O Escaravelho do Diabo

O Escaravelho do Diabo Lucia Machado de Almeida

Resenhas - O Escaravelho do Diabo

Bruna 01/04/2024

Sobre Livros que nos Fizeram Leitores
Confesso que minha nota para "O Escaravelho do Diabo" está 100% relacionada a nostalgia que esse livro me trás, me levando de volta a uma época que a leitura começou a ser inserida na minha vida.
Relendo hoje em dia, eu posso apontar milhões de fatores que fizeram com que a leitura não funcionasse pra mim, como por exemplo a escrita no português antigo, sempre perde minha atenção.
Ainda sim, essa história me marcou demais da primeira vez, lembro de toda noite ficar ansiosa pra saber qual seria o desenrolar dos acontecimentos, e agora é impossível não levar ele como uma memória afetiva.
Não tenho interesse em ler de novo, e nem de ter minha própria cópia em casa, mas foi interessante relembrar do que ele se tratava.
Acredito que para determinado público (principalmente para quem está começando agora) ele tem a medida ideal, por mais que eu conheça outros mais interessantes.

Julia5751 31/03/2024

Mistérios, besouros e ruivos
Fiquei presa no livro do ínicio ao fim!
Mistério policial super interessante de ler, senti falta do desenvolvimento de alguns personagens, mas no geral o livro é excelente!
Toda a situação de perseguição e a relação de besouros é extremamente interessante!

Clio0 29/03/2024

Mais um livro de Lúcia Machado de Almeida que envolve insetos.

Em O Escaravelho do Diabo, a morte de pessoas ruivas é investigada pela dupla Pimentel e Alberto.

Como a maioria dos livros da série Vaga-Lume, o intuito dessa história é provocar o prazer de ler. Assim, possui uma narrativa ágil e leve para que crianças na faixa dos dez anos possam acompanhar.

A minha edição é uma das primeiras, então veio com um suplemente de leitura que acompanha exercícios para compreensão de texto.

Recomendo.
preta velha 29/03/2024minha estante
li na adolescência e adorei, clio!
um abraço! ?

Bia Calixto 29/03/2024minha estante
Quero ler esse livro e os demais da série Vaga-Lume. Só li na época da escola o "Éramos seis", amei.

Luå 29/03/2024minha estante
Li esse livro quando tinha uns 10 anos, até hoje lembro da história. Eu gostei, achei interessante.

Brujo 02/04/2024minha estante
Eu li quando era criança, mas a capa era diferente.

Juliiia23 25/03/2024

Tipo, como assim aquele caladão que nem é tão citado na história é um serial killer de ruivos?? Plot perfeito
maira 27/03/2024minha estante
mano, marca como spoiler, de verdade, eu entrei e tomei na cara, vsfd

Bruna 01/04/2024minha estante
Cuidado com spoilers! Tem um botão pra você deixar sua avaliação "oculta"

Cecilia 23/03/2024

Bem bom
Muito legal o livro, gosto de livro de mistério e esse ainda não tinha lido, indicação da minha mãe.

Mari 19/03/2024

Se você receber um escaravelho pelo correio...... cuidado
Clássico da literatura infantojuvenil, que prende a atenção de crianças e adultos. Conta sobre uma série de assassinatos que acontecem em uma cidade brasileira. Com diversos modus operandi, só duas coisas conectam os casos: a vítima recebe um escaravelho por correio e... não vou contar o resto! ?

gii1409 15/03/2024

Eu amei, simplesmente cresci lendo os livros desses almanaques, me deu uma nostalgia incrível, a história é boa, parece q a autora ficou com preguiça e quis terminar o livro d uma vez kkk, me trouxe extrema saudade da minha infância literária ?

Nono 05/03/2024

Esse tem valor emocional!!!
Um dos primeiros livros que li na vida, tenho muito ciúme dele e da coleção vaga-lume, eles literalmente marcaram minha vida literária KKKKKKKK como podemos ver, desde os 8 anos eu sou viciada em qualquer coisa que envolve True Crime ? amava livros desse tipo, com suspense, crimes, MEU DEUS EU AMO ISSO, os livros dessa série são maravilhosos, que saudade e que nostalgia!!
FernandaPianca 05/03/2024minha estante
Eu amo!!

Yasmin.Rodrigues 05/03/2024minha estante
Somos duas! Nunca ouvi falar desse livro em específico. É um crime de assassinato mesmo ou... Sei lá, sequestro?

Nono 05/03/2024minha estante
simmmm, se trata de uma série de assassinatos duvidosos, tipo um serial killer a solta sabe?? ele é muito interessante, fiquei bem presa na história quando li, recomendo!!!

Yasmin.Rodrigues 05/03/2024minha estante
Entendi! E é uma série de livros?

Nono 05/03/2024minha estante
simmmm, vaga-lume é o nome da série, mas escaravelho do diabo é um dos melhores da série toda KKKKKKKKKK

Camila1486 29/02/2024

Indicação do meu noivo e confesso que nao dava nada por ele ta, apesar do nome sombrio a historia é intrigante

Luiz Santiago 28/02/2024

Uma das piores releituras que eu já fiz
Quando criança, eu simplesmente ADORAVA esse livro. Tive que reler agora, por conta de um projeto, e olha... que decepção! O livro tem algumas partes boas, especialmente entre os dois últimos assassinatos, mas o restante está entre medíocre, estranho, vergonhoso ou ruim. Tô até com medo de revisitar outros livros da coleção vaga-lume agora!

[Plano Crítico]
planocritico.com
AliJu 28/02/2024minha estante
Exatamente a minha experiência! Fiz uma review muito parecida com a sua kkkkkk

Luiz Santiago 28/02/2024minha estante
Eu já tive percepções diferentes em releituras, mas essa aqui foi demais. Aquela parte final, com o protagonista numa louca de idas e vindas pra casar... meu Deus, que troço sem graça. E o filhinho ruivo, depois de tudo o que aconteceu? Até um mal gosto da autora em criar uma cena só pra isso!

thainacreditavel 17/02/2024

Gostei muito do livro em geral, tem um ritmo de acontecimentos ideal para não deixar a leitura arrastada. Fiquei bastante envolvida na trama, querendo ler o mais rápido possível para saber o que aconteceria. A todo momento você suspeita de algum personagem e anseia saber quem realmente é o assassino, mas esse desfecho só é dado bem no final do livro e é bem surpreendente.

giogio 22/01/2024

Um clássico que faz jus à fama
Sempre quis ler esse livro e quando achei o audiolivro PODRE no yb resolvi dar uma chance. ah, também ouvi a Mabê falando como amava esse livro e eu quis finalmente conhecer o enredo dessa obra, pq ao contrário de uma boa parte de leitores dessa nação, eu NUNCA li nenhum livro da coleção vagalume (nunca vou me perdoar por isso).
mesmo o audiolivro sendo horrível, a história compensou tudo. acho que eu teria ficado muito mais impactada se tivesse lido quando criança, mas eu fiquei bastante presa à história e embasbacada com o final, com a "solução" do mistério que foi, pelo menos para mim, deveras interessante. fiquei meio tentando meio não resolver o mistério e mesmo pendendo pro culpado, eu NUNCA poderia prever toda a história, mesmo achando que a motivação para os assassinatos n foi tão forte, o que pega é a história do culpado, q é curiosa, para dizer o mínimo.
gostei demais do fato da história se passar em uma cidade brasileira, mesmo que, pra mim, os locais e o jeito das personagens n pareçam brasileiros (tipo eles indo ver a ópera).

thi.silva 21/01/2024

Livro que te prende do começo ao fim
O enredo é mais peculiar e mais abrangente, a leitura traz uma reflexão mais aguçada sobre o episódio e o desenrolar da trama. Pelo período que foi escrito "O escaravelho do Diabo" é uma trama de assassinatos em séries bem ousada. O livro é perfeito, te dão mais dúvidas e perguntas do que respostas, mas você descobre no final, e eu garanto, o final vai explodir sua mente.