Nas trevas e na luz

Nas trevas e na luz Gisele Carmona

Resenhas - Nas trevas e na luz

Vanessa Vieira 24/04/2018

Nas Trevas e Na Luz - Gisele Carmona
No segundo volume de Nas Trevas e Na Luz, da paulista Gisele Carmona, nos deparamos com um pouco mais de ação e adrenalina em vista do volume anterior. Infelizmente, ainda não consegui nutrir empatia pela protagonista e confesso que eu me irritei com ela em vários momentos, apesar de ter apreciado mais esse segundo livro do que o primeiro.

Além de usar de todas as fibras de seu ser para tentar combater o apocalipse, Sara zela pela segurança de seus amigos usando toda a sua energia vital. Quando Tare é sequestrado pela OGA - uma estranha organização que parece ser bem intencionada, mas acaba pendendo para o outro da balança -, a jovem faz de tudo para resgatá-lo, arriscando a própria vida para isso. A batalha final se aproxima e Sara sabe que chegou o momento de definir as suas escolhas e fortalecer laços até mesmo inesperados...

Nas Trevas e Na Luz Volume Dois nos traz revelações e reencontros surpreendentes, além de ter agregado uma carga extra de adrenalina para a trama. O enredo se mostrou um pouco mais desenvolvido, além de ter alguns picos de emoção consideráveis. A protagonista ainda continua irritante, mas desta vez se mostrou um pouco mais empoderada e acabou deixando o medo de lado. Narrado em terceira pessoa e com um texto um pouco mais fluído, o livro se mostrou ainda mais interessante do que o seu volume antecessor e nos trouxe um desfecho final notável.

Mesmo tendo evoluído bastante, Sara ainda não conseguiu me impressionar. Eu gostei bastante dos diálogos que acontecem numa espécie de plano astral entre ela e Stella e de conhecer o romance malfadado da moça com Pablo e confesso que esse foi um dos pontos do livro que mais me atraíram. A amizade de Sara com a forte e inteligente Fell também trouxe atrativos bacanas para o enredo e provou a coragem e braveza das duas personagens e o seu romance com Sobá foi muito bem conduzido no contexto da trama, além de ter um desfecho final surpreendente.

Em síntese, Nas Trevas a Na Luz Volume Dois solidificou muitos pontos importantes do primeiro volume da duologia e nos trouxe uma história mais encorpada e apetitosa. Infelizmente a protagonista não conseguiu me agradar - mesmo tendo amadurecido consideravelmente de um livro para o outro - e confesso ter nutrido mais simpatia pela sua antepassada Stella do que pela própria jovem. A capa do livro é simples e segue o mesmo padrão e ilustração do primeiro volume e lamentavelmente a diagramação deixou bastante a desejar, com muitos erros de gramática e concordância verbal. Apesar das ressalvas, não deixo de recomendar

site: http://www.newsnessa.com/2018/04/resenha-nas-trevas-e-na-luz-volume-ii.html?m=1

Sergio Carmach 17/05/2012

Como falei na resenha do primeiro volume de Nas Trevas e na Luz, a história de Gisele não divide os personagens em apenas dois lados (o do bem e o do mal). Além da turma do Lorde das Trevas e do grupo dos humanos, temos também o pessoal que compõe uma estranha organização, a OGA, que ora parece bem-intencionada, ora parece voltada para o mal. No segundo volume, vemos alguns dos diversos personagens migrando entre os três vértices desse triângulo, formando uma interessante teia de dissidências e reencontros.

Enquanto acontece essa tomada final de posição dos personagens, Sara, a protagonista, não se vê apenas em meio às batalhas na terra devastada, mas também em uma batalha entre a ilusão e a realidade, pois Stella – uma guerreira que venceu o Lorde das Trevas no passado – passa a viver em seus sonhos (algumas “conversas” que elas tiveram lembram os diálogos travados entre os antigos cavaleiros Jedis e Luke Skywalker. “Você tem a força!” rsrs). As muitas revelações surgidas no decorrer do livro aumentam ainda mais a impressão de que a verdade não passa de fantasia.

Conforme a história avança, segredos vão sendo desvendados e passamos a entender as verdadeiras motivações, os temores e as mágoas de alguns personagens centrais. As revelações de Zidane, líder da OGA, são capazes de gerar uma série de reflexões no leitor. Torna-se até difícil julgá-lo. Na minha opinião, essa é uma das partes mais inspiradas e profundas do livro. O discurso do personagem, por mais tresloucado que pareça, também remete a um tema relevante e que interessa ao jovem de hoje: a conscientização ecológica. Até que ponto os homens são culpados, direta ou indiretamente, pelas desgraças que acontecem a eles? Até que ponto eles as merecem? A história de Gisele, aliás, é rica em metáforas, através das quais questiona as atitudes humanas, os medos, as fraquezas do espírito...

O segundo volume de Nas Trevas e na Luz é mais repleto de sentimentos que o primeiro. Não se pode negar que a autora conseguiu criar cenas de grande impacto emocional nessa continuação, principalmente nos momentos em que personagens importantes partem. A longa narrativa da batalha final também é um espetáculo à parte, não se limitando ao tradicional embate entre o bem e o mal. Ela vem carregada de dilemas mais complexos e artimanhas psicológicas, envolvendo também os seres elementais.

Não sei se vocês perceberam rsrs, mas, nesta resenha, optei por narrar as impressões que a história passa em vez de focar nos personagens. Não me preocupei em transmitir o que Caio, Lince, Maiden, Sobá, Zidane, Fell, Pablo etc. fizeram ou deixaram de fazer, mas em tentar passar para o leitor a riqueza dessa história, que, apesar de juvenil, tem muito a oferecer. Podemos dizer que este meu texto é uma visão adulta de uma história adolescente. Com esse enfoque, talvez eu ajude os potenciais leitores a enxergarem no livro mais que uma simples aventura em que a luz busca triunfar sobre a treva. Pois é... Repleto de magia e fantasia, os dois volumes de Nas Trevas e na Luz contam uma história que fala de reconciliação e redenção e que traz belas mensagens para seu público-alvo.

Monique Lavra 16/03/2012

A primeira coisa que tenho para dizer do livro, é que ele superou minhas expectativas.

É muito bom quando lemos um livro porque achamos que ele é bom, e descobrimos que ele é maravilhoso.

O que mais me fez gostar dele é que eu achei a história bem original. Ao menos, não vi nenhuma das criaturas em outro livro. Então acredito que tenham sido criadas pela Gisele.

Então vamos a história:

O livro conta a história de Sara, uma adolescente que vê sua vida, e a de todos os habitantes da terra mudar radicalmente depois que ela liberta uma poderosa criatura do mal.

Sara vai crescendo ao longo da história, passa por muitos desafios, até se tornar uma grande guerreira.

Particularmente, eu amei a protagonista. Adoro quando as protagonistas são mulheres guerreiras, lutadoras, corajosas. Não daquelas que não tem medo de nada, mas daquelas que mesmo com medo vão até o fim para proteger seus amigos, a até mesmo aqueles a quem ela nem conhece. Simplesmente porque aceitam seu destino, e sabem que isso é o certo a fazer.

É muito legal ver o seu crescimento ao longo da história. Ela descobrindo aos poucos sua força interior.

Os outros personagens também são ótimos. Cada um com sua personalidade e vida própria. Adorei o Sobá. Vocês vão se surpreender com ele ao longo da história. Do Caio eu fiquei com muita raiva (acho que essa era intenção). O Lince (fiquei com raiva dele em alguns momentos também), a Fell (também uma guerreira), o Tare (tão doce), e todos os outros. Todos são descritos muito bem.

A leitura é muito gostosa. É daquele tipo de livro que você não lê, devora. Porque quer saber logo o que vai acontecer.

O final é surpreendente, e muito bonito.

O livro também faz um alerta muito importante sobre como tratamos o nosso planeta.

Ah, eu estou falando o tempo todo em livro, mas são livros. Tem o volume I e o II. Mas aconselho a ler um seguido do outro, porque a história não se interrompe de um para outro. É continua, e como eu disse, você vai querer saber logo o que vai acontecer, então, garanta logo os dois volumes.

Enfim, quero parabenizar a Gisele pelo ótimo trabalho. Fico muito feliz de ver a qualidade de nossos escritores.