Zen e a Arte da Manutenção de Motocicletas

Zen e a Arte da Manutenção de Motocicletas Robert Pirsig

Resenhas - Zen e a Arte da Manutenção de Motocicletas

Aninha Terra 30/05/2010

Um livro da minha adolescência
Adolescer é tenso, diluído de racionalidade, hormônios em harmonia, logo em desarmonia. Eu vivi essa época, claro, claro, seres-humanos passam por etapas, ciclos, estágios do desenvolvimento e declínio do corpo e da mente. Nesses tempos de conturbação e formação alucinada, um dia caçando entre estantes paternas, encontrei o Zen e não larguei. Livro grosso, mas nem tanto, foi símbolo de uma visão de mundo que contaminou a minha existência naquelas vespertinas horas. O mundo dividido entre românticos e clássicos, a arte de arrumar as motocicletas e uma teoria de vida cheia de uma longa jornada pelas estradas dos EUA. Talvez fosse terapia ocupacional, talvez fosse uma forma de tentar entender as referências desse mundo contemporâneo. O que ficou foi a gostosa sensação de olhar o mundo de forma mais livre e densa. Boa leitura.

Rodrigo Leão 02/07/2021

Cansativo
É um livro que engana , é bom , mas envolve temas diferentes , porém se perde as vezes, vc fica cansado , eu comprei mais pela premissa de motos e filosofia , mas ele vai além disso , e não e pelo lado bom...

Joel's 26/09/2013

O segredo reside na atitude
Caramba! Um livro fascinante e surpreendente, embora bastante difícil pra mim. Mas mesmo eu não sabendo muita coisa sobre filosofia ocidental (representada pela manutenção da matocicleta, Kant e outros) e sobre filosofia oriental (descrita pelo Zen budista), deu pra refletir e muito sobre muitas coisas. Assim, por meio de um percurso pessoal, de âmbito filosófico e espiritual, tenta levar o leitor a meditar sobre o valor real da vida, nas suas facetas racionais, humanistas e transcendentes. Durante a travessia, as necessidades de manutenção e reparação mecânicas, da motocicleta, servem de referências metafóricas a uma bonita e desprendida aventura, que acaba na reconciliação do homem com a sua natureza e a sua condição. O que há de ser melhorado aqui, não é a moto e suas peças, mas o homem e sua alma. O segredo reside na atitude. "Na minha opinião, é assim que o mundo pode melhorar um pouco: as pessoas devem tomar decisões individuais de Qualidade, e pronto."

Para quem pensa que é um livro budista ou um manual de manutenção de motocicletas, no início, apesar das referências no título, Robert logo avisa: "não deverá, em caso algum, ser associada a essa grande massa de informações factuais relativas a ortodoxia da prática budista e tampouco é muito preciso em relação à manutenção de motocicletas".

Recomendo o 'Zen e a arte da manutenção das motocicleas: uma investigação sobre valores', mas deixo as seguintes orientações: sua cabeça vai doer. Seu coração vai se desmanchar. Você não irá ficar quieto até conseguir terminar o livro. Você não vai ficar indiferente à vida depois da leitura. Não dá.

Um livro difícil. Uma aventura invejável - cortando mais da metade do continente norte americano (De Minnesota à California). Faltou o mapa no livro, mas fui acompanhando pelo googlemaps. É um livro que abre caminhos, ao invés de fechá-los.

cliffoliveira 25/12/2009

abrindo mentes
Zen e a Arte da Manutenção das Motocicletas é uma das obras que eu considero obrigatórias.
O livro realmente abre a mente com indagações pertinentes e interessantes, envolvidas na busca pela qualidade. O debate aborda o formato de nossa educação, os paradigmas sociais e o papel da universidade.

xaxinho 22/07/2011

Alguns livros podem mudar sua vida. Este é um deles.
Por toda minha infância vi no escritório do meu pai, um livro cuja capa tinha um capacete perfurado por uma rosa. Estranho que de sua mesa, Hobbes, Locke, Bachelard e Foucault iam e vinham. Mas este livro, nunca saía da mesa.

Assim que me julguei apto, tomei este livro e, enquanto Pirsig viajava em sua moto, eu fazia uma viagem na minha própria mente, uma jornada de auto-conhecimento. Não no sentido da psicanálise ou de auto-ajuda. Mas sim na própria maravilha de uma auto-descoberta filosófica.

Junte esta beleza com a busca da Qualidade (com maiúscula), e temos um livro sensacional.

Cinara 13/06/2010

Antes e depois
Um divisor de águas para os amantes informais de filosofia - mais do que o conteúdo, a forma com que Pirsig desenvolve o argumento principal - o conceito de qualidade - prende a atenção e, forçosamente, obriga a repensar a própria escala de valores. Não se lê este livro impunemente. No mínimo, não se consegue permanecer o mesmo, depois de sua leitura.
Flávio Ceola 19/02/2015minha estante
"Não se lê este livro impunemente. No mínimo, não se consegue permanecer o mesmo, depois de sua leitura." - traduziu perfeitamente o propósito do livro... temo que muitos ainda não experimentaram isso.

Teca 20/02/2011

Cada vez mais atual
Um livro fundamental. Anterior à enxurrada da literatura de auto ajuda, deve voltar a ser lido como uma âncora de valores em meio à prevalência da internet e da informação desenfreada e sem limites.

Nilson 26/04/2020

10 anos depois
Exatamente esse o tempo que faz quando li a primeira vez este livro.
Interessante, como mudou a maneira como li esta historia da primeira para a segunda vez. O livro está cheio de grifos e marcações de passagens interessantes na parte filosófica que me marcaram na época, enquanto que agora achei muito enfadonhas. Dei mais atenção à viagem e o relacionamento dele com o filho que os ensinamentos filosóficos. O tempo passa e com ele tambem passamos a ver as coisas de forma diferente até mesmo nas nossas leituras. Mas valeu

Cassio Kendi 05/08/2021minha estante
Resenha fantástica! Li o livro faz alguns anos, e confesso que não tinha percebido metade das coisas que você percebeu, mas as sensações aqui descritas foram bem parecidas para mim. Deu vontade de ler de novo

Júlia 17/08/2021minha estante
Obrigada Cassio, acho que é um livro que vale muito a releitura mesmo! Me fez muito bem a leitura

Rafael Ramos da Rocha 25/07/2023

Poderia ser legal
A parte sobre motos, manutenção, viagem? as relações entre as pessoas, sao legais? mas a parte filosófica que é inclusive a maior parte, é chata, tediosa, com pouquíssimos momentos e reflexões que valham a pena? no geral?
Um livro enfadonho.

milton_rocha 20/03/2023

Um resumo geral da filosofia
Demorei diversos meses, lendo aos poucos e de maneira bem espaçada, para finalizar este livro, creio que um pouco por uma narrativa que as vezes é meio confusa e que tenta se passar em todo lugar ao mesmo tempo e creio que também pela densidade de alguns momentos que descrevem diversas escolas filosóficas e seus pontos principais.

O ponto alto do livro é justamente trazer resumos profundos, com aplicações à narrativa e super interessantes sobre à Filosofia enquanto questionamento da própria existência e do ser. Interessante notar que o dualismo racional é rechaçado e um equilíbrio maior é proposto, avaliando e ponderando as situações de acordo com a Qualidade, a característica única e essencial do que é bom.

Apesar de já ter tido experiência com a maioria dos filósofos citados, creio que para um leitor mais inicial os diálogos na maior parte possam ser acompanhados, mas não em sua totalidade, principalmente na etapa final do livro, portanto, recomendo a leitura com pesquisa dos filósofos mais citados, Aristóteles, Sócrates, Heráclito, Parmênides, Platão e por aí vai.

Bom livro para quem gosta de filosofia, mas precisaria de uma narrativa mais concisa e sem tantos pulos para que me cativasse mais, 3,5/5

Letícia 08/04/2023

Esse é um livro de filosofia e eu recomendo a leitura
Quando foi publicado em 1974, o livro foi uma sensação literária e, de fato, foi um livro surpreendente, estava na minha lista há tempos e li através do Amazon Prime. Eu esperava um drama familiar, mas na verdade se trata de um livro de filosofia romanceado.
A história começa quando nosso personagem principal, que é o próprio autor, e o filho Chris saem em uma jornada pelos Estados Unidos de moto, indo de Minneapolis até San Francisco. A aventura não é apenas turística, ao longo do caminho somos apresentados a uma série de reflexões que se tornam cada vez mais profundas e complexas.
No decorrer da narrativa, Pirsig acrescenta elementos da Grécia antiga e da filosofia oriental, em especial o zen budismo, para enriquecer as suas meditações sobre a realidade.
Em paralelo, os capítulos intercalam essas reflexões com o drama pessoal do personagem principal e sua relação com a família. Eu entendi que em algum momento o personagem deixou de ser quem era por alguma intervenção psiquiátrica, mas seu eu antigo ainda o assombra como um fantasma. A relação que já estava estremecida com a sua família acabou se deteriorando mais.
No geral, o livro é instigante e acessível, por isso conquistou seu lugar como um clássico da filosofia popular. A mistura de narrativa pessoal, investigação filosófica do autor e suas percepções sobre a natureza da existência e a experiência humana continuam a inspirar e desafiar os leitores mais de quatro décadas após sua publicação. Seja você um leitor filosófico experiente ou simplesmente procurando um livro instigante, esse vale muito a pena, é uma mistura única e envolvente de filosofia, espiritualidade e conselhos práticos.

Para ler a resenha completa, acesse o link!

site: https://desafiolivrospelomundo.wordpress.com/2023/02/05/zen-e-a-arte-da-manutencao-de-motocicletas/

Janine 02/06/2013

Não leia pelo título
Nada tem de manual de manutenção de motocicletas!
Apenas para registro:
Iniciei a leitura desta obra numa noite de chuva intensa, no fim de janeiro de 2007, num quarto de hospital em Cataguases, onde minha avó, aos 100 anos, encontrava-se internada com pneumonia e eu a acompanhava - ela faleceu no dia 21 de fevereiro dequele ano.

Possui um conteúdo extremamente filosófico!
Quando li, fiquei um bom tempo lidando com questionamentos internos adormecidos.

Vale a pena, não só para motociclistas, pois nos remete a um universo que experimentamos inconscientemente com frequência, mas também para os amantes de uma filosofia de vida voltada para aspectos introspectivos!

Bia 21/11/2019

O livro certo no momento certo para a pessoa certa
Tenho certeza de que se tivesse lido este livro a muito tempo atrás, eu não o teria "aproveitado" da maneira como foi.
Não vou conseguir explicar aqui, mas sinto que sou um pouco Fedro quando decidi trilhar caminhos diferentes daqueles das pessoas a minha volta. Eu nunca aceitei certas convenções sociais e culturais, e isso me acompanha desde muito nova, mas só mais velha e madura eu coloquei isto em prática e acabei decidindo sair um pouco da minha bolha. Por isso busquei conhecimento sobre diversas áreas ao longo dos anos, portanto não foi difícil pra eu entender diversas partes, o que anos atrás teria sido bem difícil.
O que também me fascinou muito no livro foi a extensa viagem de motocicleta feita por pai e filho, algo que gostaria muito de um dia poder fazer, então eu adorei todas as descrições detalhadas das paisagens, dos perrengues, conversas, lugares e pessoas novas que iam aparecendo pelo caminho.
Concluindo: é um livro atemporal que deveria ser lido em qualquer época, mas acho que cairia muito bem no tempo em que vivemos (ficaria muito curiosa em saber o que Pirsig acha da tecnologia atual, rsrs), e por fim, mostra que conhecimento nunca é demais, e quanto mais perguntas você faz, mais perguntas surgem.