Pornô

Pornô Irvine Welsh

Resenhas - Pornô

salles27 30/01/2024

Desktop/Nova pasta/Nova pasta/Nova pasta/porno pesado.mp4
Não conheço muitas sequências melhores que o primeiro livro. O autor consegue desenvolver mais os personagens de uma forma que você consegue ver traços dos adolescentes do primeiro livro, mas fica bem claro que são adultos agora.

Tem vários momentos bem pesados, assim como o primeiro livro e a história te prende bastante e deixa curioso pra saber como toda relação entre os caras vai terminar.

sofia124 22/09/2023

Em alguns aspectos, pornô me choca e me cativa mais do que o primeiro livro trainspotting. gosto muito da pedida e novamente o spud se mostra um grande destaque positivo, personagem que agrega demais pra história. Acredito que o meu apego com o primeiro seja mais por conta do filme do que da história em si, até porque esse segundo entretêm demais com o absurdo descontrolado (e pornográfico).

Alexis.Sodre 05/03/2023

Demorei bastante tempo pra ler esse aqui, achei meio maçante em alguns momentos, principalmente nos capítulos do Begbie, por ser o personagem que menos gosto. É MUITO diferente do filme, e a escrita e o ritmo do livro também são MUITO diferentes de Trainspotting. Aqui tem uma história com começo, meio e fim, diferente do primeiro que são meio que fragmentos de cada personagem. Eu gostei, sim. Gostei de saber mais sobre os personagens e da construção deles.

Guilherme 18/02/2023

É estranho ver como o primeiro e o segundo livro são totalmente diferentes, enquanto o primeiro não se preocupa em contar uma história, está mais pra etapa da vida do grupo de amigos, este tem q contar uma história, com início, meio e fim. Fazendo a história ser bem linear, diferente do primeiro.
O livro te deixa com uma ansiedade pra ver o reencontro dos personagens, então a leitura se torna até que rápida, pelo menos até chegar no miolo do livro, onde praticamente se torna um troca troca entre os capítulos de 2 personagens, o que dá uma grande freada na leitura.

Fábio Morcego 17/02/2023

Final tenso e surpreendente.
Mais uma da série que deve ser lido com atenção pois segue a linha de cada capítulo ser narrado por uma personagem diferente e você só descobre quem é durante a própria leitura, seja pelas gírias típicas seja por algum acontecimento que você já leu ante, embora esse seja ais fácil de descobrir alguns pelos títulos dos capítulos também.
A história foi bem escrita, bem conduzida, soube cativar e criar um final tenso e surpreendente.
Novamente é muito indicado para quem leu o livro trainspotting. (Lembrando que é a continuação DO LIVRO e não do filme).

skuser02844 28/01/2023

Não é para todo mundo
Uma sequência bem diferente do que eu esperava! Antes de tudo, caso você seja fã da sequência cinematográfica de Trainspotting, saiba que os dois são 99% diferentes! Aqui acompanhamos, novamente, alguns dos personagens do primeiro livro e alguns personagens novos. E ver a turma se reunindo aos poucos foi incrível.
Acredito que não seja um livro para todos, pois aqui você irá presenciar todos os tipos de -ismos imagináveis, até fiquei surpresa que consegui finalizar, pois havia iniciado essa leitura em 2020 e abandonado ali pela centésima parte.

Marselle Urman 04/09/2022

Demorei muito pra terminar esse livro.

A curiosidade sobre os destinos dos "meninos do Leith" dez anos depois venceu, mas achei o estilo bastante confuso. Claro que existe um apelo em ler um capítulo narrado em primeira pessoa pelo doce e perdido Spud, só pra entrar em seguida na cabeça doentia de Frank Begbie.

Mas o enredo em si é bem confuso, mais focado nos clichés das "falcatruas", abuso de drogas e sexo deprimente etc do que uma linha contínua, o que os une nessa estória - o tal filme - tem a coesão de um chiclete mastigado. Também esperava mais da Nikki do que assumir seu papel de garota meramente decorativa, que foi o que aconteceu. O "gran finale" não redime o resto do livro no caso dela.

Há méritos. Especialmente no contraste entre Renton - que parece ter sido o único que cresceu um pouco - e o Sick Boy...que também cresceu em sua capacidade de ser egoísta, manipulador, abjeto e auto-destrutivo.

Há entrelinhas na narração do Begbie que eu não consegui captar. Especialmente alguma visão psicológica para explicar toda a explosão e a violência.

O final é...estranhamente satisfatório, mesmo em suas ironias.

Ainda vale a leitura, mas não foi uma estória que me cativou.

Francisco.Martins 07/02/2022

"Usamos o pó mágico para te transformar em bruxa. Foi mal"
"Quando você nada entre tubarões, só consegue sobreviver sendo o maior entre eles"

Não dá pra dizer exatamente o que se sente lendo esse livro por que aqui você vai sentir nojo, empatia e vai se envolver com personagens de uma moral completamente questionável e se você for sensível passa bem longe desse livro hahaha.
Me frustrei um pouco quando percebi que a história girava mais em torno do simon que não era meu personagem preferido (obviamente é o Renton) mas até que ele segurou bem a história do jeito louco, possessivo e cheirado dele.
O Rento fica um pouco de lado na história mas tem a sua funcionalidade e termina a história magestosamente.
O spud é o spud só se lasca; mas é o que eu sinto mais empatia embora ele tenha sido um completo cuzão lá pelo meio da história.
E o Simon... Vê o Simon se ferrando é muito bom por que pra mim ele é um dos personagens mais odiaveis dentro os quatro.
O begbie é só fúria, soco e palavrão. Mas achei que ele ficou meio solto na história só pra quando chegar no final... Aquilo acontecer.
E a Nikki pra mim é meio ???? não gostei dela.
" Somos um bando de viados com o saco cheio, envolvidos com uma rotina que odiamos, em uma cidade que odiamos, fingindo estar no centro do universo, nós detonando com drogas de quinta categoria pra destruir essa sensação de que a vida real está acontecendo em algum outro lugar, conscientes de que tamos apenas alimentando a paranóia e o desencanto, mas ainda assim apáticos demais pra conseguirmos parar. Porque, infelizmente, não existe nada interessante capaz de nós dar um motivo pra parar".

Guilherme.Robles 15/09/2021

Melhor que Trainspotting
Achei uma leitura mais divertida que o primeiro livro. Ficou bem melhor organizado a narrativa de cada personagem, e agora é possível conhecer bem mais a fundo cada um, o modo como pensam, agem e enxergam a vida. O caos e a loucura permanecem. Diferentemente do primeiro, não achei o segundo filme bem fiel ao livro.

Gabs. A 05/07/2021

I'm no better now
Continuação direta de Trainspotting, exatos dez anos após os acontecimentos do primeiro livro,

Se no primeiro livro o tema fora as drogas, um ciclo decrescente de  degradações, uma juventude punk em plenos anos 90 com - muito tempo livre e muitas merdas na mente - aqui a figura muda um pouco. Continuamos a acompanhar Spud, sick boy, Begbie,  Renton, com seus pontos de vista muito particulares, suas bocas sujas, um pouco mais envelhecidos e nem um dia mais mais amadurecidos.

Baixaria das boas, obviamente não é um livro para todo tipo de leitor, principalmente para os que acham que o mundo é um lugar perfeito e cor de rosa, o soco no estômago vem com força.

Mil vezes melhor que a continuação dos cinemas, essa foi uma escrita muito madura e diria que muito mais organizada também - no primeiro é fácil se perder ou confundir de qual personagem é aquele Pov.

Um relato atemporal, todo o relato se passa no início dos anos 2000, mas as caraterísticas pertubadas (digo isso com carinho) poderiam muito bem se passar nos dias atuais.

Uma nota total de desprezo a quantidade de vezes em que as mulheres são rebaixadas aqui (basicamente em 100% do tempo) fruto de um ciclo vicioso de homens fodidos que descontam suas frustrações e o reflexo de uma sociedade patriarcal, que subjuga as mulheres a seres humanos inferiores (mas hey, isso aqui é Trainspotting e estou chovendo no molhado aqui.)

Enfim, a entrega final é excelente, o ritmo da história é quase frenético e digamos que algumas questões ainda necessitam de esclarecimentos rsrs.
Marselle Urman 04/09/2022minha estante
Ótima resenha!

Juliano.Ramos 22/05/2021

Mais uma vez os 4 amigos se encontram numa Emdiburgo em França ascensão econômica e claro, eles tentando obter algum benefício desse crescimento com seus trambiques. De novo, violência, sexo, drogas e rock roll permeiam o livro, Porno, tem alguns capítulos hilários, outros da pra ver o sangue escorrendo das páginas e o humor cinico presente em cada página. Nota 10 mais uma vez pro Irvine.

luke - among the living. 10/05/2021

Experiência incrível lendo a sequência de Trainspotting, gostei muito de todos os detalhes e das histórias paralelas que se entrecruzam.

Ri muito, fiquei tenso viárias vezes e me diverti um bocado.

Raul_rzd 09/05/2021

Prazer e violência
Que livro magnífico! Cada parágrafo, cada capítulo, cada virada de página vai gerando mais e mais emoção e, ao mesmo tempo, desconforto. Os personagens são extremamente humanos, falhos, gananciosos e divertidos de se acompanhar! Todos procuram seu lugar no mundo, justificativas para seus atos impensados e motivos para continuar tentando e tentando e cometendo diversos erros que vão se unindo e formando uma bola de neve.
Adorei acompanhar a narrativa de praticamente todos os personagens, tirando um ou dois capítulos da Nikki que me deixaram um pouco entediado; Begbie e o Spud foram os que mais me surpreenderam, talvez por estarem mais bem trabalhados nesse livro do que no primeiro, talvez por serem os mais extremos nessa obra... só pra você ter uma noção, basta ler duas linhas de um capítulo deles para saber quem estamos acompanhando e isso é fascinante.
Porno é único. Uma mistura de prazer, violência e muito humor negro. Perfeito pra alguém que procura mais que um livro.

Hell oisa 17/04/2021

Falcatrua número?????
Um de meus maiores prazeres pessoais era fazer um comparativo mental entre livro e filme. O qual sou extremamente obcecada! E é por isso que ainda não consigo distinguir meus sentimentos com relação às obras, mas se tem algo que tenho certeza é que não existe nada como porno por aí. Que leitura fantástica! Irvine Welsh trabalha o explicitamente grotesco como ninguém.
A cena que eu estava mais ansiosa para ler era o encontro de Renton e Begbie, que mesmo com grandes distinções, AQUELE diálogo é o mesmo.
Falando no Begbie, ele foi o personagem que mais me surpreendeu. Por já ter certo envolvimento com a trama, sempre o considerei um completo sem noção. Com a leitura do livro, pude perceber que na verdade o personagem não foi tão bem explorado. No livro você tem a plena certeza de que, sim, ele é um maníaco! Mas a violência que ele pratica, fundamenta-se no seu código de conduta. Tudo o que ele faz, é fielmente sob a premissa de que está ajudando o seu próximo. Confesso que dei boas risadas com seus capítulos.
A forma com que o Simon incessantemente busca desprender-se do Sick Boy, mas apenas do apelido, os golpes somente pioraram. E ele está mais soberano que nunca.
Mark Renton me fez matar as saudades. Lia com um sorriso no rosto, todas as suas aparições, que não foram o suficiente para suprir minha necessidade. A volta ao Leith foi tudo. Já mencionei que o Rent boy é o meu fave?
O Spud é o personagem mais verdadeiro já retratado, não tem como não se ver nele e suas aflições. Seja pelo vício (em algo que não te faz bem), na necessidade de aprovação e, principalmente, no desistir para depois voltar atrás. (Quem nunca?)
E eu sempre, SEMPRE, vou torcer por Renton e Sick boy. (A cena do aeroporto me fez prender a respiração.)
Uma questão que ficou no meu subconsciente conforme a leitura fluía foi o preconceito de inúmeras maneiras, que faz parte de grande parte dos pov?s e diálogos, eu entendo que se trata de uma época diferente, mas acho que essa se trata mais uma maneira de mostrar a essência maléfica e imoral dos personagens.
?Muitas vezes as pessoas consomem um monte de merda que só faz mal, apenas porque podem fazer isso. É ingênuo esperar que as drogas fiquem imunes às leis do capitalismo consumista moderno. Principalmente por serem elas os produtos que o definem melhor.? Porno, por Irvine Welsh. Capítulo 66 ?Putas de Amsterdã, parte 9?. Posição 6991.