spoiler visualizarGiovanni 02/01/2012
O livro descreve a batalha realizada em Massachusetts, mais precisamente na península de Penobscot durante a guerra da independência dos Estados Unidos em 1779.
Um pequeno contigente do exército inglês liderado pelo brigadeiro Mclean toma o porto de Penobscot e dá início a construção do forte George, mas os Estados Unidos montam uma grande expedição para expulsar os invasores!! O exercito era comandado pelo general Lovell, um fazendeiro, orientado pelo general Wasworth e a frota de navio pelo comodoro Saltonstall.
Os americanos chegam rápido e as defesas do forte são muito precárias. A defesa do porto é feita por apenas três chalupas e as baterias montadas tem pequeno poder de destruição.
Os ingleses acreditam que o números de americanos é bem maior qo que realmente é, pois vieram com muitas embarcações, mas isso não era verdade.
Inicialmente há trocas de tiros de canhão de ambos os lados, depois os americanos tomam a bateria da ilha cross, e depois conseguem tomar dycs head.
Neste momento o brigadeiro Mclean esta pronto para rendição para os americanos, mas a mando do general Lovell param o ataque e montam acampamento. E ai o general Lovell e o comodoro Saltonstall ficam disputando beleza!! Esperando pra ver quem ataca primeiro e enquanto isso os ingleses aumentam as suas defesas!!
Há pequenos confrontos com a maioria da vezes com vitória inglesa, e com o passar do tempo chega uma grande frota inglesa que faz os americanos irem fugindo rio acima, mas os navios ingleses são mais poderosos e rápidos e desta forma os capitães americanos quando iam ser atacados ou quando achavam que não tinham chance de escapar queimavam seus navios para não dar mais armas ao inimigo e assim a frota americana se auto fragelou, ou seja incendiou toda a sua frota presente naquele rio. E assim acabou a batalha com vergonhosa derrota do exército americano diante de uma pquena força inglesa.