A Dança dos Dragões

A Dança dos Dragões George R. R. Martin...

Resenhas - A Dança dos Dragões

Cica 05/11/2022

Complementa bem o anterior e da vontade de ler mais!!
Achei esse mais fácil de ler, em geral tão bom quanto.
Tanta coisa terminou em aberto que deixa a gente meio doida da cabeça.

André 18/11/2012

Resenha: A Dança dos Dragões
A Dança dos Dragões é o quinto volume da septalogia prometida pelo tio George Martin. A história ocorre após os acontecimentos do terceiro livro - A Tormenta das Espadas - e em simultâneo com os do quarto livro - O Festim dos Corvos, mas somente até certo ponto, lá pela página 500 o enredo da Dança ultrapassa o de O Festim e a história segue em uma única linha novamente.

Essa característica acrescentou um aspecto bem original a trama da saga. Menções de acontecimentos ocorridos em O Festim ganham sua narração na íntegra em A Dança. É revelado o que aconteceu em torno dos personagens ausentes no quarto volume, descobre-se quais boatos eram os falsos e quais os verdadeiros.

Pra quem já acompanha a saga, percebeu que a história desenvolve-se em dois níveis: um macro, mostrando quais casas estão no poder e a relação entre elas, e um nível micro voltado para o desenvolvimento dos personagens. A Dança dos Dragões tem um foco assim como O Festim, mais voltado para o desenvolvimento em nível dos personagens, porém um desenvolvimento macro maior do que no quarto livro.

Tudo sobre os selvagens, Jon Snow e sua Muralha, Stannis e Melisandre no Norte, Davos e sua complicada negociação em Porto Branco, Bran desvendando sinistros segredos Pra-lá-da-Muralha, Daenerys e a complicada missão que é governar, a fuga de Tyrion rumo ao leste, e um personagem há muito esquecido finalmente volta a narrativa, seus capítulos se transformam em um dos melhores do livro na minha opinião.

Ver os personagens outrora presentes no quarto livro voltando a narrativa após a união das tramas me deixou muito feliz, pensei que teria que esperar pelos Ventos do Inverno - Sexto livro, ainda não lançado - pra vê-los. Além do retorno desses, há novos capítulos que abordam perspectivas de personagens ainda não exploradas: um jovem cheio sonhos de conquista, alguém julgado morto que retorna, um inexperiente nos Jogos dos Tronos forçado a jogar e um homem derrotado que busca uma maneira de ascender.

Se você for que nem eu e gostar que os nomes dos próximos capítulos permaneçam um mistério, terás algumas belas surpresas, e algumas decepções também, porque assim como alguns personagens reaparecem, outros nem sequer são mencionados, fora os que simplesmente DESAPARECEM no meio do livro. Isso me deixou um pouco frustrado. Mas acredito que isso faça parte do jeito Martiniano de construir histórias. Confio nesse velho gordo.

Nada pior do que você está lendo os capítulos finais e saber que a continuação vai demorar ainda uns dois anos pra ser lançada, principalmente quando o autor tem uma incrível capacidade em deixar as coisas nas situações mais improváveis. Isso aliado com o chá de sumiço tomado por alguns personagens deixaram-me com uma profunda angústia no peito. Quero já os próximos livros.

Creio que A Dança e O Festim funcionam como uma preparação o desfecho da saga, porque pontas soltas foi o que não faltou nesse livro.
Danny 12/02/2015minha estante
Eu devorei esse livro com uma ansiedade que não cabia em mim, para no final ficar ainda mais curiosa.Sinceramente desde que comecei a ler desde A Guerra dos Tronos até agora experimento todos os sentimentos possíveis.. aguardo com muita expectativa os próximos e que não demorem muito.

Sl@ck 09/02/2023

Livro sensacional se comparado ao festim dos corvos, toda a narrativa vale muito apena, senti falta de um personagem mas por gostar, mas pelo menos nesse apareceu os que falaram. Todo o desenrolar do outro lado do mar estreito foi incrível.
Essa trama sim valeu a pena ler cada página, os acontecimentos na muralha já esperava mas não desse jeito. Agora os acontecimentos com a Daenerys, Tyrion nunca que pensei que seria desse jeito. Mas com certeza o final foi destaque e que final, isso é GOT.

Gaby 31/12/2021

Feliz ano novo !!!
Terminei antes do ano acabar pra bater a meta da tbr mas só vou fazer realmente a resenha amanhã , então isso é só enganação , bjsss
camila2167 31/12/2021minha estante

Gaby 31/12/2021minha estante
Tudo de bom gente ??

sharacrstn 05/08/2020

Simplesmente incrível
Eu ainda tô perplexa, chocada e incrédula com o que eu li. Asoiaf tem uma trama onde você consegue imergir no mundo e sentir tudo, viver tudo. Amei os dragões nesse livro e mal posso esperar para ver Daenerys e eles novamente, na verdade não sei muito bem pra quem tô torcendo porque todos os personagens são incríveis e profundos. É isso, ansiosa por Winds Of Winter. ?

Iza Jaques 17/01/2021

Enfim, o fim?
Game of thrones é extraordinário.
É incrível como George Martin conseguiu criar um universo tão extenso.
Nos dois últimos livros, qdo acreditei que as histórias caminharam para uma finalização. Percebi que não, pelo ao contrário, personagens novos são introduzidos, assim como novas histórias.
O autor vai precisar de mais que dois livros para finalizar essas histórias.
Mas pra quem leu os cinco livros, só resta uma ressaca literária terrível, sem finalização. Estou tentando sair de todo esse universo.

Tarciana.Ventura 16/05/2021

Só o fato de não ter acabado como a 5° temporada da série, para mim já é um bônus. Curiosa para ver como o tio George vai dar continuidade.

Joao366 09/02/2023

A Dança dos Dragões
Consegui terminar os 5 livros lançados (até agora), foram quase 4 anos pra eu terminar todos kkkk e agora que eu acabei já me atacou a ansiedade dos próximos volumes que nem sei se vão ser lançados KKKKKKKKK
Sobre a história e a escrita: a escrita do George é muito descritiva, muito densa, muito arrastada, mesmo assim o livro é ótimo! Adorei acompanhar todos os personagens, até os que eu não gosto os capítulos foram muito interessantes, e nesse livro teve uma variedade imensa de capítulos com pontos de vista de vários personagens importantes/cruciais pra trama.
Esse livro foi um dos meus favoritos dessa saga, mas eu não consigo dar 5 estrelas pra esse livro, pelo desenvolvimento super lento e arrastado.
Mesmo tendo lido o 4º há algum tempo, consegui me centralizar perfeitamente na história (já que os acontecimentos do 5º aconteciam em "paralelo" com o 4º até certo ponto da história).
Valesca.Castelani 09/02/2023minha estante
Li o primeiro até agora
O universo é muito bem descrito
A ponto de vc viver uma vida paralela nesse mundo

Eduardo 09/02/2023minha estante
Eu li os 5 no ano passado, espero que o autor publique o 6 ainda esse ano

Regis 05/03/2023minha estante
Só lerei quando e "se" o autor lançar os outros. Tenho medo de ficar ansiosa e nunca saber o final.

Valesca.Castelani 05/03/2023minha estante
É que tem tantos livros que quero ler , que não dá tempo de ficar ansiosa.
Curiosidade aqui
Vcs também vivem uma vida paralela através dos livros?

Regis 05/03/2023minha estante
Não sei se uma vida paralela seria o termo que eu usaria, Valesca. A leitura para mim é um lugar de descanso mental e uma alegria prazerosa. ?

Valesca.Castelani 05/03/2023minha estante
Sim concordo
Mas pra mim também é uma forma de fuga da realidade.

Regis 05/03/2023minha estante
Te entendo. Acho que a leitura propícia isso.

danilo.safre 05/08/2012

Os últimos ajustes pro pega pra capar
A Dança dos Dragões é mais um livro fantástico da série Crônicas de Fogo e Gelo.

Mas assim como o 4º, é mais um livro de preparação do que de ação, dele as peças desse jogo estão se posicionando, fazendo novas alianças, determinando contra quem jogaram.

Essas partes são boas porque George R.R. Martin é incrível, mas ele é ainda mais incrível quando o bicho pega, tanto que pra mim os 3 primeiros são incomparáveis.

Existem momentos épicos, o surgimento e a volta de personagens muito queridos, com escolhas extremamente difíceis.

Mas mais do que qualquer coisa o livro deixa o gosto de quero mais, de "agora essa porra ficou séria". Para o 6º acabaram as preparações, os dois últimos tem tudo para ser o bom e velho pega pra capar com os todos aqueles personagens malditos que tem que morrer sendo punidos dolorosamente e a redenção dos que gostamos. Sim haverão perdas, mas no geral o saldo será bom porque George R.R. Martin sabe o que você quer, e vai dar de um jeito muito melhor.

Mari 17/12/2023

?O conhecimento é uma arma, Jon"
Um dos melhores da saga, foi ótimo rever todos os personagens que não apareceram no último livro e acompanhar suas histórias.
O livro tem ótimas reviravoltas e só te deixa mais ansioso para o próximo.

Nadia 27/07/2023

Incrível
Achei esse livro mais lento e mais denso, pois o tempo todo surgem novos cenários com novos conflitos e o como sempre mais personagens. Mas tudo caminhando para a grande tomada do Trono.
Foi incrível rever os personagens que não aparecem no livro anterior, e todos eles voltam muito mais importantes e necessários, o que nos deixa cheios de expectativas para a continuação dessa grande saga.
FÃBIO 14/04/2024minha estante
Oi Nádia. Eu não posso me pronunciar a respeito, pois a trama toda, seja nas páginas devoradas, ou na tela, assistindo inúmeras vezes, me fez apaixonar segamente e perdi a razão. Apenas recomendo a leitura, realizando os registros necessários para não se perder na trama e relações.

Danilo sm 08/09/2020

União dos riachos
Em uma nota no início do livro Martin comenta sobre ter dividido o que seria o quarto livro das Crônicas em dois volumes simultâneos. Também fala que até a metade deste livro, os pontos de vista de Festim retornam, o que significa que "os dois riachos se uniram em um só", deixando de serem fatos paralelos para voltar a cronologia de antes.

Sobre a primeira metade do livro, vemos os núcleos de Meereen, a Muralha e para lá dela, o Norte e mais. Foi uma surpresa vê-los depois daquele grande evento que foi A Tormenta De Espadas, e os conflitos realmente ainda vão demorar para se resolver, ainda mais devido a complicações que este livro introduz.

Assim que a cronologia é restaurada, vemos eventos que me surpreenderam, consequências do final de Festim e o clímax das tensões já apresentadas em Dança. E aquele epílogo... Enfim.

O POV de Quentyn Martell parece ser monótono, dá uma ideia de trama a parte. Mas isso porque as reais consequências estão por vir no futuro, nos próximos volumes.

Irei um dia reler esses dois últimos volumes simultaneamente, porque de fato deve ajudar na compreensão. E muitas coisas ainda estão prestes a acontecer no futuro, uma preparação para um outro grande evento como foi o terceiro livro.

OBS: venha Ventos do Inverno!

Polyana 13/09/2020

E o próximo?
Um livro ardiloso, cheio de teias com seus personagens cativantes, sem falar da história que hipnotiza o leitor.
Amal0 13/09/2020minha estante
Essa é a pergunta do milhão kkk

Polyana 14/09/2020minha estante
Kkkkllkkk o cara já fez milhões de coisas depois

Lucas990 21/09/2022

Enrolei muito pra começar esse livro pq não queria terminar e ficar sem a prometida continuação (será que um dia vem aí?), mas com o lançamento de House of the Dragon a minha ansiedade acabou falando mais alto. Li e devorei em poucos dias.
Nesse livro as histórias dos personagens estão escalando muito e a coisa está quase literalmente pegando fogo, deu pra matar a saudade da época de ouro da série.
Rauny.Campos 21/09/2022minha estante
Lucas tem alguns capítulos do Ventos de Inverno que o autor já liberou
Alguns até no site dele já disponível (acho que uns 4)

Alex 29/09/2022minha estante
A maior desgraça é o autor escrever tudo e não terminar nada.