Mantenha o Seu Cérebro Vivo

Mantenha o Seu Cérebro Vivo Lawrence C. Katz

Resenhas - Mantenha o Seu Cérebro Vivo

Rafa 02/07/2021

Precisa pensar mais? Leia
Os "artigos" que você mais vai precisar serão sempre curtos e dinâmicos, palavras menos floreadas, a grande ideia do livro é te fazer usar melhor o cérebro sem te confundir tanto, bem... Você não vai se arrepender

Waleska2 26/02/2021

Recomendo o livro.
Esse livro traz uma introdução muito boa ao assunto "neuróbica", e traz diversas opções de exercícios simples que podem ser feitos tranquilamente no dia a dia, com a promessa de trazer benefício ao cérebro, melhorando a memória e o deixando sempre ativo.
Linguagem simples e objetiva, não é cansativo de se "ler" (eu escutei em audiobook).
Eu recomendo.

QUEIJO460 15/08/2023

Mantenha o seu Cérebro Vivo.
As cinco estrelas que por mim foram dadas, foram graças a escrita de fácil entendimento, apesar de tratar sobre um assunto relacionado a neurociência. É um livro que entrega o que propõe, ou seja: "83 exercícios neuróbicos", se estes funcionam, aí já é outra história.

O neurocientista norte-americano, Larry Katz, autor deste livro, criou o que é chamado de neuróbica, ou seja, uma ginástica específica para o cérebro. Se trata de algo sem muitas comprovações científicas, então deve-se estar atento, mas também pode ser que no futuro sejam comprovadas.

Não me pareceu que coisas absurdas foram apresentadas no livro, no entanto, sou totalmente leigo na neurociência. Um exercício apresentado no livro que posso citar:

"3. ESCOVE OS DENTES COM A OUTRA MÃO.

Escove os dentes com a mão esquerda, ou direita, se você for
canhoto (use-a inclusive para abrir o tubo e colocar a pasta na escova).
Você pode trocar de mão em qualquer atividade da manhã, como pentear os cabelos, fazer a barba, aplicar maquiagem, abotoar as roupas, colocar as abotoaduras, comer ou usar o controle remoto da TV.
Esse exercício exige que voce use o lado oposto do cérebro em vez do lado que normalmente usa. Assim, todos os circuitos, conexões e áreas do cérebro envolvidos no uso da mão dominante ficam inativos, enquanto
seus equivalentes no outro lado do
cérebro passam a orientar de repente
um conjunto de comportamentos dos quais não costumam participar. As pesquisas têm demonstrado que esse tipo de exercicio pode resultar numa rápida e substancial expansão dos circuitos nas partes do córtex que controlam e processam as informações táteis da mão."

Bom, para mim não parece nada absurdo, mas vai de cada um tirar suas próprias conclusões.

rickcabrall 26/06/2021

Estimule o seu cérebro! Saia do automático!
Gostei bastante, o livro trás várias atividades interessantes para estimularmos o nosso cérebro, ativar áreas pouco utilizadas, resgatar memórias e aumentar nossa capacidade de cerebral ajudando assim na concentração, aprendizado, etc... Conheça novos cheiros, novos lugares, utilize os seus sentidos, cultive uma horta ou jardim, aprenda um novo instrumental musical, enfim, saia do automático.

Isabela 20/11/2020

Interessante, mas não muito
Apesar do autor dar dicas interessantes sobre como exercitar o cérebro, chega uma hora que algumas ficas se repetem com muita frequência e isso deixa um pouco cansativo
ana silvia 30/12/2020minha estante
eu adorei o livro e coloco em prática muitas dicas dele

Fabius 07/09/2022

Ginástica para o cérebro
Este livro traz técnicas para melhorar a memória e a capacidade mental. Alguns exercícios são plenamente factíveis, como percorrer um ambiente conhecido e fazer algumas atividades, como tomar banho, com os olhos fechados (aumentando assim o potencial dos outros sentidos), escrever e fazer outras atividades, como escovar os dentes, com a mão não dominante, testar sabores, cheiros e texturas diferentes, mudar a rotina. O importante é ter novas experiências, com o objetivo de criar novas redes neurais. Sendo a plasticidade neural uma realidade, acredito que os conceitos e técnicas presentes nesta obra podem nos ajudar a melhorar nossa agilidade mental, mantendo o cérebro "vivo" por muito tempo, como diz o título.

Liviamelina 13/12/2020

O melhor são os exercícios
Esse livro é facílimo de ler e os exercícios são MUITO LEGAIS E DIVERTIDOS!! Vale a pena!

Américo 11/01/2021

Proposta simples mas interessante
O livro traz diversas sugestões de mudanças em sua rotina habitual, capazes de aumentar os estímulos no cérebro e melhorar sua capacidade de memorização e associação.

Algumas ideias são bastante interessantes e viáveis, outras eu achei extravagantes demais.

Cada capítulo do livro foca em um tipo de local ou rotina específica: hora de acordar/dormir, ida e volta do trabalho, no trabalho, nas refeições, nas férias, etc.

denis.caldas 01/01/2024

Neuróbica
O livro trata, resumidamente e com referências científicas, de como o cérebro funciona para se manter jovem e ativo até o fim da vida; mesmo escrito há mais de 20 anos se mantém atualizado. A Neuróbica é uma série de exercícios simples que podem ser incorporados em atividades corriqueiras (trabalho, viagens, mercado, refeições e lazer), utilizando sentidos pouco explorados além da visão, como o tato, o paladar, a audição e o olfato. Por exemplo, escovar os dentes ou escrever com a outra mão, procurar a roupa e se vestir no escuro etc.

Elisângela 29/12/2010

O livro dá uma explicação de como funciona nossos neurônios e dá dicas de como pequenas coisas podem colocar nossos neurônios para funcionar melhor e multiplicá-los.
Ramon 27/12/2013minha estante
multiplicar neurônios?

Luciene.Bahiense 15/04/2018minha estante
Acredito que ao invés de sugerir a multiplicação de neurônios, esteja sugerindo a multiplicação das sinapses neuronais...

Menotti 13/10/2012

Para aquelas pessoas que tem memória ruim, ou que acha que precisa de um upgrade na mente. Esse livro é o ideal, com exercícios que podemos fazer no cotidiano, fáceis, simples e na maioria das vezes rápido.
Este livro serviu bastante para mim, quando o vi na estante do meu tio (não na do Skoob, na estante física do meu tio) achei que era mais um daqueles livros de auto-ajuda chato, que só falam, falam, falam e não diz na real o que devemos fazer. Com uma introdução do que vem pela frente impressionante, explicando cada detalhe do nosso cérebro, como funciona e como preveni-lo de futuros surtos.
Depois de uma longa introdução de mais de 50 páginas, vem a parte prática, pois, como Lawrence e Manning falam, não adianta só ficar na teórica não vai servir para muita coisa, temos que praticar, principalmente o nosso cérebro.
Com recheados exercícios, desde acorda á dormir, eles fazem nós vermos o como podemos exercitar o nosso cérebro sem nem mesmo perceber. De como escovar os dentes com a mão diferente do que a de costume á tentar colocar colocar e amarrar o sapato com uma mão só. Livro muito bom para quem tem algum problema de esquecimento ou que acha que precisa de uns ajustes no cérebro.
Fabius 03/11/2020minha estante
Olá, depois de tanto tempo praticando vc conseguiu melhorar sua capacidade de memorização?

Ewer 21/06/2016

Conteúdo bom,porém repetitivo
O título é meio pretensioso,mas a proposta do livro,é remoldar nossos hábitos,não mudá-los e sim fazer de formas incomuns,modificando a ordem de faze-los ou como faze-los. Basicamente fala como manter a saúde mental e acelerar mecanismos de memória através de pequenas mudanças na rotina,envolvendo vários sentidos sensoriais e emoções,assim estimulando partes do cérebro que não são normalmente ativadas,criando assim um estado de alerta na mente. Tem uma linguagem bem repetitiva nos exercícios propostos,talvez a neuróbica em si,seja simples. Não acho que seriam necessários 83 exercícios cerebrais. (Na verdade pareceu ser apenas um número pra alongar o livro nas suas páginas,ou um marketing típico de livros de auto-ajuda) Fica bem monótono depois dos primeiros exercícios,pois os elementos são iguais,só mudam algumas coisas aqui e ali,mas na essência é a mesma de outros. A fórmula é,envolver a maior parte dos SENTIDOS possíveis,ou se abster de alguns,para reforçar os menos usados,colocar ATENÇÃO e foco saindo do piloto automático e por fim fazer de forma INESPERADA,ou inverter a ordem de que fazemos as coisas. Um livro bom,mas com o conteúdo simples,que poderia ser resumido em poucas páginas,recomendo pra quem nunca leu livros do gênero. Eu readaptarei minha rotina com a fórmula proposta.
Fabius 03/11/2020minha estante

ANE 12/07/2020

Testando seu cérebro
O livro contém dicas pra exercitação do cérebro, com dicas e atividades diversas.

Cássia 12/11/2020

Mantenha o seu cérebro vivo
Um ótimo passatempo para o seu cérebro. Te mantém preso e sempre animado a resolver o próximo desafio.