Adeus Conto de Fadas

Adeus Conto de Fadas Leonardo Brasiliense

Resenhas - Adeus Conto de Fadas

Barbara Miho 08/01/2022

Resenha no Instagram @livrosdamiho
É meus amigos... Com a leitura deste livro, agora, oficialmente posso dizer que: Li todos os livros publicados de Leonardo Brasiliense.

Não sei bem qual sentimento que preciso ter nesse momento, mas sei dizer que foi uma experiência e tanto caminhar por seus 12 livros até chegar neste.

Quem me acompanha a mais tempo sabe a admiração e amor que tenho pela escrita deste autor, me sinto um pouco perdida em saber que não tenho mais livros dele para ler (enrolei ao máximo para ler este exatamente para não ter essa sensação rsrs).

Adeus conto de fadas é um livro vendedor do Prêmio Jabuti! Leonardo Brasiliense é um especialista quando se diz na escrita de minicontos voltado para o cotidiano.

Neste livro, o enfoque é para o cotidiano dos adolescentes, jovens na idade de pura descoberta. Gosto dos finais abertos que ele deixa em praticamente todos os contos, indicando o que aconteceu mas não o escrevendo. É fenomenal.

Sentirei saudades Leonardo! Obrigada por todos os livros publicados até aqui (e quero mais viu?).

Fran 01/10/2010

Minicontos Juvenis
"Quem nunca quis pegar o carro aos 16?"

Leonardo Brasiliense se referiu nos minicontos a vida difícil de um adolescente, com poucas palavras ele consegue nos mostrar coisas que acontecem ou já aconteceram com qualquer um.

Em cada miniconto que ele escreve faz com que descubramos quase que por
nós mesmos o final.

O autor passa os contos de maneira simples e divertida, são rápidos de ler, e pra qualquer hora e momento.

Letícia 14/05/2022

Não é pra mim...
Sei lá, só não gostei.
Talvez tenha ficado datado, talves seja dramático demais, talvez seja muito caricato, talvez seja só de mau gosto. Só não funcionou pra mim...

Maria Freitas 01/06/2022

Conto sobre adolescência
São vários mini contos sobre adolescência, gostei bastante por ser contos, mas acredito que poderia ter mais desenvolvimento nos contos. Mas gostei bastante por retratar a vida de adolescência nele.

Catea 21/11/2023

Jacaré
Tem uma boa escrita mas não consegui me identificar ou me ver nos contos. Talvez por épocas diferentes, vivências diferentes, os contos não me trouxeram nostalgia.

Luh 10/10/2022

Livro simplesmente perfeito, nele tem bastante frase sobre reflexão e maturidade e com humor mtt massa

Andrea 18/02/2013

Fantástico
A escrita do autor é fantástica. Num "simples" microconto ele consegue profundidade e fluidez.

Usa a ironia pontualmente em vários deles de forma genial. E consegue passear por um número grande de situações juvenis sem se tornar repetitivo e captar momentos ricos nas narrativas.

É um livro daqueles que você lê e tem aquela sensação gostosa de adição na sua vida. Totalmente recomendado.

Tomlucitor23 05/03/2013

motivos para denmorar a fazer uma resenha desse livro? preguiça, li meio entusiasmado, nem curti, tem uns contos interessantes, e so, coisa de criança, se bem que não vejo como uma criança iria se interessar por algum desses contos, mais tem quem goste

Claudio Rosa 17/06/2015

Encantador
Comecei a leitura desse livro como quem não estava muito interessado em terminar. Quando vi que ele tinha ganhado o prêmio Jabuti, comecei a questionar sobre os critério que levaria um livro a ganhar tal prêmio, porque de acordo com minhas observações aquele livro era uma porcaria. Me enganei feio graças a Deus! O livro prendeu tanto a minha atenção que só parei de ler quando terminei. Trata-se de narrativas de adolescentes sobre suas experiências de vida. Algumas engraçadas, outras que nos traz a reflexão, mas todas incríveis. Outro detalhe sobre o livro é que as narrativas são curtas, alguns são tão pequenas que não passam de uma frase. Depois da leitura entendi o porque da obra ter ganhado o prêmio jabuti. Há! Depois que terminei se formou uma fila de alunos que querem lê-lo. Fiquei muito feliz com isso.

Alice 27/01/2016

"Que olho bonitos você tem" ela me disse quando tirei os óculos. E naquela instante, seu rosto era o borrão mais lindo que eu já vi"

Josivaldo 17/04/2018

Adeus conto de fadas - Leonardo Brasiliense
Para aqueles, que assim como eu, desconhecem o que são minicontos, essa seleção de textos escritos pelo Leonardo Brasiliense é uma ótima iniciação ao gênero. São textos rápidos, bem escritos e com carregadas doses de humor e crítica. Algumas problemáticas que acompanham a infância-adolescencia e que, muitas vezes, também se presenteiam na vida adulta.