Pornô

Pornô Irvine Welsh

Resenhas - Pornô

lucianosousa 10/03/2010

O personagem do Spud neste livro é um dos mais reais e verdadeiros que eu já vi em um livro. O desespero dele é retratado muito bem e se encaixa na vida de qualquer pessoa.

Fantástico livro.

Cláudio Dantas 10/08/2018

Bem diferente do primeiro
No decorrer da leitura, você sente que o autor se divertiu muito escrevendo. Ele tem uma narrativa bem diferente do que foi feito no primeiro livro. Enquanto Trainspotting tinha um clima de acontecimentos episódicos, em Porno temos uma história com início meio e fim. As mudanças de narradores são mais fáceis de acompanhar aqui. As trocas são feitas a cada capítulo, ao contrário de Trainspotting que podia ter até 3 personagens diferentes como narradores em um único capítulo, por exemplo.

O humor sarcástico e crítico continua presente, sempre dosando de maneira correta nos momentos mais "sérios". A história desse livro é especialmente tensa por causa do gancho que ficou no final do primeiro e é muito divertido de acompanhar o desenrolar, em grande parte por conta dos quiproquós que o autor utilizou. E o final é muito maravilho, serião!

Não sei dizer qual dos dois é meu favorito, até porque eles são bem diferentes. Então eu prefiro encará-los como uma obra só e recomendá-los fortemente. Ansioso para ver se a qualidade se manterá no terceiro.

Hell oisa 17/04/2021

Falcatrua número?????
Um de meus maiores prazeres pessoais era fazer um comparativo mental entre livro e filme. O qual sou extremamente obcecada! E é por isso que ainda não consigo distinguir meus sentimentos com relação às obras, mas se tem algo que tenho certeza é que não existe nada como porno por aí. Que leitura fantástica! Irvine Welsh trabalha o explicitamente grotesco como ninguém.
A cena que eu estava mais ansiosa para ler era o encontro de Renton e Begbie, que mesmo com grandes distinções, AQUELE diálogo é o mesmo.
Falando no Begbie, ele foi o personagem que mais me surpreendeu. Por já ter certo envolvimento com a trama, sempre o considerei um completo sem noção. Com a leitura do livro, pude perceber que na verdade o personagem não foi tão bem explorado. No livro você tem a plena certeza de que, sim, ele é um maníaco! Mas a violência que ele pratica, fundamenta-se no seu código de conduta. Tudo o que ele faz, é fielmente sob a premissa de que está ajudando o seu próximo. Confesso que dei boas risadas com seus capítulos.
A forma com que o Simon incessantemente busca desprender-se do Sick Boy, mas apenas do apelido, os golpes somente pioraram. E ele está mais soberano que nunca.
Mark Renton me fez matar as saudades. Lia com um sorriso no rosto, todas as suas aparições, que não foram o suficiente para suprir minha necessidade. A volta ao Leith foi tudo. Já mencionei que o Rent boy é o meu fave?
O Spud é o personagem mais verdadeiro já retratado, não tem como não se ver nele e suas aflições. Seja pelo vício (em algo que não te faz bem), na necessidade de aprovação e, principalmente, no desistir para depois voltar atrás. (Quem nunca?)
E eu sempre, SEMPRE, vou torcer por Renton e Sick boy. (A cena do aeroporto me fez prender a respiração.)
Uma questão que ficou no meu subconsciente conforme a leitura fluía foi o preconceito de inúmeras maneiras, que faz parte de grande parte dos pov?s e diálogos, eu entendo que se trata de uma época diferente, mas acho que essa se trata mais uma maneira de mostrar a essência maléfica e imoral dos personagens.
?Muitas vezes as pessoas consomem um monte de merda que só faz mal, apenas porque podem fazer isso. É ingênuo esperar que as drogas fiquem imunes às leis do capitalismo consumista moderno. Principalmente por serem elas os produtos que o definem melhor.? Porno, por Irvine Welsh. Capítulo 66 ?Putas de Amsterdã, parte 9?. Posição 6991.

Juliano.Ramos 22/05/2021

Mais uma vez os 4 amigos se encontram numa Emdiburgo em França ascensão econômica e claro, eles tentando obter algum benefício desse crescimento com seus trambiques. De novo, violência, sexo, drogas e rock roll permeiam o livro, Porno, tem alguns capítulos hilários, outros da pra ver o sangue escorrendo das páginas e o humor cinico presente em cada página. Nota 10 mais uma vez pro Irvine.

Ivan Picchi 12/01/2011

velho...

O Q É ISSO? MEU DEOS

q MONSTRO, esse welsh!

tao bom ou melhor quanto trainspotting

E Q DOM PRA FINAIS, HEIM?

(vamo dar uma aulinha pra stephen king?)
kitsune1977 17/05/2016minha estante
kkkkkkk...achei q só eu notava q stephen king destrói todos os livros por causa dos finais...ótimos livros com péssimos finais.

Carlos Patricio 29/04/2012

falta de história.
Me interesso pelos assuntos Junkies, por isso gosto dos livros do Welsh.
Mas neste faltou uma história empolgante.

Francisco.Martins 07/02/2022

"Usamos o pó mágico para te transformar em bruxa. Foi mal"
"Quando você nada entre tubarões, só consegue sobreviver sendo o maior entre eles"

Não dá pra dizer exatamente o que se sente lendo esse livro por que aqui você vai sentir nojo, empatia e vai se envolver com personagens de uma moral completamente questionável e se você for sensível passa bem longe desse livro hahaha.
Me frustrei um pouco quando percebi que a história girava mais em torno do simon que não era meu personagem preferido (obviamente é o Renton) mas até que ele segurou bem a história do jeito louco, possessivo e cheirado dele.
O Rento fica um pouco de lado na história mas tem a sua funcionalidade e termina a história magestosamente.
O spud é o spud só se lasca; mas é o que eu sinto mais empatia embora ele tenha sido um completo cuzão lá pelo meio da história.
E o Simon... Vê o Simon se ferrando é muito bom por que pra mim ele é um dos personagens mais odiaveis dentro os quatro.
O begbie é só fúria, soco e palavrão. Mas achei que ele ficou meio solto na história só pra quando chegar no final... Aquilo acontecer.
E a Nikki pra mim é meio ???? não gostei dela.
" Somos um bando de viados com o saco cheio, envolvidos com uma rotina que odiamos, em uma cidade que odiamos, fingindo estar no centro do universo, nós detonando com drogas de quinta categoria pra destruir essa sensação de que a vida real está acontecendo em algum outro lugar, conscientes de que tamos apenas alimentando a paranóia e o desencanto, mas ainda assim apáticos demais pra conseguirmos parar. Porque, infelizmente, não existe nada interessante capaz de nós dar um motivo pra parar".

Dan 20/03/2021

Uma sequência necessária
Porno me surpreendeu bastante, esperava que fosse cansativo ou até mesmo chato, mas posso dizer com tranquilidade que passa longe disso, e ainda afirmo que e é melhor que Trainspotting. Aqui nos temos os personagens de formas mais amplas e em situações diversas que os fizeram se destacar muito, os personagens novos também acrescentam bastante... Ah e o final é simplesmente de explodir cabeças!!!

luke - among the living. 10/05/2021

Experiência incrível lendo a sequência de Trainspotting, gostei muito de todos os detalhes e das histórias paralelas que se entrecruzam.

Ri muito, fiquei tenso viárias vezes e me diverti um bocado.

aquamarinamelo 21/01/2016

A história é a continuação de Trainspotting, um livro que fala basicamente da vida de alguns jovens escoceses viciados em heroína. Inclusive, Trainspotting virou um filme muito interessante com Ewan McGregor e um elenco competente. Costumo brincar dizendo que juntaram Obi-Wan jovem, Sherlock Holmes (de Elementary), Rumpelstiltskin (de Once Upon a Time) e Poseidon (de Percy Jackson) para fazer o filme.

Nesta continuação, da qual também estão gravando um filme, as drogas são meio deixadas de lado e o assunto do momento é a produção de filmes pornográficos. Dez anos se passaram e os personagens agora estão diversificando seus interesses. Não mais jovens inconsequentes, agora eles precisam pagar contas e pensão de filhos. Além dos protagonistas que já conhecemos - Sick Boy, Renton, Spud e Frank -, somos apresentados a Nikki, uma universitária britânica, que está estudando cinema na Escócia e trabalha numa casa de massagem para conseguir pagar suas contas. Termina que eles são envolvidos na produção de um filme pornográfico, produzido por Sick Boy.

Assim como em Trainspotting, ninguém avisa quem está narrando a história, mas a gente termina descobrindo pela narrativa. Para mim, essa é a mágica da série: a habilidade de Irvine Welsh de escrever várias narrativas diferentes, de maneira que faça o leitor perceber quem está narrando. E o final, claro, o final. Tem sempre alguma coisa incrível no final dos livros dele. Mal posso esperar para ler o terceiro, Skagboys, que se passa antes de Trainspotting

Pornô é um livro genial, recomendo a qualquer um que goste do estilo junk.

site: http://www.dofundodomar.com.br/2015/02/resenha-porno.html
silastorres 21/01/2016minha estante
gracas a sua resenha, vou ler.

aquamarinamelo 27/01/2016minha estante
Que legal. Fico feliz =D

Aline 14/06/2016minha estante
Agora somos dois seduzidos pela resenha.

Marselle Urman 04/09/2022

Demorei muito pra terminar esse livro.

A curiosidade sobre os destinos dos "meninos do Leith" dez anos depois venceu, mas achei o estilo bastante confuso. Claro que existe um apelo em ler um capítulo narrado em primeira pessoa pelo doce e perdido Spud, só pra entrar em seguida na cabeça doentia de Frank Begbie.

Mas o enredo em si é bem confuso, mais focado nos clichés das "falcatruas", abuso de drogas e sexo deprimente etc do que uma linha contínua, o que os une nessa estória - o tal filme - tem a coesão de um chiclete mastigado. Também esperava mais da Nikki do que assumir seu papel de garota meramente decorativa, que foi o que aconteceu. O "gran finale" não redime o resto do livro no caso dela.

Há méritos. Especialmente no contraste entre Renton - que parece ter sido o único que cresceu um pouco - e o Sick Boy...que também cresceu em sua capacidade de ser egoísta, manipulador, abjeto e auto-destrutivo.

Há entrelinhas na narração do Begbie que eu não consegui captar. Especialmente alguma visão psicológica para explicar toda a explosão e a violência.

O final é...estranhamente satisfatório, mesmo em suas ironias.

Ainda vale a leitura, mas não foi uma estória que me cativou.

salles27 30/01/2024

Desktop/Nova pasta/Nova pasta/Nova pasta/porno pesado.mp4
Não conheço muitas sequências melhores que o primeiro livro. O autor consegue desenvolver mais os personagens de uma forma que você consegue ver traços dos adolescentes do primeiro livro, mas fica bem claro que são adultos agora.

Tem vários momentos bem pesados, assim como o primeiro livro e a história te prende bastante e deixa curioso pra saber como toda relação entre os caras vai terminar.

Gabs. A 05/07/2021

I'm no better now
Continuação direta de Trainspotting, exatos dez anos após os acontecimentos do primeiro livro,

Se no primeiro livro o tema fora as drogas, um ciclo decrescente de  degradações, uma juventude punk em plenos anos 90 com - muito tempo livre e muitas merdas na mente - aqui a figura muda um pouco. Continuamos a acompanhar Spud, sick boy, Begbie,  Renton, com seus pontos de vista muito particulares, suas bocas sujas, um pouco mais envelhecidos e nem um dia mais mais amadurecidos.

Baixaria das boas, obviamente não é um livro para todo tipo de leitor, principalmente para os que acham que o mundo é um lugar perfeito e cor de rosa, o soco no estômago vem com força.

Mil vezes melhor que a continuação dos cinemas, essa foi uma escrita muito madura e diria que muito mais organizada também - no primeiro é fácil se perder ou confundir de qual personagem é aquele Pov.

Um relato atemporal, todo o relato se passa no início dos anos 2000, mas as caraterísticas pertubadas (digo isso com carinho) poderiam muito bem se passar nos dias atuais.

Uma nota total de desprezo a quantidade de vezes em que as mulheres são rebaixadas aqui (basicamente em 100% do tempo) fruto de um ciclo vicioso de homens fodidos que descontam suas frustrações e o reflexo de uma sociedade patriarcal, que subjuga as mulheres a seres humanos inferiores (mas hey, isso aqui é Trainspotting e estou chovendo no molhado aqui.)

Enfim, a entrega final é excelente, o ritmo da história é quase frenético e digamos que algumas questões ainda necessitam de esclarecimentos rsrs.
Marselle Urman 04/09/2022minha estante
Ótima resenha!

Tatiana 29/12/2017

Interessante como um livro com tantos personagens que eu nunca gostaria de conhecer na vida real pode deixar um livro tão bom. Uma seguência tão boa quanto quanto seu antecessor. Cada capítulo sob a perspectiva dos 5 personagens principais faz com que o leitor capte os acontecimentos sob vários ângulos. Uma pena que o filme não foi fiel ao livro, pois tinha aqui uma boa história.

Raul_rzd 09/05/2021

Prazer e violência
Que livro magnífico! Cada parágrafo, cada capítulo, cada virada de página vai gerando mais e mais emoção e, ao mesmo tempo, desconforto. Os personagens são extremamente humanos, falhos, gananciosos e divertidos de se acompanhar! Todos procuram seu lugar no mundo, justificativas para seus atos impensados e motivos para continuar tentando e tentando e cometendo diversos erros que vão se unindo e formando uma bola de neve.
Adorei acompanhar a narrativa de praticamente todos os personagens, tirando um ou dois capítulos da Nikki que me deixaram um pouco entediado; Begbie e o Spud foram os que mais me surpreenderam, talvez por estarem mais bem trabalhados nesse livro do que no primeiro, talvez por serem os mais extremos nessa obra... só pra você ter uma noção, basta ler duas linhas de um capítulo deles para saber quem estamos acompanhando e isso é fascinante.
Porno é único. Uma mistura de prazer, violência e muito humor negro. Perfeito pra alguém que procura mais que um livro.