Mistério na abadia

Mistério na abadia Ellis Peters

Resenhas - Mistério na abadia

matheusbrnd 09/04/2024

Mistérios nem tão misteriosos, mas boas surpresas mesmo assim
Confesso que com esse livro fiz algo diferente do meu padrão: fiz uma leitura esperando odiar.

O livro me pegou com a bravata da comparação com "O Nome da Rosa", talvez meu livro favorito de todos os tempos. Tive que pegar pra ler, quis que fosse uma cópia barata e maltrapilha de uma obra fantástica. Fui surpreendido.

Esse livro tem muito pouco a ver com "O Nome da Rosa". As poucas características compartilhadas resumem-se ao cenário de uma abadia no interior de um país em guerra civil. Os temas explorados em "Mistério na Abadia" não conversam em quase nada com a obra de Umberto Eco. Ao mesmo tempo que o texto ressalta a humildade, fidelidade e servidão como temas centrais, se trata de um thriller, um suspense quase que de um romance policial clássico, que gira em torno da chegada de dois misteriosos irmãos beneditinos em paralelo ao desaparecimento de uma mulher que se pensava estar servindo em um convento.

A escrita de Ellis Peters não chega a ser rebuscada, mas, especialmente no início da história, pode ser bastante maçante e pouco fluida. A trama demora a engatar, mas segura intriga o suficiente para manter um leitor atento interessado em desvendar o enigma.

Em relação ao mistério em si, não foi algo difícil de adivinhar, a autora usa de foreshadowing e dá dicas vagas, mas assertivas o suficiente para que se pesque a questão. Mais interessante que isso são os red herrings, as pistas falsas ou que jogam dúvidas sobre a certeza que o texto empregava anteriormente sobre a solução do mistério.

Em geral, foi bastante interessante acompanhar, especialmente a reta final, após os sutis momentos de revelação da identidade do irmão Fidelis. A relação dele com Adam Heriet, o fiel criado, destaca ainda mais os temas de lealdade e servidão que já estavam presentes em sua relação com o irmão Humilis. É um livro coeso, apesar de maçante no começo. Uma boa surpresa para quem não esperava nada além de uma cópia mal feita de uma obra-prima.

Uiara 14/04/2022

Instigante
Este é o melhor da Ellis Peters que li até agora. Trata-se de um mistério envolvendo a chegada de um irmão cruzado e seu companheiro mudo na abadia do irmão Cadfael, após a destruição do mosteiro onde viviam. O fato desencadeia a descoberta do desaparecimento de uma jovem a caminho de um convento.

Os trechos sobre as tramas do rei Estêvão e Maud são bem maçantes, e acabam tirando o ritmo da obra. Ali pelo meio da obra consegui captar o mistério, mas a confirmação só ocorre no final. Achei a história inusitada, e fico pensando se fatos como o da obra realmente podem ter acontecido em algum mosteiro medieval.