O Palácio de Espelho

O Palácio de Espelho Amitav Ghosh

Resenhas - O Palácio de Espelho

Felipe 15/05/2021

Gostei demais ?
Leitura para explorar sobre terras muitas vezes desconhecidas para nós que só consumimos notícias e cultura vindas do Ocidente.

Incrível poder conhecer um pouco sobre o último rei da Birmânia (hoje Myanmar), e os desdobramentos que levaram o país a se tornar uma ditadura (até meados da década de 90). Além da Birmânia, conhecemos também a Índia, durante o exílio do último rei birmanês, e a Malásia, durante o grande ciclo da borracha que alavancou seu desenvolvimento durante a Segunda Guerra.

Sobre a Segunda Guerra. Outro aspecto interessante, a ebulição que acontecia na Ásia nesse período, com a invasão do Japão em meio a luta contra o Império Britânico em simultâneo. Ou seja, um prato cheio para conhecer o "lado B" desse período obscuro da história, ademais, as culturas incríveis presentes na Ásia, bem como algumas de suas tradições. Como não se impressionar com os elefantes carregando troncos enormes de árvores, ao mesmo tempo em que criam laços de amor e/ou ódio com seus tratadores, por exemplo?!

Mica 09/04/2021

"What would it be like if I had something to defend - a home, a country, a family - and I found myself attacked by these ghostly men, these trusting boys? How do you fight an enemy who fights with neither enmity nor anger but in submission to orders from superiors, without protest and without conscience?"

Review on @reading.with.mica

Priscilla Akao 12/09/2015

Myanmar Birmânia
Depois de ler este livro fui assistir ao filme "The Lady" de Luc Besson que mostra a história de Aung San Suu Kyi, que ganhou o Nobel da Paz . Foi ótimo.

Rosa Santana 10/05/2015

A ARTE E SEUS RETRATOS!
O Palácio de Espelho, Amitav Ghosh, Alfaguara, 574 páginas

Segundo livro de Amitav Ghosh que leio. Ele é sempre um abridor de portas para iluminar culturas das quais pouco sabemos porque quase nunca estão na mídia, nas redes sociais, dado o fechamento político a que são submetidas.
“O Palácio de Espelho” narra fatos que começam na Birmânia, século XIX, e terminam no final do XX, sendo que os personagens tenham se distribuído entre Malásia, Índia e, logicamente, voltado à Myanmar, nome atual da Birmânia.

Nesse período o autor retrata a invasão dos ingleses à Birmânia e a conseqüente devastação do país. Os personagens se mudam, constituem família e seguem o “Assim Caminha a Humanidade”: vivem os dramas da incompatibilidade; filhos se casam reproduzem, morrem, tios se juntam, amigos se vão de um país para outro, são levados pela iniludível, com a guerra ou sem ela, enfim, vivem os dramas humanos das famílias e, pior, os causados pela II Guerra Mundial.

Indignei-me com o domínio inglês sobre os nativos e tudo o que isso acarreta: aviltamento, ultraje, desvalorização... As reflexões sobre a guerra e sobre a hierarquia dentro do exército inglês, entre ingleses e indianos acentuou esse sentimento.

Achei muito significativo o autor começar o livro focando no Palácio de Espelho, - residência do rei da Birmânia que é deposto e segue para o exílio. Aqui o nome do imóvel significa a opulência, a magnificência, o esplendor, a exuberância e a grandeza que fenecem – e terminar também com um outro “Palácio de Espelho”, agora como estúdio fotográfico, onde o filho do personagem central dá, a quem o procura, seu espelho, a visão real desse eu que se posta frente à sua câmera, num dado momento! Um espelho que se perpetua, ao longo do tempo e do espaço, pela arte!

Assim também Amitav, com sua literatura, construiu um espelho desses países por onde andaram seus personagens e despertou em mim um grande desejo de conhecê-los in loco, a ir além do que aprendi nas pesquisas que fiz, ao longo da leitura!

E viva a arte e os espelhos que ela produz!!

................

Trechos:

"O que um homem toma para si, ninguém pode lhe negar." - 144

"Cada vida deixa para trás um eco audível àqueles que se dão o trabalho de escutar." - página 574.

Eduardo 02/05/2011

Uma grande saga
Excelente estória de varias gerações tendo como palco birmania, india, malasia e cingapura.Caudaloso, sem ser cansativo nenhuma pagina!

Marlo R. R. López 20/06/2010

Ghosh é um escritor genial, e 'O Palácio de Espelho' é a sua obra-prima. Um romance rico, denso, perfeitamente explorado por todos os lados.
Rosa Santana 08/05/2015minha estante
Conheci o autor por seu intermédio, Marlo! Vc comentou no grupo do facebook, Elite Leitora e ficamos conversando sobre. A partir daí, li Maré Voraz e O Palácio de Espelho.
Gostei muito de ambos!