Sapos & Beijos

Sapos & Beijos Sarah Mlynowski

Resenhas - Sapos e Beijos

Cíntia Mara 23/04/2011

Sapos & Beijos é a continuação de Feitiços & Sutiãs. Comprei na mesma época que li o primeiro, mas senti que deveria deixá-lo esperando o momento adequado pra ler. Em minha opinião, esta série é perfeita pra quando você está cansada-esgotada-estressada-resfriada, sabe? Quando você sabe que não vai conseguir absorver nada muito complexo, quando precisa de uma história fofa e que, ao mesmo tempo, te prenda.

O enredo é menos previsível do que no livro anterior. Carol e Miri surtam, e Rachel passa a ser a mais responsável da casa? Eis algo difícil de imaginar. Mas é o que acontece. As duas bruxas da família perdem o controle e ela é obrigada a ser “mãe” de ambas. Eu gostei muito do desenvolvimento de Rachel, de como ela aprende que as conquistas reais são mais valiosas e de como ela cuida da irmã mais nova. Também gosto do humor sarcástico dela (jura?), que me fez rir sozinha.

Na resenha de Feitiços & Sutiãs eu comentei que a relação dela com os pais poderia ter sido mais explorada. Aqui esse problema é resolvido com relação à mãe; o pai não aparece muito. Mas eu achei que os personagens coadjuvantes, especialmente os rapazes, não foram muito bem desenvolvidos. Por exemplo, Will e Raf, os irmãos com quem ela se “envolve”: quem são eles? Deve ser um pouco difícil mesmo desenvolver um personagem masculino em um livro narrado em primeira pessoa por uma garota de 14 anos. Mas eu senti falta disso, de alguma característica ou atitude deles que ficasse marcada. Como quando ela diz que Kat sempre tem uma caneta roxa à mão, ou que London sempre usa a mesma cor dos pés à cabeça. São coisas pequenas, mas que tornam os personagens mais, hmm, palpáveis.

Na questão “sobrenatural”, o bacana é que a autora não inventa moda nenhuma, ela usa os conceitos de bruxas que todo mundo já sabe. Vassouras voadoras, livros de magia, feitiços com ingredientes estranhos e versinhos bregas (hahaha), nenhuma surpresa nesse sentido. Ela só tirou a parte das verrugas, caldeirões, chapéus pontudos. E a Miri super me lembra a “bruxinha bonitinha da vassoura de capim, me carrega pelo espaço, abre os braços só pra mim” do Balão Mágico, huahauhauha.

É isso. Como já disse, recomendo a série pra quem gosta de livros teen e de contos de fadas.

KessyCosta 27/07/2011minha estante
Ótima resenha.Muito bem escrita.

Cíntia Mara 27/07/2011minha estante

Luísa Zardo 11/07/2009

Não melhor que o primeiro, mas ainda bom. Rachel é uma personagem bem divertida.

Vanessa Sueroz 11/10/2016

Neste livro vamos ter a continuação da história de Rachel, uma adolescente onde sua irmã mais nova e sua mãe são bruxas e ela é a única ‘normal’ da família. Neste livro Miri e Carol – as duas bruxas da família – estão descobrindo novamente seus poderes e começam a surtar.

Carol esta doida para arrumar um namorado e arrumar a casa e se arrumar vai virar coisa do passado quando ela volta a usar seus poderes para beneficio próprio, já Miri quer salvar o mundo, afinal para que ter poderes se não pode despoluir um rio ou dar comida aos pobres?

Rachel acaba se sentindo a mãe da casa, pois todo mundo está maluco e surtando e ela é a única que esta estável, pelo menos na cabela. Depois de usar uma poção do amor que Miri fez para ela dar para Raf e ela colocar no irmão errado as coisas saem um pouco do controle. Agora entre controlar as duas bruxas loucas da família, salva a escola, o baile e conquistar o garoto certo Rachel tem que sobreviver e fazer tudo isso sem magia, afinal ela não tem.

Resenha completa:

site: http://blog.vanessasueroz.com.br/sapos-beijos/