Boom de Mídias Sociais

Boom de Mídias Sociais Jeffrey Gitomer

Resenhas - Boom de Mídias Sociais

Chris 09/05/2012

O ABC, até mesmo para quem já sabe ler.
Exatamente isto: um ABC das mídias sociais. Não! Não é no sentido depreciativo. Não trata-se de um livro para mongóis, mandando clicar aqui e acolá. Okay! Ele manda clicar várias vezes no site dele, mas não é necessário.

Bom, depois de uma rápida pesquisa no Google, percebe-se que o autor Jeffrey Gitomer é uma celebridade no meio empresarial dos Estados Unidos. Com mais de meio milhão de livros vendidos no mundo inteiro, é difícil não considerar as suas mensagens, mesmo com toda essa aura de auto ajuda que permeia às páginas do citado livro. Aliás, após as 200 páginas que compõem a obra, tenho convicção em afirmar que trata-se de um livro que todo empresário bitolado nos antigos 4Ps dos primórdios do Marketing deveria ler e reler. Digo isto, pois ele retrata que as mídias sociais são locais para construção de relacionamentos que poderão gerar negócios. É um processo longo e contínuo, que não deixam os imediatistas felizes.

O livro é fundamental para quem se encontra perdido nas mídias sociais, por ter uma abordagem bem didática sobre as principais mídias (Facebook, LinkedIn, Twitter e YouTube), que, segundo o autor, devem ser trabalhadas simultaneamente e de forma interconectadas. Também é muito bom para os já usuários, pois permite visualizar erros comuns e enxergar novas táticas e estratégias de atuação nestas redes.

"Valor em primeiro lugar, conexões em segundo e dinheiro em terceiro. O dinheiro não é o motivo, é o subproduto e o boletim para fazer a coisa certa com valor." (GITOMER, Jeffrey. BOOM de Mídias Sociais, 2012. p. 164)

Em suma,o foco principal do livro é nos mostrar que o essencial nas redes sociais é ter conteúdo. Não basta ter milhares de fãs em sua página do Facebook, ou seguidores no Twitter, se não há uma troca de informações, compartilhamento de conhecimento. Exatamente como noticiado recentemente, é importante ter uma rede de profissionais/consumidores engajados, e não zumbis. Segundo o autor, também não adianta em nada entrar nas redes só para dizer que utiliza tais mídias ou estar nelas apenas para disseminar vendas.

Enfim, deste livro é possível extrair dezenas de boas sugestões e algumas excelentes ideias. Sem dúvida, vale o investimento.