O Escaravelho do Diabo

O Escaravelho do Diabo Lucia Machado de Almeida

Resenhas - O Escaravelho do Diabo

E. Dantas 02/05/2009

Faça o teste.

Chegue para aquele seu amigo viciado em livros de ação/suspense/policial, que tenha seus 25, 30 anos, aponte pra ele e diga apenas:
- Escaravelho do diabo!
Eu aposto um galo que a resposta dele será:
- PÔÔÔÔÔ ESSE LIVRINHO É F***!!!"
E a partir daí ele vai passar o resto do dia falando em besouros, ruivos, assassinatos e etc.

Esse é sem dúvida o melhor livro infanto-juvenil de mistério, se você já cresceu e não leu, leia. Talez o livro lhe pareça ingênuo ( na verdade você é que deixou de ser ) mas apresente ele a seu filho, irmão mais novo, neto e eu aposto que quando ele terminar de ler você ouvira dele:
- PÔÔÔÔÔ ESSE LIVRINHO É F***!!!"

Beijos e inté!

OBS: Ok, apenas as crianças desbocadas falarão isso...
Thata 20/03/2010minha estante
Um dos livros mais marcantes da época de escola!

RH 16/11/2010minha estante
Esse livro me marcou quando eu li anos atrás... hoje nem me lembro da história direito mas me lembro do sentimento de adoração quando terminei o livro... Vou ter que lê-lo de novo e redescobrir!

warley torres 05/08/2011minha estante
Tai um livro que merecia um filme. Daria um bom roteiro!!!

renatademetrio 05/10/2011minha estante
E os ruivos que se cuidem! rsrsrs

Miss Ariane 22/11/2011minha estante
Concordo plenamente :-D

Cidalia 21/01/2012minha estante
Foi o melhor livro de suspense que lí, em minha juventude!!

Flávia 11/02/2012minha estante
Hehhe, sem dúvida alguma eu gritaria: Pôôôô, ESSE LIVRO É F***!!! Amei quando li na infância!

kiwi 25/02/2012minha estante
Lembro que fiquei muito impressionada (e com medo) quando li esse haha

Luh! 26/02/2012minha estante
Dantas, é verdade, esse livro é muito massa cara. Eu li e tenho ele até hoje. Adorei esse livro, gosto muito desse tipo de leitura.
Bom com isso ja da pra imaginar a minha idade né?!!! kkkkkkkkkkkkkkkkk

Camilla 18/03/2012minha estante
nossa li esse livro a muitos anos hehe, muito bom nao tem como esquecer! esse livrinho é foda mesmo!

Daniel 01/04/2012minha estante
pow, muito bom esse livro...acho que se eu fosse ruivo, eu ficaria com medoo! rs

Sayonara 09/11/2012minha estante
Eu tenho esse livro e já reli diversas vezes. Realmente é muito bom e é o tipo de leitura que mais gosto: mistérios e investigação

Daniel 16/01/2013minha estante
Marcante mesmo. Até hoje lembro dos personagens: as vítimas, quem era o assassino...

Raquel 15/05/2013minha estante
nossa... essa coleção vagalume.. devorava na epoca da escola...mt bom!!! apesar ter lido esse, me lembro que a maioria que lia e curtia eram os do Marcos Rey

Rodrigo S. 20/05/2014minha estante
Essa coleção era o sonho de consumo dos leitores da minha geração.Curiosamente só cheguei a ler um deles quase aos 30 anos, mesmo tendo sonhado em lê-los ainda criança quando nem sequer sabia ler, só me deliciava com as ilustrações esplêndidas das capas.

Letssi 19/06/2016minha estante
DISSE TUDOOOO

Elton.Sousa 07/04/2020minha estante
Série vaga lume inesquecível li vários

renreis 13/06/2020minha estante
Reli hoje após mais de 15 anos da primeira leitura. Muito nostálgico!

paraondealeiturameleva 05/06/2021minha estante
Li aos 14anos e foi marcante, não só ele como outros muito bons da coleção vagalume

@tigloko 06/09/2023

Mistério interessante e divertido na medida certa
Gostei muito do livro, tenho certeza que se tivesse lido na infância teria amado. Fluiu tanto que não vi a hora passar, muito devido ao mistério apresentado. Achei a experiência de leitura bem divertida, sempre mantendo um equilíbrio em dar pistas para a solução mas sem entregar o ouro, assim mantendo o interesse. Apesar de ser um livro tranquilo e de escrita simples, conseguiu me surpreender, apresentando momentos de tensão e suspense em um nível que não esperava encontrar.

O único ponto negativo para mim foram as partes de romances, que ficaram meio deslocadas durante a investigação e o andamento do caso. Mesmo assim me despertou a vontade para outros títulos da coleção vaga-lume, foi um ótimo primeiro contato.
Brujo 06/09/2023minha estante
Esse livro me dá uma baita nostalgia pq li ele na coleção vagalume, lá pelos meus 12 anos !!! Preciso ler novamente!

@tigloko 06/09/2023minha estante
Imagino que tenha sido uma baita experiência, na época :)

Brujo 06/09/2023minha estante
Foi mesmo !!! Principalmente pra um garoto fã de Agatha Christie.

Fred 08/09/2023minha estante
Lá no começo dos anos 90, eu não curtia ler, era molequinho que só queria brincar e ver desenho ? mas lembro do meu irmão mais velho e os amigos colecionando os livros dessa coleção. Eles trocavam igual figurinha. Ano passado peguei alguns pra ler (incluindo o escaravelho) e me surpreendi com a qualidade das histórias. Mesmo sendo leituras mais juvenis, elas me prenderam de uma forma bem gostosa e nostálgica. Recentemente li A Turma da Rua Quinze e adorei.
Hoje eu entendo pq todo mundo curtia esse coleção naquela época.
Assim como você, se eu tivesse lido na infância/adolescência, com certeza adorado.

@tigloko 08/09/2023minha estante
Pode crer Fred, me passou essa vibe nostálgica tbm. Quem dera ter lido mais novo. Mas tá valendo conhecer agora :D

Gabi 03/02/2021

O tal famoso escaravelho do diabo.
Este livro traz um grande mistério: o assassinato de pessoas ruivas logo após receber um besouro misterioso. A história foca ,então, na tentativa de descoberta do assassino e trama que gira em torno dos "cabelo de fogo".
Não é um livro complexo ou extremamente desenvolvido, mas com certeza é um bom mistério, um livro que pode te prender e fazer duvidar de todos os personagens.
Recomendo a obra para passar o tempo ou distrair, não porque não é digno de ser lido, mas por ser um livro curto e leve de certa forma.

Patrick 15/11/2020

O fascínio do escaravelho
Talvez seja a obra mais marcante da saudosa coleção Vaga-Lume. Tanto que ganhou uma adaptação cinematográfica. Realizei a primeira leitura ainda adolescente, e claro que certos detalhes do enredo acabam por escapar.
Apesar de apresentar algumas contradições, bem identificáveis, é uma história muito boa de Lúcia Machado de Almeida. Leitura realizada em poucas horas. Espero conseguir incentivar minha filha, que engatinha no mundo dos livros, a ler o Escaravelho.

Enzo Furlan 30/05/2022

O Escaravelho do Diabo
O Escaravelho do Diabo é um livro infanto-juvenil escrito pela brasileira Lúcia Machado de Almeida. A história é Alberto investigando caso de seu irmão que morreu com uma espada espanhola cravada no peito e recebeu um escaravelho na antevéspera de sua morte e ele tinha cabelo ruivo, e isso foi acontecendo com várias pessoas que recebiam o escaravelho e cada um tinha um nome que significava como ele ia morrer e todos eram ruivos
Marina206 31/05/2022minha estante
Mto bom bem detalhado

Rodrigues 25/09/2020

Se você for ruivo cuidado
Mais um livro da minha adolescência.Em O escaravelho do diabo,temos um grande mistério.Numa cidadezinha do interior, pessoas ruivas estão recebendo um escaravelho antes de serem assassinados.
A história gira em torno desse mistério,e é legal porém eu detestei o final desse livro.O final é extremamente decepcionante.
Esse é mais um daqueles livros bons,com final ruim.
Kimera 25/09/2020minha estante
Amo este livro até hj!!

Luan 27/06/2021

Eu esperava mais em relação a esse livro. Criei expectativas altas que não se justificaram na leitura. Mas, não deixa de ser um suspense interessante, principalmente para leitores jovens.

Fernanda1492 12/09/2023

@rascunhosdeleitora
Ah que delícia essa releitura. Há mais de 20 anos que li e a sensação de reler foi muito boa! Fiz a leitura para gravar o programa do nerdices literárias. Então fica a dica de um podcast.

Maria 10/08/2021minha estante
O pior é que, ainda assim, adorei o livro na época em que o li (era bem jovenzinha :P).

anoca 11/08/2021minha estante
eu li junto c meu irmão de 13 anos, ele não apenas nem deu conta desse furo, como amou a estória. se eu tivesse lido mais nova, provavelmente teria ocorrido o mesmo cmg. a idade nos deixa amargas KKKK

Maria 11/08/2021minha estante
Ah, a inocência da juventude ...

anoca 11/08/2021minha estante
sim..... há livros que se perder o timing não é a mesma coisa né :( mas apesar disso, gostei bastante

Nono 05/03/2024

Esse tem valor emocional!!!
Um dos primeiros livros que li na vida, tenho muito ciúme dele e da coleção vaga-lume, eles literalmente marcaram minha vida literária KKKKKKKK como podemos ver, desde os 8 anos eu sou viciada em qualquer coisa que envolve True Crime ? amava livros desse tipo, com suspense, crimes, MEU DEUS EU AMO ISSO, os livros dessa série são maravilhosos, que saudade e que nostalgia!!
FernandaPianca 05/03/2024minha estante
Eu amo!!

Yasmin.Rodrigues 05/03/2024minha estante
Somos duas! Nunca ouvi falar desse livro em específico. É um crime de assassinato mesmo ou... Sei lá, sequestro?

Nono 05/03/2024minha estante
simmmm, se trata de uma série de assassinatos duvidosos, tipo um serial killer a solta sabe?? ele é muito interessante, fiquei bem presa na história quando li, recomendo!!!

Yasmin.Rodrigues 05/03/2024minha estante
Entendi! E é uma série de livros?

Nono 05/03/2024minha estante
simmmm, vaga-lume é o nome da série, mas escaravelho do diabo é um dos melhores da série toda KKKKKKKKKK

Rod 14/06/2020

Muito bom!
A primeira coisa que senti com essa livro foi orgulho. Um exemplo de que há literatura boa em nosso Brasilzão.
A qualidade textual e a trama foram bem desenvolvidas e eu adorei que essa história policial tenha uma aura tão leve.
Vale muito a pena. Leitura mega fluida e rápida.

oariellucas 15/08/2023

Surpreendente
Tentei dar menos que cinco estralas mas foi um livro que prendeu minha atenção do início ao fim. Tem uma trama muito bem elaborada, e eu passei dias tentando descobrir quem era o assassino jamais considerei ser a pessoa revelada. Enfim, amei!

bel 28/02/2022

???
Li por conta dos estudos, não me cativou a história, nem os personagens, mas até que foi uma leitura legal. O suspense foi bem feito e realmente me surpreendeu quem era o assassino

Um livro muito fácil de ler e rápido.