

CPF1964 27/12/2023minha estante
Parabéns pela resenha, Vânia. Quando eu crescer quero ser que nem você.....

CPF1964 27/12/2023minha estante
Ficou ótima. Nunca li este autor.

Ana Sá 27/12/2023minha estante
O livro é mesmo bonito e sua resenha também! :)

Gosto igualmente de "A máquina de fazer espanhóis", é tocante demais!

Patrick.Borges 27/12/2023minha estante
Ótima resenha Vania, esse livro é muito bonito e tocante ??

Vania.Cristina 27/12/2023minha estante
Obrigada pelo apoio, gente! Achei que não ia conseguir escrever porque já fazia um tempo que li, mas reli as marcações que fiz e escrevi sobre o que ficou de essencial em mim. Fico feliz que tenham gostado.

Vania.Cristina 27/12/2023minha estante
Cassius, quero ler outros livros dele, esse foi o meu primeiro.

Vania.Cristina 27/12/2023minha estante
Ana Sá, o próximo dele que quero ler é A Máquina de fazer espanhóis. Obrigada pela dica.

Vania.Cristina 27/12/2023minha estante
Patrick, bem que você tinha falado que o livro era bom. Você me falou do primeiro capítulo e realmente ele é perfeito.

Jei_ 28/12/2023minha estante
Coloquei na lista de "quero ler" depois dessa resenha!

Vania.Cristina 28/12/2023minha estante
Ah, que bom Jei! Espero que goste. ?

Bebela 16/08/2020

Somos filhos de mil homens e mil mães
Uma leitura que aquece o coração. Achei lindo. São várias histórias que se entrelaçam nos trazendo vários ensinamentos:

Os desencontros nos levam a encontros.
Família é quem a gente escolhe. Somos filhos de mil homens e mil mães.

Somos o resultado de tanta gente, de tanta história, tão grandes
sonhos que vão passando de pessoa a pessoa, que nunca estaremos sós.

Paula 20/06/2012

Um amor que muda o mundo
"O filho de mil homens" foi a primeira obra de Valter Hugo Mãe que tive o prazer de ler. Fui indicada e não me decepcionei; me surpreendi, aliás.
A obra conta diversas histórias simultâneas que se entrelaçam no decorrer dos capítulos. Crisóstomo, um humilde pescador já no auge de seus quarenta anos, sonha em encontrar um filho para chamar de seu. Sozinho, sem amor e sentindo-se extremamente perdido, ele pede à natureza que lhe envie um menino para que possa cuidar e dedicar todo um amor que tem estocado dentro de si. Eis que a natureza atende seu pedido e, junto com um menino - agora órfão de uma mãe anã e de um pai desconhecido-, presenteia-o com o amor de uma mulher já acabada pelas tristezas da vida. Isaura mostra-se simples e descrente, mas aprende com Crisóstomo que a vida pode mudar num repente e moldar-se de acordo com o que somos. "A felicidade é o que podemos ser".
Dentre esses personagens, temos vários outros que abordam temas como a homossexualidade, o preconceito, a solidão, o abandono e a felicidade de forma simplória.
O livro é de uma sensibilidade incrível, particularmente nunca fiquei tão encantada com a descrição tão perfeita de sentimentos recorrentes no dia a dia. Valter Hugo tem minha admiração e devoção.
Um livro que todos deviam ler. 5 estrelas, sem sombra de dúvida!
***
“O Crisóstomo disse ao Camilo: todos nascemos filhos de mil pais e de mais de mil mães, e a solidão é sobretudo a incapacidade de ver qualquer pessoa como nos pertencendo, para que nos pertença de verdade e se gere um cuidado mútuo. Como se nossos mil pais e nossas mil mães coincidissem em parte, como se fôssemos por aí irmãos, irmãos uns dos outros. Somos o resultado de tanta gente, de tanta história, tão grandes sonhos que vão passando de pessoa a pessoa, que nunca estaremos sós.”
Mariana 23/06/2012minha estante
Como sempre, sua resenha está maravilhosa. Muito bem escrita e nos faz querer ler o livro! Parabéns!

DIRCE 08/07/2012minha estante
Parabéns!
Esse livro irá fazer parte da minha Estante.
Tenha uma feliz semana.
bjs

Gabriel.Silva 04/07/2021

SENSACIONAL!!!
"Um homem chegou aos quarenta anos e assumiu a tristeza de não ter um filho. Chamava-se Crisóstomo."

Muitos pensam que esse livro é complexo de se ler, mas não tem nada de complexo. A escrita do Valter Hugo Mãe é fluida e é de fácil entendimento. A leitura é agradável e fácil de se ler. Esse livro traz várias reflexões sobre a vida, os planos e os sonhos de um homem. Nós acompanhamos a história de Crisóstomo, um homem de 40 anos e que só irá se sentir inteiro ao ter um filho, Crisóstomo deseja muito ter um filho. Esse sonho dele se torna realidade. Para descobrir mais sobre essa estória você precisa ler esse livro. Crisóstomo e Camilo são personagens encantadores e cativantes. Jamais vou esquecer desses dois personagens. Valter Hugo Mãe é um escritor genial, a escrita é maravilhosa. Para você que nunca leu nada de Valter Hugo Mãe, eu indico a começar pela leitura de "O Filho de Mil Homens", esse livro é uma porta de entrada para conhecer a escrita desse escritor maravilhoso. Quero ler mais livros de Valter Hugo Mãe. Eu dei cinco estrelas ! FAVORITADO.
Esse livro entrou na lista de melhor leitura do ano. Só leia esse livro, leia sem medo de ser um livro complexo, porque não é. A escrita desse escritor é poética e de fácil compreensão. Recomendo demais a leitura !

Otávio - @vendavaldelivros 10/07/2021

“O Crisóstomo explicava que o amor era uma atitude. Uma predisposição natural para se ser a favor de outrem. É isso o amor. Uma predisposição natural para favorecer alguém.”

Grandes histórias muitas vezes são construídas ao longo de um livro. Com início, meio e fim bem estruturados e com todos os atributos para ser, ao final, uma grande obra. “O filho de mil homens” do angolano-português Valter Hugo Mãe tem um dos melhores primeiros capítulos que já li na vida. Intensidade, profundidade e sentido de amor, tudo bem claro e compreensível. Uma abertura com chave-de-ouro para um livro inesquecível de muitas formas.

Publicado em 2011, “O filho de mil homens” é o primeiro livro após a fase inicial do autor, com quatro livros escritos. Se no começo da carreira o autor não utilizava letras maiúsculas e priorizava um estilo focado em um fluxo de consciência, aqui temos uma mudança que descreve cenários, amores e dores, com personagens marcantes.

O livro começa com a história de Crisóstomo, o homem que chegou aos quarenta anos e percebeu que gostaria de ter um filho. Com sua vontade, sai em busca de um filho que não tenha pai, para que possa receber todo o amor que ele possui guardado. É assim que conhecemos Camilo, o filho sem pai, órfão de uma mãe anã e que havia sido criado por um idoso que o adotou como neto.

Ainda que Crisóstomo seja um personagem simplesmente encantador, Valter Hugo Mãe não foca sua história somente nele, mas sim em criar um universo de histórias impactantes, únicas e que vão nos cativando capítulo a capítulo, usando de uma escrita poética e belíssima, que faz com que cada frase, cada mínimo detalhe, toque em nosso coração, com ternura ou dor.

É o amor e o entendimento de família. É o preconceito e a ignorância que machucam e criam cicatrizes. É a busca pela felicidade e o entendimento de que cada um de nós deve ter um espaço para ser quem é. Porque, afinal, felicidade é ser quem se é. O filho de mil homens é uma experiência necessária e que faz da complexidade do ser humano uma poesia em forma de romance.

site: https://www.instagram.com/p/CRKcz_zLgPn/

Renatav 05/01/2021

Primeira leitura do ano e não poderia ter começado melhor! Que livro lindo, to apaixonada! Primeiro livro que leio do autor e super recomendo.

Beca Nolêto 18/04/2021

Incrivelmente sensível
Não sei se é a situação da pandemia que estamos vivendo, mas eu achei esse livro de uma delicadeza tão incrível que eu fiquei chorosa em praticamente toda a leitura. VHM sabe como tocar na sua alma sem contar nada de tão extraordinário assim! Simplesmente amei!

Maria17758 23/11/2022

Os felizes
Não é novidade que eu amo o Valter Hugo Mãe e que a escrita dele me toda de um jeito muito particular e profundo, e com esse livro não foi diferente. A sensibilidade desse homem e a poesia da sua escrita são sempre arrebatadoras pra mim e as mensagens que ele quer passar ficam comigo para sempre. Duas coisas que me marcaram muito foram a forma como a história do Antonino foi abordada e conduzida e a maneira genial com que o Valter fez desse livro uma crítica potente e sagaz à sociedade conservadora e tradicional, que, ao meu ver, são os verdadeiros infelizes. Apesar de ter gostado muito, acho que o livro perdeu um pouco do encanto pra mim por eu o ter lido depois de A Máquina de Fazer Espanhóis, que é o meu favorito dele e uma obra-prima. Por isso, eu me via em muitos momentos comparando os dois e esse aqui perdia sempre, talvez eu tivesse aproveitado melhor se não tivesse com o que comparar.

Camila 10/04/2021

Tinha achado estranho gostar tanto de um livro e ao mesmo tempo não conseguir lê-lo muito, mas depois vi que era um fenômeno comum entre leitoras/es d'o filho de mil homens. A leitura não é fluida, mas também não é densa. Às vezes é preciso reler. E reler de novo. Mas vale muito a pena!! O Valter Hugo Mãe fala de família de uma forma muito sensível e nada tradicional (felizmente!). Esse é um tema bastante complicado pra mim, e o livro amoleceu demais meu coração e me deu um pouco de esperança nesse momento tão insensível e caótico pelo qual estamos passando.
Lorayne.Stinguel 10/04/2021minha estante
Quis ler só pela resenha!

Camila 10/04/2021minha estante
Aaaaa fico feliz demais ? espero que goste!