O filho de mil homens

O filho de mil homens Valter Hugo Mãe

Resenhas - O Filho de Mil Homens

Sol 24/05/2023

"Nunca limites o amor, filho, nunca por preconceito algum limites o amor. O miúdo perguntou: porque dizes isso, pai. O pescador respondeu: porque é o único modo de também tu, um dia, te sentires o dobro do que és."

"Somos o resultado de tanta gente, de tanta história, tão grandes sonhos que vão passando de pessoa a pessoa, que nunca estaremos sós."

Um livro lindo, poético e forte. Confesso o incômodo em algumas momentos, mas nada que a doçura não tenha me feito esquecer e suspirar no final.
Gratidão pela indicação @shfurq

#ofilhodemilhomens #valterhugomãe #leituraconcluída #livros #lovebooks #instabook #leréomelhorremédio

Luciana.Tolentino 29/03/2021

Livro pra aquecer a alma
Minha primeira leitura de Valter Hugo Mãe. Uma obra sobre pertencimento, amor e família.
Me peguei várias vezes com os olhos cheios d'água.
Recomendo demais!

Isadora1232 03/06/2020

A escrita de Mãe é de uma sensibilidade e poesia sem precedentes. Me cativou nas primeiras linhas. Apaixonante!

Dyllan.Johnny 29/08/2023

Ser o que se pode é a felicidade
?tens pressa. Sim. Que era um modo de dizer que tinha medo, que se sentia a tremer e que queria muito ser tudo quanto não podia ser.?

Ótimo livro. Tive dificuldade em me conectar com a escrita do autor, mas depois que compreendi a forma como ele escreve tudo fluiu muito bem. Essa leitura me lembrou muito os livros do Saramago, talvez por os dois serem portugueses, não sei. Fiquei com vontade de ler tudo do autor!

Ana - @edicaodebolso 10/03/2021

O filho de mil homens
"Todos nascemos filhos de mil pais e de mil mães, e a solidão é sobretudo a incapacidade de ver qualquer pessoa como nos pertencendo, para que nos pertença de verdade e se gere um cuidado mútuo."

??ATENÇÃO - Esse livro faz parte da série: li, amei e não encontro palavras a altura para falar sobre ele."

Em O filho de mil homens, a história é contada de uma forma tão sensível e cheia de metáforas para a vida, carregada de sentimentos, poética até, que não tem como não sentir o coração aquecido com as palavras de VHM, não tem como não sentir-se tocado com essa narrativa.

A história gira em torno do inesquecível e solitário Crisóstomo, mas ao longo dela outros personagens são inseridos, cada um com suas características e particularidades que trazem a trama temas como amor, solidão, segunda chance, machismo, preconceito, dores e perdas .

Suas histórias se cruzam de forma brilhante mostrando que somos todos resultados de muitas histórias que se entrelaçam ao longo da vida.

Primeiro contato com Valter Hugo Mãe e finalizei a leitura completamente encantada com o autor.

É mais que uma indicação de leitura, é praticamente um pedido, leia O filho de mil homens e se encante você também.
asnmendes 10/03/2021minha estante
É muito difícil ler os livros de vhm e não colocá-los nessa série! Super indico os outros ?

Ana - @edicaodebolso 10/03/2021minha estante
Aaaaa alguém que me entende! RS.
Impossível ler apenas um, né?
Obrigada

asnmendes 10/03/2021minha estante
Ele deveria ser obrigatório para qqr pessoa!
Parabéns pela resenha!

Enio.Stanzani 20/01/2024

Apesar do início não ter me prendido muito, ao longo da leitura, conhecendo os personagens e a maneira como as histórias foram se entrelaçando, fui me envolvendo com a narrativa. A história se desenvolve de forma muito leve, a partir de situações e dos desafios e dificuldades do cotidiano, trazendo uma perspectiva muito leve sobre encontros e reencontros, resignificações e, acima de tudo, sobre o amor e o respeito às diferenças!

Paola Lopes 09/04/2021

De uma boniteza sem tamanho
"todos nascemos filhos de mil pais e de mais mil mães, e a solidão é sobretudo a incapacidade de ver qualquer pessoa como nos pertencendo, para que nos pertença de verdade e se gere um cuidado mútuo. Como se os nossos mil pais e mais as nossas mil mães coincidissem em parte, como se fôssemos por aí irmãos, irmãos uns dos outros. Somos o resultado de tanta gente, de tanta história, tão grande sonhos que vão passando de pessoa a pessoa, que nunca estaremos sós"

Ler Valter Hugo Mãe é deleite. O filho de mil homens é de uma sensibilidade incrível. A maneira como as relações e os afetos vão sendo construídos ao longo da narrativa a partir das infelicidades e vazios dos personagens e como a história de cada um vai se conectando é muito tocante. A maneira poética como o autor narra a história é algo que "me fisgou" e que também me deixou muito emocionada ao longo da leitura.

Amei! Já está entre os melhores livros que já li na vida e minha melhor leitura de 2021 até agora.

Paula 21/08/2012

Um Acalanto
Morri de amores por esse livro. Tanto que já nem sei mais quantas vezes o comprei para presentear amigos em aniversários, quantas vezes o recomendei. Tanto que essa semana comecei a lê-lo novamente, pela segunda vez.
Há tanta sinceridade nessa história, que é quase impossível não se apaixonar pelos personagens, não lhes querer bem. Em algum ponto, nos identificamos com eles, principalmente em relação a essa vontade de ser feliz.
Fiquei ainda mais apaixonada pelo Valter Hugo Mãe quando vi um vídeo dele falando sobre o livro e do quanto ele próprio torceu para que os personagens encontrassem a felicidade. (O vídeo está disponível aqui: http://www.youtube.com/watch?v=1aIYO5CtF5k)
Nessa procura pela felicidade os personagens enfrentam tudo: a solidão, a morte, o preconceito, a inveja, mas a esperança transborda de forma poética de cada página. Tudo gira em torno da vontade de ter um filho e do quanto isso significa que acreditamos em um mundo melhor. Sem falar na história de amor, que é contada de um jeito tão bonito, que só o Valter Hugo Mãe para fazer.
Definitivamente passou a ocupar aquela prateleira especial dos livros preferidos, pois é para mim um acalanto. Um lembrete daquela esperança que às vezes fica esquecida.

Recomendo com todas as estrelas.

"Para entreter curiosidades, o velho Alfredo oferecia livros ao menino e convencia-o de que ler seria fundamental para a saúde. Ensinava-lhe que era uma pena a falta de leitura não se converter numa doença, algo como um mal que pusesse os preguiçosos a morrer. Imaginava que um não leitor ia ao médico e o médico o observava e dizia: você tem o colesterol a matá-lo, se continuar assim não se salva. E o médico perguntava: tem abusado dos fritos, dos ovos, você tem lido o suficiente. O paciente respondia: não, senhor doutor, há quase um ano que não leio um livro, não gosto muito e dá-me preguiça. Então, o médico acrescentava: ah, pois fique sabendo que você ou lê urgentemente um bom romance, ou então vemo-nos no seu funeral dentro de poucas semanas. O caixão fechava-se como um livro. O Camilo ria-se. Perguntava o que era colesterol, e o velho Alfredo dizia-lhe ser uma coisa de adulto que o esperaria se não lesse livros e ficasse burro. Por causa disso, quando lia, o pequeno Camilo sentia se a tomar conta do corpo, como a limpar-se de coisas abstratas que o poderiam abater muito concretamente. Quando percebeu o jogo, o Camilo disse ao avô que havia de se notar na casa, a quem não lesse livros caía-lhe o teto em cima de podre. O velho Alfredo riu-se muito e respondeu: um bom livro, tem de ser um bom livro. Um bom livro em favor de um corpo sem problemas de colesterol e de uma casa com teto seguro. Parecia uma ideia com muita justiça." (página 69)

Valter Hugo Mãe. O filho de mil homens. São Paulo: Cosac Naify, 2011. 208 pp.
Márcia Almeida 20/08/2012minha estante
Paula, adoro suas resenhas...
Foi através delas que me interessei e comprei A Trégua...e simplesmente estou adorando, lendo devagar para apreciar uma escrita tão adorável. O Filho de Mil Homens tb irá para a lista dos desejos...continuarei acompahando suas leituras para buscar inspiração para novas viagens!!!! Bjs

Paula 20/08/2012minha estante
Obrigada, Márcia! Fico contente que esteja gostando de A trégua, é um livro muito especial pra mim. E esse aqui é o meu amor do momento, eu recomendo a leitura. =] beijo e obrigada pela gentileza do comentário:)

valmir 20/10/2012minha estante
Fiquei curioso para ler!

Alocadokoo 13/11/2012minha estante
Fiquei sabendo que é daqueles livros que, se você ler no ônibus ou na rua, corre perigo de chorar em público. Com a sua resenha, fiquei ainda mais ansiosa pra ler (:

Paula 11/02/2013minha estante
Não achei o livro triste não, pelo contrário, é um daqueles livros que terminados de ler com o coração cheio de esperança.

DIRCE 13/02/2013minha estante
Lindo livro. Linda resenha, Paulinha.

Michela Wakami 26/12/2020

Achei o livro razoável, eu entendi a mensagem que o autor quiz transmitir, mas não gostei da forma que foi escrito.
Achei a leitura arrastada, pensei em abandonar várias vezes.
No início tive a sensação de estar lendo um livro de contos, depois percebi que um capítulo estava ligado ao outro e que não era um livro de contos.
E teve algumas partes que me incomodaram.
Maria.Eduarda 26/12/2020minha estante
Como eu faço para ler? Não estou conseguindo abrir livro algum para ler

Michela Wakami 26/12/2020minha estante
Oi Maria Eduarda, não dá para ler livros aqui no Skoob, aqui é só para compartilhar a sua leitura e organizar as suas leituras.
Espero ter ajudado. ?

Maria.Eduarda 26/12/2020minha estante
Ok obrigada

Malu Marinho 04/03/2023minha estante
Achei que eu era a única que não está gostando do livro. Gostei muito da sua sinceridade, de postar uma opinião contrária no meio de tantos elogios. Me ajudou a não me sentir tão estranha kkkk.

Catarina42 31/12/2020

E um abraco e um soco no estomago
Acho que nenhuma resenha que eu escrever vai chegar perto de monstrar o meu apego e carinho por esses personagens e essa historia que ate hoje fica no meu coracao.

Com a mesma linguagem poetica, Valter Hugo Mae traz no final desse livro uma visao de esperanca no olhar da crianca. A trama principal se trata de um homem mais velho que quer se dar ao proximo, procurando um filho a que dar amor e a ligacao entre uma futura familia.
E lindo, tocante e MUITO NECESSARIO, um livro que trata de diversos preconceitos, violencia, solidao mas principalmente sobre se ver e se achar no proximo.Perfeito para quem quer iniciar no mundinho desse escritor,a linguagem nao e a mais complexa dos livros dele e da pra entender de cara sobre o que ele quer falar mas sem a visao melancolica e tao pesada de outros livros.E pra quem ja e fa, com certeza so vai te fazer se apaixonar mais ainda pelo autor.

Talita 21/06/2021

Nas primeiras páginas a escrita poética de Mãe já me cativou. Sou fã de autores que contam histórias e usam a poesia como uma forma de tornar a leitura mais bela. Ao passar da leitura, o envolvimento de Crisóstomo, Camilo, Isaura e tantos outros foi me deixando mais envolvida e da metade pro fim ?devorei? o livro. Daquelas obras que a gente lê com um marca-texto ao lado pra grifar os trechos e refletir. Já quero ler as outras obras de Valter Hugo Mãe! ??

Amélia Galvão 09/04/2020

Esse é um daqueles livros para aquecer o coração e tentar recuperar nossas esperanças na humanidade. É de uma sensibilidade gigantesca e singular, também possui uma linguagem simples, direta, mas permeada de poesia, conseguindo reverberar na nossa alma com intensidade. A forma de narrar me lembrou a minha infância, quando alguém contava uma história fantástica ou lia alguma fábula, o que achei super gostoso. Além disso, o humor, a cultura popular e o realismo fantástico me lembraram ao Gabriel García Marquéz, o que também foi maravilhoso.

O livro se passa num vilarejo e seus arredores onde acompanhamos várias personagens e suas relações. A narrativa alterna entre elas e aos poucos vai contando a história de cada uma, os seus relacionamentos e sentimentos, sendo o cerne de tudo a solidão e o amor. Percebemos que cada personagem vivencia a solidão de uma forma diferente, sente-a por motivos diversos, sofre à sua maneira e lida com dissabores diversos. Pode ser um vazio pela falta de um filho, a rejeição dos outros por ser diferente ou por algum outro preconceito, a falta de uma companhia, as saudades do amor que se foi ou daquele que parece impossível de chegar...

No livro há sofrimento, melancolia, discriminação, preconceito e intolerância, mas há muito mais amor, empatia, solidariedade e companheirismo. Apesar daquelas negatividades, é mostrado, a todo momento, como o amor e os sentimentos que dele derivam são capazes de superar tudo isso, de nos transformar, de nos dar força, de nos fazer querer ser melhores. Aprendemos que devemos nutrir carinho por um sofrimento que nos fez construir uma felicidade; que não devemos cultivar a dor, mas a lembrar com respeito por ter melhorado quem somos; que a vida é sempre aprender e mudar para aceitar sempre mais; e que a felicidade é construída com o possível.

Enfim, é um livro belíssimo, escrito por alguém de uma sensibilidade incomensurável e que nos agracia com muitas reflexões e personagens admiráveis, sendo fonte de esperança para um mundo mais empático.
Jenny 09/04/2020minha estante
Me fez querer ler?

Amélia Galvão 09/04/2020minha estante
Fico muito feliz em saber disso, Jenny ? Torço que também seja uma leitura maravilhosa para você.

Barreto.Romariz 09/04/2020minha estante
Que beleza de resenha, Ana. Concordo com cada palavra. ?

Amélia Galvão 09/04/2020minha estante
Fico muito feliz em ouvir isso, Barreto, ainda mais de você que nutre muito carinho pelo VHM. Obrigada! ?

Fabuloso

Amélia Galvão 14/04/2020minha estante
É fabuloso mesmo, Meriam. VHM é incrível, estou a cada dia gostando mais dele ?

O meu preferido é "Desumanização". Mas é pesado

Amélia Galvão 14/04/2020minha estante
Eita, é o preferido do Barreto também! Já está como prioridade na minha lista sem fim e irei de coração preparado.

Hahaha

Isabel.Costa 02/08/2021

Muito fora da minha zona de conforto!
Comecei a leitura, esperei engatar mas o fato é que não fluiu!
Vim ler as resenhas, mais maravilhosas do que o livro, e segui! Não me encontrei nessa história!
Personagens difíceis de me conectar, histórias soltas, frases bonitas e fim!
O autor realmente tem um estilo mais denso, ou mais pessoal...agrada a muitos, e que bom! A mim chegou estranho, muito fora da minha zona de conforto talvez!
Gabi 10/08/2021minha estante
Fiquei feliz com esse comentário. Li resenhas ótimas, e fiquei sem entender porque só eu não conseguia engatar na leitura. Passei mais de 1 mês lutando, e não conseguia ler mais do que 5 páginas por dia ? acabei abandonando o livro. Acho que realmente não me identifico com o estilo do autor.

Isabel.Costa 11/08/2021minha estante
Também é essa minha sensação Gabi!

Peu 30/08/2022

Esse foi um dos livros mais lindos que eu já li em toda a minha vida. O Valter escreve de uma forma tão poética, delicada e, ao mesmo tempo, forte, que parece um abraço profundo no coração.

Os personagens são impecáveis, eles são verdadeiramente apaixonantes e é impossível não se identificar com pelo menos algum deles. Trazem uma humanidade tão grande e são tão palpáveis que a gente sente suas dores, seus medos, e também suas felicidades, o sentimento de realização dos seus sonhos e, também, o que eles sonham pra vida.

Esse é um livro que nos abre muito para o amor, e é sobre isso que ele se trata, do amor em suas várias formas, tanto românticas quanto familiares. E sobre família também, que foi o que me deixou mais emocionado em relação a história. É um livro muito terapêutico, é essa a palavra, terapêutico. Vou deixar um trecho aqui que resume muito o que ele é e mostra a sua essência.

"O Crisostomo disse ao Camilo: todos nascemos filhos de mil pais e de mais mil mães, e a solidão é sobretudo a incapacidade de ver qualquer pessoa como nos pertencendo, para que nos pertença de verdade e se gere um cuidado mútuo. Como se os nossos mil pais e mais as nossas mil mães coincidissem em parte, como se fôssemos por aí irmãos, irmãos uns dos outros. Somos o resultado de tanta gente, de tanta história, tão grandes sonhos que vão passando de pessoa a pessoa, que nunca estaremos sós."

Andrus ( @andrus05 ) 22/04/2021

Uma grande surpresa
Que história linda. Cheia de encontros e reencontros. Escrita poética. Sem palavras pra surpresa que foi esse livro.