O Escaravelho do Diabo

O Escaravelho do Diabo Lucia Machado de Almeida

Resenhas - O Escaravelho do Diabo

Queila 12/05/2023

Foi muito bom reler esse livro, percebi que é dele que eu peguei o gosto por livros policiais e de investigação.
Mesmo sendo um livro para crianças e adolescentes, ele nos mantém interessados do início ao fim.

kairez 05/05/2023

O maioral
Um dos meus favoritos da colecao vagalumes, é daqueles que te prende no suspense desde o começo, voce fica tentando adivinhar quem era o responsável por tudo.
so nao gosto muito do final, nao sei se pelo desfecho ou por eu mesma ter me perdido/desligado da historia mas é um classico

Lara1226 26/04/2023

Confesso que li por causa de trabalho escolar, mas eu tava animada e queria uma coisa diferente, na época a tavam desenvolvendo uma série sobre o livro e sempre passava na tv então resolvi ler ele.

Minha humilde opinião aqui: achei decepcionante, é um livro curtinho mas mesmo assim poderia ter se desenvolvido melhor, achei o assassino mt óbvio, tanto que imaginei que eles só tivessem dado a intender quem era pra despistar o leitor, mas no fim era aquilo mesmo, o final então......

Enfim, eu não gostei, mas é um livro curtinho então acho que é legal cada um chegar a sua própria conclusão, as vezes oq eu não gostei vc pode adorar

mica 20/04/2023

No começo pensei que seria uma leitura boa e rápida, o assunto me chamou atenção por ser de suspense, MAS achei horrível!!! muitos personagens, muita enrolação e no final do livro a autora quer resolver tudo e dar todas as respostas e isso poderia ser melhor construído ao longo do livro. nota 2/10 porque o início é bom e o final apesar de agoniado prende um pouquinho o leitor. não indicaria pra um adolescente.

Egberto Vital 12/04/2023

Mais uma leitura resgatada, essa da adolescência. Acho que quase todo mundo da minha idade leu os livros da série Vaga-Lume.

"O Escaravelho do Diabo", um clássico da literatura infanto-juvenil brasileira, um dos melhores romances de mistério e investigação nacional, escrito por Lúcia Machado de Almeida e um dos grandes sucessos editoriais que ultrapassou gerações.

A história se passa em uma cidade do interior e gira em torno de uma série de assassinatos misteriosos que estão ocorrendo na região, um serial killer, com obsessão por pessoas ruivas, orquestra uma sequência de crimes estranhos, sempre acompanhados de charadas envolvendo escaravelhos cheios de símbolos e significados. O protagonista da história é Alberto, um jovem estudante de medicina, que se envolve nas investigações dos crimes, motivado pela morte de seu irmão mais novo, que também recebeu um escaravelho antes de ser assassinado.

A trama é bem construída e mantém o suspense até o final, com reviravoltas surpreendentes que prendem a atenção do leitor. O mistério em torno da identidade do assassino e de suas motivações é bem desenvolvido, com várias pistas sendo deixadas ao longo da história para que o leitor possa tentar desvendar o caso junto com o protagonista, o plot twist final é imprevisível.

A simbologia do escaravelho, um besouro considerado sagrado pelos antigos egípcios, acrescenta uma dose de misticismo à história, e serve de construto para a atmosfera de suspense e mistério que permeia a narrativa do início ao fim.

No geral, "O Escaravelho do Diabo" é uma obra divertida, que apresenta uma trama intrigante e personagens cativantes, uma ótima opção para jovens leitores que gostam de mistério e aventura.

Bianca214 07/04/2023

Mal elaborado
História com muito potencial, fluída e com ótimos personagens. por que terminar tudo num capítulo só e daquela maneira?
algumas falhas, tb:

- pq o alberto, irmão de uma vítima, estava na EQUIPE DE INVESTIGAÇÃO DE UM SERIAL KILLER? além de não ser apto pro ato, tb era um estudante de medicina e, por algum motivo tinha a agenda bem flexível. qnd ele entrou de férias fez ALGUM (não todo o) sentido

- pq o inspetor pimentel não era o assassino? além de ter um sobrenome sugestivo, elogiava até demais as habilidades do assassino. e, por algum motivo, sabia demais sobre bombas e latim. e nenhuma pista sobre esses saberes foi explicitada.

- os ruivos q morriam tinham a índole meio falha.
hugo: mulherengo;
clarence: mal educado;
rachel: fútil;
padre: ???
achei q a demora (e até a não ocorrência) da morte do padre teria uma razao: a sua boa índole. mas então ele morreu. com o mr graz. pensei: ????? mas não. nem isso. seria um grande plot
dessa forma, esse suposto padrão dos ruivos assassinados não era uma COISA na história, ja q a morte do padre seria um furo dessa teoria. uma teoria q seria mt boa e tambem seria um grande plot q acrescentaria na historia.

- esse background do mr graz podia ter sido o background de qualquer outro personagem - INCLUSIVE DO INSPETOR PIMENTEL!

enfim, história desperdiçada e vários indícios textuais jogados no lixo.
nao gosto de mistérios no geral, pq o autor só te conta oq ele quer. vc n pode descobrir nada, eh feito de besta. nessa história principalmente. ?
Maria 07/04/2023minha estante
ainda deu mt estrela p esse lixo

mica 20/04/2023minha estante
isso tudo de estrela???? meu deus bianca

Maria 02/04/2023

Que livro ruim, péssimo, ridículo. Consigo listar milhões de defeitos. História com péssima continuidade, personagens confusos demais, narrativa pouco fluida e uma sensação de estar o tempo todo em looping porque as cenas se repetem do começo ao fim do livro. Tentam resolver o mistério inteiro quando já está em 90% do livro e obviamente não conseguem. Li com expectativas altíssimas por se tratar de um mistério - meu estilo favorito de leitura - mas não é absolutamente NADA do que eu esperava. Odiei.

Sosofhi0 01/04/2023

A história é legal e diferente. A única coisa que percebi sobre o livro é que simplesmente não tem o desenvolvimento dos personagens. Tipo, a fulano morreu, tá.

rebecca209 28/03/2023

O Escaravelho Do Diabo
Ok, vamos começar.
confesso que esse livro me deixou muito empregada do começo ao fim, já que envolve assassinato, mistério e um simples besouro que pode transformar sua vida em uma completa bagunça

SINOPSE:

na cidade de vista alegre, tem início uma série de terríveis assassinatos. a primeira vítma é hugo, um simpático jovem conhecido como foguinho por causa da cor de seus cabelos.
seu irmão alberto, muito abalado pelo crime, se envolve pessoalmente nas investigações policiais. é então que descobre um enigmático padrão presente nas mortes que sucedem, e lança um importante alerta: se você é ruivo e recebe um escaravelho, cuidado, pois pode ser a próxima vítma!
mas, em meio ao pânico que se alastra na cidade, como proteger os habitantes de cabelos vermelhos? maria fernanda, rachel e até mesmo o querido padre afonso... e, afinal, qual será a estranha relação entre ruivos e insetos? é o que alberto precisa descobrir antes que aconteça um novo crime...

Mauro 08/03/2023

Clássico Supremo da Vagalume
Li o livro "O Escaravelho do Diabo", de Lúcia Machado de Almeida. Esse é um clássico supremo da Coleção Vagalume, mas que não tive oportunidade de ler quando criança.
O livro trata sobre a investigação de um serial killer que foca em matar pessoas ruivas e comete seus crimes baseados nos nomes científicos dos escaravelhos. Exemplo: o primeiro assassinato foi cometido com uma espada e a vítima recebeu um escaravelho empalhado da espécie "phanaeus ensifer", que significa "portador da espada".
Foi publicado a primeira vez na década de 50, mas continua com uma narrativa bem atual.
Como todo livro da Vagalume, a autora não tem ressalvas em contar sua história, fazendo do livro uma obra para todas as idades. A história apenas peca um pouco em seu final, pois é um pouco corrido.
Mas é uma obra que definitivamente recomendo para quem gosta de um bom romance policial.
Nota:9,0

luly.txt 18/02/2023

Mano MUITO BOM, sério
Eu lembro quando eu ainda não tinha lido esse livro, mas tinha ele na minha estante, e ficava vendo ele e ele me olhando de volta e cara, eu tinha um preconceitozinho por ele, me desculpaKKKKKK, mas como podem ver, eu me enganei PROFUNDAMENTE. Ele é MUITO BOM! Todos os personagens, a história, tudo, mesmo. Bem bom, recomendo demais.

Carol Pantoja 15/02/2023

Quem tem mais de 25 já leu...
Muito suspense, a gente lê rápido pra descobrir quem foi o assassino.Impossível não ficar pensativo sobre os fatos ocorridos na trama.

Isabelle.RAgo 14/02/2023

O livro eu comecei com uma leitura meio enjoada,mas dps eu gostei,a história é leve,capaz de vc acabar em 4,5 dias no máximo enfim,gostei