As mais belas coisas do mundo

As mais belas coisas do mundo Valter Hugo Mãe

Resenhas - As mais belas coisas do mundo

Paloma 09/02/2022

"Para mudar o mundo, sei bem, é preciso sonhar acordado. Apenas os que desistiram guardam o sonho para o tempo de dormir."
Mais um livreto extraordinariamente sensível do Valter Hugo Mãe.

Durante toda a leitura, a sensação que me predominou foi de segurar um belo Vintage Bullet Journal; Onde possuía, junto com as gravuras, toda uma sabedoria de vida e o mais puro e autêntico relacionamento que podemos desenvolver com alguém.

A forma como o Valter compartilha conosco um pouco do que aprendeu com o avô na infância, nos permite sentir toda a delicadeza, humildade e aconchego das lembranças.

É como um sussurro diretamente ao nosso coração, nos fazendo refletir com ele: Quais são as mais belas coisas do mundo?
_________________________________________

"De cada vez que a nossa cabeça resolve um problema aumentamos de tamanho. Podemos chegar a ser gigantes, cheios de lonjuras por dentro, dimensões distintas, países inteiros de ideias e coisas imaginárias."
ratofurioso 12/03/2024minha estante
Gente, que livro fofo mds, tô apaixonada. Muito queridíssimo!

Katia Rodrigues 06/10/2022

Dentro de um abraço...
"Para a beleza é imperioso acreditar. Quem não acredita não está preparado para ser melhor do que já é. Até para ver a realidade é importante acreditar. A minha mãe disse que eu virei um sonhador. Para mudar o mundo, sei bem, é preciso sonhar acordado. Apenas os que desistiram guardam o sonho para o tempo de dormir."

Luiz 11/08/2021

Sensibilidade
E eu continuo me surpreendendo com tamanha sensibilidade com que Valter Hugo Mãe consegue tratar sentimentos e emoções. Quanta beleza nesse livro. Vai ficar guardado no meu coração por muito tempo.

Renato375 09/04/2022

Coração aquecido
O livro passa uma mensagem muito bonita sobre o valor das pessoas e das relações verdadeiras na nossa vida.

Leila de Carvalho e Gonçalves 19/08/2021

A Capacidade De Amar E Cuidar De Alguém
Este livro é pequeno em tamanho mas denso em conteúdo. Resultado de um primorosa edição, ricamente ilustrada, ele abriga um conto de Valter Hugo Mãe, um dos mais destacados autores portugueses da atualidade.

De cunho memorialístico, ele gira ao redor das mais belas coisas do mundo. Afinal, quais são e onde encontrá-las? Uma lição que um menino aprendeu durante os anos de convivência com seu avô e ora adulto, ele jamais esqueceu.

Um avô inspirado no próprio avô do escritor, Antonio Alves, como explica Valter Hugo Mãe no final de uma narrativa que foi escrita para o público adulto, mas a empatia deste relacionamento permite que também desperte o interesse dos ?miúdos?. Por sinal, conforme decisão do autor, a edição manteve a grafia do texto original e não segue o último Acordo Ortográfico de Língua Portuguesa.

Finalmente, devido às já mencionadas ilustrações, o e-book é melhor visualizado em tablets e celulares.
Ian Vitor 19/08/2021minha estante
Esse autor é um dos maiores achados da nossa literatura, cada livro é tão lindo!

Leila de Carvalho e Gonçalves 19/08/2021minha estante
Concordo inteiramente. Abraços!

Flá 15/12/2022

Fofo
Uma linda homenagem para o avô do autor.
Rápido de ler, leve e super fofo, com uma reflexão bem legal sobre como viver e ver a vida!
Gostei da experiência e fiquei com vontade de ter conhecido o Sr. Antônio.

Cleilson 24/09/2021

Confesso que sempre admirei de longe o trabalho de Valter Hugo Mãe e não havia me permitido ainda embarcar nestas leituras, até chegar em "As mais belas coisas do mundo".

Curto, conciso e uma baita porta de entrada para quem quer conhecer um pouco da escrita e estilo do autor.

Uma leitura fluída, sensível e que nos convida a refletir sobre a simplicidade das coisas, o valor e a beleza de cada momento da vida.

Já virando queridinho e livro de cabeceira para lembrar de rele-lo por muitas vezes ainda.

@LuanLuan7 13/10/2023

Comovente e singelo.
Comovente.
A obra consiste em vários conselhos recebidos pelo avô de Hugo Mãe, a quem é dedicada a obra.
Pequenos relatos carregados de saudades e emoção.

?Para mudar o mundo, sei bem, é preciso sonhar acordado. Apenas os que desistiram guardam o sonho para o tempo de dormir.?

Ricardo Tavares 23/03/2020

Uma bonita história sobre um menino e as memórias de seu avô. Uma prosa poética escrita com lirismo, acompanhada de belas ilustrações. É um livrinho que se lê rapidamente com prazer e nos dá uma emoção e leveza de espírito. Gostei muito. Minha primeira leitura de Valter Hugo Mãe foi prazerosa e fiquei curioso em conhecer o restante de sua obra.
Henrique 23/07/2020minha estante
Tirou as palavras da minha boca. Exatamente como me senti.

Nasouza 14/06/2022

Esse livro é muito bonito, o tipo de livro que de da lição pra levar pra vida toda sabe????. Eu achei inspirador e cheguei até chorar no final.

Bruna 02/09/2021

Novamente eu leio e me encanto com sua simplicidade bela. Uma leitura gostosa de ser feita. Valter Hugo Mãe sabe como afagar o coração.

Geovanna.Carla 24/10/2020

É mágico ver e recordar o processo de aprendizagem de uma criança das coisas mais singelas as mais tristes nas palavras desse autor genial. Afinal, o que são as coisas mais belas do mundo?

?Ponderou se o mais belo do mundo não seria fazer-se o que se sabe é pode para que a vida de todos seja melhor?.

gabihott 11/06/2022

Lindo e confortante.
É um livro bem pequenino mas gigante em sentimentos e reflexões. Nas poucas páginas podemos encontrar uma bela história de amor e ensinamentos entre um neto e um avô. É lindo, profundo e tocante. Recomendo muito!!!
Ricardo Tavares 11/06/2022minha estante
Esse é um livrinho bonito e gostoso de ler. A prosa de Valter é envolvente e as ilustrações belíssimas. Amei ler essa prosa poética.

Dudu Menezes 22/05/2022

Todos deveriam ler
Nesta manhã de domingo, li meu primeiro livro de Valter Hugo Mãe.

"As mais belas coisas do mundo" é um livro sobre a relação do autor com o seu avô materno, revelando todo o carinho e a herança afetiva que recebeu na infância, hoje transformados em literatura.

Só que lendo o livro eu descobri que é muito mais do que isso. Para nós, leitores, é inevitável refletir sobre as nossas relações familiares.

Mais do que lamentar não ter conhecido meus avôs paterno e materno, todo dia acontece algo que me remete ao quanto eu gostaria que o meu pai pudesse estar presente na vida do meu filho. Dos abraços aconchegantes, que o autor narra tão bem, às descobertas que só um avô é capaz de provocar, é impossível não se emocionar.

Porque a herança do afeto é algo que não se pode descrever em palavras. Mas, hoje pela manhã, quando o Luquinhas acordou, e eu já tinha lido este pequeno grande livro, mais uma vez ele me olhou com os olhos que o meu velho me olhava e eu retribuí este olhar com a herança do avô que ele não conheceu. E, de alguma forma, meu pai se fez presente, ali, entre nós.

Então, eu perguntei para o Lucas o que ele considerava "as mais belas coisas do mundo". Cheguei a sugerir a lua, o sol, os pássaros, a praia do Laranjal, que ele gosta tanto de ir. Mas ele pediu um tempo para pensar e, quando eu voltei para a sala, me disse que já sabia. Que eu "olhasse para trás", bem onde guardo os meus livros, e me disse, apontando com a cabeça, "são os livros".

Eu me emocionei, sim. E vim, aqui, dizer para vocês lerem "As mais belas coisas do mundo". Não estava pensando em fazer uma resenha sobre este livro agora. Mas acredito que "as mais belas coisas do mundo" são todas aquelas heranças afetivas que conseguimos traduzir em amor.

Obrigado, Valter Hugo Mãe. Primeira leitura de muitas outras que virão!