Corações em Fase Terminal

Corações em Fase Terminal Fabiane Ribeiro

Resenhas - Corações em Fase Terminal

Carol Coutinho 06/02/2020

Bom...
A estória é belissima e bem amarrada. O significado por trás de cada coração é bem construído. Entender a dinâmica da cidade e o que cada coisa representa é muito gostoso. O que me impediu de dar uma maior nota ao livro foi a narrativa. O fluxo narrativo é, talvez, a característica mais importante para mim em um livro. No caso deste livro especificamente, a narrativa parece um pouco forçada e os personagens superficiais. Mesmo assim, pretendo conferir mais coisas da autora.
Lyne 06/02/2020minha estante
Nunca li livros dessa escritora, mas sempre tive interesse. Quero ler Jogando Xadrez Com Os Anjos dela

Carol Coutinho 06/02/2020minha estante
Também me interessei por Jogando Xadrez Com Os Anjos

Lyne 06/02/2020minha estante
Dizem que é o melhor dela

kamac 09/06/2021minha estante
eu ja li, jogando xadrez com os anjos, é muito triste. Eu tbm li cidade dos sonhos, ele tbm é muito bom,vale a pena a leitura, e é bem baratinho no Amazon,10.00 reais, essa autora trabalha com temas muito bons,que falam sobre sentimentos, princípios, o que se deve valorizar na vida,vale a pena a Leitura. No momento estou lendo esse,estou gostando

Fran 13/04/2020

Encantador e apaixonante
Apesar de ser muito criticado e apontado como superficial por ser curtinho e não detalhar muito as personagens, este livro é um dos mais incríveis que eu já li. É uma fantasia linda daquelas que a gente deseja ser uma das personagens e viver para sempre na história.

O livro tem uma abordagem espiritualista e conduz o leitor a uma reflexão sobre como as nossas escolhas e ações neste mundo afetam a nós e aos outros também.

É um livro curto, fácil de ler e sem contraindicações. Uma leitura que vale a pena.

Carolina Céu 12/05/2021

Foi um livro que mexeu muito comigo; pela forma como ele chegou até a mim e no momento em que chegou. É um livro bem curtinho, que dá pra ser lido até mesmo em uma tarde. Tem uma linguagem bem fluida e tranquila. É um livro que fala muito sobre nossa caminhada, e em quais rodovias iremos escolher entrar para traçarmos.

Graci 12/06/2020

Publiquei está resenha no meu ig literário @maratonelivros
#desafioskoob ou #desafioSKOOB ?

O livro conta sobre a história de Cátia que vivia em um bairro de classe alta cursava faculdade de direito, mas fez escolhas erradas e acabou no mundo das drogas.
A narrativa do livro no início me deixou um pouco confusa, pois era um novo universo, novas palavras, costumes etc.
O livro é de romance, mas, demorou bastante pra Cátia encontrar o amor da vida dela, tipo bastante mesmo, ela só encontrou ele depois de 2/3 do livro lido e a história entre os dois não foi aquela história de que a mulher conhece o homem no início do livro e se apaixona por ele perdidamente até conquista-lo.
Isso incomodou um pouco pelo fato de que mais da metade do livro já tinha sido desvendada e nesse meio tempo nada desse homem aparecer e quando ele apareceu foi tudo muito rápido, sem muita explicação.
Tirando isso o final é ótimo, é aqueles finais pra deixar o coração quentinho e feliz, confesso que só dou 3 estrelas pra esse livro por causa do final e pelos ensinamentos que ele me passou.
Espero que tenha gostado tchauzinho e obrigada por ler (´? ? ?`)/

Lola 15/12/2011

Corações em Fase Terminal - Fabiane Ribeiro
“— Você, como muitos, fez escolhas erradas, Cátia. Você me perguntou quem é... E eu digo-lhe, agora que viu as lembranças: você é o resultado de suas ações do passado.” – Fabiane Ribeiro, Capítulo 16, Página 92.

Uma história encantadora, original e tocante. Fabiane Ribeiro construiu um romance que não acaba quando termina. Literalmente.
Explicarei por que.
A história da jovem Cátia poderia ser igual a tantas outras, drogada e alcoólica ela passa seus dias com sua amiga Lorena em um beco, noite após noite, injetando drogas e consumindo álcool. Sua vida que antes era dedicada aos estudos se torna vazia, seus pais estão desesperados e não encontram maneiras para mudar o rumo destrutivo que a vida da filha tomou.

“ Os resquícios de vidro que restaram na molduram, refletiam sua própria face. Ela sempre fora dona de uma beleza única. Agora, contudo, estava demasiadamente magra, com ar pálido e enfraquecido. Seus longos e lisos cabelos negros estavam desgrenhados. Tinha uma bela franja que cobria a testa, e olhos negros que, agora, não mais refletiam o brilho da vida, apenas o peso de seus vícios.”

É depois de mais uma noitada no beco que Cátia tem uma feroz discussão com os pais e seu coração chega ao limite da destruição. Seu coração entrou em fase terminal.

“Assim, quando a fumaça se desfez por completo, a moça abriu os olhos, despertando de um sono renovador.
Seu corpo sentia-se bem, estava disposta e cheia de vida. Tudo parecia bem, exceto pelo fato de que ela não se lembrava de quem era.”

O livro em si é emocionante, mas a partir daí tudo fica ainda mais incrível. Cátia acorda na Cidade dos Corações e a partir daí ela tem a última chance para conseguir salvar o seu coração.

Galerê, entendam o verdadeiro sentido da frase “Um romance que vai mudar sua vida” ao lerem este livro. Essa é uma história que permanece viva em sua lembrança, porque ela penetra em seu próprio coração e permite que você se questione que rumo está dando para sua vida. Ainda assim não é um livro que vem para te dar lição de moral.
Passamos anos da nossa vida tentando encontrar um lugar onde sejamos aceitos, porém acabamos esquecendo que antes de querer a aceitação alheia é necessário que cada um aceite a si próprio. Crescer na vida não é levar vantagens sobre os outros, nem roubar, nem trair amizades por mesquinharia, muito menos construir sonhos em cima da infelicidade de outras pessoas.
Viver é muito mais do que eu mesma consigo imaginar. E entristecer aqueles que nos amam tão sinceramente faz seu coração murchar, ele próprio fica sem vontade de seguir batendo e mantendo seu corpo vivo.
Eu li Corações em Fase terminal em algumas horas, porque eu simplesmente não consegui largar a história enquanto não terminou. Emocionei-me em vários trechos acompanhando a evolução de Cátia, Érik, Lucas, Lorena, Tadeu e seus amigos, que aos poucos foram descobrindo que só o amor consegue curar as mágoas, as tristezas, as frustrações amorosas e cada mal que possa haver em seu coração.
E como eu acreditei em cada palavra que li. Cada linha tem vida, ela realmente te faz crer que tudo que está ali é real, que aconteceu em algum lugar do mundo exatamente como está ali descrito.
Amei divisão dos capítulos, bem curtos e com nomes pertinentes, eu acho uma chatice capítulos sem nome. Parece que fica faltando alguma coisa na história, não sei.
Os personagens são carismáticos, bem construídos, cada um com a sua história de vida. As descrições são leves e sucintas, não pesam na história e ao contrário de muitos livros que leio, não consegui pular uma linha sequer porque cada informação está no lugar correto, sem excessos.
Eu poderia elogiar a Fabiane e sua história de mil formas diferentes, contudo deixarei apenas o meu sincero agradecimento, eu amei essa história e já estou relendo.
Muito obrigada pela oportunidade de conhecer seu trabalho Fabi, espero que seus romances ganhem o mundo.
E a você, caro leitor, deixo uma dica: leia livros que podem mudar você, que podem te fazer crescer. Leia Corações em Fase Terminal.

“Então, meu amigo, a última chance de salvar seu coração pode estar ocorrendo agora, sem que você saiba. Você deve apenas dar espaço para que as coisas boas ganhem força em seu interior.” - Fabi, Carta para você, Página 115.

Resenha Postada no Blog Adventurer Penélope
Link: http://adventurerpenelope.blogspot.com/2011/12/coracoes-em-fase-terminal-fabiane.html

Muriel 12/07/2020

livro curtinho, história bem amarrada, faz refletir... um livro pra passar o tempo quando você não quer algo muito complexo ou que exija muito ?empenho? na leitura...

Carolina DC 29/07/2012

E se você tivesse uma última chance de aprender com seus erros, e se salvar? Cátia é uma jovem, filha única de Andréia e Raimundo, financeiramente abastada, com pais que a amam muito e com todas as oportunidades para ter uma vida maravilhosa. Mas isso não era o suficiente para ela. Cátia acaba se envolvendo com drogas e se torna uma viciada, magoando a todos em sua volta.
Após ter tido uma discussão com os pais por causa do vício, Cátia acorda em um lugar totalmente diferente, onde não se lembra do passado, quem era, o que fez nada. Uma chance de recomeçar do zero. Só que nesse novo local, as pessoas carregam seus corações em caixas e passam toda a eternidade tentando curá-los. Cada pessoa tem um coração diferente, mas todos precisam descobrir uma forma de salvá-los. Nessa história, vemos corações endurecidos, em chamas, sangrando, com espinhos, trancados e tantos outros. E cada coração tem suas dores, seus conflitos, suas alegrias e tristezas. Cada um também possui um espelho em seu quarto. Nesse espelho cada pessoa só consegue ver o seu reflexo interior, o que chega a ser bem assustador em alguns casos...
Ao chegar na cidade, Cátia divide uma casa com pessoas que tem afinidade. O morador mais antigo da casa é o padeiro da cidade, Tadeu, que dá as boas-vindas a ela e explica como funciona a cidade. Depois de um tempo, Lorena aparece na cidade e também passa a dividir a casa com eles. E por último, mas não menos importante, chega Érick. Todos eles estão relacionados mesmo sem saber. Cátia vai descobrir quem foi cada um deles em sua antiga vida, e porque são tão importantes na recuperação do seu coração e vice-versa.
Além desses personagens, encontramos o prefeito, a florista, o médico e o locutor. Vocês devem estar estranhando eu ficar citando as profissões ao invés dos nomes. Mas nessa cidade maravilhosa, existe apenas um padeiro, uma florista, um médico e um locutor (bom, pelo menos até a metade do livro).
É uma história que fala de superação, de amor, e de como temos que agarrar as chances que possuímos para mudar as coisas ao nosso redor para melhor. O livro tem ilustrações belíssimas no início de cada capítulo, e consegue de modo emocionante nos mostrar diversas formas que ferimos os nossos corações e os corações de quem amamos. A autora consegue interligar as histórias com suavidade, e me fez refletir muito sobre a vida. A cada coração doente, eu via uma faceta do comportamento humano. Ao ler esse livro, tive uma experiência muito especial, e acredito que seja única para cada leitor. A autora Fabiane Ribeiro (sim, é a mesma autora do "Jogando Xadrez com os anjos"), conseguiu traduzir em um livro curto (ele tem 116 p.) uma história que demonstra que sim, somos humanos e cometemos erros, mas que não podemos desistir de consertá-los.

A história é linda, e eu tive muita dificuldade em escrever a resenha sem fazer spoiler, porque eu queria comentar várias coisas do livro rs, mas espero sinceramente que tenham gostado!

Kau 08/08/2020

Maravilhoso
sem dúvidas um dos meus livros preferidos, tudo nele é perfeito

Pâm Possani 08/09/2012

" [...] você é o resultado de suas ações do passado."
Cátia é a jovem filha única de Andréia e Raimundo. Aparentemente não tem como sua vida se afundar mais. Ela,ao contrário do que se pensa, tem uma boa condição financeira, fazia Direito, sempre estudou nas escolas mais prestigiadas do Rio de Janeiro e tem tudo pra dar certo - se ela pelo menos não bebesse e usasse drogas como vem fazendo, magoando seus pais e destruindo a si própria.

"Cátia percebeu que, aos poucos, voltou a se acostumar com a
dor. Ela não diminuíra, apenas tornara-se uma companheira, como nos
instantes iniciais, antes de a caixa ser aberta."

Em um dia,completamente bêbeda do vício, ela tem uma briga com seus pais e se tranca no quarto,e adormece. Ao acordar, ela não se lembra de absolutamente nada - quem é,quem foi ou o que aconteceu. A única coisa que encontra no quarto desconhecido é uma caixa e um espelho, com uma garota totalmente destruída refletida nele. Essa caixa é dourada e contém uma preciosidade: um coração manchado de marcas pretas. Esse é o seu coração.

" — Então cada profissão aqui é única? – indagou Cátia,
certificando-se.
— Sim, – disse Tadeu – assim como cada coração..."

Aos poucos, ela vai conhecendo outras pessoas e seus corações. Cada um deveria cuidar de seu coração que também ficava numa caixinha para ser uma pessoa melhor. Quando Lorena chega a cidade, ela percebe imediatamente uma afinidade, e seu coração trancado. Também tinha um coração em fase terminal, que deveria ser descoberto e cuidado, assim como todos as pessoas da cidade vinham tentando há séculos. Cátia é certamente a melhor escolha para auxiliar nessa busca por respostas e resoluções de uma vida.

" A dor era uma saudade reprimida, uma busca infundada, uma espera às escuras."

De uma maneira interessante,o livro te envolve e te mostra cenas da sociedade, e que por pior que pareça a situação, pode haver uma solução,um conforto em algo ou alguém que senão descobriu, um dia irá descobrir.

" — Não se assuste. São as lembranças. Elas, finalmente,
ganharam forma em sua mente. Elas doem porque são, de fato,
terríveis. Deixe-as entrar. Todas as respostas de que precisa estão no
passado."

Devo dizer que em certa parte da leitura, eu me sentia lendo Os Imortais (da tia Alyson,sabe?) só que com outra visão, e foi realmente interessante. Eu praticamente via o cenário através das minhas pálpebras : todas as cores, sons, a vida. E meu Deus, a Fabi me fez chorar! Recomendo para todos que queiram ter seus corações curados e tirados de uma caixinha dourada.

site: https://www.interruptedreamer.com/2012/09/resenha-coracoes-em-fase-terminal-de.html

Cleber.Rios 24/07/2020

Ruim
O livro conta basicamente a história de uma mulher que "vai" para um pós morte aonde as pessoas guardam os corações delas em um baú, aonde cada coração tem um aspecto defeituoso conforme o maior defeito do dono dele mesmo!. É uma ideia fantasiosa com um cenário criado bem fraco, descreve muito mal os personagens, a ideia é sobre perdão e auto critica, mas a historia é fraca de mais para criar um impacto. Essa é minha opinião mas como posso ver muito dos meus amigos aqui gostam, mas eu realmente não gostei.

Milena.Barbosa 02/05/2021

Excelente obra!
NÃO É UM LIVRO DE ROMANCE!
É sobre auto crítica, aceitação e busca por ajuda.
Basicamente conta a história de uma adolescente, rendida ao mundo das drogas que precisa dar um basta nisso ou se perderá para sempre, logo, um coração em fase terminal.
Em um dia após um acesso de fúria por alguns segundos, que na verdade foram séculos, ela é envida a um mundo fantástico, lindo a propósito, a fim de curar seu coração.
No mundo ela conhece amigos e começa seu processo de cura.
É exatamente ai que o livro erra, em alguns momentos a caracterização dos personagens é feita de modo extremamente superficial, por exemplo, o parceiro da personagem principal, Cátia, só estava naquele mundo de corações em fase terminal pois no mundo real não havia encontrado ela, mas há muito a se viver para que a razão da felicidade de Erick fosse apenas Cátia.
Tirando isso é tudo muito gostosinho de ler, a escrita não é nenhuma obra de arte, em contrapartida, é tudo feito de uma maneira que aquece o coração tudo resultando em uma excelente obra!
Por fim, amei o livro, refleti bastante,
principalmente em relação a minha vida, que recentemente passou por um momento em que tive meu coração em fase terminal.
É UM LIVRO NECESSÁRIO!
?Então, meu amigo, a última chance de salvar o seu coração pode estar ocorrendo agora, sem que você saiba. Você deve dar espaço para que as coisas boas ganhem espaço em seu interior. Ame a si mesmo e corrija seus defeitos, buscando o que há de melhor em você. Aprenda com cada pessoa, cada par de olhos, cada coração. Viva um século em cada segundo que tiver nesta vida. Salve-se.?
-O sábio

Gi 04/05/2020

Não me agradou muito
Trás uma mensagem sobre consequências de escolhas erradas, começando com uma narrativa um pouco confusa, pois a personagem acorda em outro universo, com novos costumes, parecendo que pulei páginas pra chegar até ali.
Mais da metade do livro lido, e nada do romance, o amor da vida dela foi aparecer já com a história toda desvendada e sem muita explicações. Duas estrelas, por trazer a tona algumas reflexões, pra mim não rolou.
Andreia.Santos 04/05/2020minha estante
Pena que não gostou

Gi 04/05/2020minha estante
Uma pena mesmo... Gostei muito da capa

Bruna 01/04/2020

Livro com uma ótimo enredo , porém que poderia ser mais aprofundado e possuir uma narrativa mais fluída

Fabiana 11/04/2020

Morninho
Demorei a termina-lo por ter pego a Covid-19.
Totalmente metafórico e mostrando o quão importante é cuidar de si e de nossas escolhas na vida, em como cuidamos de nós mesmos e em como nossas ações e escolhas podem e de fato atingem a vida de muitos outros.
Uma leitura morna, cheia de detalhes, talvez isso tenha me deixado um pouco desencantada mas é um livro bom, é simplesmente ótimo para auto refletirmos sobre o que fazemos e como nos tratamos e tratamos quem nos ama.
Marney.Garrido 11/04/2020minha estante
Poxa. Melhoras com sua saúde e de todos que te têm em torno.

Fabiana 24/04/2020minha estante
Obrigada, ainda estou em recuperação mais minha família graças ao Universo não pegaram o Covid-19

Marney.Garrido 24/04/2020minha estante
?

Hellen 26/07/2020

Livro realmente maravilhoso ?Conta uma história de uma menina que usa drogas e briga com os pais ela vai para o quarto e deita na cama e começa uma vida em outro mundo (com o principal objetivo cuidar de seu coração machucado la ela encontra amigos que também tem que cuidar de seu coração doente)etc.NÃO DEIXE DE LER?