Corações em Fase Terminal

Corações em Fase Terminal Fabiane Ribeiro

Resenhas - Corações em Fase Terminal

keka 15/07/2021

Interessante
Li pois já tinha lido Jogando Xadrez com os Anjos e me apaixonado. Esse livro é uma leitura bem leve e realmente rápida. Senti falta de um aprofundamento na história, pra fazer eu me conectar melhor com os personagens, e achei a conclusão um pouco corrida, o que me decepcionou um pouco tendo como comparação o outro livro que pra mim é perfeito. Mas a mensagem foi simples e clara e nos faz refletir um pouco, então acho que vale a pena.

Gabrielly.Medeiros 27/04/2022

Perfeito
Comecei esse livro dando nada por ele, mas o livro é muito bom.
Pelo livro ser pequeno achei que iam ficar muitas pontas soltas mas a autora conseguiu escrever um livro foda em bem poucas páginas ?

Mylena Araújo 31/01/2013

Resenha - Corações em fase terminal
Cátia, após quase acabar com a própria existência, mergulhada em uma vida de vícios e erros, acorda em um local misterioso, com o coração, manchado, em uma caixa dourada, e uma projeção de si própria, presa em um espelho repugnante. Em meio a uma cidade estranhamente maravilhosa, e junto a um amor mais forte que a própria vida, Cátia tem sua última chance de encontrar a cura para seu coração manchado. Descubra o que é o Santuário, o clarão dourado, o templo onde a rosa flutua... Conheça cada personagem e seu coração doente. Cada um deles terá uma última chance para salvar sua vida, devido a seus próprios erros.

____________________________________________________________________

Corações em fase terminal nos leva a repensar sobre nossas escolhas, sobre nosso erros cometidos ao longo da vida. Fabiane Ribeiro nos leva a conhecer o mundo de Cátia, uma garota simples com seus 24 anos, criada com amor por seus pais Andreia e Raimundo. Mas suas escolhas a levaram para um grande buraco negro, onde ela se afogou em drogas, raivas e tristezas.

Trecho do livro:

"Era uma manhã como qualquer outra. Uma vida como qualquer
outra. Uma chance para progredir, aprender, ser feliz... Como
qualquer outra. Exceto que estava prestes a se perder. Estava,
em uma linguagem mais séria, em fase terminal.
Seu nome, Cátia. Idade, 24 anos. Cidade, Rio de Janeiro. Estado civil,
solteira. Vício, drogas, álcool e cigarro. Doença, inaparente (mas
fatal). Crime, escolhas erradas... Uma após a outra."

Depois de um acesso de raiva que teve com seus pais, Cátia vai para seu quarto onde começa a quebrar tudo ao seu redor, onde ela adormece por três segundos. Em outro estado de sua existência acorda para viver por três séculos na cidade dos corações, o tempo nesse lugar não é real, onde o único objetivo será a cura para seus corações.

Os corações de todos os habitantes da cidade, agora bate dentro de uma caixa dourada. Mas há uma diferença, cada coração apresenta um estado de acordo com seus erros, uma aparência diferente para cada um, por exemplo: alguns sangram, outro possuem espinhos. Todos eles tem uma única chance para se redimir.

Para salvar sua vida Cátia precisa curar seu precioso bem, seu coração, mas para isso acontecer ela precisa aprender a amar.

O romance de Fabiane Ribeiro é extenso, cheio de surpresas.

Trecho do Livro

“Sim, aqueles olhos traziam as respostas, traziam os sentimentos mais puros e maravilhosos do mundo- era tudo tão intenso que Cátia sentia medo. Um medo bom, mas assustador. Era tudo forte demais.”

Me encantei pelos personagens de Cátia, Tadeu, Érick e Lorena.

"Então, meu amigo, a última chance de salvar seu coração pode
estar ocorrendo agora, sem que você saiba. Você deve apenas dar
espaço para que as coisas boas ganhem força em seu interior. Como
fez Cátia, sem entender as razões. Não desperdice esta oportunidade.
Ame a si mesmo e corrija seus defeitos, buscando o que há de melhor
em você. Caminhe sobre pétalas brancas. Contemple sua alma
verdadeiramente. Aprenda com cada pessoa, com cada par de olhos,
com cada coração. Tenha fé. Viva um segundo em um século. Salve-se!"

Sâmella Raissa 18/05/2013

Resenha original para o blog SammySacional - http://bit.ly/15Woy2y

Confesso que, dentre os livros da Fabiane, esse era o que menos me interessava. Não sei, acho que a história não me cativou pela sinopse, e o número de páginas pode ter contribuído, algo do tipo. Mas depois que li "A Gente Ama, A Gente Sonha", estou à tona para ler TODOS os livros que a Fabi vier a lançar em sua carreira; sua escrita encantadora e cativante emocionam sem precisar de esforço, e as reflexões provocadas por ela são praticamente imediatas e muito positivas! Basicamente, eu recomendaria os livros dela para alguém que precisasse de, digamos, uma história de superação, determinação, realização de sonhos, enfim, que precisasse de alguma história que o incentivasse a continuar a viver e estar sempre disposto a ver o sol amanhecer todas as manhãs - pausa poética, ok? Mas isso também pode ser feito literalmente :)

"A beleza daquele passeio não estava na exuberante paisagem ao redor. A beleza estava também ali, dentro de cada vagão. A beleza estava em cada pessoa, em cada vida, em cada história." - Pág. 43

A trama do livro começa com uma protagonista, Cátia, perdida no mundo das drogas e dos vícios. Desligada da própria vida, com comportamentos rebeldes e desleixados, os pais já não sabem o que fazer com a jovem, já que ela própria se recusa a ter alguma ajuda para deixar isso de lado. Então, em um dos que podia ser mais um simples cochilo de ressaca após uma noite bebendo e se drogando, ela acaba acordando em um outro lugar, onde o tempo praticamente não existe; lugar este destinado às pessoas que, como ela, de alguma forma, estão se perdendo na própria vida, e ganham então a chance de reconhecer seus erros e poder consertá-los antes que seja tarde demais.

"Às vezes, ela se sentia em um conto de fadas, cujo personagem principal, que necessitava de proteção, era seu próprio coração." - Pág. 62

Logo que recebi o e-book, gentilmente cedido pela Fabiane, após a parceria, tratei de lê-lo no mesmo fim de semana, e fui direto na leitura. Comecei a ler e terminei-o na mesma reta, tamanha a minha empolgação com a história. Não se engane com as poucas 117 páginas, Fabiane, como sempre, consegue surpreender e nos envolver com uma história muito bem elaborada e mais uma vez emocionante, à ponto de nos fazer refletir junto da protagonista, durante sua caminhada. Uma das coisas que eu gostei no livro, também, foi o ponto crucial que cada personagem teve um na vida do outro; as histórias se entrelaçam, e a amizade e união formada entre eles é linda! Os romances também são desenvolvidos na medida certa; claro que, confesso, senti falta de um aprofundamento maior no romance de Cátia e Érick, mas isso foi o menor dos detalhes. A história em si surpreende e entendo que Fabiane, em suas palavras e seu rumo para a trama, se mostrou mais determinada a aprofundar a trama central de reflexão, erros e acertos pelos quais a protagonista passa, o que, por sinal, foi um dos pontos mais altos da trama.

"Era mais que amor. Apenas não havia palavras suficientes para descrever." - Pág. 78

Bem, não vou me estender muito em falar sobre a história para não acabar revelando algum spoiler - que eu tenho certeza de que vai sair quando eu menos perceber -, mas, enfim, a história passa a sua mensagem de superação e amor nos mais diversos casos, sempre de uma forma positiva e muito útil para a vida real. As palavras de Fabi novamente me emocionaram, e, apesar de não ter chorado como no livro anterior dela, ainda assim me senti tocada pelas suas palavras. O talento é visível no simples ato de escrever, por parte da autora, e juntando este com uma trama muito bem elaborada e personagens muito reais e determinados, temos então uma obra com um imenso valor literário, tanto pelo talento da autora, como pela dedicação que está visível em suas páginas.

Marina Bartholi 29/09/2013

Corações em fase terminal
Eu nunca tinha lido um livro tão cativante e emocionante como este. Cada frase que se lê no livro é um ensinamento, um aprendizado de vida. Ele tem uma leitura simples de forma que se compreenda muito bem o seu significado.

Fabiene nos mostra através deste livro como é importante os sentimentos de uma pessoa, o amor, a compreensão, o respeito ao próximo, que nos leva a refletir sobre o poder de nossas decisões e suas consequências.

Eu que não sou muito adepta aos livros em e-book, mas não tive problema nenhum em dar continuidade na leitura desse livro (o livro foi cedido pela autora em e-book). Acho que se a história é boa e nos prende a atenção, não importa se é em e-book ou físico. Eu literalmente me apaixonei pela história da Cátia, uma jovem que entrou na faculdade e que acabou caindo na vida desregrada das drogas e álcool, fazendo assim com que seu pai e sua mãe, Raimundo e Andreia, se sintam incapacitados com todas as reações agressivas da filha, deixando uma única escolha para eles: interná-la.

Mas em um ataque de fúria dela, ela acaba desmaiando e acaba entrando em um outro mundo... em uma cidade onde havia pessoas que passaram por problemas parecidos e até piores que o dela. Mas que ali não importava o que havia feito, e sim, como eles iriam recuperar seus corações doentes. Com o tempo ela descobre qual é a sua verdadeira missão, o que ela tem de fazer para conseguir resgatar o seu coração doente. e enfim, ela descobre o que realmente é FÉ e o AMOR.

Caída ao chão, a jovem viu o que havia no interior da caixa: era um coração e, sem saber como ou por que, ela teve certeza de que era o seu coração.
página 17

O livro é muito bem escrito, os personagens são bem desenvolvidos, e podem muito bem ser até pessoas reais. Tudo foi muito bem desenvolvido, a história é linda e cheia de lições de vida. O final teve um fim surpreendente, que me encheu de alegria com as conquistas e o resultado que a Cátia conseguiu e descobriu.

Ame a si mesmo e corrija seus defeitos, buscando o que há de melhor em você. Caminhe sobre pétalas brancas. Contemple sua alma verdadeiramente. Aprenda com cada pessoa, com cada par de olhos, com cada coração. Tenha fé. Viva um segundo em um século. Salvese!
O Sábio
página 114

Vocês já leram este livro? Se já comentem, quero saber a opinião de vocês.
Se não, o que acharam, pretendem ler o livro? :)

site: http://afinsdaleitura.blogspot.com.br/2013/04/resenha-coracoes-em-fase-terminal.html

RAFA 14/12/2015

Minha Opinião sobre o Livro
Esse livro me fez realmente enchergar as feridas em meu coração, e entender que à cura está nas coisas simples, porém importantes. Levou-me a refletir sobre a minha vida como indivíduo e como participante ativo dessa comunidade de amigos. Este é um ótimo livro para presentear aqueles que são importantes em sua vida.

@leitoraincomum 20/02/2012

Ótimo pra refletir a sua vida.
Resenha postada originalmente no blog
Proibida a reprodução parcial ou total.

Ao terminar o livro, fiquei uns 10 minutos pensando: O que eu faria se tivesse uma chance de salvar meu coração?
O livro para mim foi um incentivo a reflexão das consequências de escolhas erradas na nossa vida e o quanto isso pode afetar a vida daqueles que amamos. Nos mostra o quanto é importante o autoconhecimento.
O livro começa com a personagem central, Cátia, uma jovem de 24 anos de boa família, mas que todas as suas escolhas a tornaram viciada em álcool e drogas. Sua mãe sofre muito com a transformação da filha desde que se meteu nesse caminho, mas não sabe mais o que fazer para ajudar a filha.
Ao acordar em lugar estranho, sem se lembrar de nada que ocorreu com ela antes, ela inicia uma busca a sua personalidade, e principalmente, a busca da cura para o seu coração que agora ela sabe que está sofrendo.

“Era uma manhã como qualquer outra. Uma vida como qualquer outra. Uma chance para progredir, aprender, ser feliz.. Como qualquer outra. Exceto que estava prestes a se perder. Estava, em uma linguagem mais séria, em fase terminal.
Seu nome, Cátia. Idade, 24 anos. Cidade, Rio de Janeiro. Estado Civil, solteira. Vício, droga, álcool e cigarro. Doença, inaparente (mas fatal). Crime, escolhas erradas... Uma após a outra.”

Durante o livro, ela busca incansavelmente uma cura para seu coração, e também conhece outros corações tão mal tratados como o dela, assim como o de sua amiga e companheira no lugar, Lorena.
É importante salientar que não é um livro religioso, afinal eu acredito que essa questão das escolhas, independe disso.
A forma que a Fabiane falou sobre o amor, foi o ponto alto desse livro para mim, eu acredito muito nisso de que temos que escolher a pessoa certa, na hora certa. Ás vezes, buscando atalhos, deixamos essa felicidade passar e nem nos damos conta disso.
A narrativa é toda em terceira pessoa, de forma leve e envolvente - eu ficava ansiosa pelo próximo acontecimento. Foi uma leitura rápida, li em poucas horas. Acredito que o livro poderia ter mais algumas partes, ou até uma continuação, afinal eu fiquei curiosa para saber o destino de alguns personagens.
É um estória sem um fim definido, afinal quando acaba fica a margem para vários acontecimentos, e isso faz a imaginação do leitor ficar presa ao livro após o término da leitura.
Recomendadíssimo o livro, agora estou ansiosa para conhecer o outro romance da autora: Xadrez.

"Nossos corações não são o único sinal de nossa doença interior.
A imagem presa no espelho de cada um é o reflexo verdadeiro da
doença de nossos corações em nossa alma."

Swan 16/11/2011

Cátia tinha uma vida considerada perfeita. Seus pais, que sempre foram muito amorosos, davam-lhe de tudo. Era boa filha, dedicada e carinhosa, mas começou a fazer as escolhas erradas e se envolveu com o mundo das drogas, afundando-se cada dia mais.
Certo dia, ao chegar em casa depois de passar a noite no beco com seus 'amigos', Cátia tem mais uma das já frequentes discussões com seus pais. Num ataque repentino de fúria, ela destrói seu quarto e, exausta, acaba adormecendo. Ao acordar, ela se vê numa bela cidade com árvores e nuvens em formato de coração, onde todas as pessoas carregam caixas douradas contendo seus próprios corações, que necessitam de cuidados.
Cátia não lembra quem ela é, nem sabe de onde veio ou mesmo como chegou ali, mas, assim como os outros moradores da cidade, ela também carrega a sua caixa dourada e contará com a ajuda de seus novos amigos para descobrir um modo de curar seu coração.

Minha opinião? A estória é um pouco arrastada no início devido à repetição [a meu ver, desnecessária] de alguns termos explicativos, mas logo encontra o seu ritmo ideal e embala o leitor numa narrativa tocante e que provoca reflexão a respeito dos valores e das escolhas que nos é permitido fazer na vida.

Nat 01/07/2012

Cátia sempre foi uma criança normal. Filha única de um casal que sempre quis ter filhos, criança feliz e aluna exemplar, se transforma em uma pessoa totalmente diferente entrar no mundo das drogas. Sua mãe, sem que o pai desconfie, resolve procurar ajuda de um professor especialista em jovens dependentes químicos. Depois de mais uma briga com seus pais e em um rompante de fúria, ela destrói o próprio quarto. Cansada, cai na cama e é aí que tudo começa a mudar. Seu quarto desaparece e quando Cátia abre os olhos, ela se sente muito bem. Em um novo ambiente, ela percebe que a imagem que contempla no espelho é a de uma jovem desgrenhada, em nada correspondente a ela própria. Ao abrir uma bela caixa dourada, Cátia percebe a fonte da dor que sente desde que acordou. Ela conhece Tadeu, que a leva para passear e fornece as explicações que ela busca sobre seu coração, a Caixa Sagrada e a cidade em que eles se encontram. Cátia vai aprender que os corações das pessoas que vivem neste lugar diferente governam os rumos que suas vidas tomam. Cada coração precisa de um tempo para se adaptar a seu novo ofício. Enquanto isso, ela espera para ver quem ocupará um dos quartos ao lado do seu. Quando a pessoa aparece, Cátia sente que a conhece de uma lembrança antiga. Ela e Lorena se tornam grandes amigas, ambas sentindo que já se conhecem. Um sentimento maior toma conta dela quando o quarto à direita é ocupado e assim, seu coração começa a ser curado. Quando as lembranças voltam e a jovem consegue recordar as escolhas erradas que fez, ela deve tomar uma decisão: continuar no caminho errado, machucando ainda mais seu coração? Ou ela irá finalmente reconhecer seus enganos e tentar encontrar a felicidade?

De quantas formas podemos machucar nossos corações?
Uma história para pensar somada a uma leitura leve resulta em um livro excelente. Através de uma história linda, Fabiane Ribeiro mostra as várias facetas do coração humano. De pedra, com manchas, ardendo em chamas, devorado pelo que existe de pior, assim são os corações mostrados. Um é endurecido, outro é manchado, e ainda outro é devorado por larvas. Existe também um coração que sangra e outro sem forma. Apesar desses defeitos, cada um tem uma missão única. Confesso que só fui entender o título no final... Também devo dizer que as descrições da cidade, do Santuário e de todos os lugares me lembraram muito o filme Nosso Lar (eu quase chorei). Uma história perfeita. Livro muito recomendado.

site: http://ofantasticomundodaleitura.blogspot.com.br/2012/07/coracoes-em-fase-terminal-fabiane.html

Fabiola170 22/09/2014

Sinopse

Minha análise
Um livro muito bem escrito. Uma história com algo a nos ensinar. Uma história sobre uma segunda chance.

Cátia tinha tudo e ao mesmo tempo nada. Não bastou o amor da família, a educação, a vida boa. Ela joga tudo fora pelo vício das drogas.

Quando tudo vai de mal a pior e sua mãe busca ajuda, Cátia tem uma experiência que vai marcar sua vida pra sempre.

Ela acorda em outra dimensão, onde tem a missão de curar seu coração em fase terminal. Lá ela faz amigos, não se lembra de nada e vai cumprindo sua missão. Até que tem uma experiência com o Sábio e aprende sobre a realidade daquele misterioso local.

Uma nova chance, para corrigir os erros e salvar seu coração. Uma chance de amar, fazer amigos e viver em comunidade.

site: http://literaturaeeu.blogspot.com.br/2013/03/coracoes-em-fase-terminal-fabiane.html

Nica 12/01/2012

Escolhas e suas Consequências...
"Era mais que amor.
Apenas não havia palavras suficientes para descrever.
Eram dois destinos que se uniam; davam as mãos."

Corações em Fase Terminal conta a linda história de auto-conhecimento, de crescimento, de amor vivida por Cátia, uma estudante de Direito, que vive com seus amorosos e super (até demais) compreensivos pais, numa vida que poderia ser considerada perfeita por muitas pessoas. Sua melhor amiga é também sua vizinha Lorena. No entanto, ambas são infelizes. Por conta dessa infelicidade sem sentido, elas acabam se envolvendo com drogas bem pesadas, acabam vacilando nos estudos e trazendo muito sofrimento para suas famílias.
Em uma manhã, depois de uma baita discussão com seus pais por conta da embriaguez e das drogas usadas na noite anterior, Cátia passa mal e resolve dormir... "E foi assim que tudo aconteceu." Cátia acorda em uma outra dimensão, em um quarto cinza, feio, com um espelho comprido e que reflete a imagem de uma menina, em decadência, meio moribunda, cheia de medo: ela mesma, seu reflexo interior. Nesse mesmo quarto, ela encontra uma caixa dourada com seu nome escrito nela. Dentro, ela encontra seu coração. Um coração cheio de manchas negras.

"Nossos corações não são o único sinal de nossa doença interior.
A imagem presa no espelho de cada um é o reflexo verdadeiro da
doença de nossos corações em nossa alma."

Sem entender aonde está e como foi parar ali, Cátia sai do quarto e conhece Tadeu, um senhor simpático que a acolhe e mostra o lugar, a Cidade dos Corações; ele explica para ela que ao vir parar nessa cidade, a pessoa ganha "uma segunda chance" da vida, tem a oportunidade de descobrir o que causou mal a seus corações e, assim, curar definitivamente seus corações para poder, finalmente, fazer a travessia. Além de Lorena e Tadeu, Cátia (re)conhece também Lucas e Erick, além de conhecer Linda, Mona, Francisco, René, Moisés, Lufindo e Marcus. Ah! E claro, não posso deixar de citar o Sábio... aquele que criou essa dimensão da cura... ;-)

Confesso que no começo fiquei meio em dúvida sobre o que esperar da história, mas a mesma foi me conquistando, me ganhando pouco a pouco, até o ponto em que eu não conseguia mais parar de ler. O livro é cheio de metáforas, sentimento, personagens bastante humanos, facilmente imagináveis, assim como as paisagens que são descritas cheias de detalhes, fazendo com que sintamos como se estivéssemos lá. Fabiane Ribeiro consegue nos encantar e até reconhecer nossos medos e defeitos, por menores que sejam, mas que estão lá...
Corações em Fase Terminal fala também de escolhas e suas consequências. Nos faz refletir sobre segundas chances, que nem sempre a vida nos dá, e sobre e acima de tudo o verdadeiro sentido do AMOR.

"Ame a si mesmo e corrija seus defeitos, buscando o que há de melhor em você. (...) Aprenda com cada pessoa, com cada par de olhos, com cada coração.(...) Viva um segundo em um século. (...)

O Sábio"