O Escaravelho do Diabo Lucia Machado de Almeida

Resenhas - O Escaravelho do Diabo

Isabelle333 15/01/2024

Desculpa eu não confio em pessoas que não gostam deste livro. Ele é simplesmente perfeito. A narrativa te prende do início ao fim. Mas o filme é uma porcaria kkkkkkk
joao.borck 16/01/2024minha estante
CONCORDO TOTALMENTE

Asunción 14/01/2024

O Escaravelho do Diabo
Alberto, um jovem estudante de medicina, se vê em meio a uma investigação policial quando seu irmão, Hugo, recebe um besouro de um remetente desconhecido e, no dia seguinte, aparece morto com uma espada cravada em seu peito.
Dias depois, Alberto e o detetive Pimentel descobrem que se trata da espécie Coprophanaeus ensifer (o termo ensifer significa portador da espada).
Enquanto se aprofundam, sem êxito, nas investigações, um novo besouro e uma nova vítima surge. Trata-se da espécie Hypothenemus toxicodendri (cujo significado deste último nome é veneno da árvore). Não coincidentemente a vítima morreu envenenada.
A polícia tenta juntar evidências do que uniria as duas vítimas e a única ligação encontra-se no fato de ambos serem ruivos naturais.
Agora, sabendo o modus operandi e as possíveis próximas vítimas, Alberto e o detetive Pimentel tentam descobrir quem é o assassino misterioso, ao qual denominam "inseto", enquanto tentam proteger os demais ruivos da cidade de Vista Alegre.

Mercadantesjr 08/01/2024

Nossos brasileiros são os melhores do mundo
Uma história de crime que põe qualquer famoso para pensar na inteligência da construção dessa Obra.

Na 27/12/2023

Releitura
Li esse livro na escola, acredito que com uns 12 , 13 anos. Era um dos meus favoritos e lembrava dele ser enorme,rs.
Ele fala de um serial killer que mata ruivos de nascença de uma cidadezinha. E a morte após a morte de cada um é deixado um escaravelho com o nome relacionado à causa da morte.
Foi muito bom reler, mas eu jurava que tinha um enredo melhor e mais estruturado.

Tassia.Hinojosa 12/12/2023

Bom!!
Adorei ler esse livro!
Direto da minha infância, um suspense muito bem construído. A leitura é fácil e bem empolgante. Você fica doido para saber o final de tudo.

Indico

Anne.Pletsch 06/12/2023

Achei bem fraco. Gostei somente de algumas partes. No todo a história se demonstra reprodutora de normas machistas e tem notas de gordofobia. Deselegante. Cafona.

Eduarda2027 29/11/2023

Que livro perfeito! Os personagens, os assassinatos, a histórias por trás do assassino, nunca imaginei que fosse aquele homem. O livro é incrível e prende você nas páginas a procura do assassino dos ruivos....?????
O romance que os personagens desenvolvem, a morte do irmão de Alberto, o motivo de usar escaravelhos e o plost do final!?????
Recomendo ler esse livro o mais rápido possível!??

Mari Fourquet 25/11/2023

Pelo menos o livro é curto....
Eu deveria ter dado mais atenção ao meu eu criança, que abandonou esse livro mais de uma vez e não, o fato dele ser um livro infanto-juvenil não justifica uma trama cheia de furos e convenientes sem sentido...

Os personagens são todos idiotas, as investigações pra procurar os assassinos são muito mal feitas e o próprio assassino mesmo é um completo idiota...

As conclusões dos investigadores sobre o assassino são ridículas (ah, ele costura mal, então só pode ser um homem....), cara acho que nem na década que o livro foi escrito isso fazia sentido.

Em defesa, nenhum personagem foi descaracterizado, todos eles começam e terminam a história burros e a nossa polícia ser ineficiente faz sentido também.

Enfim, adorei, nota 0 ?????

marianaeunice 20/11/2023

Eu só tenho uma coisa à dizer: que livro sensacional!

O plot é instigante e a escrita da autora é super leve e fluída. É uma história curta que eu li em apenas um dia e achei o desenvolvimento muito bom para tão poucas páginas. É um tesouro da literatura nacional e todos os apreciadores de suspense/investigação deveriam ler!

A trama me prendeu desde o início, e a cada capítulo avançado eu só conseguia ficar mais curiosa em descobrir quem era o ardiloso "inseto". Obviamente não consegui acertar, já que sou bem lerdinha pra essas coisas. Mas fiquei muito impressionada com quem era, pois suspeitei, sim, mas do meio pro fim achei alguém tão insignificante que pensei que não poderia ser essa pessoa.

É um livro que apesar de ser infanto-juvenil, tem o poder de interessar qualquer pessoa em qualquer idade. Recomendo demais!

Marcela115 08/11/2023

Gostei do livro. Começou lentamente ao decorrer das investigações, então acabei demorando um pouco para avançar na leitura por falta de interesse. Mas lá pela metade, devorei o livro até o final, cada vez mais ansiosa para descobrir a identidade do assassino. Todos eram suspeitos e fiquei do começo ao final acusando quase todos os personagens. Enfim, foi uma leitura divertida!

deb.nassif 02/11/2023

Mistério leve
Li esse livro na escola e lembro de ter amado.
O mistério é leve mas muito bem bolado.
É um ótimo livro para ler durante a ressaca ?

Rosana.Montenegro 22/10/2023

O Escaravelho do Diabo
Uma série de assassinatos está ocorrendo, e a única pista que Alberto tem, é que todas as pessoas mortas são ruivas e recebem um Escaravelho antes de morrer.
Um dos meus livros favoritos da coleção Vaga-Lume!!

eucaiotucais 20/10/2023

Quando a cabeleira ?cor de fogo? era mortal
Clássico da literatura brasileira infanto-juvenil, membro da nostálgica Coleção Vaga-Lume que chocou vários dos jovens ? e adultos ? que se atreveram a ler; esses são alguns adjetivos que dou para ?O Escaravelho do Diabo?, suspense policial épico imperdível dos anos 1970.

A trama conta a história de quando uma série de assassinatos enigmáticos começam a acontecer na pacata cidade interiorana de Vista Alegre sob circunstâncias, no mínimo, peculiares: as vítimas são apenas os ruivos e sardentos, e antes da fatalidade, recebem dos correios, sob assinatura do assassino, um besouro.

A escrita da maravilhosa Lúcia Machado de Almeida torna a leitura deste fluída e viciante, impossível largar o livro sem querer saber pelo menos o autor desses tão misteriosos e brutos atentados contra a vida de pessoas com cabeleira ?cor de fogo?. No entanto, senti a falta do desenvolvimento e da construção propriamente de alguns personagens, que parecem existir apenas ao redor da trama, sem personalidade própria, além de alguns elementos convenientes e a baita, mas inútil, presença elitista aqui. O livro, porém, acerta no ritmo perfeito e bem dosado, no desenvolvimento da investigação e do complexo romance entre Alberto e Verônica.

A reviravolta e revelação do enfim e bendito assassino, apelidado por ?Inseto?, causa um choque impactante no leitor, por perceber que um mísero e quase nulo personagem é o responsável por esses crimes hediondos e possuir uma mente hábil e perversa a tal ponto. Sem dúvidas, O Escaravelho do Diabo é um dos livros mais interessantes da nossa literatura com uma reviravolta de tirar o fôlego e uma trama viciante até o fim dela.

victor 20/10/2023

Gostei bastante do ritmo da leitura e do desenvolvimento da investigação, a história do assassino e o padrão dele são bem interessantes

Ualace 16/03/2024minha estante
Reli esse livro semana passada, e estou com projeto de reler quantos livros da série vagalume eu aguentar, mas confesso que estou passando pelo mesmo mal de rever conceitos dessas histórias. Mantive as 5 estrelas que esse livro tinha pra mim por causa da pesquisa sobre besouros pra fazer essa obra funcionar, mas a história não tem um enredo tão bom hoje em dia...

AliJu 16/03/2024minha estante
Eu fui morrendo a cada página @Ualace kkkkk Pior que quase dei esse livro para uma pessoa que estava aprendendo português, mas não o encontrei. Por sorte minha, né? Evitei o mico de recomendar algo ruim kkkkkk

Ualace 16/03/2024minha estante
Kkkkk dependendo da idade a pessoa vai apreciar poxa... Hahahaha

AliJu 17/03/2024minha estante
Kkkkkkk Dificilmente viu, é mais adulto que eu ?