A Dança dos Dragões

A Dança dos Dragões George R. R. Martin...

Resenhas - A Dança dos Dragões

Danilo sm 08/09/2020

União dos riachos
Em uma nota no início do livro Martin comenta sobre ter dividido o que seria o quarto livro das Crônicas em dois volumes simultâneos. Também fala que até a metade deste livro, os pontos de vista de Festim retornam, o que significa que "os dois riachos se uniram em um só", deixando de serem fatos paralelos para voltar a cronologia de antes.

Sobre a primeira metade do livro, vemos os núcleos de Meereen, a Muralha e para lá dela, o Norte e mais. Foi uma surpresa vê-los depois daquele grande evento que foi A Tormenta De Espadas, e os conflitos realmente ainda vão demorar para se resolver, ainda mais devido a complicações que este livro introduz.

Assim que a cronologia é restaurada, vemos eventos que me surpreenderam, consequências do final de Festim e o clímax das tensões já apresentadas em Dança. E aquele epílogo... Enfim.

O POV de Quentyn Martell parece ser monótono, dá uma ideia de trama a parte. Mas isso porque as reais consequências estão por vir no futuro, nos próximos volumes.

Irei um dia reler esses dois últimos volumes simultaneamente, porque de fato deve ajudar na compreensão. E muitas coisas ainda estão prestes a acontecer no futuro, uma preparação para um outro grande evento como foi o terceiro livro.

OBS: venha Ventos do Inverno!

Nadia 27/07/2023

Incrível
Achei esse livro mais lento e mais denso, pois o tempo todo surgem novos cenários com novos conflitos e o como sempre mais personagens. Mas tudo caminhando para a grande tomada do Trono.
Foi incrível rever os personagens que não aparecem no livro anterior, e todos eles voltam muito mais importantes e necessários, o que nos deixa cheios de expectativas para a continuação dessa grande saga.
FÃBIO 14/04/2024minha estante
Oi Nádia. Eu não posso me pronunciar a respeito, pois a trama toda, seja nas páginas devoradas, ou na tela, assistindo inúmeras vezes, me fez apaixonar segamente e perdi a razão. Apenas recomendo a leitura, realizando os registros necessários para não se perder na trama e relações.

Mel 19/11/2022

Umas das leituras mais difíceis porém a mais gratificante.
Li os cinco livros com uma certa dificuldade, primeiro pela enorme quantidade de personagens e tramas e segundo pelas inúmeras estratégias de batalha narradas, confesso que tive como companhia durante toda a leitura o famigerado Google, que me auxiliou todas as vezes em que não entendi alguma coisa ou que me esqueci quem era algum personagem e o que tinha acontecido com ele nos demais livros.
Toda essa dificuldade não quer dizer que os livros são ruins, pelo contrário... Quer dizer o quão bem esse universo das crônicas foi construído e estruturado, tanto que parece surreal uma história tão gigantesca e fantástica ter saído da cabeça de um único ser humano.
A medida em que os livros iam se distanciando da série, mais difícil ficava a leitura pra mim, porém mais imersiva e interessante ela se tornava também.
Termino o livro com um gostinho de quero mais, e espero muito ter a oportunidade de ler a continuidade dessa história que vai ficar marcada pra sempre na minha vida.

Herick 16/08/2013minha estante
Quando vi a nota que você deu para o livro, tive que ler a resenha. Porque eu, afinal, se pudesse me retratar, também retiraria uma estrela d'A Dança. Livro super enrolado de verdade, assim como o anterior. Eu só não consigo identificar se isso se tornou imprescindível na mente do Martin, ou se é uma jogada pra ganhar grana. Eu aposto mais na primeira ideia, embora deva ter sim um toque da segunda.

Dos personagens mais presentes neste volume, só sou aficionado mesmo pelo Tyrion. Sempre tive uma antipatiazinha pelo Jon... ele não conquista meu interesse. A Dany estaria na mesma situação dele se a trama que a entorna desde o início não trouxesse sempre um ar tão grande de importância. Ela em si não me agrada muito.

Uma proposta que eu amo neste livro, da qual você criticou, é a situação do Tyrion. É uma reviravolta tão louca, que trás uma irônica força de realidade tão perfeita. Acho que ficaria inverossímil se ele ficasse numa boa em Westeros depois do que fez, ou se, durante a fuga, se portasse com 'decência' e 'moralmente correto', duas características que, graças aos deuses, nunca foi o forte dele. A situação de decadência à qual ele é envolto só me faz amar mais esse anãozinho. É um dos únicos personagens que consegue prender meu interesse independente de onde esteja; a narrativa do George é sempre feliz quando o acompanha.

Eu também tenho uma tara meio incontrolável pelo comportamento quase literalmente anti-feminino da Arya. Antes eu não sabia definir isso, mas ultimamente sei que sou vidrado em quebra de padrões sociais normatizados. Seja lá o que isso possa ser exatamente.

Enfim, de resto eu sou bem de acordo. E espero do fundo do meu coração que no próximo as coisas estourem, e que supere até à Tormenta, que ainda figura (páreo ao segundo volume) como meu favorito da série.

Eder 16/08/2013minha estante
Haha. A Arya é uma criança, Herick! Isto é doentio, cara. Brincadeiras à parte, gosto muito da personagem, apesar de não ser muito a favor do rumo dado à ela.
Pra mim, o que gerou esta hype em torno do Jon é o ator que o interpreta na série da HBO (que não assisto, por sinal). Aparentemente é uma espécie de galã teen. A Dany está intragável neste último volume.

Quanto ao Tyrion, eu não esperava que ele ficasse de boa. Mas realmente me decepcionei muito com ele. Virar um alcoólatra até que deu pra engolir, mas o momento que ele aceita disputar a justa no porco eu fiquei indignado. kkkkkkkk. E toda aquelas reflexões vazias de "Para onde as putas vão?", deu no saco.

Também espero que nos próximos a série se ajuste novamente. Quero ver sangue!

Herick 17/08/2013minha estante
ahudfhsauhdfusdhfushdfu Não leve a tara no sentido literal. É mais algo do tipo ser instigado pelas ações e pensamentos da personagem. Não é fetiche ou libido literalmente não o_o

Pior que com relação ao Tyrion não posso falar muito, lembro só vagamente do que aconteceu. Sei que ele ouviu boatos de que a menina com quem ele havia se casado, lá na juventude ainda, tá viva... E nem lembro o contexto exato do uso dessa expressão. Sei só que o cara tá envolto em completa decadência. Mesmo não lembrando muito, achei um tanto quanto genial a relação dele com a anãzinha. Ele se frustrando com a maneira que ela mesma se enxerga, como um ser inferior e afins. Eu to certo ou to voando? o_o xii, agora nem sei mais.

Eder 18/08/2013minha estante
Ah tah! KKKKK. Porque seria estranho. =)
Nem lembro desses trechos da primeira esposa dele, não. Talvez tenha passado despercebido por mim.
Mas enfim, espero mais do próximo. A Dança e Festim são volumes de transição, essas quedas de ritmo são normais.

Augusto 23/08/2013minha estante
"Aliás, Palavras são vento deveria ser o título desde volume" kkkkkk
Também estranhei essa tendência misógina da série, fortalecida em A Dança. Passa mesmo a impressão de que pra uma mulher ser forte, precisa se masculinizar.

Eder 23/08/2013minha estante
Este é um detalhe que poucas pessoas se atentaram neste último volume. Até o terceiro volume tínhamos em Catelyn Stark, a personificação da força feminina (feminina de verdade). Daenerys, mesmo nunca caindo em minhas graças, era uma personagem interessante, à sua maneira. Em Festim dos Corvos, Cersei e Margaery Tyrell roubam a cena, apesar de em certos momentos Cersei demonstrar comportamentos tipicamente masculinos (que eu interpretei como uma tentativa de ocupar a posição antes ocupada por seu pai). Mas, em Dança dos Dragões, ninguém se salva! Daenerys, como você disse na sua resenha, parece se comportar como uma típica adolescente, Cersei perde completamente a graça e as demais tem personalidades masculinas.

Joy 04/09/2013minha estante
Quando Ygritte morreu, eu pensei que finalmente ia parar de escutar a frase '' você não sabe de nada Jon Snow''

Eu estava profundamente enganada kosakopaskpo
Da vontade de rasgar a pagina quando leio isso.

leodio 07/03/2016minha estante
Classifiquei este livro com apenas 02 estrelas. Fiquei revoltado por depois de ter lido mais de cinco mil páginas(tenho a versão compacta dos livros), tudo ter continuado na mesma. Nunca vi tanta enrolação. Esta sopa de letrinhas que é esta obra, com infinitos nomes de personagens e de lugares, faz com que no final a leitura passe a ser um martírio. Está parecendo Lost, que depois da 3 temporada se torna só enrolação. Esta obra poderia ter sido escrita(e finalizada) em 3 ou no máximo 4 volumes, com redução de 80% nesta infinidade insuportável de nomes. E o pior é que não tenho a certeza de que toda a estória irá terminar no próximo livro. Sinceramente, não leia estas crônicas se você não tem uma grande paciência.

Karen 16/10/2022

Bom mas mesmo assim fraco
As coisas que estavam escalonando de maneira tão rápida nos livros anteriores deram uma descansada, os capítulos da Dany e do John que costumavam ser meu preferidos me entediaram um pouco.
Ver os meus personagens amados e odiados agindo de maneiras diversas que simplesmente não codizem com seu eu interno, mas precisando disso pra sobreviver foi incrível e diferenciado

PaMeirelles 30/04/2021

Uma leitura viciante, como esperado da série
Enquanto olhava "A dança dos dragões" na estante, me perguntava se a leitura ainda teria o mesmo gosto depois de todos os spoilers vazados pela internet. Os personagens, a trama, as reviravoltas, casa detalhe que faz das Crônicas do Gelo e Fogo minha série de livros favorita está presente nesse quinto volume, e é com uma sensação de satisfação que guardo o livro novamente na estante e me junto ao clube dos que esperam pelos Ventos do Inverno

Silvio 28/09/2012

Uufff...Acabei...até que em fim.... leitura muito difícil, muito lenta! Volume muuuuuiiito confuso!
Há um número de descrições inúteis absurdo; ele descreve cada personagem toda vez que o cita: descreve suas roupas, suas armas, sua aparência física, aparência psicológica etc. e tal; descreve também o lugar onde tal personagem se encontra; descreve até mesmo o vinho que se toma - aliás nunca vi gente tomar tanto vinho - ele diz de onde é o vinho, qual sua cor, sua consistência, seu sabor, sua temperatura; toda vez que alguém bebe vinho.... e bebem vinho pra cacete!
Personagens secundários e inúteis em demasia - e todos minuciosamente descritos - que causam uma tremenda confusão.
A confusão é tanta que não dá pra entender quem é senhor de que ou de onde; não pra entender quem está em guerra contra quem; quem quer o poder de onde, quem quer dominar o que. Há um montão de "vira-casaca" e outro montão de "desvira-casaca"; mata e "desmata" personagens; outros personagens desaparecem por encanto.
Há sonhos demaaaaaaaiiiissss; é um exagero! Em sonho qualquer coisa é válida, o que engorda pra cacete o livro - qualquer um pode fazer isso.
Ocorrem várias incoerências, por exemplo, a rainha Cersei; uma rainha toda poderosa dança por causa de "padres" que não têm nenhum poder, que são capachos - de repente tais "padres" têm um poder magnífico. Outras incoerências na "muralha".... presença de mulheres, selvagens, casamentos, outro deus.
Muita confusão, bem diferente dos outros volumes; o autor se perdeu.
Estou muito curioso para saber como ele resolverá tanta confusão no próximo volume.
Bruno T. 02/10/2012minha estante
Concordo com suas observações: o autor realmente exagera nas descrições, o ritmo é lento e há personagens demais, tudo isso trazendo confusão à trama. Haja paciência para o leitor !
Minha impressão (que já manifestei na resenha logo abaixo) é que a série (ou saga) nunca terá um desfecho.

Pitty 22/10/2012minha estante
Concordo totalmente. Na minha opinião o autor se perdeu em tantas linhas de desenvolvimento do enredo. Alguns personagens que aparecem no livro 4 morrem no livro 5, e outros estão desde o livro 3 (mais de 1500 páginas!!) sem aparecer. O enredo ficou muuuuuuuuuito confuso.

The Trooper 28/11/2012minha estante
exatamente o que sinto. vou ter que ler toda a série inteira outra vez!!!

Marcelo 13/03/2013minha estante
Que ele é muito descritivo, concordo. Mas pelo jeito vc não entendeu o pq das coisas. Selvagens, casamentos, outro Deus, são todas consequências que Snow teve que tomar pra enfrentar os Outros, caso contrario não teria como dar combate a eles. E sobre os padres acredito que seja o poder do clero, assim como temos na igreja católica na epoca dos templarios. Os "padres" agora tem uma legião de soldados que poderiam derramar muito sangue dentro de Porto Real. E por ai vai.

Ellen 18/04/2014minha estante
Isso é um problema se você só está acostumado comuma narrativa com uma ou poucas linhas de história. Eu li os cinco livros de uma vez só, é meio confuso mas com o tempo você acaba acostumando e intuitivamente entende quem é quem, o que cada um quer e onde se coloca. Todos os pontos que você colocou como incoerentes fazem sentido e são explicados, seja explícita ou implicitamente, se você prestou a devida atenção à narrativa :)

Renan 05/06/2014minha estante
É por essa razão que eu nao recomendo essa saga pra todo mundo que eu conheço, me desculpem os críticos, mas nao é história pra qualquer um ler.
De fato tem horas que tantas descrições sao cansativas, principalmente as do Bran nos 2 primeiros livros, nao aguentava mais o drama dele nao poder mais andar, tirando isso, por mais repetitivo que por vezes o livro possa parecer, se faz necessaria tanta descrição justamnete por ser um livro longo e por ser muito facil de se perder.
Mas a resenha erra feio quando fala de personagens inuteis. Sério, nessa série, NENHUM personagem é inutil, cada um tem usa importancia e seu devido lugar como engrenagem que faz girar a série, e isso nao é questão de opiniao, isso é fato pra quem le e entende a série

Barbara 19/10/2014minha estante
Concordo em partes realmente ele descreve em detalhes os vinhos e roupas o que no meu ponto de vista é bom mas também há a parte ruim de detalhar nomes de pessoas e personagens que ñ tem muito envolvimento com a história principal o que cansa um pouco a leitura em algumas partes do livro.

Eduardo Scarabelli 16/12/2014minha estante
Silvio, li a sua resenha e discordo em quase tudo. O que eu concordo é que realmente o autor descreve tudo e isso chega a ser maçante as vezes. O que se deve pensar ao ler esse livro é que nada é por acaso, tudo tem um porém, um personagem ou um acontecimento alheio tem um grande significado. Se a pessoa é acostumada com uma leitura fácil ela terá que reler o livro ou alguns trechos e no final pesquisar.

fabio.hingst.1 19/07/2021

Infelizmente, terminei...
Um excelente livro, com a escrita impecável de meu grande mestre e ídolo e, o melhor de tudo, a riqueza, profundidade e desenvolvimento de tramas políticas, guerras (tanto visíveis quando invisíveis), reviravoltas, revelações e mortes. Oh sim, meu senhor, muitas mortes!
Não foi melhor que o Tormenta de Espadas ou o Fúria dos Reis para mim, pessoalmente, mas, "hey", quem se importa? Todos os livros de George Martin são nota 10, cinco estrelas e beyond.
Ansioso pela continuação e órfão, mais uma vez, de uma Saga indescritível. O que me resta, senhoras e senhores, é reler.
Mateus Queiroz 20/07/2021minha estante
Leu rápido pra caramba, mano. MDS. Agora vai esperar a boa vontade do Véio escrever o resto kkkkk

Maxuel.Lemos 04/12/2022

Isto aqui é uma benção em papel. Cada reinício de leitura é como uma retomada de um episódio de uma série. A descrição é tão detalhista que o mergulho naquele universo é garantido. A riqueza da trama e a visão adulta acerca do mundo fantástico faz desse livro, único.
Carolmoonreads 04/12/2022minha estante
Nossa você não imagina a minha ansiedade pra começar a ler esse livro. Mas sou maluca e quis começar por gelo e fogo kkkk

Maxuel.Lemos 04/12/2022minha estante
Kkk por ter visto a série e pra preparar o terreno pro próximo, Ventos do Inverno, decidi ler direto o 5. Em breve vou retomar pelo primeiro tb kkk

Leandroslm 04/12/2022minha estante
Ja tem alguma ideia de quando Ventos do Inverno vai aparecer? Eu li os 5 livros a alguns anos e devido a isso n consegui assistir a série, depois de ler o livro não tem como gostar de nada referente a séries, isso TB serve pra senhor dos aneis e pra roda do tempo que são livros maravilhosos hehehe... Mas a Leitura de Guerra dos tronos é obrigatorio pra quem gosta de fantasia medieval

Maxuel.Lemos 05/12/2022minha estante
Eu acredito q esse lançamento leve mais de ano ainda, sempre fica no "quase pronto" kkk
Mas em relação ao livro 5, eu achei que a série adaptou com um nível de fidelidade satisfatório. Dps que a série alcançou o conteúdo do livro, improvisou, mas então não ficou mto legal kkk

Polly 08/04/2020

A Dança dos Dragões: ainda não é o fim (#105)
Levei quatro anos para chegar ao último livro (escrito) de As Crônicas de Gelo e Fogo. Li por indicação de um colega da faculdade e por todo frenesi que a série causava em todos os ciclos sociais que eu frequentava. Confesso que eu tentei assistir à série, mas devo ter ficado no sexto ou sétimo capítulo da primeira temporada (na terceira vez que tentei). Não gostei da série, porque ver tanta violência não é coisa que me deixa muito a vontade. Você deve estar se perguntando: ué, mas os livros também são cheios de violência, não? É, eles são. Mas, ver é diferente de imaginar, concorda comigo? E minha imaginação sempre bloqueia coisas com mais sangue do que eu consigo suportar (risos).

O que achei do quinto volume? Até o finalzinho, ele é o melhor da série até agora. Equilibra ação com o que eu mais gosto nos livros: os jogos de poder. Ele traz de volta os melhores personagens também. Os capítulos de Jon, de Daenerys e, principalmente, de Tyrion fazem muita falta durante a leitura de O Festim dos Corvos. Saber o que aconteceu com esses personagens depois de toda aquela emoção de A Tormenta de Espadas é quase um alívio para o leitor.

Os capítulos de Tyrion são de aplaudir de pé nesse volume. Eu quase morri umas dez vezes achando que meu personagem favorito da série fosse ser assassinado. Mas, para te dar um spoiler do bem, fica só no quase. Algo que eu já não posso falar de outros personagens queridos... O final de A Dança dos Dragões é uma sangria tão grande que eu nem sei se estou realmente ansiosa pelo sexto volume. Eu sou o tipo de leitora que fica realmente chateada com o autor quando ele mata um personagem que eu amo e estou extremamente magoada com esse final.

Outra coisa que queria destacar na leitura de A Dança dos Dragões é um capítulo específico de Cersei. Sei que a personagem não é exatamente uma pessoa do bem, mas se você for minimamente humano vai concordar comigo que a rainha Lannister foi vítima de machismo, nos piores níveis que ele pode alcançar. Ser exposta e humilhada daquele jeito não é aceitável nem ao mais desprezível dos seres humanos. Cersei é condenada por deitar com outros homens que não o seu marido, mas só ela é punida por isso. Um dos seus amantes, inclusive, acompanha-a, com honras de cavaleiro, durante toda aquela "expiação”. Cadê a punição dos que deitaram com ela? O pecado é só da mulher? Cersei é odiosa e desprezível pelos métodos que usa, mas ela é também vítima do sistema. E isso está presente não só neste capítulo específico, mas em todos os outros da personagem, sendo a única coisa que me faz ver humanidade nela.

Enfim, acho que vale a pena se entregar à leitura da série. Mas tenha estômago para ler (e, inevitavelmente, imaginar) coisas bem feias e sangrentas no meio do caminho. Se você for mulher, a leitura vai ser um pouco mais difícil para você (pelo menos acho que foi para mim). Esse episódio de Cersei não é algo isolado e todos os personagens masculinos são machistas e misóginos (quem sabe, talvez, com exceção dos Starks). Tenha estômago, sério. Fora isso, tenha muita paciência também, pois os livros são lentos. A emoção vai acontecendo pontualmente, mas vale a pena passar por tudo e chegar a ela.

Agora o que resta é esperar, deitada, por Os Ventos do Inverno. Que Martinho aproveite a quarentena para isso, amém!

Patricia.Olazar 25/06/2020

Incrível
Simplesmente: todos deveriam ler.
Estou completamente apaixonada pela história toda!

isabelly 08/01/2022

george rr martin mais uma vez fazendo tudo

esperando so o proximo livro agrk o jeito q esse home. criou esse universo, essas situações e personagens é inexplicável

lucasangelooo 05/12/2020

Fogo e sangue?
Eu só tenho uma cosia a dizer: QUANDO QUE SAI O PROXIMO SENHOR GEORGE R.R. MATIN?
Craotchky 05/12/2020minha estante
A pergunta de 1 milhão!

GustavoDC 01/07/2023

Bom, mas apresenta a leitura arrastada e cansativa!
Enfim, terminei a leitura desse quinto livro da coleção! Levei mais de dois meses para terminá-lo! Para quem é fã da série, ler esses livros é uma forma de você relembrar as cenas dos episódios, falas dos personagens e tretas entre eles. Quantas vezes eu me vi parando em uma página e repassando na memória as cenas do seriado!
Entretanto, como nos outros livros do autor, esse quinto livro da coleção possui a escrita bem detalhada e prolixa, resultando numa leitura arrastada e maçante. Assim como no quarto livro, teve poucos acontecimentos importantes, isso contribuiu para a leitura ficar mais cansativa, fazendo-me pará-la por um tempo para depois dar continuidade.
Dos cincos livros publicados, o segundo e o terceiro foram os que eu mais gostei.
Agora, fico no aguardo interminável do autor terminar de escrever o sexto livro da saga. Isso que se passaram 11 anos, se não me engano, da publicação desse quinto livro! Sinceramente, eu não possuo muitas esperanças que ele irá escrever os dois livros restantes. O sujeito ganha mais dinheiro como consultor dos seriados de seus livros na HBO do que os escrevendo!
Também não possuo a pretensão de algum dia relê-los, devido ao grande volume de cada livro!
Nota para esse quinto livro: 4.0 em 5.0 estrelas.

Lary 12/04/2021

Preparação para grandes acontecimentos
Finalizei o 5º e último livro das Crônicas de Gelo e Fogo (visto que faltam ser lançados The Winds of Winder e A Dream of Spring), é perceptível que os acontecimentos desse volume são uma preparação para os resultados que virão em “Os Ventos do Inverno”.Temos Daenerys aprendendo a lidar com dragões, Jon Snow estabelecendo laços com o povo livre, Dorne em seus jogos de vingança secretos, Tyrion fazendo uma baita viagem por Essos, Cersei planejando novas vinganças e muitos outros personagens que tanto amamos traçando seus destinos rumo a um só objetivo: sobreviver no jogo dos tronos.

Um ponto interessante na escrita de George Martin é o modo como o autor separa seus livros entre o desenvolver da política e as consequências dela, vimos isso nas obras anteriores, e neste não é diferente, mesmo o livro sendo repleto de plots seguidos por mais plots, fazendo com que o leitor sinta necessidade de continuar a leitura até sua finalização e, ainda assim, ficamos com um gostinho de “quero mais”.

Agora nos resta esperar pelos próximos calhamaços, pois além de o inverno estar chegando, a saudade de Westeros já é palpável!