Pornô

Pornô Irvine Welsh

Resenhas - Pornô

Dan 20/03/2021

Uma sequência necessária
Porno me surpreendeu bastante, esperava que fosse cansativo ou até mesmo chato, mas posso dizer com tranquilidade que passa longe disso, e ainda afirmo que e é melhor que Trainspotting. Aqui nos temos os personagens de formas mais amplas e em situações diversas que os fizeram se destacar muito, os personagens novos também acrescentam bastante... Ah e o final é simplesmente de explodir cabeças!!!

Dhalila 10/01/2021

Apesar de ser uma continuação de Trainspotting agora a história tem uma cronologia. Você LE e sabe que está indo para algum lugar.
Em comparação com o primeiro livro, esse parece ser mais complexo e um pouco até mais entediante.
Apesar disso, adorei a leitura.

Carla.Maciel 28/10/2020

Só senti falta dos monólogos do Mark Renton, fiquei na torcida para que as coisas do Spud deem, gostei mais da Alison nesse livro que no primeiro, ela foi a personagem que mais se desenvolveu na minha opinião. Bem feito pro Simon o Franco que console ele, eu estava com pena da Nikki até aquele final, e que final foi aquele! Dez anos depois e os garotos continuam só garotos.

Ivan de Melo 02/08/2020

A droga dos anos 2000: a pornografia e o acerto de contas na continuação de "Trainspotting"
"Porno" é o segundo livro da trilogia "Trainspotting" quando Irvine Welsh que decide retomar a vida dos junkies do Leith escocês dez anos após o fim da primeira obra. Parte dessa retomada tem um pé no sucesso que foi a adaptação para o cinema de "Trainspotting" pelas mãos de Danny Boyle em 1996, filme que deixou uma ponta solta que a obra original não mencionava (SPOILER ALERT) com Renton deixando parte do dinheiro da venda de heroína para Spud ao fugir traindo sua gangue.

Welsh toma essa premissa para apresentar por onde andam os quatros amigos: Renton foi morar em Amsterdã, largou as drogas, aplicou o dinheiro roubado em boates e aprendeu karatê por temer um encontro furtivo com Begbie; Spud torrou inutilmente o dinheiro deixado por Renton, casou-se com Alison, teve um filho e agora busca uma nova forma de obter sucesso; Begbie passou anos preso após o incidente do primeiro livro, foi apresentado à cocaína e tornou-se ainda mais lunático com a ideia de matar Renton; e Sick Boy, talvez o condutor deste segundo livro, tenta mais uma vez ficar rico através de suas falcatruas ao perceber que a nova droga dos anos 2000 são as indústrias pornográficas, ramo que decide explorar a todo custo. Somos apresentados ainda a novos personagens, como Nikki, uma jovem que será manipulada (assim como outros) por Sick Boy no seu novo empreendimento, e parte dos protagonistas da obra "Cola" (2001) de Welsh, o que faz de "Porno" uma dupla continuação.

Para quem gostou muito de "Trainspotting" como eu, das narrativas mistas e precárias, da reflexão social sobre o final da década de 1980 na Escócia, sobre o advento da heroína, do punk e do HIV, vai estranhar um pouco esta continuação. "Porno" é muito mais um livro de ação com um acerto de contas - Renton x Begbie - a espreita, o que faz com que parte da narrativa pareça uma longa enrolação até o clímax, e Welsh sabe como escrever os momentos de clímax em seus livros. Danny Boyle também parece ter percebido isso ao aceitar dirigir a adaptação de "Porno" em "T2 Trainspotting" (2017), captando a essência desse turbulento reencontro 20 anos depois do primeiro longa com o elenco original. O filme é uma boa piração e sim, melhor que o livro.

Clara T 23/07/2020

Os meninos tomaram jeito?
Sim, eles estão de volta: Spud, Sick Boy, Begbie e Renton. Aparecem mais alguns, mas esporadicamente. Cerca de 10 anos depois, cada um tentou seguir o seu caminho. Spud faz reabilitação, Sick Boy consegue um pub para gerenciar no Leith e está voltando de Londres, Begbie está prestes a sair da cadeia e o Renton está em lugar incerto e não sabido.
E o velho Leith está lá. As drogas, os pubs, os estudantes universitários...
Como podem imaginar, alguns deles amadureceram e largaram as drogas, mas outros não estão mais aqui para contar. Pelo título dá pra imaginar que agora eles descolam uma oportunidade com vídeos de entretenimento para adultos.
Fico feliz de não ter me decepcionado com a imagem que fiquei do Mark mas triste com a longa lista de falcatruas destes bichanos.

Guga 24/06/2020

Meta de leitura 2020
Decepcionante. Não chega aos pés do primeiro livro da trilogia Trainspotting. Esperava uma história que abordasse as questões do primeiro livro com mais amadurecimento, entretanto esse não foi o caso. Uma temática polêmica que infelizmente não foi aproveitada.

Marselle Urman 04/09/2022minha estante
O final pareceu mesmo apressado, mas o atropelamento do Begbie foi uma grande ironia engraçada - já que o Rents obviamente ia acabar morto de outra forma. E ainda porque com o relato do Spud, Renton saiu como o herói que quebrou o Franco. Genial.

Cláudio Dantas 10/08/2018

Bem diferente do primeiro
No decorrer da leitura, você sente que o autor se divertiu muito escrevendo. Ele tem uma narrativa bem diferente do que foi feito no primeiro livro. Enquanto Trainspotting tinha um clima de acontecimentos episódicos, em Porno temos uma história com início meio e fim. As mudanças de narradores são mais fáceis de acompanhar aqui. As trocas são feitas a cada capítulo, ao contrário de Trainspotting que podia ter até 3 personagens diferentes como narradores em um único capítulo, por exemplo.

O humor sarcástico e crítico continua presente, sempre dosando de maneira correta nos momentos mais "sérios". A história desse livro é especialmente tensa por causa do gancho que ficou no final do primeiro e é muito divertido de acompanhar o desenrolar, em grande parte por conta dos quiproquós que o autor utilizou. E o final é muito maravilho, serião!

Não sei dizer qual dos dois é meu favorito, até porque eles são bem diferentes. Então eu prefiro encará-los como uma obra só e recomendá-los fortemente. Ansioso para ver se a qualidade se manterá no terceiro.

Luke 06/06/2018

FINAL FODA, HISTÓRIA DO CARALHO.
Irvine é um Deus sagrado. Livro do caralho e um final melhor ainda!

Tatiana 29/12/2017

Interessante como um livro com tantos personagens que eu nunca gostaria de conhecer na vida real pode deixar um livro tão bom. Uma seguência tão boa quanto quanto seu antecessor. Cada capítulo sob a perspectiva dos 5 personagens principais faz com que o leitor capte os acontecimentos sob vários ângulos. Uma pena que o filme não foi fiel ao livro, pois tinha aqui uma boa história.

Lamboglia (@estantedotibas) 17/10/2017

Segunda melhor obra!
"Chego bem perto daquele boneco babão e vegetativo. - Melhore de uma vez... Mendigo. Sempre quis chamar você disso bem na sua ca... - e meu coração pula fora do peito no momento em que alguma coisa se agarra no meu pulso. Olho pra baixo e vejo a mão dele prendendo a minha como um torno. E quando olho pra cima, seus olhos estão abertos e aquelas brasas flamejantes de pura hostilidade fitam minha alma penitente e ferida....".

Autor: Irvine Welsh
Ano: 2006
Páginas: 568
Ed: Rocco

Este aqui meus amigos, é o livro que Danny Boyle se baseou para a continuação da turma mais pirada de Edimburgo. Dez anos se passaram e Renton, Sickboy, Spud e Begbie estão de volta. Mais velhos? Sim. Mais maduros? Nem tanto. Mais loucos? Sempre serão. Irvine Welsh não pega leve e deixa a galera de Trainspotting mais ácida do que nunca. Aqui nesta pequena obra pornográfica, Sickboy retorna para Edimburgo e decide abrir uma indústria pornográfica e decide levar a sua obra para o festival de Cannes. Aí vocês já devem imaginar mais ou menos o que rola entre as páginas com muito humor ácido e drogas. O filme segue outra trilha, mas ainda assim aponta pequenos elementos importantes que compõe essa odisseia orgasmática. Duas obras fantásticas para quem realmente gosta do universo criado por Welsh.

Poesia na Alma 19/06/2017

Narrativa regada a drogas, sexo e escatologia
"Croxy, pela primeira vez na vida suando por causa do esforço físico em vez de abuso de drogas, sobe tropeçando as escadas com a última caixa de discos nas mãos enquanto eu desabo na cama, entorpecido e deprimido, encarando de boca aberta o papel de parede bege."

E assim tem início a narrativa de Pornô, segundo livro da trilogia Trainspotting, do autor escocês Irvine Welsh, publicado e relançado recentemente pela Editora Rocco. Os eventos desse livro se passam dez anos após o primeiro volume, ambientada em ruas sujas e decadentes escocesas.

continue lendo - http://www.poesianaalma.com.br/2017/06/resenha-porno-irvine-welsh.html

Cheiro de Livro 29/03/2017

Porno
Irvine Welsh está ao lado de Chuck Palahniuk e Nick Hornby entre os meus autores favoritos do fim da adolescência e início da vida adulta. Curioso escolher três escritores bem masculinos para me influenciar, mas a escrita de todos eles transcende a barreira do gênero e fala sobre ser adulto e lidar com o mundo adulto sem ter a mínima ideia do que está acontecendo. Todos eles têm obras adaptadas para o cinema que se tornaram filmes marcantes, Hornby é responsável por “Alta Fidelidade”, Palahniuk por “Clube da Luta” e Welsh por um dos meus filmes favoritos: “Trainspotting”, que, no meu ranking pessoal, perde só para “Casablanca” (ok, os outros dois também fazem parte do meu hall de filmes favoritos), ao lado dos filmes, esses também são livros que adoro e que me fizeram pensar e repensar muitas coisas.

Trainspotting é o primeiro romance de Welsh, lançado em 1993. Seu estilo cru e honesto de contar história, na verdade várias, sobre um grupo de jovens do Leith, Edimburgo, na Escócia, deu a Welsh o status de um dos melhores autores contemporâneos dos anos 1990. Com a adaptação para o cinema, ele, o diretor Danny Boyle e o roteirista John Hodge tornaram-se os “porta-vozes” da geração de vinte e poucos anos daquela época. Com estilo “sujo”, que leva para as páginas de seus livros a forma que os seus personagens realmente falariam se existissem, com um sotaque forte, gírias, palavrões e um senso de humor bem peculiar. Se bem, que ao ouvir o escritor falar, você percebe que ele escreve como ele fala.

Muita gente tem receio em relação à Trainspotting por causa do vício em heroína de seus personagens, todos no início dos seus vinte anos e sem muita perspectiva de vida, mas não há uma apologia às drogas, o livro apenas reflete a realidade que Welsh conviveu, a do jovem classe média pobre, sem muita perspectiva de vida, que encontra nas drogas conforto e poder. A partir dessa realidade ele debate todo o papel dessa geração que não parece se preocupar com o futuro e curtir viver intensamente o agora. Com esse livro, Welsh transgride forma e conteúdo, ao levar a linguagem das ruas para o seu livro e falar de uma realidade bem pesada sem nenhuma preocupação moral.

Então dez anos se passam, os personagens ainda sofrem consequências dos acontecimentos do primeiro livro e Welsh decide que agora, no meio dos trinta anos, Sick Boy e companhia precisam de dinheiro. Qual a melhor opção? Fazer um vídeo pornô com a ajuda de estudantes de cinema. Simon continua sua vida de pequenos golpes e agora é dono de um pub em Leith. Spud está casado e com um filho, mas enfrenta uma enorme dificuldade em largar as drogas, mesmo com a ajuda do AA. Begbie é solto por bom comportamento e Renton é dono de uma boate de sucesso em Amsterdam. Além dos quatro amigos, Welsh nos apresenta Nikki, uma estudante de cinema londrina que mora em Edimburgo e trabalha numa sauna para poder se manter. O livro é contado pelo ponto de vista de cada um desses cinco personagens, cada um com sua voz e estilo, o que torna o livro ainda mais rico. O que me fez pensar no trabalho que deve ter dado para os seus tradutores, Daniel Galera e Daniel Pellizzari, que fizeram um trabalho incrível em conseguir transmitir o estilo de Welsh muito bem para o português.

Mas, de volta a Porno, esse é um reencontro divertido, recheado de rancor, vingança, mas também nostalgia e reflexões. Mas é Nikki a personagem que mais chamou minha atenção, porque os quatro rapazes são típicos caras de um bairro pobre que precisam ser durões para levarem a vida pra frente. Begbie é quase asqueroso, o que me levou a refletir várias vezes sobre o machismo que existe no livro. Simon e Begbie são machistas ao extremo, mas de uma forma bem caricatural, exagerada, que na verdade serve como crítica à caras como eles, ao mesmo tempo que reflete a realidade de tantos outros homens que existem por aí. Em paralelo a isso há Nikki, uma personagem feminina forte, super consciente da sua sexualidade, mas ao mesmo tempo insegura sobre sua aparência e que se sente pressionada para ser magra e bonita. Ela não usa drogas mas é bulímica. Trabalha em uma sauna, mas não se vê como uma prostituta. A partir de seu relacionamento com Simon que Welsh levanta questões sobre os limites de Nikki e sobre um relacionamento abusivo. O autor não levanta nenhuma bandeira, mas assinala aquela relação como tóxica, já que ele mostra Simon como uma influência tóxica desde Trainspotting. Só que o intento do livro não é apontar problemas e nem ser moralista, muito pelo contrário, ele apresenta as situações, algumas vezes de forma extrema e a partir delas abre espaço para reflexões. É preciso apontar que Welsh é bem gráfico em suas descrições, tanto nas cenas violentas quanto nas cenas de sexo, que esse livro tem muitas. Mas elas são apenas parte de um cenário bem maior que ele monta, por onde esses personagens trafegam. Para Welsh os detalhes são necessários para contar sua história mas não são importantes, por isso não parecem soltos dentro da trama. O importante são as motivações de seus personagens, e por mais que o livro pareça ser centrado em Simon e Nikki, Spud, Begbie e Renton também são importantes, suas histórias são contadas e acabam se entrelaçando a história de Simon.

Porno é um livro difícil de ser definido, ele é uma experiência. São muitas nuances e histórias dentro de uma mesma história, que formam um quadro maior. Não é uma experiência fácil, não é um livro leve, mas é um livro incrível que merece ser lido.

site: http://cheirodelivro.com/porno/

Zeka.Sixx 20/03/2017

Cruel e imperdível
Comecei a ler "Pornô", a continuação de "Trainspotting", pensando em me preparar para o lançamento de Trainspotting 2 nos cinemas. Só depois fui descobrir que o filme é apenas muito superficialmente baseado no livro. Uma pena, pois "Pornô" é simplesmente GENIAL. Eu chego ao ponto de dizer que supera "Trainspotting" (o livro), em parte talvez porque pude ler esse livro sem o peso da comparação com a adaptação cinematográfica. Mas a verdade é que Irvine Welsh nos brinda com dois personagens brilhantes: Sick Boy (que foi apenas superficialmente mostrado no primeiro livro) e Nikki. Outra coisa que talvez tenha feito com que livro fosse particularmente tocante para mim foi que a velha turma de personagens encontra-se na mesma "encruzilhada da vida" que eu: com 30 e poucos anos, ainda incertos de que fizeram ou poderão vir a fazer algo revelante em suas vidas. Apesar de ter sido lançado em 2002, achei o livro supreendentemente atual, abordando questões como o feminismo e a própria indústria pornô com uma visão que permanece contemporânea. O romance segue num crescendo de tensão até explodir de maneira violentamente cruel e sádica em seu final. Fantástico!