Souvenir

Souvenir Therese Fowler

Resenhas - Souvenir

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Gustavo 11/01/2013

Resenha Souvenir - Therese Fowler - Desafio Literário 2013 (Janeiro: Tema livre)
Meggie e Carson são amigos de infância que se apaixonaram na adolescência e, através de um amor puro, passaram a planejar o resto da vida juntos. Porém, de maneira surpreendente e repentina, Meg termina tudo com Carson para se casar com Brian, seu chefe rico que lhe oferece “casa, comida e roupa lavada” em troca do perdão das dívidas dos pais de Meg.

Dezesseis anos depois, acompanhamos a vida de Meg, uma bem sucedida médica obstetra responsável pelos partos complicados dos afortunados da cidade, a qual se divide entre o trabalho prazeroso, mas desgastante, a filha Savannah, descobrindo a vida com um namorado mais velho, e o marido Brian, mais preocupado com os jogos de golfe e as ações da Bolsa de Valores.

Paralelamente, acompanhamos Carson, um bem sucedido astro de rock, ocupado entre os preparativos para o seu casamento com Val, uma linda atleta 12 anos mais nova que ele, às voltas com a compra da mansão em Malibu.
Apesar da vida corrida de Meg e Carson, um está constantemente presente na vida do outro, mesmo que a distância os tenha separado. Meg sempre tem no carro os CDs de Carson; este, por sua vez, sempre se lembra de Meg enquanto prepara seu casamento.

Num encontro ocasional, Meg revê Carson. Ela, já com os sintomas de uma doença debilitante, tenta disfarçar sua condição física. Ele, envolto com seu casamento, tenta disfarçar sua condição emocional.
Therese Fowler percorre a vida de Meg e Carson com graciosidade, alternando entre os dois, e nos deixando a par dos sentimentos que ambos não conseguem deixar de lado. Ao mesmo tempo, acompanhamos as vidas de todos que se envolveram direta ou indiretamente entre os dois: o pai de Meg, Brian, Savannah, as irmãs de Meg, os pais de Carson. Porém, isso não deixa o livro chato, e o que parece enrolação torna-se um pano de fundo para a construção do caráter dos personagens principais. Destaque para Savannah, cujo envolvimento com Kyle proporciona as cenas mais angustiantes do livro.

Até onde é viável utilizarmos a razão em detrimento do amor? Até onde podemos no envolver com o trabalho sem que deixemos de lado nossa família e, principalmente, nossos filhos? Até que ponto podemos ter domínio sobre nosso corpo (e nossa vida) sem que deixemos que as leis naturais atuem sobre nós?

Raiva, angústia, pena, revolta, emoção, complacência, comoção (as passagens em que Meg conta sobre sua doença foram sempre emocionantes) são emoções que se fizeram presentes no livro. E se podemos encontrar essas coisas em um livro, creio que o livro tenha cumprido seu objetivo.

Souvenir é um bom livro, daqueles que te fazem ficar parados, olhando para o nada, refletindo sobre sua vida ao virar a última página.
Flávia 11/01/2013minha estante
Oi, Gustavo. Parabéns pela resenha, gostei da história. Não conhecia esse livro. Abraços,

LUA 11/01/2013minha estante
Oi Gustavo.
adorei a resenha. também não conhecia o livro.

Cau :) 11/01/2013minha estante
Eu já li esse livro e depois de ler sua resenha, tive vontade de ler de novo!!

Cíntia 11/01/2013minha estante
Também gostei, não conhecia esse livro e me interessei.

Gustavo 11/01/2013minha estante
Que legal que vcs chegaram!

Acho que um Livro Viajante deve ser bem vindo rsrs

Hannah 11/01/2013minha estante
Olá Gustavo, gostei muito da sua resenha.
Eu não conhecia o livro e agora fiquei com vontade de ler. :)
Abs

Michelle Gimene 11/01/2013minha estante
Bacana sua resenha, Gustavo.
Que venham muitas outras!

Gustavo 11/01/2013minha estante
Era pra escrever: "legal que vcs GOSTARAM" rsrs.

Obrigado, pessoal! Que realmente venham muitas outras rsrs

Marta Skoober 20/01/2013minha estante
Legal isto:
"daqueles que te fazem ficar parados, olhando para o nada, refletindo sobre sua vida ao virar a última página."

Indira 31/01/2013minha estante
Nossa Gustavo, excelente resenha! Adorei a história, não conhecia este livro.
Vou adicionar aos meus desejados... rs

Bjo!

*Rô Bernas 01/02/2013minha estante
Gostei desse livro, apesar de me remeter momentos tristes.
Destaco o trecho abaixo:
"Seja corajosa em sua vida, Savannah, mas não tola. Arrependimentos são inevitáveis e se empilham como as pedras de um pilar, mas tome cuidado para não permitir que cheguem alto demais e que a impeçam de ver o outro lado."

Gabi 06/06/2013minha estante
Muito boa a resenha...
Amei esse livro!

MARTA FELICIO 23/07/2010

Souvenir

Estou aqui parada, tentando achar como expressar em palavras o que estou sentindo após ler este livro, acho que não consigo, um livro que me pegou totalmente desprevinida, quando comecei a ler achei que seria mais um dos muitos romances que já li, só olhei o inicio da sipnose que contava sobre a história de dois jovens que se amaram muito e se separaram, qual a minha surpresa quando me deparei com uma história de amor linda e muittoooooo triste!!!! Estou com meu coração em frangalhos, sempre que leio livros desse gênero demoro alguns dias para conseguir juntar todos os caquinhos, por isso apesar de amar livros como Souvenir, eu meio que evito de ler com frequência, mas não me arrependo nenhum pouco e este livro já entrou para minha lista de livros inesquecíveis... e como já li aqui em vários comentários, também me peguei analisando minha vida e me perguntando se estava agindo da maneira certa, se estou dando valor ao que realmente importa, ou gastando meu tempo em coisas que no futuro nada significarão, acho que entendo a Meg, ainda não consegui decidir se a decisão dela é certa ou não, acho que mesmo sabendo que não há solução, eu não teria coragem, e depois vai contra todos os meus príncipios, que são diferentes dos da Meg. Bem, não vou alongar mais essa resenha, aconselho a quem queira ler este livro, que prepare seu coração, e alguns lenços também são recomendados, por que é impossível não se emocionar com a história de um amor tão grande como esse, o amor de Carson por Meg é realmente a parte mais emocionante, e a decisão dele, de apesar de ter seu coração e sentimentos pisoteados por ela ( mesmo que não era a intenção, mas ela sabendo que assim seria ) ele no final abandonou tudo para poder viver nem que fosse os últimos momentos de amor ao lado da mulher que amou por toda a vida.

Tainara 06/07/2010

Uma história de amor interrompida pela força de nossas escolhas. E como elas SEMPRE dizem aonde iremos parar, o destino de Meg e Carson muda drasticamente, apoiado na maior decisão que Meg teve que dar em sua vida. Achei bastante hipócrita o caminho dela, assim como a reviravolta, onde ela procura Carson novamente, após a terrível notícia. Carson merecia mais consideração, não apenas ser lembrado quando sua ajuda fosse necessária.

O drama de Savannah é envolvente assim como o de sua mãe, também se tratando de uma escolha, mesmo que cheia de segredos. Fiquei torcendo para que ela acordasse e percebesse aonde estava se metendo.

As cenas finais são emocionantes. Não consegui conter as lágrimas, era como se fosse algo natural, depois de presenciar tudo aquilo. Souvenir, com certeza, é um livro do qual sempre vou lembrar e me emocionar.

Cida Zientarski 09/04/2022

Sobre "Souvenir", de Therese Fowler
Por amor, faça aquilo que jamais faria.

Souvenir, em francês, "Lembranças", é sobre a história de Meg, sua família, e as escolhas que fez para o bem da mesma. Meg justamente precisou se afastar das lembranças que envolvem um antigo amor.

Mas infelizmente, ou felizmente, as lembranças são tudo o que pode salvar Meg.

"Ela escreveu sobre como uma pessoa nega ou perde coisas que vale a pena manter quando tranca o passado. Mas, se você arrasta muito do passado consigo, ele simplesmente a esmaga."

Amores que deveriam ser para toda a vida, desencontros, amargura, esperança, e então o fim. Esse livro é uma mistura de sentimentos, de acontecimentos que levam a caminhos indesejados e explosões de sentidos. São menos de quatrocentas páginas, mas ler essa história parece levar uma vida toda, e ao terminar a última página parece que segundos se passaram desde que você começou o livro e você, como leitor, merecia mais, os personagens mereciam mais, a vida merecia mais, mas na vida real nem tudo é sobre merecer, as coisas simplesmente acontecem, e essa é a dura lição dada por Therese Fowler.

Souvenir merece uma indicação, é um cinco estrelas, porque não é a história de uma mocinha perfeita, onde tudo acabará certo mesmo se as escolhas forem erradas. Nem todas as escolhas serão corretas, nem tudo acabará de uma forma bonita. O livro é sobre a vida e a morte, e a fé para ter forças de dar um último olá e adeus, uma segunda chance para poder amar e dar um fim à uma história que começou cedo demais e não teve a chance de durar para ser um feliz para sempre.

"Durante a maior parte de minha vida, eu tranquei minhas melhores lembranças, meus sentimentos mais verdadeiros, para que não pudessem demolir a fachada que construí. Uma fachada muito bonita, respeitável, mas ainda assim uma fachada. Aprendi quase tarde demais que a felicidade existe apenas no que é real e verdadeiro. Eu recuperei aquelas partes de minha vida nestes últimos meses, e fui mais feliz do que já mais tinha sido."

Boa leitura!!!

Evy 04/10/2011

Por ser um romance de estréia de Therese Fowler e num momento onde, me parece, qualquer um pode começar a escrever, o que nos traz muitos romances mornos e com narrativa pouco desenvolvida, achei o trabalho da autora muito bom! A história é bonita e bem elaborada, os personagens apesar de não tão cativantes, foram bem desenvolvidos e as passagens narradas com profundidade e não superficialidade que é o que tão comumente se encontra hoje em dia.

A história foca o casal Meg Powell e Carson Mckay que eram namorados quando jovens e acabaram separados por uma dívida que o pai de Meg tinha e que só pode ser paga pela oferta nada agradável de Brian em troca dela aceitar seu pedido de casamento. Para tentar salvar a família da falência, Meg se abnega do amor de Carson e casa-se com Brian, mudando o rumo de sua vida totalmente.

Anos se passam até que Meg e Carson se encontrem de novo e percebam que nenhum dos dois foi capaz de apagar o passado, apesar de toda as reviravoltas de suas vidas. Carson se tornou um famoso cantor de Rock que não consegue se apegar a ninguém e Meg descobre que tem uma doença rara e fatal. E mais escolhas permeiam o futuro de ambos.

Therese Fowler fugiu do "lugar-comum" dos romances extremamente melosos ou impossíveis. Traz em Souvenir um drama familiar comum e que nos remete a realidade da importância da família, do poder da fé e do amor. Gostei muito de sua narrativa envolvente e profunda e das descrições tão reais das sensações e reações do ser humano diante de um fim inevitável.

Além disso, aborda temas muito relevantes, como é o caso da filha de Meg que acaba se envolvendo com um rapaz pela internet que a induz ao uso de drogas e sexo desenfreado. A descoberta da doença de Meg e a forma como ela lida com a situação, tentando causar menor dor possível a seus entes queridos também é muito emocionante, apesar de eu não concordar com a escolha final da personagem.

Por fim, um drama muito bem escrito e que vale a pena ser conhecido. Recomendo!
Jessi 03/10/2011minha estante
Adorei sua resenha!
E é bem isso mesmo... Eu não sabia que era o romance de estréia dela, mas nossa, eu me encantei com o livro também. Mostra muito a realidade (como no caso da filha dela se envolver com um cara pela internet, e sofrer os danos) e tudo aquilo que todo leitor adora ler: romance, sofrimento, e sempre uma segunda chance!

Adorei a resenha, só firmou mais o que eu já achava sobre o livro.

Fe Sartori 04/10/2011minha estante
Quero ler, quero ler, quero ler =D

Rose 04/10/2011minha estante
Adorei a tua resenha Ly, que para variar é muito bem escrita... eu tinha gostado da sinopse e da capa, mas agora tenho certeza, vou ler este livro! Adoro romances, e acho que vou gostar deste, embora pareça ser uma história da qual vou chorar mais que rir. :)

Fefa 02/04/2011

Antes de começar a ler Souvenir pensei que seria um romance arrebatador e inesquecível, a julgar pelo título e pela capa. Uma pena que para por aí! O livro tem uma trama monótona e suuuuuuper lenta. A sensação é de que a história não sai do lugar. Achei o enredo bem superficial também, apesar do número considerável de páginas. Algumas [poucas] passagens me surpreenderam e em alguns casos achei que as coisas enfim iriam engrenar, mas tudo não passava de provocação, porque nada de fato acontecia, e foi assim até o final.

A mocinha, Meg Powell, para quem tem que lidar todo o tempo com circunstâncias que a obrigam a tomar decisões importantes é um ser apático, covarde, passivo. No fim, as protagonistas atuam como coadjuvantes e as personagens secundárias figuram apenas, como meras personagens casuais, robóticas. O único que consegue escapar desse aparente automatismo é o Dr. Clay, de quem gostei muito e lamento por não ter tido um desenvolvimento maior na história. Homem de iniciativa, esse Dr. Clay!

O produto de tudo isso é que Souvenir é uma grande decepção literária.

Ruth , 25/07/2009

Lição de vida
Nunca me emocionei tanto com um livro em minha vida.Chorei muiiito!
Senti logo de início que o final ia ser triste.

Eu aprendi nesse livro que não devemos deixar pra amanhã o que se pode fazer hoje,que não podemos nos prender ao passado e seguir em frente sempre que possível.

Amei o livro!

Ro 24/02/2010

Um dos livros mais lindos que eu já li. Indico para qualquer pessoa que gostar de romances.

Alessandra 23/05/2020

História Triste.... bem triste !!
Para quem quer ler um livro de amor com um par romântico de suspirar, definitivamente não é este livro. A autora não entrega a sinopse do livro, não veremos um encontro romântico e redentor entre Carson e Meg. Carson na verdade aparece bem pouco no livro (uma pena, pois foi o personagem que mais perdeu com tudo). A história é sobre a vida de Meg e de todos que a rodeiam e sua escolha quando tinha 21 anos ao trocar seu grande amor por outra pessoa. Meg gostaria que esta escolha ajudasse a melhorar a vida de todos em sua volta. Mas será que conseguimos mudar o destino ? Como uma escolha pode afetar todos em sua volta ? Passados 20 anos Meg enfrenta um situação bem complicada e começa a questionar se a escolha que fez foi a correta, afinal a vida seguiu seu curso e a única pessoa que continua triste é ela.
Achei a narrativa bem lenta, poderia ter diminuído umas 100 páginas. Também achei o livro bem triste, do começo ao fim só tem tristeza. Nenhum personagem é feliz. Meg seguiu infeliz e apaixonada em Carson a vida toda, seu pai com uma culpa enorme por ter negociado a filha. O marido de Meg, Brian, não conseguiu ter o casamento que sempre sonhou e em consequência disso a filha do casal savannah não tem pais presentes. As irmãs de Meg seguiram uma vida medíocre mesmo com o "sacrifício"que Meg fez e quando ela desperta para a vida e tem oportunidade de começar de novo, a vida dá uma rasteira bem grande nela. O que acho de tudo isso? Viva a vida que você tem vontade de viver, não deixe nada para fazer amanha, seja feliz, não faça escolhas pensando na felicidade de outras pessoas porque a vida é muito frágil e o passado não tem volta.
Pode parece insensível, mas não tenho pena de Meg e muito menos empatia. Ela fez a escolha dela, muito errada por sinal, não voltou atrás e seguiu a vida continuando a errar. Minha simpatia vai toda para o Carson que merecia uma mulher muito melhor e uma vida muito mais feliz sem o fantasma de Meg. Espero de verdade que no epilogo ele seja feliz de verdade !!

Raquel 24/04/2010

Um livro lindo, infinitamente triste e com um final totalmente esperado. Embora ficasse obvio que o objetivo do livro nao era a cura de Meg, torci insistentemente por isso. Chorei e me emocionei muito.

Simone MK 29/05/2009

Intenso
A vida é feita de escolhas!
Chorei baldes no final do livro.
Não achei o final muito previsível, por um momento cheguei a achar que uma visita ao acupunturista-médium consertaria tudo e que todos viveriam felizes para sempre... rs.
Gostei e recomendo!
Nika 03/06/2013minha estante
Pensei a mesma coisa , achava que ela iria ao acupunturista-médium e ter uma ''cura'' ,li até o fim torcendo por uma revira-volta!
Mas apesar de triste achei o livro bonito, me emocionei muito!

Flávia Salla 24/07/2009

Meg Powell, Carson McKay, Savannah...
Um romance que nos ensina muitas coisas e nos envolve numa história simplesmente marcante...

Dhi 15/11/2009

Liindo/Maravilhoso/Exemplar
Meg + Carson = Savannah.
Um amor verdadeiro, que sobreviveu ao tempo, aos mals entendido, que simplesmente sobreviveu e continuou mais vivo, mais intenso. Não entendo muito de inglês e tentei traduzir, mas não consegui achar uma tradução certa pra isso: Takejust whatyou need, nothing more; The road is long, andyour shoulders are only so wide. Take just whatyou need and close the door; Every day youll find fresh roses and wine (se alguém souber me diga). Essa é a música que Savannah e Carson fizeram em memória a Meg, seis meses após sua morte. Um livro muito emocionante, que nos inspira a viver e nunca deixar pra trás as coisas que pra nós são importantes, independente do que os outros pensam ou deixam de pensar. Eu chorei, eu senti uma angustia quando me coloquei no lugar de Meg, quando pensei no quanto deve ser ruim você ter ELA, depois que a doença começar a agravar, você poder olhar, simplesmente olhar para as pessoas que você ama, não poder mais tocar, mais falar. E sentir que aos poucos você vai perdendo tudo, perdendo a fala, perdendo o tato, até que ELA faça você perder a vida. Meg não foi capaz de fazer os outros sofrerem vendo ela ter q passar por isso, então ela encontrou um caminho mais fácil (ao que ela considerava). Achei muito legal as cartas, as explicações embutidas nessas. Gostei, recomendo. Afinal é um lição de vida, um tanto quanto real demais. Ainda desejo ter esse livre pra mim.

Renata Linhares 04/11/2009

Perfeito!!!
Um dos melhores livros que já li na minha vida. Recomendo!

1 | 2 | 3 | 4 | 5