O Cérebro Imperfeito

O Cérebro Imperfeito Dean Buonomono

Resenhas - O cérebro imperfeito

ILG 10/09/2020

Livro muito bom, de linguagem acessível, mesmo abordando muitos conceitos científicos.

Luiz.Ricardo 25/04/2020

Bom livro
Gostei do livro, principalmente por nos apresentar esses bugs cerebrais tão presentes no nosso cotidiano e como nós muitas vezes não somos tão racionais assim. Recomendo pra quem gosta de assuntos ligados a neurobiologia.

Jeane Correia 25/01/2021

livro de linguagem acessível apesar de abordar conceitos científicos. Ele fala dos "bugs" do nosso cérebro. Aborda questões como memória, tempo, ansiedade e medo. Puxa tópicos como a observação e também aborda conceitos de comportamento clássico.

Cláudio Jr. 06/06/2017

Leitura não tão fácil!
Não sei se é alguma limitação do meu cérebro, algum bug, ah vá lá, pode até ser, afinal é disto que o livro trata das nossas limitações, dos nossos erros cerebrais, como por exemplo, não lembrar de eventos distantes ou que não nos marcaram. O autor nos mostra que nossa memória é condicionada para lembrar de algo que teve uma forte associação a algum evento, seja este bom ou ruim, e essa associação irá marcar na memória. O interessante foi saber que nossa memória não funciona como um HD de computador, nós vamos inserindo novas memórias sobre as antigas e somente aquelas mais antigas que nos marcaram realmente são as que continuam, as memórias sem muita importância são deletadas completamente. Bom, agora podemos dizer que sessão de hipnose para relembrar de algo da infância vai por água abaixo.
Outro ponto muito legal foi descobrir como a propaganda, o marketing e a mídia descobriram há muito tempo como influenciar as pessoas, através das repetições é uma delas, pois as pessoas começam a achar que depois de algum tempo possui alguma empatia por aquilo que no início era estranho. Hitler já utilizava dessa artimanha com as suas propagandas nazistas.
Apesar de as vezes ser uma leitura um pouco cansativa eu indico para quem quiser saber sobre as nossas deficiências (entenda aqui como limitações) cerebrais.
Celso.Mattos 12/04/2018minha estante

Celso.Mattos 12/04/2018minha estante
Acho que não "podemos dizer que sessão de hipnose para relembrar de algo da infância vai por água abaixo" se considerarmos que aquilo que não estiver "salvo em nosso HD" pode estar salvo em "nuvem". Afinal, como inúmeras fontes ao longo da História afirmam, e mais recentemente, por relatos como o do Dr. Eben Alexander, nossa consciência não depende de nosso corpo. Saiba mais: https://istoe.com.br/249051_SETE+DIAS+EM+OUTRO+MUNDO/

flaviana.cardos 17/01/2019minha estante
Gratidão pela resenha. Hehe... até o momento a única!

Fox 01/09/2020

Livro muito interessante, pois aborda as linhas tortas que nosso cérebro escreve. Como é facil se iludir com coisas que achamos normais, mas nao conseguimos distinguir, pois somos submetidos a "falhas" evolutivas.

Nicoly 01/12/2020

Até pros cérebros mais bugados
Foi uma experiência muito boa ler esse livro, a forma como ele secciona um tema tão complexo e que converge com várias outras áreas de estudo é incrível. Até mesmo pra quem não tem experiência com esse tipo de leitura mais científica (like me) ele serve direitinho, além de usar toda essa informação pra contextualizar nosso momento presente e fazer reflexões incríveis sobre como somos limitados e ao mesmos tempo uma criação perfeita da evolução, fala também sobre como essa dualidade impos e impõe barreiras ao longo do tempo se valendo de experimentos e exemplos muito dinâmicos que todos nós vivemos mas não percebemos.
Enfim, recomendo e agredeco ao meu amigo que me recomendou.