Corações em Fase Terminal Fabiane Ribeiro

Resenhas - Corações em Fase Terminal

Camis 24/11/2012

Impressionada. Foi assim que eu fiquei após ler Corações em Fase Terminal, da Fabiane, parceira do blog. A Fabi se predispôs a enviar o livro em sua versão e-book e eu me prontifiquei a resenhá-lo. Confesso que demorei muito tempo para começar a lê-lo, porque não gostei muito da capa. Sim, eu sei que não se deve julgar um livro pela capa, mas eu fiz isso. E posso com certeza afirmar que foi um erro meu ter demorado tanto pra lê-lo.

No início do livro fiquei extremamente confusa, com a rapidez da narrativa e com o rumo que a mesma tomou. Mas depois eu entendi que se fosse diferente o livro se tornaria cansativo e o mistério do enredo seria revelado muito facilmente.

Diferente de qualquer outro livro que já li, Corações em Fase Terminal explora bastante o lado psicológico do leitor. Cátia é uma garota no auge de sua juventude, que por escolhas errôneas, acabou se tornando uma viciada em entorpecentes. Após uma discussão horrível com seus pais, Cátia entra em seu quarto e se joga em sua cama. O que acontece em seguida é confuso e surpreendente.

Ao acordar, Cátia não mais se encontra em sua cama, mas sim em um quarto vazio e cinzento. As peculiaridades do quarto não param por aí: no mesmo também se encontra um espelho com a imagem de Cátia com expressões e atitudes de medo e tortura, e sob uma mesa está uma caixa dourada, dentro da qual se encontra um coração batendo sofridamente e com manchas negras. O coração de Cátia.

A missão de Cátia naquele lugar é salvar seu coração, para só então poder salvar a si mesma. E para isso ela terá de descobrir o que a está machucando, para só então poder voltar pra sua vida, e fazer escolhas diferentes.

O livro envolve o leitor de forma a garantir que o mesmo queira ler um pouquinho mais, só pra saber o que vai acontecer a seguir. Repleto de lições sutis e encantadoras, a Fabi soube muito bem administrar o surreal e psicológico sem deixar o livro confuso demais ou entediante demais.

"Cátia compreendia agora sua espera... Ela esperava, sem saber, desde sempre, por aquele par de olhos. (Página 70)"

"Então, meu amigo, a última chance de salvar seu coração pode estar ocorrendo agora, sem que você saiba. Você deve apenas dar espaço para que as coisas boas ganhem força em seu interior. (Página 114)"

A primeira edição de Corações em Fase Terminal já se esgotou, mas a Fabi está vendendo a versão do e-book por lindos R$5,00, então quem tiver se interessado corre lá no link que eu deixei ali em cima e garanta o seu. Beijos e deixem seus comentários!

Marie-Vampi!!! 18/11/2012

RESENHA: "CORAÇÕES EM FASE TERMINAL" (de FABIANE RIBEIRO)
Cátia, filha única de Andreia (filha de um rico empresário carioca) e Raimundo (um juiz que sonha com o dia em que a filha entrará na faculdade de Direito)... Uma infância cheia de amor, carinho e mimos que só uma criança de classe alta poderia ter; esforçada, entra para a faculdade de direito...Mesmo assim, começa a andar com as pessoas erradas e, é claro, faz escolhas erradas que vão prejudicar a sua vida e a de sua família...
Cátia é uma viciada em drogas, álcool e cigarro...
Devido a esses vícios, a cada dia está, por assim dizer, está se suicidando de forma lenta e cruel...
Ela obriga sua mãe, Andreia, a vê-la definhando dia após dia por causa das consequências das escolhas erradas que fez em sua vida.
Mas acredite, Cátia já foi uma criança normal; os problemas com essas "drogas do mundo moderno" só começaram quando ela chegou á fase da adolescência.

Minha Opinião Sobre O Livro...

Adorei o livro!
Ele é tão bom, tão gostoso de ler que consegui terminar a leitura antes da hora do almoço!
Por enquanto, o livro só está disponível em e-book, e como autora havia me informado, caso seja do desejo de vocês, ela estará disponibilizando e-books para sorteio aqui no blog!

A história e o tema do livro escolhidos pela autora são simplesmente demais!
O assunto que o livro aborda é bem realista, e é uma coisa que somos obrigados a presenciar no nosso dia a dia: jovens -- inclusive da classes alta (como é o caso da personagem principal do livro) -- que se envolvem com as drogas (Maconha, Craque, Álcool, Cigarro), e que para sustentar seu vício são capazes de tudo!
A autora vai fundo neste tema que todos nós conhecemos, mas que temos medo de falar sobre ele... Ela deixa bem claro oque o vício em qualquer tipo de drogar pode trazer para nossas vidas: sofrimento, problemas... E o pior de tudo: A Morte.

Más não se preocupem!!! Cátia (a personagem principal) não morre!

O livro teve um final surpreendente, na minha opinião, mas não vou contar qual foi, porque senão você não vai querer ler o livro, não é mesmo?

Refúgio Literário 13/11/2012

Um livro que vai fazer seu coração pulsar mais forte
Como está o seu coração nesse momento? Isso mesmo, como ele está? Magoado? Triste? Machucado? Maltratado? Só você e Deus sabe realmente como ele se encontra. Será que você não pode concertá-lo? Fazê-lo melhorar? E se você tivesse essa chance?
O Livro “Corações em Fase Terminal” de Fabiane Ribeiro (Parceira Do Blog), conta a Historia de Cátia, uma jovem consumida pelas drogas, que tem seu coração cheio de manchas causado pelo vicio, que estragou sua vida totalmente. Depois de uma briga com os pais e de adormecer, ela acorda numa dimensão totalmente diferente. Como tivesse sido transportada por algo sobrenatural. A garota acorda em um outro quarto onde há um espelho e uma caixa, e o pior de tudo é que ela não tem nenhuma lembrança do quem é e o que faz ali.
Imagine seu susto ao abrir a caixa, por sinal muito bonita, e se deparar com o seu coração dentro dela, batendo, porém cheio de manchas negras e ver no espelho sua imagem refletida numa forma triste e depressiva. Com o tempo e com a ajuda de Tadeu, Cátia descobre que ela e milhares de pessoas estão naquela cidade para descobrir a enfermidade do seu coração e curá-lo para poder voltar ao mundo real.
Com uma escrita dinâmica e reflexiva, o livro nos mostra o quanto machucamos nosso coração a cada dia com os erros que cometemos. Com as transgressões, com as violência, com o descaso, com a falta de caridade. Fabiane Ribeiro numa estória fictícia traz o quando devemos cuidar da nossa beleza interna todos os dias para que não soframos com isso no futuro. Também mostra como o poder da fé pode mudar nossos destinos.
Um livro encantador, diferente e que não deixa ser um livro de auto-ajuda para corações triste e que acham que estão em “fase terminal”, recomendo a leitura.

Ju 08/09/2012

Corações em Fase Terminal, de Fabiane Ribeiro
"(...) sei que você é capaz de mudar o próprio destino, e o destino daqueles que ama".

O Sábio, p. 93

"Corações em Fase Terminal" é o segundo livro de Fabiane Ribeiro. Eu li em e-book, gentilmente cedido pela autora. Foi o primeiro e-book que li na vida. Tinha dúvidas se ia me adaptar. Mas gostei tanto do livro que não consegui parar de ler antes que ele terminasse!!

A primeira personagem apresentada a nós é Cátia, moradora do Rio de Janeiro, 24 anos. Como tantos jovens, viciada em todo tipo de droga. Acho corajoso abordar um tema realmente importante. E achei interessante que o título do primeiro capítulo seja "Suicídio", a mãe de Cátia percebe que a filha está cometendo suicídio mesmo que indiretamente.

Leia mais: http://entrepalcoselivros.blogspot.com/2012/02/resenha-coracoes-em-fase-terminal.html
Lua 25/03/2013minha estante
Extremamente importante abordar temas delicados e ao mesmo tempo que fazem parte do nosso dia a dia. Pelo o que vi da sinopse e da sua resenha, esses problemas que fazem os personagens cometerem suicídio lentamente ou não, no livros eles passam por uma especie de reabilitação para conseguirem cura para seus corações e continuar a viver. Gostei muito da mensagem que ele passa. A capa tão singela e linda *--*

Dani 27/03/2013minha estante
O título do livro é incrível e a capa também, gosto de livros que botam a gente pra pensar, achei o tema do livro bem bacana e quero muito ler, adoro autores nacionais *-*

Adriane Rod 01/04/2013minha estante
Interessante a premissa. E um assunto antigo e atual ao mesmo tempo.
Mas não curti muito a capa. kk

;)

Baah 13/04/2013minha estante
eu gostei bastante desse livro , incrivel

Thaís 14/04/2013minha estante
Nunca havia visto falar neste livro e nem na autora mas parece bem diferente a resenha esta incrivel e a capa é bem convidativa mas tem muita ausencia de detalhes...

Pâm Possani 08/09/2012

" [...] você é o resultado de suas ações do passado."
Cátia é a jovem filha única de Andréia e Raimundo. Aparentemente não tem como sua vida se afundar mais. Ela,ao contrário do que se pensa, tem uma boa condição financeira, fazia Direito, sempre estudou nas escolas mais prestigiadas do Rio de Janeiro e tem tudo pra dar certo - se ela pelo menos não bebesse e usasse drogas como vem fazendo, magoando seus pais e destruindo a si própria.

"Cátia percebeu que, aos poucos, voltou a se acostumar com a
dor. Ela não diminuíra, apenas tornara-se uma companheira, como nos
instantes iniciais, antes de a caixa ser aberta."

Em um dia,completamente bêbeda do vício, ela tem uma briga com seus pais e se tranca no quarto,e adormece. Ao acordar, ela não se lembra de absolutamente nada - quem é,quem foi ou o que aconteceu. A única coisa que encontra no quarto desconhecido é uma caixa e um espelho, com uma garota totalmente destruída refletida nele. Essa caixa é dourada e contém uma preciosidade: um coração manchado de marcas pretas. Esse é o seu coração.

" — Então cada profissão aqui é única? – indagou Cátia,
certificando-se.
— Sim, – disse Tadeu – assim como cada coração..."

Aos poucos, ela vai conhecendo outras pessoas e seus corações. Cada um deveria cuidar de seu coração que também ficava numa caixinha para ser uma pessoa melhor. Quando Lorena chega a cidade, ela percebe imediatamente uma afinidade, e seu coração trancado. Também tinha um coração em fase terminal, que deveria ser descoberto e cuidado, assim como todos as pessoas da cidade vinham tentando há séculos. Cátia é certamente a melhor escolha para auxiliar nessa busca por respostas e resoluções de uma vida.

" A dor era uma saudade reprimida, uma busca infundada, uma espera às escuras."

De uma maneira interessante,o livro te envolve e te mostra cenas da sociedade, e que por pior que pareça a situação, pode haver uma solução,um conforto em algo ou alguém que senão descobriu, um dia irá descobrir.

" — Não se assuste. São as lembranças. Elas, finalmente,
ganharam forma em sua mente. Elas doem porque são, de fato,
terríveis. Deixe-as entrar. Todas as respostas de que precisa estão no
passado."

Devo dizer que em certa parte da leitura, eu me sentia lendo Os Imortais (da tia Alyson,sabe?) só que com outra visão, e foi realmente interessante. Eu praticamente via o cenário através das minhas pálpebras : todas as cores, sons, a vida. E meu Deus, a Fabi me fez chorar! Recomendo para todos que queiram ter seus corações curados e tirados de uma caixinha dourada.

site: https://www.interruptedreamer.com/2012/09/resenha-coracoes-em-fase-terminal-de.html

tatazinha xp 08/08/2012

Corações em Fase Terminal - Fabiane Ribeiro
Resenha:

O livro veio em e-book para mim cedido pela autora , um livro que pelo titulo pensei algo totalmente diferente do que eu li (também quem manda tirar conclusões precipitadas)
A leitura me surpreendeu muito a ponto de quer reler o livro assim que acabei , um livro emocionante , traz em si uma linda mensagem , que no livro foi muito bem escrita e bem colocada no texto . Já os personagens muitos comentários primeiro Cátia uma jovem de uma classe média do Rio de Janeiro , infelizmente envolvida no mundo das drogas vive em becos sempre droga ou bêbada é usuária de cocaína , vive em conflitos e brigas com os pais e vive Depois de muitos conflitos os pais decidem interna-la
Tadeu um senhor muito simpático , me chamou a atenção após saber o verdadeiro motivo de sua idá para aquela cidade e na cidade sua profissão é padeiro ,Lucas um jovem que tem sua importância na historia , na cidade sua profissão é Radialista ,Lorena amiga de Cátia uma jovem que supera muitas coisas durante a historia (radialista) . Érick que um dos personagens que chamou muito mesmo , seu papel no livro é digno de um personagem principal .
O que é na verdade aquela cidade ? é uma janela paralela com o mundo real , onde pessoas com os corações em fase terminal (doenças , escolhas erradas ) são mandadas para aquela cidade no intuito de curar seu coração e retornar a terra , A cidade tem toda um cenário diferente do real .
Qual a mensagem ? O livro é como um incentivo a vocês pararem e refletir nas suas escolhas , a historia em si vai mostrar que ( aquilo que se faz aqui se paga ) achei interessante colocar esta frase , mas também Suas escolhas de hoje ..São consequência amanhã.
A mensagem do livro vocês conseguem trazer essa ajuda que o livro vai lhe passar para o seu dia-a-dia . Um livro que recomendo sem nenhum receio , leiam pois vocês iram amar a historia , a forma da escrita , os capitulo curtos , diálogos .

Jéssica 07/08/2012

O livro nos conta a história de Cátia.Uma jovem de classe média alta que tinha tudo o que queria e um futuro brilhante.Ela se vê diante dos mundos das drogas e álcool.Cátia chega a uma situação que só a morte será a saída.
Depois de adormecer em um dia ela acorda em un novo lugar,uma nova cidade , uma nova vida.Ela tem a chance de mudar seu futuro , seu coração.
Nesta cidade cada cidadão carrega seu coração em uma caixa sagrada.Cada coração é único e com sua própria doença.Esses cidadões tem a chance de mudar suas vidas, de curar seu corações em fase terminal.
Cátia não se lembra de sua vida , e com a ajuda de amigos que conhece na nova cidade vai embarca numa jornada para salvar a si e aos outros.
Um livro que aborda a a esperança e fé para conseguir uma salvação para si.Para mostrar a todos que um vício pode ser curado.Que através de perseverança pode alcançar seu objetivo.
A autora traz uma narrativa leve e fácil de ser lida, o que facilita em muito a leitura em e-book.E ao decorrer da história viajamos no rumo que essa protagonista vai tomando , suas mudanças, seus desafios, seus medos sendo enfrentados de forma intensa e corajosamente.
Um livro em que você aprende mais sobre a vida , sobre os desafios da longa jornada da existência e o mais importante o que nossas atitudes e ações do dia-a-dia fazem com os nossos corações, com nossa alma.

Mari Novaes 04/08/2012

A protagonista do livro é uma moça chamada Cátia que mora com os pais na cidade do Rio de Janeiro. Ela tinha tudo para ser uma boa moça, porém ela escolheu os caminhos errados. Se tornou uma viciada em drogas acabando com felicidade de seus pais. Porém, num certo dia após uma discussão com os pais ela se tranca no quarto e ao acabar de dormir acorda em um outro quarto totalmente estranho e cinza. No quarto havia apenas um guarda-roupa, um espelho e uma mesa e sobre a mesa tinha uma caixa.

"A moça [...] então, abriu a caixa, certa de que esta lhe pertencia.
Ao realizar tal ação, Cátia caiu no chão, devido a uma intensa dor. Percebeu que já estava sentindo aquela dor desde que despertara naquele pálido quarto, entretanto, agora a dor se materializara, ganhara vida. Caída ao chão, a jovem viu o que havia no interior da caixa: era um coração e, sem saber como ou por que, ela teve certeza de que era o seu coração."

Espantada com o lugar ela sai do quarto e se vê em uma cidade que nunca tinha visto. Não se lembrava de quem era e nem porque estava ali.

"Ela fitava tudo ao redor, agora mais acostumada com a excentricidade que lhe cobria a vista. A cidade, com suas ruas e construções semelhantes, era aconchegante, e a cadeia de montanhas era linda e dava tamanha sensação de liberdade, principalmente por, em seu cume mais esplendoroso, situar-se o Santuário."

Mesmo depois de conhecer a cidade e as pessoas, Cátia ainda tem muitas dúvidas de qual seu dever ali. Procurava respostas, porém não as achava. Seu dever era fazer seu coração se curar mais não sabia como, porém com a chegada de uma certo pessoa tudo aquilo mudou.

"Todas as respostas estavam dentro de seu próprio ser, e no fundo de seu coração. Mas levaria um tempo até que ela soubesse de tudo isso."

Comentários: Demorei um pouco pra ler o livro, mas porque ele é e-book e não gosto muito de ler pelo computador. Fora isso o livro faz você mergulhar na história e refletir seus erros. Faz você pensar que o importante é cuidar do seu coração e do coração daqueles que ama. É deu pra perceber que o livro é profundo haha. Eu gostei muito dele, então eu recomendo pra quem quiser ter uma leitura mais leve.

Lina DC 29/07/2012

E se você tivesse uma última chance de aprender com seus erros, e se salvar? Cátia é uma jovem, filha única de Andréia e Raimundo, financeiramente abastada, com pais que a amam muito e com todas as oportunidades para ter uma vida maravilhosa. Mas isso não era o suficiente para ela. Cátia acaba se envolvendo com drogas e se torna uma viciada, magoando a todos em sua volta.
Após ter tido uma discussão com os pais por causa do vício, Cátia acorda em um lugar totalmente diferente, onde não se lembra do passado, quem era, o que fez nada. Uma chance de recomeçar do zero. Só que nesse novo local, as pessoas carregam seus corações em caixas e passam toda a eternidade tentando curá-los. Cada pessoa tem um coração diferente, mas todos precisam descobrir uma forma de salvá-los. Nessa história, vemos corações endurecidos, em chamas, sangrando, com espinhos, trancados e tantos outros. E cada coração tem suas dores, seus conflitos, suas alegrias e tristezas. Cada um também possui um espelho em seu quarto. Nesse espelho cada pessoa só consegue ver o seu reflexo interior, o que chega a ser bem assustador em alguns casos...
Ao chegar na cidade, Cátia divide uma casa com pessoas que tem afinidade. O morador mais antigo da casa é o padeiro da cidade, Tadeu, que dá as boas-vindas a ela e explica como funciona a cidade. Depois de um tempo, Lorena aparece na cidade e também passa a dividir a casa com eles. E por último, mas não menos importante, chega Érick. Todos eles estão relacionados mesmo sem saber. Cátia vai descobrir quem foi cada um deles em sua antiga vida, e porque são tão importantes na recuperação do seu coração e vice-versa.
Além desses personagens, encontramos o prefeito, a florista, o médico e o locutor. Vocês devem estar estranhando eu ficar citando as profissões ao invés dos nomes. Mas nessa cidade maravilhosa, existe apenas um padeiro, uma florista, um médico e um locutor (bom, pelo menos até a metade do livro).
É uma história que fala de superação, de amor, e de como temos que agarrar as chances que possuímos para mudar as coisas ao nosso redor para melhor. O livro tem ilustrações belíssimas no início de cada capítulo, e consegue de modo emocionante nos mostrar diversas formas que ferimos os nossos corações e os corações de quem amamos. A autora consegue interligar as histórias com suavidade, e me fez refletir muito sobre a vida. A cada coração doente, eu via uma faceta do comportamento humano. Ao ler esse livro, tive uma experiência muito especial, e acredito que seja única para cada leitor. A autora Fabiane Ribeiro (sim, é a mesma autora do "Jogando Xadrez com os anjos"), conseguiu traduzir em um livro curto (ele tem 116 p.) uma história que demonstra que sim, somos humanos e cometemos erros, mas que não podemos desistir de consertá-los.

A história é linda, e eu tive muita dificuldade em escrever a resenha sem fazer spoiler, porque eu queria comentar várias coisas do livro rs, mas espero sinceramente que tenham gostado!

Lizianesg 26/07/2012

Corações em Fase Terminal
Você já imaginou em ter a chance de consertar todos os erros que vem cometendo em sua vida.

Pois o livro “Corações em Fase Terminal” fala e mostra como isso é capaz.

Cátia, filha de Andréia e Raimundo, fez muitas escolhas erradas, caiu no submundo das drogas e do álcool. As discussões com os pais eram frequentes, mas um dia ela teve um acesso de raiva e começou a destruir seu quarto, depois caiu na cama e dormiu.

Acordou em um lugar estranho, não sabia quem era, levantou da cama e viu que numa mesa tinha uma caixa dourada, onde dizia um nome CÁTIA, ela abriu e levou um susto, pois, ali dentro estava o seu coração e no espelho que tomava conta de uma das paredes do seu cômodo ela se via sentada em um beco com um aspecto horrível.

Cátia, conheceu seu vizinho e ele era padeiro da cidade, ele contou a ela que as pessoas que estavam ali naquela cidade precisavam tratar o seu coração, ela conheceu vários lugares e pessoas pelo centro da cidade.

O trem da cidade era tido como o lugar mais procurado pelas pessoas quando estavam precisando se acalmar e as paisagens eram maravilhosas, ela trabalhava no trem, sentia que seu coração gostava do seu oficio, sentia que ele ficava mais calmo, embora ele estivesse esperando por algo ou alguém que estava por chegar.

Lorena chegou à cidade e logo ela percebeu que tinha uma grande afinidade e carisma por aquela recém-chegada, mas não sabia por que, mas seu coração dizia a ela que elas eram amigas.

Um tempo depois chegou Érick, era por ele que o coração de Cátia esperava ansiosamente, eles ficaram juntos e resolveram que um ia curar o coração do outro , ela carregava o coração dele, e ele o dela.

Ela viu que seu coração e o de Érick estavam quase curados, mas se preocupava porque Lorena e Marcus não conseguiam adiantar o processo de cura de seus corações, com isso ela foi pedir ajuda ao Sábio, ele viu que ela era uma pessoa boa embora tivesse feito as escolhas erradas, ele mostrou a ela porque ela e os outros de sua família estavam naquela dimensão.

O Sábio mostrou a Cátia como poderia ajudar os amigos a curar seus corações, também disse a ela que seu coração estava quase curado e que ela em seguida poderia fazer a travessia, porém ela ouviu um coração que chorava dentro de uma caixa e o Sábio disse que era o coração de sua mãe, ela então ficou mais tempo que o esperado naquela dimensão agora cuidando do coração de sua mãe.

Enquanto esteve ali naquela cidade ela viu vários corações, em chamas, sangrando, com larvas, com ervas daninhas, sem forma, endurecido, com espinho, fechado...

Viu também seus amigos fazerem a travessia e esperou paciente até o seu dia chegar, então um dia acordou e viu que o coração de sua mãe não chorava mais, o espelho de seu quarto estava vazio e isso lhe mostrava que já era hora de partir.

Cátia teve uma chance para poder voltar a terra, reconhecer seus erros e passar a ter uma vida melhor junto de seus pais.

“A jovem acordou sentindo-se outra. E, de fato, era. Havia
cuidado de seu coração, que estava livre de suas antigas manchas
negras. Contudo, precisava agora cuidar de seu corpo, castigado pelo
vício. Aceitar ajuda, fazer a vontade dos pais, ir para a clínica de
reabilitação com alegria... Todas essas eram atitudes da nova Cátia.”

Adorei ler o livro e mostra pra gente o quanto nossos atos errados prejudicam não só a nós, mas principalmente as pessoas que estão perto de nós. É uma leitura boa e que faz a gente refletir sobre os caminhos que tomamos na vida. Durante a leitura me emocionei e chorei bastante e chorei bastante.

Vanessa 18/07/2012

Corações em Fase Terminal - Fabiane Ribeiro

"Corações em Fase Terminal" da autora Fabiane Ribeiro, é narrado em terceira pessoa e conta a história de Cátia, uma jovem de 24 anos, filha única de Andréia e Raimundo, que sempre estudou nas melhores escolas do Rio de Janeiro, e tinha todo o conforto que o dinheiro podia oferecer, mas que mesmo assim se deixou levar pelo mundo das drogas e do álcool.
Para desespero dos pais, a garota esforçada e estudiosa pouco a pouco – junto com sua amiga Lorena – foi se perdendo no vício, se mostrando agressiva e relutante sempre que alguém tentava intervir. Até que certo dia, depois de mais uma briga com os pais que tentavam fazer a garota procurar ajuda, Cátia se tranca no quando e adormece, mas acorda em um lugar completamente estranho, onde ela encontra uma caixa dourada com um coração cheio de manchas pretas... o seu coração.
Alguns detalhes da história me lembraram um pouquinho “O Retrato de Dorian Gray”, mas ao invés da pintura que mostra a decadência da alma do jovem, Cátia tem uma projeção de si mesma presa em um espelho, que reflete o quão perdida sua alma está, além, é claro, do seu coração que se encontra em fase terminal devido todas as escolhas erradas que ela fez.
A escrita de Fabiane é simples e suave, de forma metafórica e delicada ela conduz a trama e nos envolve na busca de Cátia em achar uma forma de curar seu coração, além de nos emocionar com a história e o crescimento de cada um dos personagens.
Durante todo o livro há ilustrações que ajudam o leitor a imaginar o cenário e as diversas doenças dos corações. A história toda é muito criativa e original, porém o que mais me encantou foi o final – extremamente doce e fofinho –, que pode até não surpreender, mas me deixou com um sorrisinho idiota.
Em resumo, essa é aquele tipo de leitura rápida e leve, que passa uma mensagem legal, e com certeza vai agradar a quase todos.

Nat 01/07/2012

Cátia sempre foi uma criança normal. Filha única de um casal que sempre quis ter filhos, criança feliz e aluna exemplar, se transforma em uma pessoa totalmente diferente entrar no mundo das drogas. Sua mãe, sem que o pai desconfie, resolve procurar ajuda de um professor especialista em jovens dependentes químicos. Depois de mais uma briga com seus pais e em um rompante de fúria, ela destrói o próprio quarto. Cansada, cai na cama e é aí que tudo começa a mudar. Seu quarto desaparece e quando Cátia abre os olhos, ela se sente muito bem. Em um novo ambiente, ela percebe que a imagem que contempla no espelho é a de uma jovem desgrenhada, em nada correspondente a ela própria. Ao abrir uma bela caixa dourada, Cátia percebe a fonte da dor que sente desde que acordou. Ela conhece Tadeu, que a leva para passear e fornece as explicações que ela busca sobre seu coração, a Caixa Sagrada e a cidade em que eles se encontram. Cátia vai aprender que os corações das pessoas que vivem neste lugar diferente governam os rumos que suas vidas tomam. Cada coração precisa de um tempo para se adaptar a seu novo ofício. Enquanto isso, ela espera para ver quem ocupará um dos quartos ao lado do seu. Quando a pessoa aparece, Cátia sente que a conhece de uma lembrança antiga. Ela e Lorena se tornam grandes amigas, ambas sentindo que já se conhecem. Um sentimento maior toma conta dela quando o quarto à direita é ocupado e assim, seu coração começa a ser curado. Quando as lembranças voltam e a jovem consegue recordar as escolhas erradas que fez, ela deve tomar uma decisão: continuar no caminho errado, machucando ainda mais seu coração? Ou ela irá finalmente reconhecer seus enganos e tentar encontrar a felicidade?

De quantas formas podemos machucar nossos corações?
Uma história para pensar somada a uma leitura leve resulta em um livro excelente. Através de uma história linda, Fabiane Ribeiro mostra as várias facetas do coração humano. De pedra, com manchas, ardendo em chamas, devorado pelo que existe de pior, assim são os corações mostrados. Um é endurecido, outro é manchado, e ainda outro é devorado por larvas. Existe também um coração que sangra e outro sem forma. Apesar desses defeitos, cada um tem uma missão única. Confesso que só fui entender o título no final... Também devo dizer que as descrições da cidade, do Santuário e de todos os lugares me lembraram muito o filme Nosso Lar (eu quase chorei). Uma história perfeita. Livro muito recomendado.

site: http://ofantasticomundodaleitura.blogspot.com.br/2012/07/coracoes-em-fase-terminal-fabiane.html

Vanessa Sueroz 28/06/2012

Corações em Fase Terminal
Cátia, uma viciada química de uma vida de muitos erros, no começo o livro lembra muito o livro Reencontro de outra autora parceira aqui no blog.

O livro começa em um dia qualquer quando Cátia chega em casa cheirando a todo tipo de coisa ruim, a mãe sem ter muita escolha resolve levar Cátia para a clinica de reabilitação, sua única preocupação é a reação de Cátia, que não será a melhor.

Quando os pais dela tentam falar com ela, Cátia briga, xinga, vai para o quarto e quebra alguns pertences. Acaba adormecendo, e é ai que o livro realmente começa. Quando aela corda, está em um quartoestranho, cinza, depressivo e oo mais estranho aquela mesinha de centro na qual havia uma caixinha dourada quet tinha seu nome escrito, qando ela finalmente abre a caixa eis a coisa mais estranha, tinha um coração, mas não um coração qualquer, um coração feio, cheio de manchas…

Resenha completa em: http://blog.vanessasueroz.com.br/coracoes-em-fase-terminal/