O Fundo do Mar

O Fundo do Mar Peter Benchley

Resenhas - O Fundo do Mar

Francisco 09/09/2021

Pesadelo em Bermudas
David e Gail Sanders estão em lua de mel em Bermudas onde diariamente realizam mergulhos no mar próximo ao hotel onde estão hospedados. Em um desses mergulhos encontram o navio Golias que naufragou em 1943, durante a Segunda Guerra Mundial. Lá encontram ampolas com morfina e ópio com um valor aproximado de dez milhões de dólares e peças de um tesouro espanhol do século XVIII, já que boatos afirmam que o Golias estava transportando suprimentos médicos quando naufragou.

O guia marinho local Romer Treece os ajuda a identificar o que encontraram e a enfrentar Henri Cloche, o líder de uma organização criminosa bermudense interessada nas ampolas de morfina, ópio e nas valiosas peças de um tesouro espanhol do século XVIII oriundas do Golias, principalmente quando David e Gail são sequestrados por esses criminosos bermudenses e obrigados a mergulhar em busca de todo o tesouro e das ampolas.

Benchley traz uma ambientação única para a história ao descrever com propriedade alguns aspectos da vida marinha imprescindíveis ao desenvolvimento do livro bem como os aspectos étnicos, culturais e religiosos dos habitantes de Bermudas e de algumas ilhas caribenhas adjacentes.

Peter Benchley é conhecido principalmente por seu famoso livro "Tubarão" (Jaws), que originou os muitos filmes que todos conhecem, mas o autor tem mais de dez obras de qualidade indiscutível com temática voltada para assuntos marítimos, com muito suspense e ação. Esse é o primeiro livro que leio de Benchley e percebi que sua escrita é um pouco descritiva, mas é muito agradável de se ler. Aqui em "O fundo do mar" temos reunidos ação, suspense e romance na medida certa. Sem dúvida essa é uma leitura que recomendo sem hesitação alguma.

Vee 12/04/2020

Aventura e ação
Livro de aventura e ação que contém muitas informações sobre o mar e equipamentos aquáticos, desafiando o conhecimento do leitor a cerca de navegação logo no primeiro capítulo. Tem bons personagens e uma estrutura de narração direta. Esse último, pessoalmente, considero, de uma certa forma, como um ponto negativo.

JP_Felix 27/06/2023

Excelente obra
Sinceramente, não entendo por que os livros de Peter Benchley não são mais populares ou clássicos cult. Não que este em especial seja a melhor obra de sua geração, mas é uma boa história, muito bem feita, bem desenvolvida, e isso parece ser um padrão. "A besta" e "tubarão" são obras tão bem feitas quanto esta, e tubarão tem um dos filmes mais icônicos de todos os tempos, mas os livros parecem bem desconhecidos.

Eu gosto como Benchley parece expressar seu amor pelo mar em suas obras, e mesmo sendo um livro bem antigo, narrativamente falando tem uma linguagem bem atual. É dinâmico o bastante para entreter e interessante o bastante para cativar quem estiver disposto a dar uma chance para a temática e para a história. Não possui o enredo mais comum para o público geral, mas é objetivamente bem feito e escrito de uma forma clara e interessante, bem fundamentada nas curiosidades que apresenta (em vista à época) e, bom, tem ótimos personagens, todos bem humanos e interessantes.

Como sempre, o final é um corte quase seco, mas que conclui bem a trama, dando um final digno, e fora uma ou duas cenas que me passam a impressão fortíssimo que o autor tem uns fetiches estranhos, nada aqui me pareceu mal usado, mal encaixado ou avulso, tudo foi bem amarado, bem claro e bem cativante. Parabéns, Benchley, você é uma referência para mim quando se trata de narrativa, um livro de 50 anos que tem uma linguagem narrativa que envelheceu como vinho.

Morcego 27/12/2015

O FUNDO DO MAR
Suspense, romance e aventura, tudo reunido em um excelente livro de Peter Benchley.
O autor descreve o fundo do mar com detalhes impressionantes.

OToloDeAmarelo 22/04/2021

Melhor que o Tubarão, sem dúvida!
Uma excitante aventura no mar pelo brilhante Peter Benchley, criador do clássico Tubarão. Conhecemos Sanders e Gail, que durante sua lua de mel acabam encontrando drogas durante um mergulho e agora, traficantes ameaçam suas vidas. Acabam conseguindo ajuda de um homem estranho mas que se mostra de grande coração.

Muito divertido e bem fluido, O Fundo do Mar conta com uma excelente cena de tensão de tubarão que me deixou pasmo. A habilidade de Benchley na escrita nos dá um enredo fluido, sem enrolação e cenas de ação deslumbrantes. Tudo é muito nítido, expressivo, você não tem a sensação de estar lendo algum treco à toa. E ainda existem bons plottwists que dão novas emoções à história.

Gostei mais desse livro do que Tubarão. Os personagens são mais carismáticos e a aventura e cenas de ação são mais incríveis, bem feitas e emocionante. Com certeza uma grande obra de Benchley !