Einstein

Einstein Alfredo Tiommo Tolmasquim

Resenhas - Einstein

Daniel432 01/01/2019

O Gênio no Continente Sulamericano
Que Albert Einstein foi um gênio, muito pouca gente deve discordar, mas ele também mostrou-se preconceituoso e arrogante em sua visita à Argentina, Uruguai e Brasil, pelo menos foi essa a visão que tive dele no livro.

O livro não está baseado exclusivamente no diário escrito por Einstein durante sua viagem ao Cone Sul, mas também em notícias e reportagens dos jornais locais. Tal fato se comprova nas anotações da estadia no Rio de Janeiro, que não são muitas mas o autor apresenta situações não descritas no diário. Ficou bom, enriqueceu o livro.

Após o relato do autor, são apresentadas as anotações do diário, em seguida alguns anexos escolhidos pelo autor e finalmente as notas. Esta estrutura fez com que eu fizesse uma leitura diferente de outros diários que já li.

Procurei ler as anotações junto com o texto do autor, visando verificar o grau de veracidade do autor em relação às anotações de Einstein. Ele foi bem fiel, podendo ser acusado de uma pequena omissão. Os anexos foram lidos à medida em que o autor os citava.

O preconceito e a arrogância podem ser notados em diversas situações em que Einstein desejava estar na companhia de outros físicos para poder discutir seus avanços, mas ele estava cercado de pessoas normais que eram desprezadas e rotuladas de "tolos". Em uma dessas situações está a omissão do autor, pois ele não relata a anotação no diário em que Einstein expõe seu preconceito e arrogância.

Bom, é um livro interessante e bem escrito. Vale à pena a leitura.