Corações em Fase Terminal

Corações em Fase Terminal Fabiane Ribeiro

Resenhas - Corações em Fase Terminal

Carol Coutinho 06/02/2020

Bom...
A estória é belissima e bem amarrada. O significado por trás de cada coração é bem construído. Entender a dinâmica da cidade e o que cada coisa representa é muito gostoso. O que me impediu de dar uma maior nota ao livro foi a narrativa. O fluxo narrativo é, talvez, a característica mais importante para mim em um livro. No caso deste livro especificamente, a narrativa parece um pouco forçada e os personagens superficiais. Mesmo assim, pretendo conferir mais coisas da autora.
Fairyne 06/02/2020minha estante
Nunca li livros dessa escritora, mas sempre tive interesse. Quero ler Jogando Xadrez Com Os Anjos dela

Carol Coutinho 06/02/2020minha estante
Também me interessei por Jogando Xadrez Com Os Anjos

Fairyne 06/02/2020minha estante
Dizem que é o melhor dela

Karla 09/06/2021minha estante
eu ja li, jogando xadrez com os anjos, é muito triste. Eu tbm li cidade dos sonhos, ele tbm é muito bom,vale a pena a leitura, e é bem baratinho no Amazon,10.00 reais, essa autora trabalha com temas muito bons,que falam sobre sentimentos, princípios, o que se deve valorizar na vida,vale a pena a Leitura. No momento estou lendo esse,estou gostando

emyemysð 09/01/2023minha estante
Gostei mt, foi o meu primeiro livro

Retalhos e Prefácios 17/04/2016

Reflexivo!

Há algum tempo eu não tinha ressaca literária! Sabe, aquela sensação de precisar de um tempo maior para 'desapegar' de um livro, antes de passar para a próxima leitura?

Pois é... "Corações em Fase Terminal" me trouxe de volta essa sensação!

Recebi o exemplar e realizei a leitura em duas tardes. A escrita de Fabiane Ribeiro é leve e de fácil compreensão, apesar de toda intensidade depositada em cada passagem. A história é daquelas que nos fazem repensar a vida.

Nossa protagonista é Cátia, uma jovem de 24 anos, com uma vida privilegiada em um bairro do Rio de Janeiro. Estudante de Direito, vê sua vida acadêmica e familiar desmoronar ao se entregar às drogas e ao álcool.

Em dado momento, após chegar em casa tomada pelos vícios, envolve-se em uma discussão com os pais e, já em seu quarto, cai desacordada.

Alguns instantes depois, acorda em um outro lugar, bem diferente de seu quarto, com uma cicatriz em seu peito e uma caixa com seu coração dentro! É preciso o apoio de Tadeu, primeiro habitante com quem ela se encontra, para entender o que se passa.

O morador começa a apresentar a cidade para Cátia e explicá-la o andamento de tudo e a nova rotina que lhe espera.

Nesse instante, nós leitores, percebemos que trata-se de uma realidade paralela. Os questionamentos são muitos, as surpresas inúmeras e o mistério incutido em todo roteiro, dá o tom especial!

Cátia não sabe aonde está, nem para aonde irá. Sua única certeza é que precisa encontrar um meio de curar seu coração e, quando alcançar este êxito, fará a travessia.

Travessia para onde? Como curar seu coração marcado por manchas negras? Quem são as pessoas que ela encontra nessa realidade paralela? Por que estão ali?

Essas e muitas outras questões são solucionadas ao longo da estadia de Cátia nessa nova - e misteriosa - dimensão!

A trama desenvolvida por Fabiane nos dá base para diferentes interpretações e pode gerar muitas sensações. Independente de como esse livro irá lhe afetar, uma coisa é certa: depois dele, você repensará diante de cada escolha a ser feita em sua vida!

"... você é o resultado de suas ações do passado." - pág. 111

Uma leitura envolvente e extremamente tocante! Não conhecia a autora e já quero sua outra obra.

"Viva um século em cada segundo que tiver nessa vida. Salve-se!" - pág. 142

site: http://www.aquelaepifania.com.br/2015/01/resenha-coracoes-em-fase-terminal.html
undefined

Retalhos e Prefácios 01/11/2017minha estante

Aline 01/11/2017minha estante
Desculpe é que a mensagem foi por engano.

Aline 01/11/2017minha estante
É que estava lendo a resenha e colocando o livro na lista.

Retalhos e Prefácios 02/11/2017minha estante
Ah, sim! rs

Ju 08/09/2012

Corações em Fase Terminal, de Fabiane Ribeiro
"(...) sei que você é capaz de mudar o próprio destino, e o destino daqueles que ama".

O Sábio, p. 93

"Corações em Fase Terminal" é o segundo livro de Fabiane Ribeiro. Eu li em e-book, gentilmente cedido pela autora. Foi o primeiro e-book que li na vida. Tinha dúvidas se ia me adaptar. Mas gostei tanto do livro que não consegui parar de ler antes que ele terminasse!!

A primeira personagem apresentada a nós é Cátia, moradora do Rio de Janeiro, 24 anos. Como tantos jovens, viciada em todo tipo de droga. Acho corajoso abordar um tema realmente importante. E achei interessante que o título do primeiro capítulo seja "Suicídio", a mãe de Cátia percebe que a filha está cometendo suicídio mesmo que indiretamente.

Leia mais: http://entrepalcoselivros.blogspot.com/2012/02/resenha-coracoes-em-fase-terminal.html
Lua 25/03/2013minha estante
Extremamente importante abordar temas delicados e ao mesmo tempo que fazem parte do nosso dia a dia. Pelo o que vi da sinopse e da sua resenha, esses problemas que fazem os personagens cometerem suicídio lentamente ou não, no livros eles passam por uma especie de reabilitação para conseguirem cura para seus corações e continuar a viver. Gostei muito da mensagem que ele passa. A capa tão singela e linda *--*

Dani 27/03/2013minha estante
O título do livro é incrível e a capa também, gosto de livros que botam a gente pra pensar, achei o tema do livro bem bacana e quero muito ler, adoro autores nacionais *-*

Adriane Rod 01/04/2013minha estante
Interessante a premissa. E um assunto antigo e atual ao mesmo tempo.
Mas não curti muito a capa. kk

;)

Baah 13/04/2013minha estante
eu gostei bastante desse livro , incrivel

Thaís 14/04/2013minha estante
Nunca havia visto falar neste livro e nem na autora mas parece bem diferente a resenha esta incrivel e a capa é bem convidativa mas tem muita ausencia de detalhes...

Iasmim.Almeida 12/01/2022

Coração terminal: o fim ou o começo?
"Somente o amor é capaz de curar um coração."

E se você pudesse, apenas por fração de segundos, olhar de forma tão profunda, olhar para dentro de si mesmo, o que encontraria? Você conseguiria reconhecer a si mesma? Conseguiria reconhecer seu próprio coração e o que o move?

O coração; o órgão, representa a vida. E pelos seus batimentos ou a ausência deles, a sua estrutura anatômica ou uma mutação genética, sua função essencial de bombear o sangue e irrigar todos os nossos órgãos que o coração é centro da vida. Mas é também pela ausência destes fatores que uma doença no coração é diagnosticada.
Como está o seu coração? Você tem um coração saudável ou doente? Deixe-se guiar pela seguinte afirmação: o coração é o centro da vida. Pensemos no nosso coração como a nossa alma, o nosso eu interior, ou pequenas frações de nós mesmos. E então, o que você encontrou?

O nosso coração reflete aquilo que nós somos, as escolhas que fazemos e as consequências destas. Escolhas boas para a nossa mente e o nosso corpo, fazem nosso coração pulsar, como quando éramos crianças, e na noite de Natal abrimos os presentes. Escolhas destrutivas fazem o nosso coração e outros corações ligados aos nossos, morrer aos poucos - como quando enfrentamos uma depressão profunda e nos rendemos à ela, ou quando uma pessoa querida se deixa guiar pelos vícios, na tentativa falha de esquecer a dor.

Cada escolha, cada decisão, cada omissão deixa marcas em nosso coração. Elas podem ser superficiais e podem ser curadas rapidamente - como uma mancha que lavamos com água-  mas também podem ser profundas, podem manchar tão profundamente, podem ferir e machucar e até fazer o seu coração sangrar e se partir. Mas há também as marcas irreversíveis. Esta, determina um coração em fase terminal. Um coração que se fez sofrer, mas que também causou muitos sofrimentos.. Este é um coração deformado, apático, pálido e sem vida. É um coração terminal.. Ele precisa ser salvo! E só o amor, só o verdadeiro amor é capaz de curar todas as feridas e salvar coração.

Para um coração em fase terminal a cura vem através de pequenas doses de amor, mas também de pequenos recomeços. O amor é um remédio poderoso, mas este precisa vir de dentro, e sempre acompanhado de pequenas doses de  esperança.  Lembre-se sempre: um coração terminal sempre pode ser salvo. Apenas é necessário deixar-se guiar pelo amor. Seja o amor ágape, o amor fraternal, ou o amor romântico. O amor é o único remédio capaz de curar um coração.

Recomendo muitíssimo a leitura deste livro. A escrita da Fabiane Ribeiro é incrivelmente fascinante.
LUIZ 16/05/2022minha estante
Irei ler para superar uma ressaca, espero gostar...

Iasmim.Almeida 19/05/2022minha estante
Depois me conta o que achou. Li com este mesmo objetivo e me deparei com um achado incrível.

LUIZ 25/05/2022minha estante
Iasmim, gostei muito! Foi uma leitura bem agradável, certamente lerei outros da autora .

Iasmim.Almeida 25/05/2022minha estante
Que coisa boa! Depois que li o primeiro livro dela, procurei os demais. A escrita dela me encantou.

Fabiana 11/04/2020

Morninho
Demorei a termina-lo por ter pego a Covid-19.
Totalmente metafórico e mostrando o quão importante é cuidar de si e de nossas escolhas na vida, em como cuidamos de nós mesmos e em como nossas ações e escolhas podem e de fato atingem a vida de muitos outros.
Uma leitura morna, cheia de detalhes, talvez isso tenha me deixado um pouco desencantada mas é um livro bom, é simplesmente ótimo para auto refletirmos sobre o que fazemos e como nos tratamos e tratamos quem nos ama.
@bibliotecagrimoria 11/04/2020minha estante
Poxa. Melhoras com sua saúde e de todos que te têm em torno.

Fabiana 24/04/2020minha estante
Obrigada, ainda estou em recuperação mais minha família graças ao Universo não pegaram o Covid-19

@bibliotecagrimoria 24/04/2020minha estante

Gi 04/05/2020

Não me agradou muito
Trás uma mensagem sobre consequências de escolhas erradas, começando com uma narrativa um pouco confusa, pois a personagem acorda em outro universo, com novos costumes, parecendo que pulei páginas pra chegar até ali.
Mais da metade do livro lido, e nada do romance, o amor da vida dela foi aparecer já com a história toda desvendada e sem muita explicações. Duas estrelas, por trazer a tona algumas reflexões, pra mim não rolou.
Andreia535 04/05/2020minha estante
Pena que não gostou

Gi 04/05/2020minha estante
Uma pena mesmo... Gostei muito da capa

Débora Galter 12/07/2020

Metáforas com profundos ensinamentos
"Nossos corações são nossas verdadeiras moradas e cada um deles têm às aparências do que sentem seus moradores". p.82
Marcelo.Oliveira 13/07/2020minha estante
ainda vou aprender a fazer resenhas igual você moça ?

Débora Galter 13/07/2020minha estante
Hahaha suas resenhas também são ótimas

Tai 08/04/2021

Uma linda história
Eu li faz uns 3, 4 anos esse livro. Foi um presente de uma amiga e eu achei que não fosse gostar. É um livro nacional e ele faz você refletir sobre os erros da vida. Nos mostra que nunca é tarde para tentar corrigir os erros do passado e mudar de vida. Eu me apaixonei por esse livro e li duas vezes seguidas em um dia porque não pude superar o final. Eu simplesmente queria mais dessa história para passar outra tarde lendo ksksksks. Super recomendo.
Day 08/04/2021minha estante
Esse livro é perfeito demais

Rose 08/04/2012

O livro conta a história de Cátia, uma jovem como tantas outras, que tem a vida pela frente mas que troca tudo pelo mundo das drogas. Sua vida desmorona e seus pais quando resolvem fazer alguma coisa (muitas vezes os pais continuam negando o problema) Cátia já é outra pessoa, totalmente transformada pelo vício.
Depois de mais uma briga com os pais, Cátia desmaia em seu quarto e acorda em um "outro mundo". Neste mundo ela conhece inúmeras pessoas que como ela estão com seus corações em fase terminal e ganham uma segunda chance para consertar seus erros e arrumarem seus corações.
Com várias reflexões para serem feitas, o livro nos faz questionar sobre nossas próprias decisões e atitudes. Uma história cheia de emoção, bem construída e de leitura fácil. Somos levados não só para o interior de Cátia, mas para nosso interior mesmo e aprendemos a importância de uma segunda chance e o cuidado que temos que ter com ela e com a vida que temos diante de nós. Não tem como não recomendar este livro e não pensar no quanto deixamos a vida escapulir por entre os dedos. Leiam e depois me contem.
Deh 27/11/2012minha estante
Estou louca para ler esse livro, ansiosa demais para saber da história da Cátia.

Beijos.

Jusn 01/10/2023

O tanto que eu amei esse livro não tem tamanho , a leitura é bem fluida , me fez chorar em algumas partes , o livro não trás uma enorme reflexão para o nosso próprio interior
Jusn 04/10/2023minha estante
Corrigindo . O livro nos trás a reflexão

Eduardo 26/11/2014

Razoavel
A ideia é interessantíssima, os personagens são bons mas a história ficou curta.
Todos os acontecimentos do livro poderiam ser mais bem desenvolvidos, elaborados e explorados, havia muito potencial para isso, no final ficou parecendo que o livro é apenas um esboço ou um resumo da história final.

Ao mesmo tempo é uma pena e uma surpresa, pena pela história não render o que poderia e surpresa pela ideia da obra... espero que o próximo livro seja mais bem trabalhado.
28/11/2015minha estante
Também fiquei com essa sensação.
Talvez se fosse um conto mais curto, seria melhor.

Pó na Estante (Canal) 16/04/2024

Apaixonante...
No início achei que era um romance, depois achei que se tratava de uma visão alternativa do inferno e por fim, só posso dizer que é um daqueles livros que todas as pessoas deveriam ler. Pois se trata de uma lição de vida que pode te ajudar a ter uma visão clara dos problemas que somente você trás pra sua vida.

Lola 15/12/2011

Corações em Fase Terminal - Fabiane Ribeiro
“— Você, como muitos, fez escolhas erradas, Cátia. Você me perguntou quem é... E eu digo-lhe, agora que viu as lembranças: você é o resultado de suas ações do passado.” – Fabiane Ribeiro, Capítulo 16, Página 92.

Uma história encantadora, original e tocante. Fabiane Ribeiro construiu um romance que não acaba quando termina. Literalmente.
Explicarei por que.
A história da jovem Cátia poderia ser igual a tantas outras, drogada e alcoólica ela passa seus dias com sua amiga Lorena em um beco, noite após noite, injetando drogas e consumindo álcool. Sua vida que antes era dedicada aos estudos se torna vazia, seus pais estão desesperados e não encontram maneiras para mudar o rumo destrutivo que a vida da filha tomou.

“ Os resquícios de vidro que restaram na molduram, refletiam sua própria face. Ela sempre fora dona de uma beleza única. Agora, contudo, estava demasiadamente magra, com ar pálido e enfraquecido. Seus longos e lisos cabelos negros estavam desgrenhados. Tinha uma bela franja que cobria a testa, e olhos negros que, agora, não mais refletiam o brilho da vida, apenas o peso de seus vícios.”

É depois de mais uma noitada no beco que Cátia tem uma feroz discussão com os pais e seu coração chega ao limite da destruição. Seu coração entrou em fase terminal.

“Assim, quando a fumaça se desfez por completo, a moça abriu os olhos, despertando de um sono renovador.
Seu corpo sentia-se bem, estava disposta e cheia de vida. Tudo parecia bem, exceto pelo fato de que ela não se lembrava de quem era.”

O livro em si é emocionante, mas a partir daí tudo fica ainda mais incrível. Cátia acorda na Cidade dos Corações e a partir daí ela tem a última chance para conseguir salvar o seu coração.

Galerê, entendam o verdadeiro sentido da frase “Um romance que vai mudar sua vida” ao lerem este livro. Essa é uma história que permanece viva em sua lembrança, porque ela penetra em seu próprio coração e permite que você se questione que rumo está dando para sua vida. Ainda assim não é um livro que vem para te dar lição de moral.
Passamos anos da nossa vida tentando encontrar um lugar onde sejamos aceitos, porém acabamos esquecendo que antes de querer a aceitação alheia é necessário que cada um aceite a si próprio. Crescer na vida não é levar vantagens sobre os outros, nem roubar, nem trair amizades por mesquinharia, muito menos construir sonhos em cima da infelicidade de outras pessoas.
Viver é muito mais do que eu mesma consigo imaginar. E entristecer aqueles que nos amam tão sinceramente faz seu coração murchar, ele próprio fica sem vontade de seguir batendo e mantendo seu corpo vivo.
Eu li Corações em Fase terminal em algumas horas, porque eu simplesmente não consegui largar a história enquanto não terminou. Emocionei-me em vários trechos acompanhando a evolução de Cátia, Érik, Lucas, Lorena, Tadeu e seus amigos, que aos poucos foram descobrindo que só o amor consegue curar as mágoas, as tristezas, as frustrações amorosas e cada mal que possa haver em seu coração.
E como eu acreditei em cada palavra que li. Cada linha tem vida, ela realmente te faz crer que tudo que está ali é real, que aconteceu em algum lugar do mundo exatamente como está ali descrito.
Amei divisão dos capítulos, bem curtos e com nomes pertinentes, eu acho uma chatice capítulos sem nome. Parece que fica faltando alguma coisa na história, não sei.
Os personagens são carismáticos, bem construídos, cada um com a sua história de vida. As descrições são leves e sucintas, não pesam na história e ao contrário de muitos livros que leio, não consegui pular uma linha sequer porque cada informação está no lugar correto, sem excessos.
Eu poderia elogiar a Fabiane e sua história de mil formas diferentes, contudo deixarei apenas o meu sincero agradecimento, eu amei essa história e já estou relendo.
Muito obrigada pela oportunidade de conhecer seu trabalho Fabi, espero que seus romances ganhem o mundo.
E a você, caro leitor, deixo uma dica: leia livros que podem mudar você, que podem te fazer crescer. Leia Corações em Fase Terminal.

“Então, meu amigo, a última chance de salvar seu coração pode estar ocorrendo agora, sem que você saiba. Você deve apenas dar espaço para que as coisas boas ganhem força em seu interior.” - Fabi, Carta para você, Página 115.

Resenha Postada no Blog Adventurer Penélope
Link: http://adventurerpenelope.blogspot.com/2011/12/coracoes-em-fase-terminal-fabiane.html

Zilda Peixoto 19/01/2012

Corações em Fase Terminal
Corações em Fase Terminal fez meu coração literalmente quase parar!A cada parágrafo lido,meu coração oscilava entre dois estados: ora estava gélido ora febril. Depois tornava a pulsar.São muitas as reflexões que somos levados assim que adentramos na narrativa. Somos apresentados a Cátia; uma jovem muito rica e bonita.Apesar de pertencer à uma família de muitas posses e ter tudo o queria,para Cátia nada fazia muito sentido.

É através das drogas que ela tentará preencher esse vazio. No primeiro capítulo,seremos apresentados ao universo das drogas na sua mais nefasta representação.Cátia tem um comportamento muito agressivo e arredio com sua família que já não sabe o que fazer para ajudá-la. É num momento de crise como esse que, ela surgirá na cidade dos Corações. Cátia se vê diante de uma situação um tanto inusitada. A partir desse momento, ela será responsável pela cura de seu coração.

Somos conduzidos a uma linda história de amor,de auto-conhecimento e de perseverança. A autora soube conduzir a narrativa maravilhosamente bem. Apresentando-nos as doenças que cada personagem obtinha em seus corações, sempre com muita sutileza e perspicácia.

Não há como ler esse livro sem que, não haja algum aprendizado. O livro traz muitas reflexões a respeito das escolhas que fazemos no decorrer de nossas vidas. Somos responsáveis não somente pelo bem estar físico mas, como pelo bem estar do nosso coração.Cada um carrega suas mazelas consigo sem que perceba que em algum momento esse coração pede socorro.

Fiquei extremamente tocada com as representações dadas a cada coração doentio.Pude compará-los a todo momento em situações que já vivi.

Apesar de, toda a fragilidade que a situação exigia,Cátia é uma jovem muito forte e determinada. A construção psicológica dados aos personagens faz com que sintamos muito próximos a eles.Fabiane constrói uma singela história de amor,que nos envolve com toda sua delicadeza.

Cada detalhe da narrativa foi criteriosamente bem elaborado. E o resultado é previsível: Preender o leitor a cada parágrafo, a cada descrição minuciosa dos corações doentes dos personagens.

Os elogios são muitos. A escrita de Fabiane é maravilhosa. Sua narrativa flui naturalmente, tornando uma história repleta de dor e emoção,num livro mágico,encantador.
Só tenho um único ponto negativo a ressaltar.Como a história é baseada nos corações doentes,cada um carregando suas particularidades e cicacitrizes,achei desnecessário a ilustração desses corações nas descrições de cada um. Pois,acredito que seria mais interessante se o próprio leitor construísse no seu imaginário, o estado de cada coração. Porém,esse detalhe não prejudica o entendimento da narrativa.

Recomendo muito a leitura desse livro a todos aqueles que em algum momento da sua vida estiveram seus corações doentes, seja por qual for o motivo.Entregue-se à leitura, a fim de conhecer-te a ti mesmo! Não há como não se envolver com essa história. Você já parou para refletir a respeito das suas escolhas? Como você está cuidando do seu coração?

Emocione-se com essa linda história de amor,superação,fé e muita esperança!

Um livro lindo e muito especial!Eleito um dos livros mais lindos e perfeitos que já li! Tenha sempre essa leitura como necessária na sua vida.Pois,através dela temos como medir nossa responsabilidade com a nossa vida.Que possamos refletir sobre nossas atitudes, pois o nosso coração pode pagar um preço muito alto se optarmos por escolhas erradas.

@leitoraincomum 20/02/2012

Ótimo pra refletir a sua vida.
Resenha postada originalmente no blog
Proibida a reprodução parcial ou total.

Ao terminar o livro, fiquei uns 10 minutos pensando: O que eu faria se tivesse uma chance de salvar meu coração?
O livro para mim foi um incentivo a reflexão das consequências de escolhas erradas na nossa vida e o quanto isso pode afetar a vida daqueles que amamos. Nos mostra o quanto é importante o autoconhecimento.
O livro começa com a personagem central, Cátia, uma jovem de 24 anos de boa família, mas que todas as suas escolhas a tornaram viciada em álcool e drogas. Sua mãe sofre muito com a transformação da filha desde que se meteu nesse caminho, mas não sabe mais o que fazer para ajudar a filha.
Ao acordar em lugar estranho, sem se lembrar de nada que ocorreu com ela antes, ela inicia uma busca a sua personalidade, e principalmente, a busca da cura para o seu coração que agora ela sabe que está sofrendo.

“Era uma manhã como qualquer outra. Uma vida como qualquer outra. Uma chance para progredir, aprender, ser feliz.. Como qualquer outra. Exceto que estava prestes a se perder. Estava, em uma linguagem mais séria, em fase terminal.
Seu nome, Cátia. Idade, 24 anos. Cidade, Rio de Janeiro. Estado Civil, solteira. Vício, droga, álcool e cigarro. Doença, inaparente (mas fatal). Crime, escolhas erradas... Uma após a outra.”

Durante o livro, ela busca incansavelmente uma cura para seu coração, e também conhece outros corações tão mal tratados como o dela, assim como o de sua amiga e companheira no lugar, Lorena.
É importante salientar que não é um livro religioso, afinal eu acredito que essa questão das escolhas, independe disso.
A forma que a Fabiane falou sobre o amor, foi o ponto alto desse livro para mim, eu acredito muito nisso de que temos que escolher a pessoa certa, na hora certa. Ás vezes, buscando atalhos, deixamos essa felicidade passar e nem nos damos conta disso.
A narrativa é toda em terceira pessoa, de forma leve e envolvente - eu ficava ansiosa pelo próximo acontecimento. Foi uma leitura rápida, li em poucas horas. Acredito que o livro poderia ter mais algumas partes, ou até uma continuação, afinal eu fiquei curiosa para saber o destino de alguns personagens.
É um estória sem um fim definido, afinal quando acaba fica a margem para vários acontecimentos, e isso faz a imaginação do leitor ficar presa ao livro após o término da leitura.
Recomendadíssimo o livro, agora estou ansiosa para conhecer o outro romance da autora: Xadrez.

"Nossos corações não são o único sinal de nossa doença interior.
A imagem presa no espelho de cada um é o reflexo verdadeiro da
doença de nossos corações em nossa alma."