Mantenha o Seu Cérebro Vivo

Mantenha o Seu Cérebro Vivo Lawrence C. Katz

Resenhas - Mantenha o Seu Cérebro Vivo

LAvia 25/01/2024

Mantenha o cérebro vivo
Livro com várias dicas de como manter seu cérebro vivo, pequenas mudanças simples no dia a dia , nas férias, nas escolhas do caminho e usando os outros sentidos , que são menos usados .
Vou testar para melhorar.

denis.caldas 01/01/2024

Neuróbica
O livro trata, resumidamente e com referências científicas, de como o cérebro funciona para se manter jovem e ativo até o fim da vida; mesmo escrito há mais de 20 anos se mantém atualizado. A Neuróbica é uma série de exercícios simples que podem ser incorporados em atividades corriqueiras (trabalho, viagens, mercado, refeições e lazer), utilizando sentidos pouco explorados além da visão, como o tato, o paladar, a audição e o olfato. Por exemplo, escovar os dentes ou escrever com a outra mão, procurar a roupa e se vestir no escuro etc.

Alìce 07/11/2023

Achei o livro interessante, com vários insights legais, acho que vale a pena ler se você conseguir fazer ao menos alguma atividade do livro.

QUEIJO460 15/08/2023

Mantenha o seu Cérebro Vivo.
As cinco estrelas que por mim foram dadas, foram graças a escrita de fácil entendimento, apesar de tratar sobre um assunto relacionado a neurociência. É um livro que entrega o que propõe, ou seja: "83 exercícios neuróbicos", se estes funcionam, aí já é outra história.

O neurocientista norte-americano, Larry Katz, autor deste livro, criou o que é chamado de neuróbica, ou seja, uma ginástica específica para o cérebro. Se trata de algo sem muitas comprovações científicas, então deve-se estar atento, mas também pode ser que no futuro sejam comprovadas.

Não me pareceu que coisas absurdas foram apresentadas no livro, no entanto, sou totalmente leigo na neurociência. Um exercício apresentado no livro que posso citar:

"3. ESCOVE OS DENTES COM A OUTRA MÃO.

Escove os dentes com a mão esquerda, ou direita, se você for
canhoto (use-a inclusive para abrir o tubo e colocar a pasta na escova).
Você pode trocar de mão em qualquer atividade da manhã, como pentear os cabelos, fazer a barba, aplicar maquiagem, abotoar as roupas, colocar as abotoaduras, comer ou usar o controle remoto da TV.
Esse exercício exige que voce use o lado oposto do cérebro em vez do lado que normalmente usa. Assim, todos os circuitos, conexões e áreas do cérebro envolvidos no uso da mão dominante ficam inativos, enquanto
seus equivalentes no outro lado do
cérebro passam a orientar de repente
um conjunto de comportamentos dos quais não costumam participar. As pesquisas têm demonstrado que esse tipo de exercicio pode resultar numa rápida e substancial expansão dos circuitos nas partes do córtex que controlam e processam as informações táteis da mão."

Bom, para mim não parece nada absurdo, mas vai de cada um tirar suas próprias conclusões.

Priscila385 21/04/2023

Ótimas ideias para o seu cérebro ficar feliz
Livro com linguagem simples e ideias na maioria das vezes fáceis de serem implementadas no cotidiano. Tem algumas coisas meio fora da realidade tipo tentar adivinhar as frutas no mercado de olhos fechados, o que me parece nada funcional. Porém com o princípio geral do livro, tudo pode ser adaptado.

Mayara961 11/02/2023

Dicas realmente úteis.
Excelente livro, com técnicas simples para usarmos no dia a dia e o principal, explicando sobre cada atividade e como essa atividade pode nos ajudar. Com ele aprendemos que pequenas ações diárias podem melhorar e exercitar nosso cérebro. O livro é antigo e um pouco ultrapassando, poderia ter uma nova edição atualizada, mas mesmo assim super recomendo.

Kylian 29/12/2022

Só seguir as dicas por uma semana depois eu até esqueci que tinha essa livro (que ironia para um livro que tenta estimular a memória)

Fabius 07/09/2022

Ginástica para o cérebro
Este livro traz técnicas para melhorar a memória e a capacidade mental. Alguns exercícios são plenamente factíveis, como percorrer um ambiente conhecido e fazer algumas atividades, como tomar banho, com os olhos fechados (aumentando assim o potencial dos outros sentidos), escrever e fazer outras atividades, como escovar os dentes, com a mão não dominante, testar sabores, cheiros e texturas diferentes, mudar a rotina. O importante é ter novas experiências, com o objetivo de criar novas redes neurais. Sendo a plasticidade neural uma realidade, acredito que os conceitos e técnicas presentes nesta obra podem nos ajudar a melhorar nossa agilidade mental, mantendo o cérebro "vivo" por muito tempo, como diz o título.

leituras_da_dy 19/05/2022

Razoável
Não é de todo ruim.
Apresenta boa introdução sobre o tema (Neuróbica), boas referências científicas e tem linguagem simples. As ideias que ele apresenta é que são em sua maioria estranhas e difíceis de serem aplicadas. E algumas ate bobas.
Acredito também que seja pelo fato do livro ter sido escrito há muito tempo. Atualmente, há diversas ideias de praticar Neuróbica.

Raynara 31/12/2021

A neuróbica como meio de produzir mais neurotrofinas
O livro apresenta uma série de exercícios neuróbicos bem simples, alguns bem inusitados, que ajudam a estimular partes do cérebro que, devido a rotina, acabam não sendo ativadas com tanta frequência.

Os exercícios focam naquilo que é novidade, não usual, interações sociais, novas associações e estímulo dos sentidos que não seja só a visão.

É um livro curtinho com uma leitura fácil e fluida. Por ter sido escrito no ano 2000, é possível encontrar termos como walkman, toca-fitas, vídeo-cassete etc o que deixou o texto bem engraçado, kkk.

Spoladore 24/08/2021

Interessante!
Muito didático e com exercícios simples para incrementar na rotina do dia a dia. Além de conter estudos sobre a anatomia do cérebro e seu funcionamento, experiências realizadas e informações úteis.

Gui 03/07/2021

Achei um livro bem útil. Uma boa introdução a neuróbica, mas no decorrer da leitura ficou cansativo pela quantidade de dicas e idéias para estimular o cérebro.

Rafa 02/07/2021

Precisa pensar mais? Leia
Os "artigos" que você mais vai precisar serão sempre curtos e dinâmicos, palavras menos floreadas, a grande ideia do livro é te fazer usar melhor o cérebro sem te confundir tanto, bem... Você não vai se arrepender

rickcabrall 26/06/2021

Estimule o seu cérebro! Saia do automático!
Gostei bastante, o livro trás várias atividades interessantes para estimularmos o nosso cérebro, ativar áreas pouco utilizadas, resgatar memórias e aumentar nossa capacidade de cerebral ajudando assim na concentração, aprendizado, etc... Conheça novos cheiros, novos lugares, utilize os seus sentidos, cultive uma horta ou jardim, aprenda um novo instrumental musical, enfim, saia do automático.