A Dança dos Dragões

A Dança dos Dragões George R. R. Martin...

Resenhas - A Dança dos Dragões

Taci 16/07/2012

O livro das revelações e o princípio do fim.
Não sei o que esperava encontrar numa Dança de Dragões, mas com certeza, não foi com o que me deparei. E, de maneira alguma pensem que eu não gostei do que li, muito pelo contrário! Quando penso que George R. R. Martin já apostou todas as suas fichas no Jogo dos Tronos, ele me mostra que, na verdade, a aposta foi mínima. Em fato, a verdadeira Aranha de As Crônicas de Gelo e Fogo não é ninguém menos que o próprio Martin, que teceu uma história tão absurdamente fantástica, que é capaz de prender qualquer (des)avisado que ouse ler o primeiro livro.

Agora, deixem-me explicar o porquê do título. Escolhi O livro das revelações porque, especificamente, em A Dança dos Dragões muitos acontecimentos que sequer nos meus dias mais imaginativos passaram pela minha cabeça são jogados na cara do leitor, sem aviso prévio. Tramas e personagens que me fizeram pensar: Caramba, Martin, qual a substância alucinógena que você usa, porque, cara, eu quero um pouco! É de cair o queixo;

Com relação à segunda parte do título, seria precipitado da minha parte, já pensar no fim, mesmo sabendo que o G.R.R.M. levará mais alguns até, de fato, terminar? Pergunto isso, porque, basicamente, é assim que eu vejo. E, esse foi um pensamento constante durante minha leitura. Mais dois livros e está tudo acabado. Sinto a sombra do fim a espreita e, pouco a pouco, lançando seus tentáculos.

Continuando...

... Neste volume, descobrimos o que aconteceu fora de Porto Real, Dorne e Vilavelha. Muitas questões que foram abordadas apenas superficialmente em O Festim dos Corvos, foram agora aprofundadas e esclarecidas na medida do possível é claro, afinal Martin é Martin . Ao mesmo tempo, somos bombardeados com novas e estonteantes revelações, que nos faz orar aos Deuses Antigos, aos Novos e ao Senhor da Luz, para que Os Ventos de Inverno comecem logo a soprar.

Todos sabem que uma das coisas mais interessantes a respeito dAs Crônicas de Gelo e Fogo é que cada trama está dentro de outra trama, que está dentro de outra trama etc. E, isso nunca foi tão bem demonstrado como neste volume. Quando se está lendo, visualiza-se perfeitamente quase que em forma de flashbacks, o que aconteceu há muito tempo na história, mas que só agora veio à tona. Posso dizer com muita certeza, que nunca tantas histórias completamente diferentes foram tão magistralmente interligadas.

Outra coisa muito bacana, desta vez a respeito do Martin, é que nenhuma personagem é insignificante. Cada uma tem um papel a desempenhar. Cada uma tem seu paraíso e inferno particular, e não tem escrúpulos para fazer o que achar que for necessário para conseguir o que se deseja.

E, neste volume, nós vemos isso tão perfeitamente que chega a doer os olhos. É como se A Dança dos Dragões soprasse as névoas que atrapalhavam nossa visão e agora as coisas começam a ficar mais claras. O que não significa que podemos ter a pretensão de tentar adivinhar alguma coisa vinda do Martin, até porque acho que nem ele sabe o que se passa na sua cabeça. É mais como um maior entendimento de tudo que aconteceu para que a história chegasse até aqui.

Agora, os nossos reais protagonistas...

... Eles, os tão esperados, tão adorados e tão cruéis. Capazes de despertar o fascínio e o terror de todos. Eles cresceram. Não são mais os filhotinhos fofinhos, são criaturas da natureza, e compaixão não está entre suas características. Se um Drogon filhote fez um estrago considerável, imaginem então o que um Drogon pré-adolescente é capaz de fazer. Viserion e Rhaegal, decididamente, não ficam atrás do irmão.
Aliás, quero elogiar a capa do livro, em especial, porque ficou muito incrível. Como eu imaginava, retratava uma cena do livro A cena, na verdade e, em minha opinião foi o maior (ou talvez único, dependendo do observador) ponto positivo da Editora.

Bem longe dos dragões, cada pedacinho (conhecido ou não) de toda Westeros tem suas próprias guerras. As coisas ficam realmente negras nA Muralha, e o Martin mais uma vez soca nossos estômagos.
A Guerra pelo Trono de Ferro está longe, muito longe, de conhecer seu fim e mais um Rei se proclama.
Descobrimos enfim, o verdadeiro propósito de Lorde Varys. E as teias da Aranha são mais longas e mais fortes do que se poderia imaginar.
Tudo está tão intrincado que é difícil até sonhar o que vai acontecer a partir de agora. A única certeza, é a espera.

E como será longa a espera pelos Ventos de Inverno...

P.S.: Na pressa (acredito eu) de lançar o livro, a editora não teve o devido cuidado com a edição do livro. O que resultou no capítulo faltante que todo mundo já deve saber, e em muitos erros. Muitos mesmo. E a maioria bobos, que numa revisão simples poderiam ser vistos e resolvidos. O que não aconteceu. De qualquer maneira, fica o lembrete para as próximas edições, de que cuidado nunca é demais.
Edson 07/08/2012minha estante
Fantástica resenha! Você me deixou 200% mais ansioso pra ler esse livro. Parabéns!

Taci 07/08/2012minha estante
Obrigada, Edson! ^^

Carlos Bred 20/08/2012minha estante
Muito bem dito Taci, realmente este volume deixará um gostinho de quero mais, não vejo a hora de chegar o 6º volume e ver como se desenrolaram os eventos das muitas guerras e tramas que aí estão...

Taci 22/08/2012minha estante
Também não vejo a hora de sair The Winds of Winter! ^^

Romélio 30/08/2012minha estante
Sinceramente, não gostei do quarto livro e não estava gostando do quinto, os 3 primeiros foram os melhores. Apesar de muito bem escrito, eu fico com a impressão de que só a cada duzentas páginas, algo realmente interessante acontece; a leitura torna-se tão extensa que para chegarmos as vias de fato, parece que estamos junto aos personagens atolados na neve nos arredores de Winterfell ou numa longa travessia em algum navio na Baía dos Escravos. A importância que o autor dá a personagens secundários e a quase negligência com os principais torna a leitura um pouco angustiante, mas recompensadora, pois ... quando chega o momento, o tapa na cara, o fio da espada, a revelação. Espero que o último (será?) seja muito mais denso e coerente, neste vasto universo criado por Martin,

Lu 31/08/2012minha estante
Resenha sensacional! É a mesma coisa que eu pensava enquanto lia cada um dos livros das Crônicas. Parece que, quando vc pensa que já viu de tudo, ele dá um passo a mais. A mensagem é clara: tudo pode ficar pior.

Taci 02/09/2012minha estante
Romélio, concordo com você quando você diz que algo realmente interessante só acontece depois das 200 primeiras páginas.
E, o melhor mesmo, como sempre, são as partes finais. Já com relação ao Festim, eu acho que sou uma das poucas que, realmente, curtiu muito o livro. Depois de tudo que aconteceu n'A Tormenta, o quarto livro foi mais uma espécie de desafogo, uma rearrumação de personagens, estórias, cenários... Se não fosse pelo final d'A Dança, eu consideraria O Festim como o segundo melhor. Foi nele que o Martin mostrou, realmente, que sabe o que tá fazendo, que a trama era muito maior do que imaginávamos, e A Dança confirmou tudo isso.
Pra mim, o "pega pra capar", de verdade, começa no sexto volume. É como se tudo que aconteceu até aqui fosse só uma introdução pro grand finale. Enfim... é isso. =D

Taci 02/09/2012minha estante
E, Lu, você disse tudo com a frase: "A mensagem é clara: tudo pode ficar pior."
Não poderia concordar mais!!

Cicero Ricardo 04/10/2012minha estante
Gostei muito da sua resenha, você mostra uma compreensão ótima da história e das tramas.
Um comentário apaixonado de uma leitora apaixonada pelo que leu, acho que muito parecido com a minha própria visão deste livro e da série como um todo, apesar de ainda estarmos longe do final.
Só gostaria de lamentar alguns leitores que veem os livros como histórias individuais e não com uma parte de um todo. E é sempre bom saber que o jogo dos tronos é apenas uma pequena parte desta história, que tem seu objetivo, sua verdadeira trama, o verdadeiro inimigo já determinado no prólogo do primeiro livro.

Taci 04/10/2012minha estante
Poxa, Cícero, muito obrigada pelo seu comentário! Mais do que tudo, minha intenção ao escrever era, realmente, tentar passar, mesmo que um pouco, o que eu sinto a respeito de ASoIaF. Mais do que falar de apenas um livro, eu queria transmitir os meus sentimentos por toda a série e por tudo que a aconteceu.

Fiquei muito feliz e concordo plenamente quando você diz: "E é sempre bom saber que o jogo dos tronos é apenas uma pequena parte desta história, que tem seu objetivo, sua verdadeira trama, o verdadeiro inimigo já determinado no prólogo do primeiro livro."

joaovictorpaz 01/11/2012minha estante
Taci, sua resenha é realmente excelente, já estava com grande expectativa para ler o 5° livro agora elas triplicaram, concordo com vc ao defender o 4° livro e me junto na opinião de que o todo sem uma parte não é um todo, cada livro faz parte dessa magnífica trama e não deve ser desmerecido.

OBS: Italyan0 vc é muito escroto, só penso em vc como um filho de uma porca por ter feito esse comentário.

Taci 10/11/2012minha estante
João Victor, muito obrigada! ^^
Defendo O Festim com unhas e dentes, na minha opinião, o Martin começou a mostrar à que veio, de verdade, n'O Festim dos Corvos. Mas aí é questão de opinião e de gosto...

P.S.: Comentário do Italyan0 apagado, já que a maioria não curte spoilers, muito menos, um spoiler desse tipo :~

Michelly 14/01/2013minha estante
Adorei sua resenha, Taci!
Vc conseguiu me deixar com mais vontade de chegar ao 5º livro e teve a delicadeza de não soltar nenhum spoiler!
Adorei msm! =)

Taci 14/01/2013minha estante
Muito obrigada, Michelly! ^^

Rosani Lidia 28/01/2013minha estante
Estarei iniciando a leitura deste volume.... Vou conferir os comentários, mas a expectativa é grande.

Davi 31/01/2013minha estante
"As coisas ficam realmente ?negras? n?A Muralha, e o Martin mais uma vez soca nossos estômagos."

Bem dito, estou na esperança que seja apenas uma pegadinha do velhinho, porque está difícil de acreditar. kkkkk
¬¬'

Milton 23/03/2013minha estante
Martin como sempre um mestre em nos deixar loucos para ler o próximo! Só espero que ele termine como começou,fantasticamente bom.

Matheus 01/05/2013minha estante
Ansioso para The Winds of Winter

Monica 17/08/2013minha estante
Amei sua resenha, sem explicitar nada e aguçando mais a vontade de quem quer ler essa saga maravilhosa.
Pensei que depois do casamento vermelho eu não sofreria mais, mas Martin quase me matou com o final deste quinto volume.
Agora me sinto desesperada por não saber quando vou poder dar continuidade à essa aventura e terminar esse sofrimento.

Paula 13/10/2014minha estante
UAU! Sua resenha é simplesmente maravilhosa, aguça a curiosidade e instiga a imaginação !!!

gustavo.galvao.142 03/01/2015minha estante
Muito boa resenha. Enfim, considerei esse o melhor da série. Tive algum receio ao iniciarca leitura, pois o quarto livro da série foi o que eu menos gostei - longe de ser ruim. Enfim, o sensacional é que ninguém sabe ao certo quem ficará com o trono. Muito bom!!

Bluna 09/01/2015minha estante
Paula, você escreve muito bem! Amei a resenha.

Lívia Gomes 24/02/2015minha estante
cara, amei tua resenha! vc escreve super bem. mas até doeu meu coração quando percebi q a resenha foi feita em 2012. CARA! DOIS-MIL-E-DOZE! Eu que tô lendo esse livro em 2015 estou quase entrando em colapso pq não há previsão para o lançamento do sexto livro.. fiquei imaginando como deve estar sendo sofrida essa sua espera! enfim... parabéns de novo pela resenha! haha

Débora 26/09/2015minha estante
Já li muitas resenhas de inúmeros livros e posso afirmar que essa é a MELHOR que eu já li, parabéns!!!

Sam & Deh 26/02/2018minha estante
Fantástica resenha! Parabéns !!
Muito bem escrita.

Sam & Deh 20/03/2018minha estante
"Não sei o que esperava encontrar numa Dança de Dragões, mas com certeza, não foi com o que me deparei." Eu esperava um confronto entre os dragões e os Vagantes Brancos .... mas deixa pra próxima aventura ...
Parabéns pela resenha !!

Sidney.Alencar 08/07/2018minha estante
Ótima resenha. Acabei de ler o Festim dos Corvos e quero terminar o quinto livro antes da última temporada da série na TV.

ladybaptista 15/06/2020minha estante
Nossa, ótima resenha!
Estou no terceiro livro ? Game of Thrones simplesmente é viciante

Mateus.Santos 20/10/2021minha estante
Ótima resenha! E no próximo livro que a Dany definitivamente vai mostrar o que um dragão é capas de fazer. E ainda mais sobre a influência motivada de vingança do Tyrion. Caramba, sua resenha foi feita a 9 anos atrás e nada do novo livro.

Nathyelle2 30/08/2023minha estante
Gente alguém me ajuda sou nova no skoob não sei com casar o livro pra ler

Silvio 28/09/2012

Uufff...Acabei...até que em fim.... leitura muito difícil, muito lenta! Volume muuuuuiiito confuso!
Há um número de descrições inúteis absurdo; ele descreve cada personagem toda vez que o cita: descreve suas roupas, suas armas, sua aparência física, aparência psicológica etc. e tal; descreve também o lugar onde tal personagem se encontra; descreve até mesmo o vinho que se toma - aliás nunca vi gente tomar tanto vinho - ele diz de onde é o vinho, qual sua cor, sua consistência, seu sabor, sua temperatura; toda vez que alguém bebe vinho.... e bebem vinho pra cacete!
Personagens secundários e inúteis em demasia - e todos minuciosamente descritos - que causam uma tremenda confusão.
A confusão é tanta que não dá pra entender quem é senhor de que ou de onde; não pra entender quem está em guerra contra quem; quem quer o poder de onde, quem quer dominar o que. Há um montão de "vira-casaca" e outro montão de "desvira-casaca"; mata e "desmata" personagens; outros personagens desaparecem por encanto.
Há sonhos demaaaaaaaiiiissss; é um exagero! Em sonho qualquer coisa é válida, o que engorda pra cacete o livro - qualquer um pode fazer isso.
Ocorrem várias incoerências, por exemplo, a rainha Cersei; uma rainha toda poderosa dança por causa de "padres" que não têm nenhum poder, que são capachos - de repente tais "padres" têm um poder magnífico. Outras incoerências na "muralha".... presença de mulheres, selvagens, casamentos, outro deus.
Muita confusão, bem diferente dos outros volumes; o autor se perdeu.
Estou muito curioso para saber como ele resolverá tanta confusão no próximo volume.
Bruno T. 02/10/2012minha estante
Concordo com suas observações: o autor realmente exagera nas descrições, o ritmo é lento e há personagens demais, tudo isso trazendo confusão à trama. Haja paciência para o leitor !
Minha impressão (que já manifestei na resenha logo abaixo) é que a série (ou saga) nunca terá um desfecho.

Pitty 22/10/2012minha estante
Concordo totalmente. Na minha opinião o autor se perdeu em tantas linhas de desenvolvimento do enredo. Alguns personagens que aparecem no livro 4 morrem no livro 5, e outros estão desde o livro 3 (mais de 1500 páginas!!) sem aparecer. O enredo ficou muuuuuuuuuito confuso.

The Trooper 28/11/2012minha estante
exatamente o que sinto. vou ter que ler toda a série inteira outra vez!!!

Marcelo 13/03/2013minha estante
Que ele é muito descritivo, concordo. Mas pelo jeito vc não entendeu o pq das coisas. Selvagens, casamentos, outro Deus, são todas consequências que Snow teve que tomar pra enfrentar os Outros, caso contrario não teria como dar combate a eles. E sobre os padres acredito que seja o poder do clero, assim como temos na igreja católica na epoca dos templarios. Os "padres" agora tem uma legião de soldados que poderiam derramar muito sangue dentro de Porto Real. E por ai vai.

Ellen 18/04/2014minha estante
Isso é um problema se você só está acostumado comuma narrativa com uma ou poucas linhas de história. Eu li os cinco livros de uma vez só, é meio confuso mas com o tempo você acaba acostumando e intuitivamente entende quem é quem, o que cada um quer e onde se coloca. Todos os pontos que você colocou como incoerentes fazem sentido e são explicados, seja explícita ou implicitamente, se você prestou a devida atenção à narrativa :)

Renan 05/06/2014minha estante
É por essa razão que eu nao recomendo essa saga pra todo mundo que eu conheço, me desculpem os críticos, mas nao é história pra qualquer um ler.
De fato tem horas que tantas descrições sao cansativas, principalmente as do Bran nos 2 primeiros livros, nao aguentava mais o drama dele nao poder mais andar, tirando isso, por mais repetitivo que por vezes o livro possa parecer, se faz necessaria tanta descrição justamnete por ser um livro longo e por ser muito facil de se perder.
Mas a resenha erra feio quando fala de personagens inuteis. Sério, nessa série, NENHUM personagem é inutil, cada um tem usa importancia e seu devido lugar como engrenagem que faz girar a série, e isso nao é questão de opiniao, isso é fato pra quem le e entende a série

Barbara 19/10/2014minha estante
Concordo em partes realmente ele descreve em detalhes os vinhos e roupas o que no meu ponto de vista é bom mas também há a parte ruim de detalhar nomes de pessoas e personagens que ñ tem muito envolvimento com a história principal o que cansa um pouco a leitura em algumas partes do livro.

Eduardo Scarabelli 16/12/2014minha estante
Silvio, li a sua resenha e discordo em quase tudo. O que eu concordo é que realmente o autor descreve tudo e isso chega a ser maçante as vezes. O que se deve pensar ao ler esse livro é que nada é por acaso, tudo tem um porém, um personagem ou um acontecimento alheio tem um grande significado. Se a pessoa é acostumada com uma leitura fácil ela terá que reler o livro ou alguns trechos e no final pesquisar.

Herick 16/08/2013minha estante
Quando vi a nota que você deu para o livro, tive que ler a resenha. Porque eu, afinal, se pudesse me retratar, também retiraria uma estrela d'A Dança. Livro super enrolado de verdade, assim como o anterior. Eu só não consigo identificar se isso se tornou imprescindível na mente do Martin, ou se é uma jogada pra ganhar grana. Eu aposto mais na primeira ideia, embora deva ter sim um toque da segunda.

Dos personagens mais presentes neste volume, só sou aficionado mesmo pelo Tyrion. Sempre tive uma antipatiazinha pelo Jon... ele não conquista meu interesse. A Dany estaria na mesma situação dele se a trama que a entorna desde o início não trouxesse sempre um ar tão grande de importância. Ela em si não me agrada muito.

Uma proposta que eu amo neste livro, da qual você criticou, é a situação do Tyrion. É uma reviravolta tão louca, que trás uma irônica força de realidade tão perfeita. Acho que ficaria inverossímil se ele ficasse numa boa em Westeros depois do que fez, ou se, durante a fuga, se portasse com 'decência' e 'moralmente correto', duas características que, graças aos deuses, nunca foi o forte dele. A situação de decadência à qual ele é envolto só me faz amar mais esse anãozinho. É um dos únicos personagens que consegue prender meu interesse independente de onde esteja; a narrativa do George é sempre feliz quando o acompanha.

Eu também tenho uma tara meio incontrolável pelo comportamento quase literalmente anti-feminino da Arya. Antes eu não sabia definir isso, mas ultimamente sei que sou vidrado em quebra de padrões sociais normatizados. Seja lá o que isso possa ser exatamente.

Enfim, de resto eu sou bem de acordo. E espero do fundo do meu coração que no próximo as coisas estourem, e que supere até à Tormenta, que ainda figura (páreo ao segundo volume) como meu favorito da série.

Eder 16/08/2013minha estante
Haha. A Arya é uma criança, Herick! Isto é doentio, cara. Brincadeiras à parte, gosto muito da personagem, apesar de não ser muito a favor do rumo dado à ela.
Pra mim, o que gerou esta hype em torno do Jon é o ator que o interpreta na série da HBO (que não assisto, por sinal). Aparentemente é uma espécie de galã teen. A Dany está intragável neste último volume.

Quanto ao Tyrion, eu não esperava que ele ficasse de boa. Mas realmente me decepcionei muito com ele. Virar um alcoólatra até que deu pra engolir, mas o momento que ele aceita disputar a justa no porco eu fiquei indignado. kkkkkkkk. E toda aquelas reflexões vazias de "Para onde as putas vão?", deu no saco.

Também espero que nos próximos a série se ajuste novamente. Quero ver sangue!

Herick 17/08/2013minha estante
ahudfhsauhdfusdhfushdfu Não leve a tara no sentido literal. É mais algo do tipo ser instigado pelas ações e pensamentos da personagem. Não é fetiche ou libido literalmente não o_o

Pior que com relação ao Tyrion não posso falar muito, lembro só vagamente do que aconteceu. Sei que ele ouviu boatos de que a menina com quem ele havia se casado, lá na juventude ainda, tá viva... E nem lembro o contexto exato do uso dessa expressão. Sei só que o cara tá envolto em completa decadência. Mesmo não lembrando muito, achei um tanto quanto genial a relação dele com a anãzinha. Ele se frustrando com a maneira que ela mesma se enxerga, como um ser inferior e afins. Eu to certo ou to voando? o_o xii, agora nem sei mais.

Eder 18/08/2013minha estante
Ah tah! KKKKK. Porque seria estranho. =)
Nem lembro desses trechos da primeira esposa dele, não. Talvez tenha passado despercebido por mim.
Mas enfim, espero mais do próximo. A Dança e Festim são volumes de transição, essas quedas de ritmo são normais.

Augusto 23/08/2013minha estante
"Aliás, Palavras são vento deveria ser o título desde volume" kkkkkk
Também estranhei essa tendência misógina da série, fortalecida em A Dança. Passa mesmo a impressão de que pra uma mulher ser forte, precisa se masculinizar.

Eder 23/08/2013minha estante
Este é um detalhe que poucas pessoas se atentaram neste último volume. Até o terceiro volume tínhamos em Catelyn Stark, a personificação da força feminina (feminina de verdade). Daenerys, mesmo nunca caindo em minhas graças, era uma personagem interessante, à sua maneira. Em Festim dos Corvos, Cersei e Margaery Tyrell roubam a cena, apesar de em certos momentos Cersei demonstrar comportamentos tipicamente masculinos (que eu interpretei como uma tentativa de ocupar a posição antes ocupada por seu pai). Mas, em Dança dos Dragões, ninguém se salva! Daenerys, como você disse na sua resenha, parece se comportar como uma típica adolescente, Cersei perde completamente a graça e as demais tem personalidades masculinas.

Joy 04/09/2013minha estante
Quando Ygritte morreu, eu pensei que finalmente ia parar de escutar a frase '' você não sabe de nada Jon Snow''

Eu estava profundamente enganada kosakopaskpo
Da vontade de rasgar a pagina quando leio isso.

leodio 07/03/2016minha estante
Classifiquei este livro com apenas 02 estrelas. Fiquei revoltado por depois de ter lido mais de cinco mil páginas(tenho a versão compacta dos livros), tudo ter continuado na mesma. Nunca vi tanta enrolação. Esta sopa de letrinhas que é esta obra, com infinitos nomes de personagens e de lugares, faz com que no final a leitura passe a ser um martírio. Está parecendo Lost, que depois da 3 temporada se torna só enrolação. Esta obra poderia ter sido escrita(e finalizada) em 3 ou no máximo 4 volumes, com redução de 80% nesta infinidade insuportável de nomes. E o pior é que não tenho a certeza de que toda a estória irá terminar no próximo livro. Sinceramente, não leia estas crônicas se você não tem uma grande paciência.

Joao366 09/02/2023

A Dança dos Dragões
Consegui terminar os 5 livros lançados (até agora), foram quase 4 anos pra eu terminar todos kkkk e agora que eu acabei já me atacou a ansiedade dos próximos volumes que nem sei se vão ser lançados KKKKKKKKK
Sobre a história e a escrita: a escrita do George é muito descritiva, muito densa, muito arrastada, mesmo assim o livro é ótimo! Adorei acompanhar todos os personagens, até os que eu não gosto os capítulos foram muito interessantes, e nesse livro teve uma variedade imensa de capítulos com pontos de vista de vários personagens importantes/cruciais pra trama.
Esse livro foi um dos meus favoritos dessa saga, mas eu não consigo dar 5 estrelas pra esse livro, pelo desenvolvimento super lento e arrastado.
Mesmo tendo lido o 4º há algum tempo, consegui me centralizar perfeitamente na história (já que os acontecimentos do 5º aconteciam em "paralelo" com o 4º até certo ponto da história).
Valesca.Castelani 09/02/2023minha estante
Li o primeiro até agora
O universo é muito bem descrito
A ponto de vc viver uma vida paralela nesse mundo

Eduardo 09/02/2023minha estante
Eu li os 5 no ano passado, espero que o autor publique o 6 ainda esse ano

Regis 05/03/2023minha estante
Só lerei quando e "se" o autor lançar os outros. Tenho medo de ficar ansiosa e nunca saber o final.

Valesca.Castelani 05/03/2023minha estante
É que tem tantos livros que quero ler , que não dá tempo de ficar ansiosa.
Curiosidade aqui
Vcs também vivem uma vida paralela através dos livros?

Regis 05/03/2023minha estante
Não sei se uma vida paralela seria o termo que eu usaria, Valesca. A leitura para mim é um lugar de descanso mental e uma alegria prazerosa. ?

Valesca.Castelani 05/03/2023minha estante
Sim concordo
Mas pra mim também é uma forma de fuga da realidade.

Regis 05/03/2023minha estante
Te entendo. Acho que a leitura propícia isso.

Ari Phanie 15/12/2020

Releitura
Vários spoilers logo adiante, meu anjo...

Última releitura de As Crônicas de Gelo e Fogo concluída. Ao contrário das últimas vezes que li A Dança dos Dragões, terminei dessa vez me sentindo triste. Achei sinceramente que esse era o ano do lançamento de Ventos de Inverno, mas 2020 se mostrou frustrante nisso também. Mesmo que eu já esteja cansada da espera e blá blá blá, bastou reler esse quinto livro para relembrar o trabalho de Hércules que o Martin tá tendo. Ao todo, o negócio tem uns 17, 18 pov's regulares no momento, espalhados em lugares cuja ambientação é distinta, e mais uma infinidade de outros personagens, e é muito, muito difícil você encontrar um personagem parecido com outro. Portanto, apesar do meu anseio (e de todos os fãs) não há como cobrar o Martin para que ele seja mais rápido - nem adianta. A história é muito intrincada e complexa para que se escreva sem paciência. Afinal, ninguém quer NADA semelhante ao que aconteceu na série.

Apesar desse ser meu segundo livro favorito da saga, ele e O Festim são pontes, não respondem nada e só aumentam as perguntas. Pra mim, não é um defeito porque não duvido que o Martin vá respondê-las adequadamente; ainda sim, ele tem MUITO pra concluir em dois livros, o que deve levar aí quase duas mil páginas. Muito mais do que em O Festim, as dúvidas (e as surpresas) em A Dança são gigantescas. Logo no começo nós temos um pov de um warg (Varamyr) que nos dá algumas respostas, mas também levanta outras perguntas.

"Eles dizem que você esquece. (...) Quando a carne humana morre, seu espírito vive dentro do animal, mas a cada dia suas memórias desaparecem, e o animal se torna um pouco menos warg, um pouco mais lobo, até que nada do homem reste e apenas o animal permaneça."

Jon foi traído por ser considerado um perjuro, um selvagem. Viver na pele de Ghost por um tempo com certeza vai mudar ele. O menino finalmente morreu, mas que tipo de homem ele vai ser ao renascer?

Para lá de Westeros, surge um "Jovem Dragão". Quaithe avisa Daenerys para não confiar em nenhum dos homens vindos por ela, e se refere a Aegon como "dragão de pantomimeiro". Isso já induz o leitor a pensar que ele é falso; eu mesma acredito nisso. Mas no final (algo que eu não lembrava), vemos que Varys estava envolvido no segredo de Aegon, e o que pensar disso, então? Eu achei que ele e Illyrio trabalhavam por Daenerys, até Aegon surgir e tudo mudar de perspectiva.

Voltando para Westeros, toda a saga de Bran para se tornar o Corvo de Três Olhos me era muito querida, mas a série infelizmente passou os livros, e a partir da sexta temporada nós sabemos coisas que eu preferia não saber. Jon é um Targaryen? Eu adorava a ideia antes da série, sério! Eu amava, fazia todo o sentido. Agora eu só quero que Jon seja feito um Stark completamente. Tenho plena confiança de que se Martin revelar R+L=J e as repercussões, vai ser ser muito melhor feito do que foi na série, mas cacete, a possibilidade não me anima mais como antes. Culpa de D&D, cretinos. Fora isso, Bran também é um personagem que gosto muito, mas se ele se tornar aquele pseudoancião meio morto que não faz NADA, vai ser muito frustrante. Eu quero ver ele VOAR, porra! E eu quero um dragão de gelo, de pedra, whatever.

Como fica bastante claro, estou ainda traumatizada por D&D, mesmo sabendo que o Martin vai fazer muito melhor do que aquilo. Mas o medo tá lá.

Enfim, o que eu espero pro próximo livro: Jon muito vivo, amém glória a Deus. Quando ele pereceu, ele iria confrontar Ramsey, então talvez em Ventos de Inverno tenhamos Battle of the Bastards que o Martin e Miguel Sapochnik fizeram muito bem na série (não, não dou crédito nenhum a D&D, foda-se). Daenerys com um novo khalasar pra varrer Mereen de novo. Sansa de volta ao Norte. Arya se transforma em uma sacerdotisa (assassina) do Deus de Muitas Faces, o que me dá receio. Assim que Arya fizer isso, ela não vai poder agir por vingança, como quer tanto. Acho que Arya pode acabar comprando uma briga muito perigosa em Braavos. Cersei não morre e causa mais desgraça no Reino, James também não morre, mas acho que ele não escapa fácil de Lady Stoneheart. Por favor, mais Freys e Boltons mortos! Com as Serpentes de Areia na Corte, espero um pouco de terror. Não quero Tyrion como Mão de Daenerys. Não sei o que esperar de Tyrion. E o exército dos Outros finalmente dão as caras. Agora o bolão de apostas de mortes: Brienne :( , Ramsey :D , Victarion :D , Jon Connigton :( , Doran Martell :( , Stannis :D , Sor Barristan :( , Mindinho :D , Sor Jorah :( e Jojen :(
Isso é tudo, pessoal!Ventos de Inverno tá vindo, fé nos deuses.
Ander 15/12/2020minha estante
Queria ler, mas já que não cheguei nesse livro ainda, melhor não; hahaha

Ari Phanie 15/12/2020minha estante
Kkkk melhor não, meesmo. Um horrores de spoilers.

Jhony 19/12/2020minha estante
queria reler a série, mas cada dia com menos tempo, mas sua resenha foi excelente, puxou várias coisas na minha memória. tu escreve bem pacas! Haha

Ari Phanie 19/12/2020minha estante
kkk Valeu, Jhony! *-*

Ari Phanie 19/12/2020minha estante
kkk Valeu, Jhony! Espero que ano q vem tu tenha ânimo pra reler. E, se os deuses quiserem, o Martin ache que tá na hora de lançar esse negócio, amém.

Belaciel 20/12/2020minha estante
Olá Ari!
Terminei a dança dos dragões ontem e sobre a morte do Jon Snow, fiquei muita surpresa mas tbm intrigada com o futuro dele como personagem. No texto você sugere do Jon Snow ter wargado algum personagem pelo que entendi, não tinha pensado nisso. Muito legal, nunca vi a série e sou péssima com teorias.
Também torço muito pela morte do Victarion, os ponto de vista dele são os piores de todos!

Ari Phanie 20/12/2020minha estante
Oi, linda. Pois é, os Stark são wargs, isso fica explícito desde o início; eles tem uma ligação sobrenatural com seus lobos. Eles conseguem entrar na pele deles. Então, a teoria é que Jon não morre, mas entra em Fantasma e vive como um lobo até Melisandre fazer uma magia de ressuscitação (essa sempre foi uma das mais fortes teorias da saga, mas ninguém sabe mesmo se o Martin vai fazer isso). Eu fico na torcida pra isso acontecer pq Jon é meu personagem favorito.
Siiim, Victarion é horrível. Eu espero que ele dê um bom almoço para os dragões.

Gaby 31/12/2021

Feliz ano novo !!!
Terminei antes do ano acabar pra bater a meta da tbr mas só vou fazer realmente a resenha amanhã , então isso é só enganação , bjsss
camila2167 31/12/2021minha estante

Gaby 31/12/2021minha estante
Tudo de bom gente ??

larizasena 08/08/2022

As Crônicas de Gelo e Fogo - A Dança dos Dragões
Não tenho nem palavras para descrever ???
George Martin, como sempre, não decepciona. Esse é o maior livro da saga, mas senti que o tempo que passei lendo ele voou, o livro com mais plot twists dos cinco, o que me deixou mais ansiosa pelo próximo. Uma das melhores coisas nesse livro é os personagens novos que apareceram e o que é mais empolgante é que eles não apareceram na série da HBO, isso me leva a crer que o livro terá um final diferente da série (oremos ??). Enfim, amei esse livro!
Cacauzinha1 08/08/2022minha estante
Eu ainda estou no primeiro , deus me ajude a conseguir ler todos.

Leitora sem sentido 08/08/2022minha estante
Eu li o primeiro e não tive coragem de ler os outros kkkkkk nunca sofri tanto lendo um livro (por causa dos acontecimentos do livro)

mica 08/08/2022minha estante
Olha, eu espero que suas preces sejam atendidas. Pq ele não terminar esses livros me gerou um trauma. Procuro ler só quando é finalizada a série pra não sofrer mais rsrsrrs

Zuze, você consegue ?

larizasena 08/08/2022minha estante
Leitora sem sentido, continua, mulher, são maravilhosos! ?

larizasena 08/08/2022minha estante
Mica, tomara, né?! Eu ficarei bem chateada se não terminar, ainda mais depois de ter lido esse último livro.

Heitordealmeida 21/08/2014

"Existe no momento escritor mais superestimado do que o Martin?"
"Antes que me venham atacar com pedras e paus (pois acreditem, alguns virão) quero esclarecer que não considero o Martin um escritor ruim, pelo contrário ele é um bom escritor. Mas sou da opinião que o trabalho dele é mal avaliado e por motivos externos aos livros. E se você está pensando na série da HBO, acertou!

Sobre o autor em si e o livro aqui citado não há muito o que falar. Qualquer um que não tenha vivido em uma caverna nos últimos anos de algum modo já ouviu falar de "Crônicas de Gelo e Fogo" ou "Game of Thrones" como também é conhecido. Mas vamos dar uma pincelada rápida

O 5° livro de nome "A Dança dos Dragões" é quase uma "segunda parte" do 4° livro, dividido devido a complexidade e as proporções que a Magnun Opus de Martin alcançou. Para muitos isso é uma incontestável prova de seu talento. Mas será mesmo?

Depois dos eventos do 3° livro, "Tormenta de espadas", os personagens ficaram muito dispersos e com muitas subtramas com pontos demais a serem explorados. Gostando ou não, Martin tem uma tendencia a encher linguiça e enrolar para desenvolver as coisas. Muita gente toma isso como esmero na hora de "mover as peças dos jogos políticos" mas eu tenho minhas dúvidas. O fato é que chegou um momento em que ele se perdeu e precisou recorrer a divisão dos livros para explorar todos os personagens importantes. Assim, no 4° livro ficamos com os acontecimentos políticos de Porto Real e das terras mais ao sul, com alguns relances do que se passa com a Arya, enquanto que no 5° livro acompanhamos os acontecimentos da Muralha e do que acontece com Tyrion e Daenerys. A partir da metade do 5° livro, as duas linhas do tempo se encontram e seguimos adiante. Tudo ótimo não é? Nem tanto...

O 4° livro é "8 ou 80". Centrado mais em politica, ou você o adora ou o detesta. O principal problema de Martin é que ele tende a descrições cada vez maiores de eventos pequenos que se tornam cada vez mais grandiosos em uma sucessão que nunca tem fim, enquanto os personagens são subdesenvolvidos ou sofrem retrocesso. Exemplos disso são Tyrion, que em outros momentos foi um dos melhores personagens dos livros, mas agora com o seu "para onde as putas vão" fica absurdamente aborrecido, repetitivo e chato. Danny, sentada no seu trono parece viver num mundo de adolescente, esperando seu príncipe encantado Dario resolver seus problemas. Os personagens perderam o brilho. Eles não te dão mais aquele prazer em acompanha-los.

Em suma, ele rola a bola de neve, que vai aumentando cada vez mais sem nunca chegar a um resultado. A qualquer resultado.

O caso é que para mim, o livro ficou cansativo e chato. Era impossível não olhar para ele e pensar no tempo que eu estava gastando para lê-lo enquanto logo ali ao lado, na prateleira, existiam tantos outros livros mais atrativos e entusiasmantes que os do Martin. Livros de autores melhores, com historias melhores, escrita melhor e livros com desenvolvimento melhor! Com tamanha infinidade de mundos, idéias e personagens como ficar preso a um livro que desanima só de me imaginar lendo? Não é a quantidade de páginas, pois já li livros maiores em muito pouco tempo, mas a qualidade, o conteúdo em si!

De novo, Martin não é ruim, mas também não é tão bom quanto querem acreditar. Os leitores realmente precisam abrir a mente para novas idéias e desenvolver um senso critico.

Fala-se muito da qualidade de escrita do Martin, mas depois de ler uma boa quantidade de livros do gênero, você começa a perceber que ele nunca alcança o ápice da escrita em nenhum nível. Ele nunca é pontualmente descritivo ou conciso quanto poderia, os personagens nunca chegam a ser profundos a ponto de ter uma "alma própria" e as batalhas nunca são tão boas quanto poderiam. Ele fica constantemente parado no "quase".

"Ah, mas a batalha do Oberyn com o Montanha foi muito boa!" - Alguém logo se levanta dizendo. De fato, foi boa. Na série. Nos livros ela não desperta a mesma emoção que despertou em quem viu a série. E ai temos outro problema. O autor virou refém da obra porque nada que ele faça, irá satisfazer a massa crescente de fãs que esperam a perfeição onde não existe. Sem contar a pressão de manter um roteiro coeso enquanto a série adiciona mais e mais mudanças que fazem os fanboys espumarem pela boca.

Ah, os fanboys... Daria para montar uma tese de psicologia só com eles!

"Crônicas de gelo e fogo" é como encontrar uma pedra semi-preciosa e de tão entusiasmado com isso, não conseguir perceber o real valor dela, devido ao brilho que ela emana e a sorte de ter encontrado algo assim. Sendo que o brilho é a série. Ela é tão bem produzida que as pessoas, encantadas pelo resultado, esquecem de avaliar criticamente os livros. Muitos, muitos mesmo, vão negar mas essa é a verdade.

O maior valor de Martin e da série da HBO foi o destaque que deu ao gênero da literatura fantástica, catapultando a quantidade livros lançados e me permitindo ter acesso a obras que de outra forma eu nunca poderia ler. E a isso sou muito grato!

Então, se você é fã é bem capaz que não se sinta como eu e considere minha critica ruim e é seu direito, assim como é meu de não estar satisfeito com a obra. Mas nada disso muda o fato de que, depois de quase 3 anos, finalmente decidi abandonar de vez a obra.

Martin que me desculpe, mas há mundos demais a explorar para que eu fique preso ao inverno frio que é Westeros.
Chelly 21/08/2014minha estante
Resumiu perfeitamente o sentimento de muita gente que pensa exatamente assim, mas tem medo de dizer com medo das retaliações dos fanboys. Terminei os cinco livros forçadamente e compartilho da opinião de que realmente Martin é um escritor superestimado.

César 22/08/2014minha estante
Realmente gosto não se discute, eu ainda não assisti a série da HBO porque tenho medo de que seja uma grande decepção já que não acredito mesmo que eles tenha conseguido levar para a série toda a emoção e a complexidade dos livros.
Gostei de todos os livros, mas só virei realmente um fanático pela saga depois de ler os tão criticados quarto e quinto volumes que para mim foram os melhores.

Heitordealmeida 28/08/2014minha estante
César, agradeço sua opinião.

Aguiar 31/08/2014minha estante
Compartilho da sua opinião. Vc mencionou algo que percebi desde o primeiro livro, falta emoção, falta também, acima de tudo, profundidade nos personagens; são muitos apresentados ao mesmo tempo que vc só conhece minimamente pouquíssimos deles. Simplesmente não me apego aos personagens dos livros do jeito como me apego aos da série. Termino esse 5º livro esperando que, como de costume, haja inúmeras alterações, pois acho que até agora vem dando certo algumas dessas alterações, e também seria um tiro no pé adaptar fielmente esse 4º e 5º livro, tanto os leitores quanto os não-leitores ficariam mais entediados que as passagens dos irmãos Aeron e Victarion.

Heitordealmeida 02/09/2014minha estante
De fato Aguiar. Tem personagens que são usados demais e continuam sem evolução. Agradeço o comentário.

Pedro.Yamashiro 18/10/2020

Muito Foda!
Estou feliz e puto, vou ter que esperar eternamente pelo sexto livro agora...
Thaci 18/10/2020minha estante
Comprei os livros, espero ter coragem pra ler tudo.. medo de ser uma leitura arrastada

Pedro.Yamashiro 30/10/2020minha estante
A coragem vem com o tempo kkk. A leitura é tranquila, O Martin escreve tão bem que vc realmente "viaja" na narrativa dele, dps que começa não consegue parar rs.

Thaci 30/10/2020minha estante
Aaaaah, agr tu me deixou com vontade de ler oq é um problema

Thaci 30/10/2020minha estante
É uma leitura agendada pra janeiro só

Pedro.Yamashiro 30/10/2020minha estante
Puts kkkk mas então, começa em janeiro, sem pressa rs. Provavelmente ano que vem o sexto livro já vai estar disponível! E vc não vai precisar ficar esperando... O que é um saco kkkk

elisarss 13/03/2021

"Nem todos os homens são feitos para dançar com dragões"
Surpreendente. Cativante. Reveladora.
Essas são as três palavras que mais definem a Dança dos Dragões ao meu ver.

Vou ser bem sincera, não estava tão animada para ler este livro depois de o Festim dos Corvos, pois como falei na resenha anterior, ele me decepcionou um pouquinho.

Porém, na Dança dos Dragões, G.R.R. Martin conseguiu me levar de volta às maravilhas dos povos westerosi, yunkaíta e meereense; algo que me surpreendeu muito.

O livro em questão mostrou acontecimentos que eu nunca imaginaria; esclareceu diversos fatos que eram como "pontas soltas" em O Festim dos Corvos e, além disso, o autor conseguiu demonstrar explicitamente que TUDO PODE PIORAR!!!!

Diversas tramas dentro de tramas; dúvidas dentro de dúvidas; desconfiança dentro de desconfiança, entre outros. Isso resume basicamente o livro todo. Cada detalhe teve papel fundamental nos acontecimentos do livro de um jeito que me levou a sentir como se EU estivesse dentro da história. E achei isso sensacional na escrita do Martin.

Um dos pontos mais interessantes nas Crônicas de Gelo e Fogo é que nenhum personagem pode ser considerado dispensável. Todos eles acabaram sendo essenciais, carregando suas guerras particulares aonde quer que fossem.

Agora, então, basta esperar pelos Ventos do Inverno para saber como estão os nossos queridos (ou nem tanto) personagens.

-- O único ponto negativo desse livro foi a grande quantidade de erros ortográficos. Mas em geral, a obra acabou se tornando uma das minhas favoritas.
Marcos 13/03/2021minha estante
O tão aguardado Ventos do Inverno... tomara que saia logo!

elisarss 13/03/2021minha estante
pois é, vamos torcer para que lance logo

Marcos 13/03/2021minha estante
Sim ??????????

Larica 13/03/2021minha estante
Ai, amo muito! Adorei sua resenha! Da vontade de reler ?

elisarss 13/03/2021minha estante
ahh que bom que gostou ??

Lucas 27/03/2016minha estante
amém

Laris 29/03/2016minha estante
kkkkk pois é, terminei

Lucas 29/03/2016minha estante
menina,oq tu achou do epilogo? acho q mostrou bem oq vai ser o próximo.

Laris 30/03/2016minha estante
Poxa eu espero que seja mesmo tem que começar com gente morrendo né kkkkkk mortes à parte,VARYS TEM QUE VOLTAR

Lucas 30/03/2016minha estante
amo

Maxuel.Lemos 04/12/2022

Isto aqui é uma benção em papel. Cada reinício de leitura é como uma retomada de um episódio de uma série. A descrição é tão detalhista que o mergulho naquele universo é garantido. A riqueza da trama e a visão adulta acerca do mundo fantástico faz desse livro, único.
Carolmoonreads 04/12/2022minha estante
Nossa você não imagina a minha ansiedade pra começar a ler esse livro. Mas sou maluca e quis começar por gelo e fogo kkkk

Maxuel.Lemos 04/12/2022minha estante
Kkk por ter visto a série e pra preparar o terreno pro próximo, Ventos do Inverno, decidi ler direto o 5. Em breve vou retomar pelo primeiro tb kkk

Leandroslm 04/12/2022minha estante
Ja tem alguma ideia de quando Ventos do Inverno vai aparecer? Eu li os 5 livros a alguns anos e devido a isso n consegui assistir a série, depois de ler o livro não tem como gostar de nada referente a séries, isso TB serve pra senhor dos aneis e pra roda do tempo que são livros maravilhosos hehehe... Mas a Leitura de Guerra dos tronos é obrigatorio pra quem gosta de fantasia medieval

Maxuel.Lemos 05/12/2022minha estante
Eu acredito q esse lançamento leve mais de ano ainda, sempre fica no "quase pronto" kkk
Mas em relação ao livro 5, eu achei que a série adaptou com um nível de fidelidade satisfatório. Dps que a série alcançou o conteúdo do livro, improvisou, mas então não ficou mto legal kkk

camilazjm 01/09/2021

a dança dos dragões
ai ai. oq dizer desse livro?

primeiro de tudo, estou muito feliz e satisfeita por ter "terminado" essa série tão incrivelmente fascinante. não estava nos meus planos ler ela, pq na vdd eu nem me interessava. quando vi já estava lendo o livro e totalmente absorta nos inúmeros detalhes da obra.

os detalhes! acho q isso foi oq mais me prendeu na história foram os detalhes. q foram descritos de forma tão simples e entendivel mas q sempre faziam a diferença.

os personagens são muito únicos. cada um enfrenta certo desafio e deixa tudo com gostinho de quero mais.

a forma tbm de os acontecimentos do primeiro livro darem a impressão de q isso aconteceu a anos e anos atrás quando na vdd se passou uns 3/4 anos, me deixa chocada com a rapidez q tudo isso se passou. pq muita coisa aconteceu. muita mesmo! coisa q seria necessário pra acontecer numa vida só.

e todos esses fatores me fizeram gostar cada vez mais desse universo fantástico q ainda não teve seu tão aguardado final.

não me cabe palavras pra descrever o quão incrível foi a experiência de ter começado e quase ter terminado "as crônicas de gelo e fogo", q desde o primeiro livro, já se tornou uma das minhas sagas favoritas!

vou sentir saudades
Pedro.Alves 01/09/2021minha estante
Mas vão ter mais dois livros

camilazjm 01/09/2021minha estante
siim, eu sei

Ellen256 26/09/2021minha estante
Vc leu bem rápido. Eu ainda lembro dos seus históricos da tormenta das espadas?

camilazjm 26/09/2021minha estante
nossa, saudades desse livro. acho q foi um dos melhores até agr!

Max 23/08/2012minha estante
muito bom, gostei do espoiler, mas não sei se continuarei a ler os livros desse autor. Por isso que nunca leio livros de terror, odeio suspense. Na minha opinião tudo ficou chato no momento que Robb Morreu, está tudo tão... desmembrado.

Max 23/08/2012minha estante

Allef 21/11/2012minha estante
Max, Martin escreve muito bem, mas suas narrativas cansam um pouco, ainda nem terminei a leitura de O Festim
Quanto à morte de Robb, bem, foi chato mesmo, mas ele colheu o que plantou não é mesmo?
amor jovem não vence em uma luta de espadas

Eduardo 09/02/2014minha estante
George é foda. O próximo tem tudo pra ser um dos melhores da série.

Uiara 24/11/2019minha estante
Jayne Poole não é filha bastarda de Cersei, ela nasceu em Winterfell e era a melhor amiga da Sansa.

Bart 25/11/2019minha estante
Eu tenho q ler de novo, prq foram tão bons, q eu li isso é passei direto

Bart 25/11/2019minha estante
Obrigado