A Dança dos Dragões

A Dança dos Dragões George R. R. Martin...

Resenhas - A Dança dos Dragões

Taci 16/07/2012

O livro das revelações e o princípio do fim.
Não sei o que esperava encontrar numa Dança de Dragões, mas com certeza, não foi com o que me deparei. E, de maneira alguma pensem que eu não gostei do que li, muito pelo contrário! Quando penso que George R. R. Martin já apostou todas as suas fichas no Jogo dos Tronos, ele me mostra que, na verdade, a aposta foi mínima. Em fato, a verdadeira Aranha de As Crônicas de Gelo e Fogo não é ninguém menos que o próprio Martin, que teceu uma história tão absurdamente fantástica, que é capaz de prender qualquer (des)avisado que ouse ler o primeiro livro.

Agora, deixem-me explicar o porquê do título. Escolhi O livro das revelações porque, especificamente, em A Dança dos Dragões muitos acontecimentos que sequer nos meus dias mais imaginativos passaram pela minha cabeça são jogados na cara do leitor, sem aviso prévio. Tramas e personagens que me fizeram pensar: Caramba, Martin, qual a substância alucinógena que você usa, porque, cara, eu quero um pouco! É de cair o queixo;

Com relação à segunda parte do título, seria precipitado da minha parte, já pensar no fim, mesmo sabendo que o G.R.R.M. levará mais alguns até, de fato, terminar? Pergunto isso, porque, basicamente, é assim que eu vejo. E, esse foi um pensamento constante durante minha leitura. Mais dois livros e está tudo acabado. Sinto a sombra do fim a espreita e, pouco a pouco, lançando seus tentáculos.

Continuando...

... Neste volume, descobrimos o que aconteceu fora de Porto Real, Dorne e Vilavelha. Muitas questões que foram abordadas apenas superficialmente em O Festim dos Corvos, foram agora aprofundadas e esclarecidas na medida do possível é claro, afinal Martin é Martin . Ao mesmo tempo, somos bombardeados com novas e estonteantes revelações, que nos faz orar aos Deuses Antigos, aos Novos e ao Senhor da Luz, para que Os Ventos de Inverno comecem logo a soprar.

Todos sabem que uma das coisas mais interessantes a respeito dAs Crônicas de Gelo e Fogo é que cada trama está dentro de outra trama, que está dentro de outra trama etc. E, isso nunca foi tão bem demonstrado como neste volume. Quando se está lendo, visualiza-se perfeitamente quase que em forma de flashbacks, o que aconteceu há muito tempo na história, mas que só agora veio à tona. Posso dizer com muita certeza, que nunca tantas histórias completamente diferentes foram tão magistralmente interligadas.

Outra coisa muito bacana, desta vez a respeito do Martin, é que nenhuma personagem é insignificante. Cada uma tem um papel a desempenhar. Cada uma tem seu paraíso e inferno particular, e não tem escrúpulos para fazer o que achar que for necessário para conseguir o que se deseja.

E, neste volume, nós vemos isso tão perfeitamente que chega a doer os olhos. É como se A Dança dos Dragões soprasse as névoas que atrapalhavam nossa visão e agora as coisas começam a ficar mais claras. O que não significa que podemos ter a pretensão de tentar adivinhar alguma coisa vinda do Martin, até porque acho que nem ele sabe o que se passa na sua cabeça. É mais como um maior entendimento de tudo que aconteceu para que a história chegasse até aqui.

Agora, os nossos reais protagonistas...

... Eles, os tão esperados, tão adorados e tão cruéis. Capazes de despertar o fascínio e o terror de todos. Eles cresceram. Não são mais os filhotinhos fofinhos, são criaturas da natureza, e compaixão não está entre suas características. Se um Drogon filhote fez um estrago considerável, imaginem então o que um Drogon pré-adolescente é capaz de fazer. Viserion e Rhaegal, decididamente, não ficam atrás do irmão.
Aliás, quero elogiar a capa do livro, em especial, porque ficou muito incrível. Como eu imaginava, retratava uma cena do livro A cena, na verdade e, em minha opinião foi o maior (ou talvez único, dependendo do observador) ponto positivo da Editora.

Bem longe dos dragões, cada pedacinho (conhecido ou não) de toda Westeros tem suas próprias guerras. As coisas ficam realmente negras nA Muralha, e o Martin mais uma vez soca nossos estômagos.
A Guerra pelo Trono de Ferro está longe, muito longe, de conhecer seu fim e mais um Rei se proclama.
Descobrimos enfim, o verdadeiro propósito de Lorde Varys. E as teias da Aranha são mais longas e mais fortes do que se poderia imaginar.
Tudo está tão intrincado que é difícil até sonhar o que vai acontecer a partir de agora. A única certeza, é a espera.

E como será longa a espera pelos Ventos de Inverno...

P.S.: Na pressa (acredito eu) de lançar o livro, a editora não teve o devido cuidado com a edição do livro. O que resultou no capítulo faltante que todo mundo já deve saber, e em muitos erros. Muitos mesmo. E a maioria bobos, que numa revisão simples poderiam ser vistos e resolvidos. O que não aconteceu. De qualquer maneira, fica o lembrete para as próximas edições, de que cuidado nunca é demais.
Edson 07/08/2012minha estante
Fantástica resenha! Você me deixou 200% mais ansioso pra ler esse livro. Parabéns!

Taci 07/08/2012minha estante
Obrigada, Edson! ^^

Carlos Bred 20/08/2012minha estante
Muito bem dito Taci, realmente este volume deixará um gostinho de quero mais, não vejo a hora de chegar o 6º volume e ver como se desenrolaram os eventos das muitas guerras e tramas que aí estão...

Taci 22/08/2012minha estante
Também não vejo a hora de sair The Winds of Winter! ^^

Romélio 30/08/2012minha estante
Sinceramente, não gostei do quarto livro e não estava gostando do quinto, os 3 primeiros foram os melhores. Apesar de muito bem escrito, eu fico com a impressão de que só a cada duzentas páginas, algo realmente interessante acontece; a leitura torna-se tão extensa que para chegarmos as vias de fato, parece que estamos junto aos personagens atolados na neve nos arredores de Winterfell ou numa longa travessia em algum navio na Baía dos Escravos. A importância que o autor dá a personagens secundários e a quase negligência com os principais torna a leitura um pouco angustiante, mas recompensadora, pois ... quando chega o momento, o tapa na cara, o fio da espada, a revelação. Espero que o último (será?) seja muito mais denso e coerente, neste vasto universo criado por Martin,

Lu 31/08/2012minha estante
Resenha sensacional! É a mesma coisa que eu pensava enquanto lia cada um dos livros das Crônicas. Parece que, quando vc pensa que já viu de tudo, ele dá um passo a mais. A mensagem é clara: tudo pode ficar pior.

Taci 02/09/2012minha estante
Romélio, concordo com você quando você diz que algo realmente interessante só acontece depois das 200 primeiras páginas.
E, o melhor mesmo, como sempre, são as partes finais. Já com relação ao Festim, eu acho que sou uma das poucas que, realmente, curtiu muito o livro. Depois de tudo que aconteceu n'A Tormenta, o quarto livro foi mais uma espécie de desafogo, uma rearrumação de personagens, estórias, cenários... Se não fosse pelo final d'A Dança, eu consideraria O Festim como o segundo melhor. Foi nele que o Martin mostrou, realmente, que sabe o que tá fazendo, que a trama era muito maior do que imaginávamos, e A Dança confirmou tudo isso.
Pra mim, o "pega pra capar", de verdade, começa no sexto volume. É como se tudo que aconteceu até aqui fosse só uma introdução pro grand finale. Enfim... é isso. =D

Taci 02/09/2012minha estante
E, Lu, você disse tudo com a frase: "A mensagem é clara: tudo pode ficar pior."
Não poderia concordar mais!!

Cicero Ricardo 04/10/2012minha estante
Gostei muito da sua resenha, você mostra uma compreensão ótima da história e das tramas.
Um comentário apaixonado de uma leitora apaixonada pelo que leu, acho que muito parecido com a minha própria visão deste livro e da série como um todo, apesar de ainda estarmos longe do final.
Só gostaria de lamentar alguns leitores que veem os livros como histórias individuais e não com uma parte de um todo. E é sempre bom saber que o jogo dos tronos é apenas uma pequena parte desta história, que tem seu objetivo, sua verdadeira trama, o verdadeiro inimigo já determinado no prólogo do primeiro livro.

Taci 04/10/2012minha estante
Poxa, Cícero, muito obrigada pelo seu comentário! Mais do que tudo, minha intenção ao escrever era, realmente, tentar passar, mesmo que um pouco, o que eu sinto a respeito de ASoIaF. Mais do que falar de apenas um livro, eu queria transmitir os meus sentimentos por toda a série e por tudo que a aconteceu.

Fiquei muito feliz e concordo plenamente quando você diz: "E é sempre bom saber que o jogo dos tronos é apenas uma pequena parte desta história, que tem seu objetivo, sua verdadeira trama, o verdadeiro inimigo já determinado no prólogo do primeiro livro."

joaovictorpaz 01/11/2012minha estante
Taci, sua resenha é realmente excelente, já estava com grande expectativa para ler o 5° livro agora elas triplicaram, concordo com vc ao defender o 4° livro e me junto na opinião de que o todo sem uma parte não é um todo, cada livro faz parte dessa magnífica trama e não deve ser desmerecido.

OBS: Italyan0 vc é muito escroto, só penso em vc como um filho de uma porca por ter feito esse comentário.

Taci 10/11/2012minha estante
João Victor, muito obrigada! ^^
Defendo O Festim com unhas e dentes, na minha opinião, o Martin começou a mostrar à que veio, de verdade, n'O Festim dos Corvos. Mas aí é questão de opinião e de gosto...

P.S.: Comentário do Italyan0 apagado, já que a maioria não curte spoilers, muito menos, um spoiler desse tipo :~

Michelly 14/01/2013minha estante
Adorei sua resenha, Taci!
Vc conseguiu me deixar com mais vontade de chegar ao 5º livro e teve a delicadeza de não soltar nenhum spoiler!
Adorei msm! =)

Taci 14/01/2013minha estante
Muito obrigada, Michelly! ^^

Rosani Lidia 28/01/2013minha estante
Estarei iniciando a leitura deste volume.... Vou conferir os comentários, mas a expectativa é grande.

Davi 31/01/2013minha estante
"As coisas ficam realmente ?negras? n?A Muralha, e o Martin mais uma vez soca nossos estômagos."

Bem dito, estou na esperança que seja apenas uma pegadinha do velhinho, porque está difícil de acreditar. kkkkk
¬¬'

Milton 23/03/2013minha estante
Martin como sempre um mestre em nos deixar loucos para ler o próximo! Só espero que ele termine como começou,fantasticamente bom.

Matheus 01/05/2013minha estante
Ansioso para The Winds of Winter

Monica 17/08/2013minha estante
Amei sua resenha, sem explicitar nada e aguçando mais a vontade de quem quer ler essa saga maravilhosa.
Pensei que depois do casamento vermelho eu não sofreria mais, mas Martin quase me matou com o final deste quinto volume.
Agora me sinto desesperada por não saber quando vou poder dar continuidade à essa aventura e terminar esse sofrimento.

Paula 13/10/2014minha estante
UAU! Sua resenha é simplesmente maravilhosa, aguça a curiosidade e instiga a imaginação !!!

gustavo.galvao.142 03/01/2015minha estante
Muito boa resenha. Enfim, considerei esse o melhor da série. Tive algum receio ao iniciarca leitura, pois o quarto livro da série foi o que eu menos gostei - longe de ser ruim. Enfim, o sensacional é que ninguém sabe ao certo quem ficará com o trono. Muito bom!!

Bluna 09/01/2015minha estante
Paula, você escreve muito bem! Amei a resenha.

Lívia Gomes 24/02/2015minha estante
cara, amei tua resenha! vc escreve super bem. mas até doeu meu coração quando percebi q a resenha foi feita em 2012. CARA! DOIS-MIL-E-DOZE! Eu que tô lendo esse livro em 2015 estou quase entrando em colapso pq não há previsão para o lançamento do sexto livro.. fiquei imaginando como deve estar sendo sofrida essa sua espera! enfim... parabéns de novo pela resenha! haha

Débora 26/09/2015minha estante
Já li muitas resenhas de inúmeros livros e posso afirmar que essa é a MELHOR que eu já li, parabéns!!!

Sam & Deh 26/02/2018minha estante
Fantástica resenha! Parabéns !!
Muito bem escrita.

Sam & Deh 20/03/2018minha estante
"Não sei o que esperava encontrar numa Dança de Dragões, mas com certeza, não foi com o que me deparei." Eu esperava um confronto entre os dragões e os Vagantes Brancos .... mas deixa pra próxima aventura ...
Parabéns pela resenha !!

Sidney.Alencar 08/07/2018minha estante
Ótima resenha. Acabei de ler o Festim dos Corvos e quero terminar o quinto livro antes da última temporada da série na TV.

ladybaptista 15/06/2020minha estante
Nossa, ótima resenha!
Estou no terceiro livro ? Game of Thrones simplesmente é viciante

Mateus.Santos 20/10/2021minha estante
Ótima resenha! E no próximo livro que a Dany definitivamente vai mostrar o que um dragão é capas de fazer. E ainda mais sobre a influência motivada de vingança do Tyrion. Caramba, sua resenha foi feita a 9 anos atrás e nada do novo livro.

Nathyelle2 30/08/2023minha estante
Gente alguém me ajuda sou nova no skoob não sei com casar o livro pra ler

m.cIara 14/03/2024

Construção de mundo expansiva.
Depois do irregular Um Banquete para Corvos, George R.R. Martin está de volta à sua melhor forma com Uma Dança de Dragões, o quinto livro de As Crónicas de Gelo e Fogo. Daenerys Targaryen, Jon Snow e Tyrion Lannister estão de volta como personagens principais, depois de terem sido excluídos do volume anterior. A Dança dos Dragões começa com um estrondo, com Tyrion Lannister a atravessar o mar para a terra vizinha de Essos, em busca de refúgio após os acontecimentos angustiantes do final do terceiro livro, A Tempestade de Espadas. Tyrion descobre muito sobre si próprio durante a sua estadia em Essos, especialmente quando conhece a encantadora Penny, uma mulher anã que inicialmente ataca Tyrion, mas que mais tarde se torna sua amiga. Tyrion e Penny passam juntos por terríveis dificuldades quando são vendidos como escravos. Na Muralha, Jon Snow debate-se com o seu papel de Comandante da Patrulha da Noite, dividido entre honrar os seus votos de neutralidade e aliar-se a Lord Stannis para salvar Winterfell. Jon foi colocado neste papel de liderança antes de estar verdadeiramente preparado. O arco da sua história em A Dança dos Dragões é simultaneamente extraordinário e trágico. Gostei especialmente das interacções entre Jon, Stannis e Melisandre, uma das minhas personagens secundárias favoritas que recebe o seu primeiro capítulo de ponto de vista em A Dança dos Dragões, uma adição muito bem-vinda ao livro. Num romance com muitos pontos altos, penso que a história de Daenerys Targaryen foi a minha favorita. Adoro o seu crescimento ao longo do livro, à medida que luta contra a escravatura e, ao mesmo tempo, gere os elementos mais matizados da política. O capítulo final do seu ponto de vista foi absolutamente perfeito, um dos capítulos mais bem escritos de toda a série. Embora Arya Stark tenha adotado muitos pseudónimos diferentes ao longo da série, no livro há uma nova reviravolta quando uma rapariga diferente assume a identidade de Arya. Este enredo também inclui Theon Greyjoy, igualmente disfarçado sob uma nova personalidade. Entretanto, a verdadeira Arya está a fazer o seu melhor para sobreviver num culto estrangeiro. Embora só lhe sejam dados dois capítulos no livro, ambos são excelentes. Relativamente aos outros filhos dos Stark, Bran só tem três capítulos em A Dança dos Dragões, mas estes contêm algumas das suas cenas mais interessantes desde Game of Thrones. Sansa Stark está ausente do livro, mas felizmente ela já teve um grande arco de história em outro livro. O sempre esquecido filho mais novo dos Stark, Rickon, também está ausente de A Dança dos Dragões, mas isso não é novidade. Espero que ele venha a desempenhar um papel mais importante no próximo livro. Cersei Lannister foi a estrela de Um Banquete para Corvos, onde testemunhámos a dramática descida do seu bem-estar psicológico em conjunto com o seu afrouxamento no poder. George R.R. Martin retoma a história de Cersei na segunda metade de A Dança dos Dragões, que é tão cativante como no livro anterior. Cersei enfrenta finalmente a justiça, sofrendo a derradeira humilhação como castigo pelas suas muitas transgressões. A Dança dos Dragões é George R.R. Martin no seu melhor. Com a ação distribuída uniformemente por dois continentes, A Dança dos Dragões tem a construção do mundo mais expansiva de sempre na série. Martin mantém, de alguma forma, um ritmo acelerado ao longo de mais de 1000 páginas, proporcionando ao leitor muitas horas de diversão (em conjunto com um bom exercício de fortalecimento dos braços). Apesar dos vários finais em suspense, achei a conclusão do livro altamente satisfatória. O inverno está a chegar; só não sabemos quando.

Silas-sama 09/08/2023

Deixou saudades
Esse último livro não é só maravilhoso, é épico, tem muita mais coisas acontecendo que na série, mais possibilidades e jogadores no jogo dos tronos.

Sim, se gostam do tema, mandem ver, nunca é tarde para começar essa saga, notei q aq tem 120k de pessoas querendo ler, esse parágrafo é para vocês, leiam, sem medo, pq a saga é mt boa.

Parece que o único deus vivo é o Senhor da Luz, e não se sabe se é por causa dos dragões.

Ah, tem o deus de muitas faces tb, que seria o Estranho? Então só temos a luz, a escuridão e o frio que não seria em si um deus sim um ser amaldiçoado.

Andailson Lima 03/02/2024

"? Sonhos são o que temos."
Comecei a leitura desse livro ano passado, mas a correria da faculdade me impediu de terminar a leitura antes. Querendo ou não, hoje não vejo isso como algo ruim. Pois me deu mais tempo para aproveitar esse livro. Depois de um bom tempo, assimilei o fim dessa leitura.

De início, me agradou muito a volta dos capítulos da Daenerys e do Tyrion. Foram os personagens que mais senti falta no último livro.

Até comecei a gostar mais do Jon Snow. O que aconteceu no final da série tinha me feito ficar contra ele durante a maior parte dos outros livros. Agora, o vejo com outros olhos, e mesmo já sabendo o que aconteceria com ele no final desse livro, não deixou de ser impactante.

Já a Daenerys estava superpopular. Todos queriam se casar com a mãe dos dragões. Porém, o seu arco em Meereen é extremamente complexo. Tudo que ela faz pela paz a colocou em situações extremamente delicadas. Sinceramente, espero muito que ela mude a abordagem e comece a ceder menos.

Enquanto isso, o Tyrion não estava nada bem. Tudo o que aconteceu realmente o destruiu. Mas me agradou muito toda a viagem dele, principalmente pelo contato que ele teve com vários outros personagens. Em especial, a Merreca.

Com o avançar do livro, os capítulos vão ficando mais envolventes. O conflito no Norte, a disputa entre coroa e fé, os próximo passos do suposto Aegon e o retorno da Daenerys... há tanto ainda.

Mal posso espero para o desfecho desses e de muitos outros momentos. No entanto, agora só me resta esperar. Algum dia, os últimos livros dessa saga devem ser lançados.
John 03/02/2024minha estante
De fato esse livro é muito bom, como toda a saga é... como você disse: "agora só me resta esperar ", faço minha as suas palavras.
Eu terminei a leitura do livro em 2016/17 e estou desde então no aguardo.
Vamos torcer para que possamos ter os livros finais e assim podermos terminar essa saga tão fantástica, inteligente e emocionante, que muitos amam. Para podermos ver o desfecho dos nossos personagens favoritos.

Vanessa1139 03/02/2024minha estante
A muito tempo espero o George Martin terminar a saga, às vezes parece que isso não vai acontecer e terei de me contentar com o final da série mesmo, o que seria uma tristeza.

Andailson Lima 03/02/2024minha estante
A espera é a parte mais difícil. Principalmente pelo fato de que já faz muitos anos que se passou desde o lançamento desse livro. É um pouco decepcionante esperar tanto.

larizasena 08/08/2022

As Crônicas de Gelo e Fogo - A Dança dos Dragões
Não tenho nem palavras para descrever ???
George Martin, como sempre, não decepciona. Esse é o maior livro da saga, mas senti que o tempo que passei lendo ele voou, o livro com mais plot twists dos cinco, o que me deixou mais ansiosa pelo próximo. Uma das melhores coisas nesse livro é os personagens novos que apareceram e o que é mais empolgante é que eles não apareceram na série da HBO, isso me leva a crer que o livro terá um final diferente da série (oremos ??). Enfim, amei esse livro!
Cacauzinha1 08/08/2022minha estante
Eu ainda estou no primeiro , deus me ajude a conseguir ler todos.

Leitora sem sentido 08/08/2022minha estante
Eu li o primeiro e não tive coragem de ler os outros kkkkkk nunca sofri tanto lendo um livro (por causa dos acontecimentos do livro)

mica 08/08/2022minha estante
Olha, eu espero que suas preces sejam atendidas. Pq ele não terminar esses livros me gerou um trauma. Procuro ler só quando é finalizada a série pra não sofrer mais rsrsrrs

Zuze, você consegue ?

larizasena 08/08/2022minha estante
Leitora sem sentido, continua, mulher, são maravilhosos! ?

larizasena 08/08/2022minha estante
Mica, tomara, né?! Eu ficarei bem chateada se não terminar, ainda mais depois de ter lido esse último livro.

Max 23/08/2012minha estante
muito bom, gostei do espoiler, mas não sei se continuarei a ler os livros desse autor. Por isso que nunca leio livros de terror, odeio suspense. Na minha opinião tudo ficou chato no momento que Robb Morreu, está tudo tão... desmembrado.

Max 23/08/2012minha estante

Allef 21/11/2012minha estante
Max, Martin escreve muito bem, mas suas narrativas cansam um pouco, ainda nem terminei a leitura de O Festim
Quanto à morte de Robb, bem, foi chato mesmo, mas ele colheu o que plantou não é mesmo?
amor jovem não vence em uma luta de espadas

Eduardo 09/02/2014minha estante
George é foda. O próximo tem tudo pra ser um dos melhores da série.

Giovanna1962 23/01/2022

eu fiquei muito confusa no começo por causa da cronologia e quando me acostumei voltou ao normal, mas eu amei, estava com saudades dos povs do jon, do tyrion e da dany, só senti falta dos personagens que não apareceram mesmo no final
Rafael Kerr 23/01/2022minha estante

Pedro.Yamashiro 18/10/2020

Muito Foda!
Estou feliz e puto, vou ter que esperar eternamente pelo sexto livro agora...
Thaci 18/10/2020minha estante
Comprei os livros, espero ter coragem pra ler tudo.. medo de ser uma leitura arrastada

Pedro.Yamashiro 30/10/2020minha estante
A coragem vem com o tempo kkk. A leitura é tranquila, O Martin escreve tão bem que vc realmente "viaja" na narrativa dele, dps que começa não consegue parar rs.

Thaci 30/10/2020minha estante
Aaaaah, agr tu me deixou com vontade de ler oq é um problema

Thaci 30/10/2020minha estante
É uma leitura agendada pra janeiro só

Pedro.Yamashiro 30/10/2020minha estante
Puts kkkk mas então, começa em janeiro, sem pressa rs. Provavelmente ano que vem o sexto livro já vai estar disponível! E vc não vai precisar ficar esperando... O que é um saco kkkk

Luan 17/09/2023

A dança das tramas
Agora entendo o porquê de George Martin estar há mais de 10 anos escrevendo Os ventos do inverno. A narrativa, ao fim desse quinto livro, chega num nível de tramas e subtramas muito maior do que nos livros anteriores - pelo menos, essa é a impressão que tenho -. Por isso, emendar várias tramas num único fluxo narrativo - que é o sexto livro - para finalizar no sétimo (e previsto como o último) é complexo e demanda muitas nuances narrativas, criativas e incontáveis revisões. Algo muito complicado. Sobre esse quinto livro, ele é um pouco lento no início, mas isso serve para estabelecer e localizar os personagens, principalmente aqueles que não estavam presente em O festim dos corvos. Em contrapartida, do meio para frente, a narrativa, que insere os personagens do quarto livro, desenvolve-se de maneira fluída. Porém, há poucas conclusões em termos de arcos narrativos e tramas na segunda parte da obra. Aliás, esse livro deixa mais dúvidas e perguntas do que respostas e certezas, algo que não diminui a qualidade deste quinto volume. Por fim, vale muito a leitura e a longa espera pelo novo livro.

Deéh 16/10/2021

A briga pelo trono de ferro continua e está longe de acabar
Muito boa a narrativa e os acontecimentos da história do quinto livro da saga de Game of Trones.
Pôde-se dizer que ?A dança dos dragões? é o extremo oposto do seu antecessor.
Enquanto o livro anterior dismiussava a história de personagens que consideramos ?secundários?, esse chama a atenção para os personagens que tanto amamos.
Não vou mentir, amo a saga de Game of Trones, porém achei alguns livros difíceis de ler, por causa da narrativa arrastada de George R. R. Martin.
Por favor, não pensem que estou reclamando, longe de mim, só acho que ele detalha muito coisas desnecessárias, e deixa a gente no escuro por muito tempo esperando saber coisas futuras dos personagens que a gente ama rsrs.
Mas mesmo assim amei ler a saga, para mim ela é nota 1000.
O quinto livro me deixou com aquele gostinho de água na boca e curiosidade extrema para saber o que irá acontecer a seguir. Porém, como sabemos o sexto livro ainda não foi terminado. Não vejo a hora dele ser lançado, para que eu possa dar continuidade a essa leitura incrível e intrigante.

elisarss 13/03/2021

"Nem todos os homens são feitos para dançar com dragões"
Surpreendente. Cativante. Reveladora.
Essas são as três palavras que mais definem a Dança dos Dragões ao meu ver.

Vou ser bem sincera, não estava tão animada para ler este livro depois de o Festim dos Corvos, pois como falei na resenha anterior, ele me decepcionou um pouquinho.

Porém, na Dança dos Dragões, G.R.R. Martin conseguiu me levar de volta às maravilhas dos povos westerosi, yunkaíta e meereense; algo que me surpreendeu muito.

O livro em questão mostrou acontecimentos que eu nunca imaginaria; esclareceu diversos fatos que eram como "pontas soltas" em O Festim dos Corvos e, além disso, o autor conseguiu demonstrar explicitamente que TUDO PODE PIORAR!!!!

Diversas tramas dentro de tramas; dúvidas dentro de dúvidas; desconfiança dentro de desconfiança, entre outros. Isso resume basicamente o livro todo. Cada detalhe teve papel fundamental nos acontecimentos do livro de um jeito que me levou a sentir como se EU estivesse dentro da história. E achei isso sensacional na escrita do Martin.

Um dos pontos mais interessantes nas Crônicas de Gelo e Fogo é que nenhum personagem pode ser considerado dispensável. Todos eles acabaram sendo essenciais, carregando suas guerras particulares aonde quer que fossem.

Agora, então, basta esperar pelos Ventos do Inverno para saber como estão os nossos queridos (ou nem tanto) personagens.

-- O único ponto negativo desse livro foi a grande quantidade de erros ortográficos. Mas em geral, a obra acabou se tornando uma das minhas favoritas.
Marcos 13/03/2021minha estante
O tão aguardado Ventos do Inverno... tomara que saia logo!

elisarss 13/03/2021minha estante
pois é, vamos torcer para que lance logo

Marcos 13/03/2021minha estante
Sim ??????????

Larica 13/03/2021minha estante
Ai, amo muito! Adorei sua resenha! Da vontade de reler ?

elisarss 13/03/2021minha estante
ahh que bom que gostou ??

Nic @cortedelivros 28/01/2022

Matar, morrer ou trair!
Essa leitura foi incrível! Got é minha fantasia favorita da vida. A grandiosidade desse universo é espetacular e isso se deve a riqueza de detalhes dos cenários e dos personagens, onde cada capítulo é tão completo que parece um mini livro.

Dança dos dragões como é de se imaginar pelo nome tem um foco maior na história dos Targaryens..Várias informações confiáveis sobre o passado são divulgadas através dos capítulos de Barristan Selmy e do Grifo pois eles participaram de eventos como a rebelião, conheciam Rhaegar e o rei louco. Rola mortes de personagens importantes, mta tensão, traição e mais eminência de guerras. A busca pelo poder do trono de ferro ainda continua acirrada e ele nunca esteve tão vulnerável quanto agora pq só tem pateta em king's landing.

Surpreendentemente os capítulos que eu mais gostei foram os do Theon. Ele fez coisas terríveis mas pagou pelos seus e pecados e pelos de todos os outros personagens nas mãos do Ramsay, que é um monstro, a crueldade dele no livro é mto maior que na série. E é no núcleo do Theon que somos levados de volta a nossa querida Winterfell. Da um aperto no coração saber que ela está em ruínas e não há nenhum Stark por lá.

Os capítulos do tyrion são os mais engraçados devido seu humor ácido, ele se meteu em muita encrenca e rodou por vários lugares.

Dany e Jon Snow estão ambos em posições de comando em seus núcleos, em cada capítulo eles tem mil e um problemas pra resolver que chega da dó. E como o final dos dois terminou foi triste, mto sofrimento :(

Os capítulos mais chatos foram os do Bran, é mta viagem, destesto esse lance de corvo dos três olhos.

E é isso, amei a leitura mesmo ela sendo lenta. Pena que não há previsão pro lançamento do próximo livro e enquanto isso vou me contentar com o Fogo e Sangue, que conta a história dos Targaryens.

Ps: cersei finalmente teve o que mereceu kakaka

Fabrício 14/04/2022

GOT 5 estrelas, sempre...
Ansioso para que saia os demais livros e essa espera pode levar mais alguns anos.
Pela decorrer da história nos livros, o final pode ser diferente da série, tem alguns pontos não abordados na série que podem fazer toda diferença mais pra frente.
amandafffdo 15/04/2022minha estante
É um dever ser diferente daquela catástrofe que foi o final da série

Nay 10/11/2022minha estante
Minha esperança é que George com todo seu intelecto nos entregue um final digno de todo esse mundo espetacular que ele criou, diferente do que os roteiristas fizeram no final da série (que tb foi excelente em 99%). Só desejo que ele termine esse livro logo, meu medo é ele partir dessa vida e nos deixar sem o encerramento da história com chave de ouro kkk

Cica 05/11/2022

Complementa bem o anterior e da vontade de ler mais!!
Achei esse mais fácil de ler, em geral tão bom quanto.
Tanta coisa terminou em aberto que deixa a gente meio doida da cabeça.