O Asno de Ouro

O Asno de Ouro Apuleio...

Resenhas - O asno de ouro

Matheus 15/04/2024

O Asno de Ouro - Apuleio
"O Asno de Ouro" é uma obra literária latina escrita por Apuleio no século II d.C. A história é contada pelo protagonista, Lúcio, que narra suas experiências em primeira pessoa. A narrativa é uma mistura de romance, comédia e sátira, e é considerada uma das primeiras novelas da história ocidental.

No centro da história está a transformação de Lúcio em um asno, uma condição que ele adquire após experimentar um feitiço mal sucedido. A partir daí, ele embarca em uma jornada para recuperar sua forma humana, que se torna uma busca pela redenção e pelo conhecimento.

Durante sua jornada, Lúcio encontra uma série de personagens peculiares, incluindo ladrões, bruxas e amantes, cada um contribuindo para o enredo e o desenvolvimento temático da obra.

A narrativa é rica em temas, incluindo transformação, busca pelo conhecimento, iniciação e crítica social. Apuleio utiliza o humor e a sátira para criticar aspectos da sociedade romana, como a religião, a superstição e a moralidade.

O estilo literário de Apuleio é ornamentado e vívido, refletindo a tradição retórica da época. Sua prosa é caracterizada por descrições detalhadas e uma imaginação fértil, que contribuem para a atmosfera mágica e fantasiosa da obra.

"O Asno de Ouro" teve um impacto significativo na literatura ocidental, influenciando escritores posteriores, como Giovanni Boccaccio e Geoffrey Chaucer. Sua narrativa cativante e rica em temas garantiram seu lugar como um clássico da literatura latina e uma obra de importância duradoura na tradição literária ocidental.

Reccanello 13/06/2023

Obra literária marcante que aborda questões sociais, religiosas e filosóficas, ao mesmo tempo em que oferece uma narrativa repleta de humor e aventura, "O asno de ouro" é uma leitura fascinante para aqueles interessados na literatura do mundo greco-romano e na história do romance.

Jojo 23/04/2023

Livraço!
Desde já gostaria de pedir perdão a quem for ler essa resenha, mas simplesmente não tenho palavras pra descrever tudo o que esse livro me mostrou. Apesar de ser uma história pequena à primeira vista, ela se mostra extremamente rica e complexa tanto na sua trama principal quanto nas suas várias tramas secundárias.
Vamos acompanhar nesse livro a jornada de um jovem grego chamado Lúcio que devido a sua curiosidade insaciável acabará sendo transformado em burro (daí o título do livro) e viverá inúmeras desgraças até voltar a sua forma de homem. Sem sombra de dúvida Apuleio era um escritor de mão cheia, me arrisco a dizer que ele foi um dos melhores de todos os tempos, em tão poucas páginas ele conseguiu criar uma miríade de pequenas histórias e personagens interessantíssimos nos fazendo gostar ou odiar de uns e outros. Algumas cenas de descrição apesar de um pouco longas são belíssimas e valem muito a pena serem apreciadas. A única coisa que não me agradou tanto foi o finalzinho do livro, pois ele parece inacabado.
Quanto à edição em si só não vejo muito sentido em ser bilíngue, pois apesar de bem próximo do português o latim quase não é conhecido em nosso país, portanto não tem necessidade de aparecer. Em contrapartida a tradução e as notas de rodapé são excelentes (notas muito úteis diga-se de passagem), além da diagramação e das duas introduções, apesar de juntas se tornarem um pouco longas.
Boa leitura!

Marcos606 22/03/2023

Um romance latino
Um narrador sem nome (depois revelado ser Lúcio), um jovem grego, faz uma viagem à Tessália. Ao longo do caminho, ele ouve o companheiro de viagem Aristomenes contar uma história e, como tal, fica ansioso para aprender sobre magia. Sua chegada a Hypata leva a uma série de acontecimentos que o fazem querer cada vez mais aprender e fazer magia. Eventualmente, ele é acidentalmente transformado em um burro.

Este romance picaresco, intercala sua narrativa principal com muitos contos cômicos atrevidos. Apuleio, um filósofo da Numídia que vivia no Império Romano, possivelmente baseou-se em suas próprias experiências ao ser acusado de usar magia para seduzir uma viúva rica - algo contra o qual ele teve que se defender em um tribunal.

Gabriela 21/03/2023

Fofocas de qualidade
Ganhei esse livro de presente e comecei a ler sem nenhuma espectativa e sem saber nada sobre o contexto histórico. Eu poderia falar do aspecto intelectual do livro, sobre como o autor trabalha os costumes da época de forma bem humorada, como ele expõe as malícias, mentiras e hipocrisias da sociedade naquele tempo.

Mas a essência que realmente ficou para mim com esse livro é sobre como esse autor é fofoqueiro - de uma forma bem divertida e engraçada. O livro basicamente consiste em várias fofocas que o personagem ouviu após ser transformado em um asno e ser obrigado pelo destino a passar por situações muito desafiadoras.

As fofocas/histórias falam sobre ganância, sexo, malícia, astúcia, crimes, hipocrisia e explora um pouco os deuses gregos e a fé neles.

Em alguns momentos senti cansaço durante a leitura, mas não faltaram momentos de descrença e risada durante a leitura. Recomendo para quando você quiser explorar uma literatura diferente, e estiver com um pouquinho de paciência para ler uma linguagem mais rebuscada.

Arthur 15/02/2023

Asno de ouro
Esse livro é o primeiro romance a chegar até nós em sua completude, o eixo principal da história é que o narrador acaba se metamorfoseando em um asno e graças a isso, passa por inúmeras desventuras, geralmente sofrendo os mais terríveis abusos, de espancamento até tentativas de castrar e até mesmo matar o pobre Lúcio (o personagem-narrador). Porém, além desse eixo principal, a narrativa também é composta de outras histórias, o mais significativo sendo o relato sobre Eros e Psiquê, sendo essa a fonte principal para esse mito.
Sendo assim, esse livro é bastante interessante tanto para quem se interessa pelos mitos greco-romanos, tanto para quem tem interesse na história do romance enquanto gênero.

Cristiane 10/11/2022

O asno de ouro
É o único romance escrito em latim que sobreviveu integralmente ao passar do tempo. Nele um homem chamado Lúcio é transformado em burro (asno) e desta maneira testemunha muitas outras histórias. Esta obra servirá de referência para várias outras... Misturando tragédia, comédia e sensualidade o leitor tem diversão garantida ao ler este livro.

Higor 26/03/2022

"1001 LIVROS PARA LER ANTES DE MORRER": LIVRO 09
A única obra em latim a sobreviver em sua totalidade, "O asno de ouro" é uma adaptação de um original grego perdido, além de ser conhecido como "As metamorfoses de Apuleio", por tratar de assuntos pertinentes às "Metamorfoses" de Ovídio.

Enquanto Ovídio se preocupou em narrar a criação do mundo até seus dias contemporâneos, com suas devidas mudanças, suas metamorfoses do título, Apuleio foi menos pomposo, mas não menos feliz: a história concentra-se em Lucius, um rapaz curioso e fascinado em ver e praticar magia, mas que, por um detalhe em um dos componentes, ao invés de se transformar em um pássaro, é acidentalmente transformado em um asno.

Com uma nova e desprezada aparência, onde raciocina e escuta tudo com suas orelhas gigantes, mas é incapaz de falar, o asno, até encontrar e comer rosas frescas para desfazer o feitiço, passa a viver em situações periclitantes, passando por diferentes donos, vivendo em trabalho forçado e explorado nas mãos de escravos e seus donos, os ricos proprietários de terras.

O grande mérito de "O asno de ouro" se deve principalmente por trazer diversos elementos em sua história, que vão desde a sátira, a comédia debochada e obscenidades, até mesmo a reflexões morais, examinando através de uma perspectiva de primeira mão a condição abominável das classes mais baixas.

Além disso, usufrui muito de uma metalinguagem, uma história dentro da história, para narrar outras histórias populares e enriquecer o livro, mas que não seriam facilmente tecidos e amarrados sem técnicas. A história mais conhecida dentre as presentes no livro é a de Psiquê e o Cupido.

Semelhante ao próprio tema principal do livro, que é a transformação de Lucius em asno por conta de sua curiosidade, a narrativa traz Psique, a mais jovem e bela de três irmãs. Afrodite, com ciúmes de sua beleza, enviou seu filho Cupido para atirar-lhe uma flecha que a faria se apaixonar pelo homem mais horrível e mesquinho que pudesse encontrar. No entanto, Cupido se apaixonou por ela e atirou a flecha no mar; quando Psique adormeceu, ele a levou para seu palácio.

Porém, Cupido sempre aparece à noite, no escuro, e proíbe Psique de qualquer indagação sobre sua identidade. Uma noite, porém, por conta da inveja das irmãs e movida pela curiosidade, Psique acende uma lâmpada no meio da noite para ver o marido. Uma gota de óleo fervente cai no rosto de Cupido, que desperta e abandona sua esposa.

Embora narrada pela primeira vez em "O asno de ouro", tal história mitológica é datada de muitos séculos antes e conhecida nos dias de hoje até mesmo sem o conhecimento prévio da trágica história de Lucius.

Precursor do gênero literário que seriam utilizados por grandes nomes da literatura mundial, como Boccaccio, Voltaire, Rebelais, Cervantes e Daniel Defoe, dentre tantos outros, "O asno de ouro" é uma leitura acertada e divertida por equilibrar de maneira eficiente prismas tão diferentes como a irreverência e a reflexão.

Este livro faz parte do projeto "1001 livros para ler antes de morrer", que está mesclado com "O livro da literatura" para eventuais alterações necessárias. Acompanhe os livros anteriores:

LIVRO 01 - A epopeia de Gilgamesh
LIVRO 06 - Dao De Jing
LIVRO 07 - Eneida
LIVRO 08 - Quéreas e Calírroe

Mariana 22/02/2022

O asno de ouro, Metamorfoses, de Lucius Apuleius.
Romance latino do século II d.C. Apuleius conta a história de um homem que se vê metamorfoseado em asno após ser vencido por sua curiosidade e seu desejo de ver e conhecer a magia. Para tanto, viaja até a Tessália, berço da magia, onde inicia sua saga. Após a metamorfose, é levado por ladrões e no caminho ouve e vê muitas histórias, além de viver, ele mesmo, em meio a muito sofrimento e lamúrias, contanto sua própria história. Em O asno de ouro conhecemos a belíssima história de Cupido e Psiquê. Além de uma leitura prazerosa e bela, uma leitura densa, cheia de símbolos e reflexões. Vale demais a leitura.

Márcia 12/01/2022

O asno de ouro - Apuleio
O Asno de Ouro é uma novela escrita No século II depois de Cristo. Apuleio era um escritor nascido na cidade Madaura, na Argélia. A região no norte da África, naquela época, pertencia ao império romano.
Lucius era um jovem grego que faz uma viagem para uma região coberta de magia chamada de Tessália. Ele busca conhecer essas artes.
Lucius viaja com uma carta de recomendação para Milão que vivia em Tessália. Milão vivia com uma mulher que todos consideravam uma feiticeira.
Lucius chega a casa de MIlão que vivia de forma humilde, mas na verdade, Milão é um avaro, tinha muito ouro escondido.
Lucius é recebido na cassa de Milão e acaba seduzindo a empregada do casal, Fótis.
Fótis fica encantada por Lucius, aproveitando esse sentimento que Fótis tem por ele, Lucius pede que Fótis o leve para ver a magia acontecendo pela feiticeira.
Fótis era a responsável por pegar cabelo, ervas para sua ama poder realizar suas magias.
Fótis cede aos apelos de Lucius e , em uma certa noite, eles seguem a maga pela cidade . Em um determinado local, eles veem a maga tirar toda a roupa, passar uma pomada no corpo e se transformar em uma coruja. A coruja voa para longe.
Lucius fica empolgado com o que vê, e pede a Fótis que passe essa pomada nele. Para que ele se transformasse usando o feitiço, precisava ter um contra feitiço para quebrar o feitiço e a Fótis conhece o antidoto.
Fótis entrega a pomada a Lucius , ele passa e se transforma em um asno. Apesar dele se transformar em um asno, ele tem consciência de um humano.
O feitiço acabava quando o asno comesse uma rosa, que por hábito, Fótis todos os dias colhia rosas para ornamentar a casa.
Justamente, naquela noite a casa foi assaltada. Os ladrões roubaram toda a riqueza e usaram os cavalos e burros da casa para transportar a riqueza.
Lucius ainda tentou comer uma rosa do jardim para que ele pudesse se transformar em humano novamente , mas foi impedido pelo jardineiro.
Durante o discorrer do livro varias desventurar o faz ser humilhado, massacrado, surrado e não consegue de forma alguma desfazer o feitiço.
Por fim, Lucius, transformado em asno, faz uma oração a Ceres, ela tem piedade dele e faz com que volte a ser humano.
Essa novela é muito interessante, fala de metamorfose, mágia. Ela foi usada como inspiração para várias histórias de transformação, como : lobisomem, chapeuzinho vermelho entre outras.
Lucius tinha muita ambição, ele ambicionava conhecer a magia e fez de tudo, seduziu Fórtis para esse fim. Por causa disso, ele se transforma em burro e sofre muito.
Mas, tem alguém que tem piedade de Lucius, a deusa Ceres , que o perdoa e da outra oportunidade para ele.

Gisa Brum 14/10/2021

Vale conhecer a obra?
Um clássico da literatura latina escrito no segundo século onde conta as desventuras vividas por um homem que é transformado em asno por uma feiticeira.
Não é uma leitura empolgante, mas é agradável.

Gustavo.Henrique 07/08/2021

Obrigatório! não tem outra palavra que defina melhor a leitura desse livro. A história nos deixada por Apuleio é uma das coisas mais incríveis que ja tive o privilégio de ler, não atoa inspirou diversos escritos e clássicos da história, é uma jornada tão incrível e diferente que me trouxe sensações totalmente únicas. E quanto mais conhecimento se tem sobre antiguidade, mais prazeroso é a leitura dessa obra.

Ellen 23/09/2020

Siga @livreemletras
Livro: O Asno de Ouro

Autor: Apuleio

Tradutora: Ruth Guimarães

Editora: Editora 34

Imagine um livro em que o protagonista é um jovem rapaz e o mais curioso para aprender magia! Agora imagine esse rapaz curioso em um mundo que a magia é proibida por lei e muito perigosa. Mas o jovem não se importa com os inúmeros avisos que recebe e acaba se envolvendo com o que ele tanto queria com a ajuda de sua amante.... mas as coisas não saem como ele queria. E aí começa sua desgraçada saga de asno. Agora imagine isso sendo escrito no segundo século d.C.!!

Apuleio de Madaura (a cidade em que nasceu no Norte da África), viveu no II século d.C. durante o Império Romano. Teve uma vida bastante interessante sendo acusado de ter praticado magia amorosa para conquistar a esposa, uma viúva rica e mais velha que ele. Vale lembrar que o uso de magia para fins amorosos (e outros fins) era proibido por lei, podendo ser punido com a morte (nada agradável). Para a nossa alegria, ele foi absolvido da acusação e até escreveu um livro sobre o julgamento. Felizmente também porque só depois de sua absolvição, quando já no final de sua vida, escreveu sua obra mais famosa: O Asno de Ouro ou Metamorfoses. Muitos dizem que a obra seja uma espécie de auto-biografia ficcionalizada da vida de Apuleio, e eu sou uma das que defendem essa ideia.

O Asno de Ouro é, então uma novela no estilo antigo, dividida em 11 livros (o que hoje seriam como os nossos capítulos), narrada em primeira pessoa pelo jovem Lúcio, proveniente da cidade grega de Corinto, que viaja à negócios para HÍpata, uma cidade com fama de possuir poderosas feiticeiras. Lúcio, é um jovem bem curioso e interessado nas artes mágicas, apesar de não ter conhecimento sobre o assunto. Mesmo ouvindo relatos e histórias de pessoas que tentam alertar aos perigos das práticas mágicas e das pessoas que as praticam, Lúcio se vê cada vez mais interessado. Para a sua alegria, ele descobre que está hospedado na casa de homem cuja a esposa possui grande fama de feiticeira e com gostos luxuriantes de enfeitiçar rapazes jovens e belos. Lúcio então, com a ajuda de Fótis, sua amante e escrava da maga, acaba usando um dos ungentos da feiticeira, para se metamorfosear em ave, MAS acaba sendo transformado em um asno! Isso mesmo. Lúcio vira um burro, mantendo suas capacidades psíquicas! Aí começa a desventura do coitado desse asno até conseguir retomar a forma humana.

O livro tem de tudo: magia, feiticeiras, sangue, sexo, roubos, sequestros, mitos de deuses, fantasmas, mais magia, zoofilia, mais magia, e aparições de deusa exótica. O leitor sofre com Lúcio, pois parece que a falta de sorte dele nunca tem fim!

Essa edição da Editora 34 é bilingue (latim e português) e maravilhosa. Nutro um amor por essa obra já que é meu objeto de estudo a quase 04 anos.

Indico para as pessoas que gostam do assunto de fantasia e queiram entrar nos escritos literários do Mundo Antigo, é uma boa porta de entrada.

NOTA: 5/5

IvaldoRocha 07/04/2020

Quando você leu uma história envolvendo magia e bruxaria e o autor acabou tendo que ir ao tribunal para salvar sua vida e se defender de tal crime?
O Asno de Ouro ou Metamorfoses é o único romance latino a chegar a nossos dias inteiro, data do século II DC escrito por Apuleio, conta a história de Lúcio um nobre viajante que se hospeda na casa de Milão, negociante rico e avaro, que tem como esposa, uma mulher que possui poderes além do que se possa imaginar.
O “Asno de Ouro” é a origem de muitas outras histórias que você deve ter lido. Sabe aquela história “aventuresca” que no meio de um encontro, uma parada para descanso ou coisa assim, alguém resolve contar uma história que acaba desembocando em outra e assim por diante? É assim que as histórias vão entrando e saindo e desfilam ao lado da história principal, onde Lúcio curioso sobre as coisas da magia acaba cometendo um terrível erro e irá sofrer nas mãos da Fortuna. Lendas mitológicas e Deuses são evocados a todo momento, lembre-se estamos falando do século II, onde todo os deuses da mitologia grega ainda eram adorados e tinham seus templos e o cristianismo começava a se disseminar.
O mais interessante é saber que o autor, que escreve sobre a magia e encantamentos, convivia com ela no seu dia-a-dia. O que hoje para nós, pelo menos para a maioria, é uma pura fantasia para ele era a mais pura realidade.
Talvez a grande graça da história seja a facilidade e liberdade com a qual nosso burro pode presenciar e se tornar testemunha das conversas e atitudes mais absurdas, afinal quem vai se preocupar em esconder seus pecados e mazelas de um burro.
Muitas das histórias que aparecem aqui, você já deve ter lido em outros livros de outros autores, como Boccacio, Shakespeare, Flaubert, mas este é o mais antigo e original.
Apuleio filho de cônsul romano, nasceu na hoje Argélia, de família rica adquire sua educação nas mais importantes cidades da época. Herda do pai uma grande fortuna o que lhe permite viajar e continuar estudando.
Em Tripoli, Apuleio visita um antigo amigo de estudo e acaba se envolvendo com Pudentila a mãe viúva do amigo. Com a aprovação do filho, Pudentila e Apuleio se casam, mas pouco tempo depois Pudentila morre. A família de Pudentila então, acusa Apuleio de ter se utilizado de magia para conquista-la. A acusação é grave, tendo como pena a morte.
Levado aos tribunais, por quase um ano, ele faz sua defesa e consegue ser absolvido tendo como principal argumento a sua formação acadêmica. Sua defesa ficou documentada em “Apologia”.
Apesar da sua formação acadêmica, Apuleio nunca escondeu sua curiosidade pelos mistérios e ritos esotéricos, na verdade, o personagem Lúcio, traz muito do Lúcio escritor.
Bastante interessante, curioso e engraçado, uma leitura amena e divertida.
Edição bilíngue em Latim e Português, traz várias e várias referências explicando e contextualizando as citações.