O filho de mil homens

O filho de mil homens Valter Hugo Mãe

Resenhas - O Filho de Mil Homens

Nath Mel 11/08/2020

O autor narra a formação de uma família sem laços sanguíneos que se une por amor e ocasião do destino. A história é dividida entre os personagens dessa família que casualmente se encontram.

Esses personagens são constantemente julgados e excluídos pelos vizinhos por serem diferentes. São colocados à margem pela vizinhança por serem homens maricas, mulheres enjeitadas ou diferentes do padrão imposto pela sociedade. Apesar das diferenças estes personagens têm em comum uma rara sensibilidade e uma constante busca pelo amor.

O livro não tem uma época definida, mas aborda vários contextos do preconceito, leis de homens que não mudam ao longo do tempo.
Tamiris 11/08/2020minha estante
quero leeer!!!

Nath Mel 11/08/2020minha estante
Indico Tamiris, eu adorei ?

Bella 14/07/2020

Poético
"Nunca limites o amor, filho, nunca por preconceito algum limites o amor. O miúdo perguntou: porque dizes isso, pai. O pescador respondeu: porque é o único modo de também tu, um dia, te sentires o dobro do que és."

Luana Lima 22/06/2021

Valter Hugo Mãe, escritor gigante! As páginas de ? O filho de mil homens? são poéticas e cheias de sentimento. O autor consegue escrever sobre sentimentos que eu, se passasse a vida toda tentando explicar, não conseguiria. De forma simples, mas não simplista! Pelo contrário, Mãe nos mostra as várias faces do amor, o sentimento de pertencimento, de se jogar e esperar cair, aquele sentimento de queda livre, que só o medo de amar pode nos trazer. Genial!

Alexia Karla 20/05/2020

O cotidiano é lindo
Leitura feita para o mês de Maio do Clube do Livro!

Como começamos a falar de uma história que nos tirou o chão? (E o fôlego)

No começo de tudo, eu admito que não estava tão interessada assim no livro. E fui gradativamente mudando de opinião ao passo que me envolvia com a poesia que o autor consegue criar a partir das mais simples situações.

Uma obra que me colocou muito pra refletir sobre como encontramos nosso lugar no mundo, mesmo quando temos a impressão de estarmos perdidos. Me fez virar uma noite pensando nas situações em que nos colocamos por puro medo da solidão.

Não tenho a família mais funcional do mundo (e quem tem?) e foi muito bom a forma como eu me senti acolhida pela família da história, criada a partir dos meros acasos da vida.

Eu só tenho a agradecer pelas leituras que o Clube do Livro me proporciona!
São sempre obras sensacionais e que eu com certeza não descobriria sozinha.

Yasmin 15/01/2021minha estante
??????

Erica 30/07/2020

"O amor era uma atitude."
O livro não me agradou muito no início. Cheguei a me irritar com algumas falas de baixo calão mencionadas repetidas vezes. Porém, me libertei desse incômodo e o livro foi me "abraçando" aos poucos e me levou às lágrimas algumas vezes.
Posso dizer que ampliei minha visão sobre o amor, sobre as possibilidades de felicidade, sobre as relações humanas.
Gratidão a Valter Hugo Mãe por nos possibilitar conhecer o lado mais bonito dos nossos semelhantes. Viva o amor em todas as suas formas!

"Estavam à mesa carregados de passado, mas alguém fora capaz de tornar o presente um momento intenso que nenhum dos convidados quereria perder. Naquele instante, nenhum dos convidados quereria ser outra pessoa. O Crisóstomo pensava nisso, em como acontece a qualquer um, num certo instante, não querer trocar de lugar com rei ou rainha nenhuns de reino nenhum do planeta." (Pág. 184)

carolmc_ 05/06/2022

Sobre as relações
De uma forma muito bonita o autor fala sobre como as relações e o amor podem transformar vidas. Que conhecendo verdadeiramente as pessoas se pode desconstruir preconceitos. E que a vida em comunidade, onde todos se ajudam, é muito melhor para todos.

Vick-chan 27/07/2022

Resignificação da solidão ..
"Deve nutrir-se carinho por um sofrimento sobre o qual se soube construir a felicidade, repetiu muito seguro. Apenas isso. Nunca cultivar a dor, mas lembrá-la com respeito, por ter sido indutora de uma melhoria, por melhorar quem se é. Se assim for, não é necessário voltar atrás. A aprendizagem estará feita e o caminho livre para que a dor não se repita. Estava a crescer."

Flavinha 02/08/2020

Um livro maravilhoso. Valter Hugo Mãe nos faz sentir vários sentimentos em uma só leitura. Vale muito a leitura.

Fer Paimel 19/07/2020

Encantador
Ouvi falar muito bem do autor e fui ler este livro para ver se eu iria gostar. Eu amei! É uma história simples, mas tão humana, delicada, bela e viva.
Os personagens são singelos e puros e é impossível não se comover com suas histórias de vida.
Fiquei muito emocionada com esta leitura, me remeteu ao meu amor pelos meus avós (não sei bem o porquê) e realçou o valor que eu dou a minha família.
Para mim, serve como a reafirmação de que somos o fruto do meio em que vivemos e que, por isso, devemos ser cada dia melhores, para nós mesmos e para os outros.
Adorei! Recomendo demais!!!

Caio 10/09/2020

"Somos o resultado de tanta gente, tanta história, tão grandes sonhos que vão passando de pessoa a pessoa que nunca estaremos sós"
Fazia tempo que não lia algo tão poético quanto o livro "O filho de mil homens" de Valter Hugo Mãe. Muito bem recomendado, foi o primeiro (de muitos, eu espero) dos romances do autor que li.

Um livro que fala de histórias de vida, de solidão e de encontros, de vivências, de traumas, preconceitos, discriminação, de amor e de gente. Fala de gente de verdade, que quer ser feliz.

A escrita do autor chama muito a atenção para a escolha das palavras, que parece ter sido feita à dedo, só para deixar o leitor com aquela cara de embasbacado a cada frase e para tentar nos dizer que nunca é tarde para buscar ser feliz!
@Estantedelivrosdamylla 10/09/2020minha estante
Eu amei. Também foi minha primeira leitura das obras do autor, e foi uma experiência única.

Dan 10/09/2020minha estante
Grata pela resenha! Estava sem saber por qual obra de Mãe iniciar. Agora sei. :)

Alícia 14/09/2020minha estante
nossa, fiquei com mais vontade de ler!!! ?

Rodrigo 21/01/2021

Sensibilidade
Várias histórias de solidão e dor se entrecruzam e formam uma narrativa sensível, amorosa, poética. Quanta sensibilidade na escrita de Valter Hugo Mãe!

ekundera 29/04/2021

?E amar uma pessoa é o destino do mundo?
O texto tem bastante beleza poética, apesar de um certo estranhamento na escolha dos termos por causa do português de Portugal. Os personagens são sofridos e desesperançados pela sua própria realidade, mas profundamente humanos. Algumas situações sobre como a sociedade trata certos indivíduos diferentes são descritas com uma violência bem chocante, e tanto preconceito dá angústia sobre a condução da história. Apesar disso, os aprendizados que os personagens adquirem são de uma sensibilidade tocante.

Fabiano 13/05/2021

Delicadeza em tempos de crise
Um livro que nos mostra o amor que aparece pra quem precisa e pra quem o procura. Num texto muito belo, valter hugo deve ser lido nos dias de hoje em que o Brasil se vê afundado em tanta intolerância e ódio pelo outro.

regifreitas 04/10/2020

O FILHO DE MIL HOMENS (2011), de Valter Hugo Mãe.

VHM aqui nos mostra a formação de uma família no mínimo peculiar. Mais do que as ligações de sangue, são as relações de afeto e respeito pelas diferenças que acabam unindo pessoas tão diversas - os excluídos daquela comunidade. Se de um lado vemos exemplos de amor, compaixão e honestidade, também as facetas do preconceito e da intolerância, gerando dor e solidão, nos são mostrados.

É a quarta ou quinta obra do autor lidas até o momento, e, se nem todas caíram totalmente no meu gosto, mesmo assim, Mãe se tornou daqueles autores que sempre merecem uma nova oportunidade de leitura, por serem detentores de vozes que geralmente têm algo a dizer.

Ainda não sei se gostei mais deste ou de A MÁQUINA DE FAZER ESPANHÓIS (que já li faz um tempinho). Se os grifos feitos em ambas forem levados em consideração, A MÁQUINA leva certa vantagem. Entretanto, esse novo trabalho do autor me encantou bastante também, de formas muito diferentes. Logo, comparações são injustas.

Não chegou a me emocionar, como aconteceu com outros leitores, mas é um texto belíssimo, repleto de poesia. Chama a atenção, principalmente, a delicadeza com a qual o autor trata os seus personagens. Seres que socialmente seriam rotulados como vidas “menores”, mas possuidores de um universo de sentimentos dentro de si. A mensagem final é muito bonita, e todos acabam encontrando uma espécie de redenção, só possível juntos, através das relações e do amor que construíram entre si.