O Diário de Suzana Para Nicolas

O Diário de Suzana Para Nicolas James Patterson

Resenhas - O Diário de Suzana para Nicolas

Camis 08/08/2012

Lindo, emocionantes e Incrível!!
Por ser um livro da Editora Arqueiro eu já espera que me impressionasse, só não achava que após lê-lo o consideraria um dos meus livros favoritos! O Diário de Suzana para Nicolas realmente é espetacular. Lindo, emocionante e único.

Kate acaba de levar um fora do seu namorado Matt. Ela não consegue entender como o perfeito Matt a abandonou. Não consegue aceitar como o maravilhoso relacionamento deles, que ela jurava que terminaria em casamento, acabou. Matt a largou logo na noite em que ela lhe daria, o que pra ela, seria a notícia mais feliz do mundo: Kate está grávida.

Quando Kate encontra um pacote na sua porta, ela não faz a menor ideia das incríveis revelações e dos sentimentos mais profundo que aquele pequeno embrulho contém. Dentro dele ela encontra O Diário de Suzana para Nicolas. Kate se lembra muito bem do dia em que Matt lhe contou que sua ex-esposa se chamava Suzana, mas ela não faz a menor ideia de quem é Nicolas, ou o que a aguarda em cada página daquele diário.

Suzana escreveu um diário para Nicolas, o filho dela com Matt, desde o dia em que ele nasceu. Nele ela conta como ela e Matt se conheceram, como se apaixonaram, como ele a fazia rir, como ele a fazia se sentir a mulher mais feliz do mundo, e como o amor deles levou ao filho Nicolas. Um diário que conta um das mais lindas e emocionantes histórias de amor, um diário que para Kate é o livro mais angustiante e doloroso de se ler. Ler o quando Matt amava outra, e ter a incerteza a cada página se Suzana ainda é ou não esposa de Matt. Ele seria capaz de tamanha cafajestagem com as duas?

O livro é dividido em capítulos bem pequenos, o que ajuda e muito na leitura. Outro ponto positivo é que o autor coloca 'divisórias' ao longo da narrativa informando quem narra: se é a Kate ou o Diário, e mais uma vez isso facilita a vida do leitor.

O Diário de Suzana para Nicolas é um dos romances mais belos que já li. Não somente indico que leia, mas que releia. É um dos livros que te faz desejar que a estória nunca acabe. Meu primeiro livro do James Patterson e logo de cara já coloco o James na minha lista de 'Queridinhos'! Leiam, se emocione e até chorem (como eu fiz)! Tenho certeza de que será uma experiência maravilhosa.

"Eu me apaixonei. Estou apaixonada. Então posso falar por experiência própria. Também tive longos períodos sem amor na minha vida e a diferença é indescritível.
Nós é muito melhor do que eu. (Página 85)"

"Trabalhar e ser mãe de um bebê é mais difícil do que eu imaginava.
Sempre tive grande respeito por todas as mães, mas agora ele é maior ainda. Mães que trabalham fora, mães em tempo integral, mães solteiras... todas são incríveis. (Página 142)"

Raíssa Lis 28/04/2012

O que esperar de uma historia que logo na capa temos a seguinte frase: “Duas mulheres, o amor pelo mesmo homem e as revelações que unem seus destinos”.

Este diário de Suzana para Nicolas conta sobre todos os dias de uma mãe apaixonada pela família, um amor incondicional pelo filho que acaba de nascer e pelo grande amor da sua vida. Deu pra imaginar o motivo dos lencinhos que vieram no kit.

Katie é uma jovem editora que está, há um ano, com o poeta Matt Harrison, vive uma bela historia de amor até que em uma noite tudo acaba sem nenhum motivo aparente. Katie fica desesperada sem saber qual o real motivo que levou ao termino de tudo, já que o namoro ia tão bem.

Na manhã do dia seguinte, Katie recebe uma caixa com um manuscrito com uma letra desconhecida, logo se sente mal, dizendo que queria ficar pelo menos um dia de folga para entender a separação inesperada. Junto com o manuscrito havia um bilhete.

“Talvez este diário explique as coisas melhor do que eu jamais conseguiria. Se puder, leia-o.”

Movida pela curiosidade Katie começa a ler o diário e logo descobre que este pertenceu a Suzana, uma jovem e bem sucedida medica, que após um infarto resolve sair de Boston e buscar uma vida mais saudável na pequena ilha de Martha’s Vineyard.

Suzana recomeça a vida, morando com seu cachorro e montando um pequeno consultório para não deixar de exercer sua amada profissão. E assim conhece Matt, o homem responsável pela reforma da sua casa e que, após inúmeras tentativas, consegue conquistar seu coração.

E assim inicia a vida de muito amor e felicidade de Suzana e Matt, contada em detalhes no seu pequeno diário que dedica ao seu filho Nicolas.

Após ler todo o diário, Kattie terá que decidir o que fazer com o destino desse romance.

Uma historia de tirar o fôlego, construída a cada página o que nos faz amar a historia, interagindo com os sentimentos dos personagens que variam de total felicidade para a maior das tristezas. Conquistou-me e entrou para minha lista de favoritos.

“Nicolas, Suzana e Matt para sempre um!”

Resenha no Flor de Lis

Cassia 27/01/2012

O diário de Suzana para Nicolas é um livro inspirador e profundo que para mim foi dividido em três parte: A parte que você se encanta pela história, a parte que você chora e a parte que você dá um leve sorriso.

Katie está apaixonada por Matt e tem quase certeza de que ele iria pedir ela em casamento quando ele rompe o relacionamento deixando Katie arruinada, mas o que ela não sabe é que Matt esconde uma história.
Em busca de alguma forma tentar explicar o motivo repentino do fim do relacionamento Matt entrega a Katie um diário feito por sua esposa Suzana.

No inicio Katie se nega a ler, mas em busca de uma explicação ela começa a ler o Diário e começa a gostar de Suzana. Assim como nós leitores iremos nos apaixonar pela personalidade de Suzana Katie também se apaixonou.

O livro é uma tremenda armadilha para quem está sensível e psicologicamente afetado pela leitura, mas se existe armadilha melhor do que essa que me digam porque esse foi eleito por mim o melhor livro do ano.

A todos que procuram sorrir e chorar que leiam essa fascinante história e se deixem levar pela páginas de um diário que conta não apenas uma mas duas história de amor a primeira o amor entre marido e mulher e a segunda o amor entre Suzana, Matt e Nicolas.

Conti... http://aleitoracassia.blogspot.com

Amy 14/12/2011

Introdução
Como viram nos posts anteriores, selei parceria com a editora Arqueiro/Sextante e recebi esse livro de cortersia da editora. Não é o primeiro livro de James Patterson que li (Quando Sopra o Vento, 2001). Portanto, já conhecia a sua narrativa. Esse livro foi adaptado para uma série de tv pela CBS, com Christina Applegate no papel de Suzana, Johnathon Schaech como Matt e Kathleen Rose Perkins como Katie. A diagramação do livro é super confortável, a fonte é adequada, as páginas nem sempre são todas preenchidas. Pois ela tem o formato de diário mesmo. As parte do diário são separadas com uma página escrita O Diário e as iniciais sempre são com uma fonte diferente (sendo assim em os momentos narrados por Suzana ou Matt). Os momentos de Katie são separados dos demais por uma página escrita em seu nome.
Narrativa
É uma leitura muito gostosa de se iniciar. As páginas são sendo consumidas rapidamente. A escrita de James, é impecável e não há o que discutir. Ela envolve e faz com que o leitor seja cúmplice de Katie e obtenha os mesmo sentimentos da mesma. Tornando uma leitura fácil e prazerosa para os fãs do gênero.
Ela impressiona e indaga umas perguntas que são feitas ao decorrer do livro. O final é algo premeditado, isso me incomodou um pouco. Mas nada que comprometa a narrativa, pois o leitor realmente espera que isso aconteça e acontece (ele não deixa dúvidas e vai direto ao ponto). A trama por si só encanta, os momentos descritos por Katie no diário são de cortar o coração. Dificilmente não se vai as lágrimas.
Personagens
Katie – é uma mulher incrivel, ela é uma editora e recentemente levou um fora de Matt.
Matt – é um pintor, poeta e tudo que há de bom. É um pai muito atencioso e muito carinhoso. Tem humor incrível.
Suzana - é uma mulher maravilhosa, muito prendada e dedicada à tudo que a ronda (trabalho, família e amigos).
Momento Macchiato
“Imagine que a vida seja uma brincadeira em que você fica fazendo malabarismo com cinco bolas. As bolas se chamam trabalho, família, saúde, amigos e integridade. Você está mantendo todas as bolas no ar e um dia finalmente se dá conta que o trabalho é uma bola de borracha. Se você a deixar cair, ela vai pular de volta. As outras quatro bolas são feitas de vidro. Se você deixar cair alguma, ela vai ficar arranhada, ou lascada, ou vai se quebrar de vez.” – página 23

Considerações Finais
Já vi em algumas resenhas falando sobre a referência e da semelhança com os romances de Nicholas Sparks. Acho a narrativa bem distinta de ambos, embora a temática seja bem próxima, o modo como se conduz em James Patterson é mais direto do que indireto como é o caso dos livros que li de Nicholas (eu, nada tenho contra do mesmo, por sinal gosto muito do modo como planeja seus romances).
Confesso que não sou muito fã de comparações, eu prefiro tratá-las como referências. Pois Nicholas é uma referência para os autores do gênero, assim como James é também um dos grandes autores que temos em vida. Ambos são talentosos e vendem histórias muito bonitas de serem lidas.

Portanto, leiam O Diário de Suzana para Nicolas, pois é uma literatura muito interessante para ser lida despretensiosamente e em um momento de lazer, seja ele qual for.
É um romance e sempre tive o método de dizer que romances são feitos para serem lidos em outra chave de entendimento. A dos sentimentos e sucessivamente à do coração. Apaixonem-se.

LINK: http://thislovebug.net/macchiato/eu-li-julieta-imortal-stacey-jay

Nando 13/11/2011

Uma história de amor com um tom, sutil, de auto-ajuda
Comprei este livro pois gostei dos outros anteriores que havia lido do mesmo autor ("4 de Julho" e "O Dia da Caça").

Diferentemente dos outros dois livros, que eram romances policiais, este é sobre uma história de amor. O escritor mantêm seu estilo, leve e rápido, para tratar da história de duas mulheres que tem seus destinos unidos pelo amor de um mesmo homem.

O autor utiliza muito o apelo para as questões dos valores que damos às coisas em nossas vidas e, por isso, acaba a trama ficando com um fundo, bem sutil, de histórias utilizadas em livros de auto-ajuda. Para quem for ler o livro, isso fica claro na idéia das "5 bolas da vida" que uma das personagens sempre comenta. Pode ser que esta minha percepção também tenha sido influenciada pela capa pois fiquei com a mesma sensação quando vi na livraria antes de comprar.

O enredo gira em torno da leitura por Katie, uma editora de livros de poesia que trabalha em Nova York, do diário que Suzana, uma médica, escreveu para Nicolas seu filho. Nicolas é fruto do casamento de Suzana com seu marido , o poeta e "faz-tudo" da ilha de Martha´s Vineyard, Matt Harrison. O diário foi entregue por Matt para Katie no momento que ele resolveu, sem explicações, terminar um relacionamento amoroso que vinha mantendo com ela há doze meses. A leitura do diário revela para Katie detalhes desconhecidos da vida de Matt e de sua família e promete esclarecer os motivos que o levaram para aquele rompimento súbito.

A narrativa é rápida, com capítulos curtos, comovente, um pouco triste e tem um final previsível porém prende o leitor do início ao fim e serve como um bom passatempo.

Jacqueline 09/12/2011

Resenha publicada originalmente em : www.mybooklit.blogspot.com
Eu mal tinha lido a sinopse quando comprei este livro. Nunca havia lido nada do autor, e estava curiosa para saber o porque do livro figurar em 1° lugar na lista do New York Times. Eu tinha imaginado que o tal diário, seria de uma mulher para um homem, um romance bem açucarado, daqueles de fazer suspirar, mas logo no início ficou claro que o diário na verdade era de uma mãe para seu filho, e foi aí que me apaixonei pelo livro e não consegui largar. Li o livro em apenas duas horas e preciso falar escrever em voz alta: James, você é O CARA!!

Difícil começar a resenha de um livro que me marcou profundamente. Talvez eu tenha me identificado tanto, porque eu também escrevo um diário para o meu filho (Bryan Lucas), e todos os sentimentos de mãe que o autor consegue com maestria transmitir no livro, são os mesmos que eu sinto por meu filho.

O começo do livro é narrado em terceira pessoa. Katie Wilkinson é uma jovem editora, que sofre com o rompimento de seu namoro com o poeta Matt Harrison. Sem entender o porque de ter sido abandonada por seu amor, Kate está prestes a encontrar as resposta para o término do relacionamento, através de um diário. Ela encontra em sua porta um pequeno caderno entitulado de: "Diário de Suzana para Nicolas" e com ele um bilhete de Matt, dizendo que o diário seria a explicação de tudo. Ao folhear o diário, Kate descobre que Matt tem uma mulher e um filho e começa a achar as respostas para todas suas perguntas.

As partes do diário, que é narrado por Suzana, se intercala com a narração em terceira pessoa, contando a reação de Kate a cada momento.
O autor vai tecendo a narrativa, com um toque mistério e momentos de muita tensão. Foi super difícil ler várias partes, porque o livro me levou a chorar copiosamente, e a cada página o nó na garganta era ainda maior.

"Imagine que a vida seja uma brincadeira em que você fica fazendo malabarismo com cinco bolas. As bolas se chamam trabalho, família, saúde, amigos e integridade. Você está mantendo todas as bolas no ar e um dia finalmente se dá conta de que o trabalho é uma bola de borracha. Se você a deixar cair, ela vai pular de volta. As outras quatro bolas - família, saúde, amigos e integridade - são feitas de vidro. Se você deixar cair alguma, ela vai ficar arranhada, ou lascada ou vai se quebrar de vez." (pág.23)

A estória é simples, ágil, original e o autor consegue transmitir lições ao longo da leitura que emocionam qualquer pessoa. Foi difícil ler o final, é difícil até agora quando eu me lembro, este com certeza foi o livro mais triste que li este ano. Quero muito ler outros títulos do autor.
É uma leitura que com toda certeza você deve ler!

Lelê 21/11/2011

Resenha: O Diário de Suzana para Nicolas
Falar sobre esse livro chega a ser dificil. Eu ganhei esse livro e na hora comecei a ler. Não consegui parar.
Em apenas um dia eu senti tudo. Fiquei feliz, dei risada, depois comecei a ficar extremamente triste e quando enfim chegou a angústia eu tive vontade de parar de ler, mas como? Não conseguia, tentei, mas ficava pensando em como estavam os personagens, como se eu pudesse mudar de algum jeito a história que já estava escrita. Que absurdo.
Agora que terminei, fico me perguntando, como pode um livro mexer desse jeito comigo? Caramba, eu que sou tão difícil de me apegar! Mas é isso que você vai sentir quando ler, pode acreditar.
O livro fala exclusivamente de amor, somente. Amor de todos os jeitos, impactante, explosivo. Logo depois vem o amor tranquilo e como é bom ler sobre o amor deles. Mas então vem o amor sofrido, angustiante. Enfim, vem a saudade. E como dói, dói muito. E com o livro eu aprendi que a dor, por pior que seja, passa, se transforma e começamos a viver denovo!!
Tudo bem, até agora não contei nada do livro né?
Mas eu precisava dizer antes o que eu senti lendo. E preciso também comentar, é maravilhoso!!
O livro conta a história de Katie. Ela trabalha em uma editora e vive para o trabalho. Um dia ela se envolve com Matt, e o amor acontece. Só que Matt não consegue se envolver no relacionamento. Ele vai embora. Katie não entende o porque e nem aceita.
O que esconde Matt? O que ele tem pra contar sobre sua vida??
É assim que tudo acontece.
Na vida de Matt "existe" Suzana e Nicolas. Suzana, uma médica que ama seu trabalho e seus amigos. Nicolas uma criança linda e muito querida. E tudo se mistura assim. Com uma rica história de amor.

Posso garantir que vale a pena ler rápido, devagar, ler novamente. Vale muito!

Suzi 08/01/2012

Especial
Nunca havia lido nada do autor e me surpreendi positivamente.

Katie é uma editora que encontra em um de seus escritores, seu grande amor. Matt é inteligente, gentil, bonito, um presente da vida a Kate. Mas em um dia inesperado a bela história de amor se acaba inexplicavelmente. Katie fica inconsolável, seu castelo desaba de uma hora pra outra e seu coração não entende o motivo...Um dia chegando em sua casa encontra um pacote com escritas de Matt, trata-se do diário de Suzana para Nicolas.
Muitas dúvidas surgem e mergulhada na ânsia de entender os acontecimentos, ela mergulha na leitura do diário...
O diário é lindissímo, passagens maravilhosas e um amor puro, intenso e maravilhoso, daqueles em que é impossível não pensar: Quero um amor desses!!!
É contraditório as emoções que este livro desperta, gostei de Katie e sofri com ela imaginando os motivos que levaram Matt a romper com ela, mas amei Suzana também, mulher forte, decidida, justa, amorosa. A cada página minha ânsia de compreender tudo, aumentava mais e mais...E junto a ansiedade vi crescer a emoção, pois quantos trechos lindissímos este livro possui:

"Boas lembranças são como talismãs, cada uma delas é especial e você as coleciona, uma a uma, até que um dia olha para trás e descobre qye elas formam um longo cordão colorido."

"Nós é muito melhor que eu."

"Imagine que a vida seja uma brincadeira em que você fica fazendo malabarismo com cinco bolas. As bolas se chamam trabalho, família, saúde, amigos e integridade (...)"

Sofri com Katie, Matt, Suzana e Nicolas, sorri também e vi o quanto o amor é capaz de mudar a vida das pessoas, capaz de curar feridas e de semear a esperança.
James Patterson escreveu uma estória simples, de escrita fácil (li em menos de uma tarde)em que é impossível parar antes de conhecer o desfecho do enredo.´
É difícil resenhar um livro tão bonito como este, mas em resumo, achei tudo maestral: a escrita, bonita e simples, os personagens que são todos muito bem escritos, com personalidade muito bem delineada, a estória é belissíma e o final, excelente!!!

Sem dúvidas é um livro especial que vale a pena ler e reler várias vezes!!!

Maurício Gomyde 28/11/2011

Trama muito bem bolada, bem construída. James Patterson é um mestre na arte de contar histórias, de surpreender, de provocar "viradas" ao longo da trama.
Recomendadíssimo!

maadelima 06/12/2011

Comente >>> http://gossinp.blogspot.com/2011/12/resenha-o-diario-de-suzana-para-nicolas.html

Zilda Peixoto 16/02/2012

O Diário de Suzana para Nicolas
O diário de Suzana para Nicolas é um livro lindo e extremamente emocionante. O autor James Patterson nos encanta com uma estória de amor surpreendente, onde o amor é abordado de uma maneira simples,delicada e singela. O livro apresenta a estória de Katie, Matt e Suzana, três pessoas que se encontram e que terão suas vidas entrelaçadas.Um grande elo entre os personagens será Nicolas,filho de Suzana e Matt. Embarcaremos nessa linda e comovente estória de amor através do diário que Suzana dedica a Nicolas.

Inicialmente, conhecemos Katie. Uma jovem muito bonita,independente e que trabalha como editora. Katie vivia um relacionamento feliz com seu namorado Matt, até o momento em que Matt a abandona sem dar explicação alguma.
Katie não compreende o motivo da separação e Matt partirá deixando apenas um diário. É através desse diário que Katie tomará conhecimento de sua partida. Katie viverá uma experiência inexplicável e terá em suas mãos algo muito valioso que ela mais tarde reconhecerá como uma das grandes lições que carregará para o resto de sua vida.

Nesse diário, Katie toma conhecimento da estória de Matt,Suzana e Nicolas. Ela descobre que Matt era casado com Suzana e que tinha um filho chamado Nicolas. Será muito difícil para Katie a leitura do diário mas será preciso lê-lo para compreender o motivo da partida de Matt.

Na sequência quem narra a estória é Suzana.Ela escreve o diário para seu filho Nicolas. Suzana era uma médica muito dedicada ao seu trabalho. Sua vida era muito estressante e por esse motivo, ela acaba sofrendo um infarto. É a partir desse momento em que ela decide mudar sua vida bruscamente.
Suzana deixa a cidade de Nova York e muda-se para a pequena ilha de Martha's Vineyard, lugar onde viveu sua adolescência com seus avós. Tentando recomeçar sua vida,ela compra uma casa que definirá como seu verdadeiro "lar". Nesse momento,ela conhece Matt,um típico "faz tudo" e que trabalha fazendo pequenos reparos. Ela o contrata para ajudar na pequena reforma de sua casa. O previsível acontece. Suzana e Matt se apaixonam.Ambos nasceram um para o outro. Apaixonados perdidamente,eles viverão uma linda e emocionante estória de amor.

Eles se casam e Suzana engravida.O pequeno Nicolas nasce e Suzana decide escrever um diário para relatar suas experiências. Suzana descreverá para Nicolas o amor que ela e Matt vivenciam e o quanto Nicolas é importante em suas vidas.

O que posso dizer é que O diário de Suzana para Nicolas é um livro extremamente tocante. O livro narra uma emocionante estória do amor de uma mãe para com seu filho. São muitas as mensagens de amor incondicional transmitidas no livro. A lição das cinco bolas é uma delas. Certamente, nesse momento o leitor se questiona sobre o que realmente é importante na sua vida:
"Imagine que a vida seja uma brincadeira em que você fica fazendo malabarismo com cinco bolas. As bolas se chamam trabalho, família, saúde, amigos e integridade. Você está mantendo todas as bolas no ar e um dia finalmente se dá conta de que o trabalho é uma bola de borracha. Se você a deixar cair, ela vai pular de volta. As outras quatro bolas _ família, saúde, amigos e integridade _ são feitas de vidro. Se você deixar cair alguma, ela vai ficar arranhada, ou lascada ou vai se quebrar de vez. Depois de compreender a lição das cinco bolas, você terá começado a atingir o equilíbrio na sua vida. (pág. 23,24)

O livro é triste,profundo e intenso.É uma estória de amor e devoção na qual há muito tempo eu não via. É aquele tipo de livro que te faz derramar muitas lágrimas e que no mínimo, muda a nossa visão de como enxergar as pessoas e de que devemos viver intensamente cada minuto de nossas vidas. A estória de Suzana,Matt e Nicolas é um verdadeiro conto de fadas. apesar de parecer clichê, o livro nos ensina algo de muito valioso.

A leitura flui naturalmente, pois os capítulos são curtos e ocupam pouco mais de duas páginas. A estória é narrada em 1ª pessoa (na voz de Suzana) intercalando-se na 3ª pessoa (na voz de Katie). O autor James Patterson tão conhecido por seus romances de suspense prova que é mesmo um autor brilhante, capaz de escrever uma estória tão simples e singela,uma verdadeira lição de amor. A leitura é tão prazerosa e emocionante que não nos damos conta do seu término. Uma coisa é certa: Quando fechamos o livro e terminamos a leitura, sentimos uma dor imensa,aquele típico nó na garganta.
Em alguns momentos, repeti diversas vezes: "_ Ai, eu não quero mais ler esse livro!", "Que lindo!", "Que triste!"

Enfim,gostaria de agradecer a editora por conceder a oportunidade de ler um livro tão especial. Esse é um romance bem dramático que perdura na sua mente por muito tempo. E se o leitor realmente se entregar a estória, certamente, irá rever sua vida por um outro ângulo, e daí por diante nunca mais se esquecerá da lição das cinco bolas.

Recomendo a leitura para todos que apreciam uma linda estória de amor. Ler O diário de Suzana para Nicolas é leitura obrigatória. Entregue-se e reveja seus conceitos e valores. Certamente, após essa leitura eles mudaram!

"Boas lembranças são com o talismãs,Nicky. Cada uma delas é especial. Vocês as coleciona, uma a uma, até que um dia olha para trás e descobre que elas formam um longo cordão colorido." (pág.65)

"Lembro-me de um ditado que minha avó costumava usar: um hoje vale dois amanhã." (pág.143)

"A vida é um grande milagre, uma série de pequenos milagres a cada dia. A gente só precisa aprender a olhar para ela sob a perspectiva correta." (pág.185)

William Duarte 02/01/2012

O Diário de Suzana para Nicolas - James Patterson
O Diário de Suzana para Nicolas foi o primeiro livro do James Patterson que tive a oportunidade de ler, e acreditem, foi o primeiro de muitos que virão. Achei impressionante a escrita do autor que conseguiu me prender do início ao fim da leitura, me fazendo rir e chorar enquanto conhecia a emocionante história de Suzana, Katie, Matt e do pequeno Nicolas.

Depois de ter seu relacionamento com Matt bruscamente rompido pelo mesmo, Katie se encontra totalmente perdida. Afinal, ela não tinha dúvidas nenhuma quando ao amor que os unia e não conseguia encontrar nenhum motivo lógico para tal rompimento. Principalmente naquele momento em que ela tanto precisaria de Matt.

Mas parece que finalmente ela encontrará uma explicação. Um dia após o rompimento Katie encontra um pacote deixado por Matt na porta de sua casa, dentro desse pacote havia um diário e na capa estava escrito a mão “Diário de Suzana para Nicolas”.

O diário havia sido escrito pela mulher de Matt ao seu filho Nicolas, para que um dia ele pudesse conhecer a linda história de amor de seus pais, Matt e Suzana. Foi impossível não se emocionar com o amor que um sentia pelo outro e também com o lindo amor que ambos sentiam por Nicolas, seu filho.

"Nicolas, Suzana e Matt: para sempre um."

Mas ao mesmo tempo em que eu me emocionava com o amor de Nicolas, Suzana e Matt eu sofria por Katie. Era doloroso para ela ler aquelas palavras, sem entender o que havia levado Matt a ficar com ela. Será que ele havia traído Suzana? Onde ela estaria agora? E Nicolas?

Por se tratar de um diário os capítulos do livro eram são curtos, o que tornou a leitura bem rápida, mas mesmo sendo curto, não deixa a desejar em nada, muito pelo contrário. Apenas tornou tudo mais bonito e emocionante.

Está sendo bastante difícil escrever essa resenha, há bastantes pontos que eu gostaria de levantar, mas que não posso. Então deixarei apenas um último recado: Leiam O Diário de Suzana para Nicolas, apaixonem-se também por essa história que, sem dúvida nenhum, foi umas das mais belas que já tive o prazer de conhecer.

Para mais resenha visite:
O Livreiro Maluco

Adriana 10/01/2012

Lindo e muito comovente!
James Patterson é um autor muito conhecido por seus livros de romance policial. Porém, foi uma novidade para mim que ele tenha escrito um romance, e ainda mais que este tenha sido publicado aqui no Brasil. Apesar da capa, que eu sinceramente não gostei, fiquei curiosa para saber se a escrita deste autor me cativaria ou não.

Já tinha ouvido tanto críticas positivas quanto negativas sobre os livros policiais de Patterson, e sobre estes realmente não posso opinar. Mas em relação à este belíssimo romance que hoje resenho, só tenho a dizer: James Patterson é um gênio.

Com um sensibilidade incrível e uma escrita linda, o autor nos guia ao longo da 224 páginas com muita criatividade, romance e sentimento.

Diário de Suzana para Nicolas é um livro lindo, do qual você pode esperar muitas lágrimas e muitos sorrisos. Nele conhecemos a história de Katie. Ela estava perdidamente apaixonada, e sabia que era correspondida. Porém, ao preparar um lindo jantar para Matt, seu namorado e futuro esposo, segundo ela imaginava termina tudo de forma abrupta.

Ela fica arrasada, sem chão, sentindo seu coração se estilhaçar em mil pedacinhos. Por que Matt faria isso com ela? Ela teria imaginado que o sentimento dele era verdadeiro esse tempo todo?

As respostas para todas essas perguntas chegam sob a forma de um diário, que Matt deixa na soleira da porta de Katie após o rompimento. Mesmo amargurada, ela resolve ler o diário, que promete mostrar a ela o passado de Matt.

Porém, aquele não é qualquer diário, é o diário de Suzana para Nicolas. Mas quem seriam estes dois personagens que pareciam fazer parte do passado de Matt e ainda mais de seu presente e futuro?

Estas são questões que o autor vai desvendando ao longo de todo livro. Cada página se revela uma surpresa e a história tem tudo para tocar seu coração. Eu, particularmente, fiquei encantada com o livro, com a escrita tão bonita de James Patterson e com a forma como ele conduziu a narrativa. Hora estamos no presente com Katie, hora mergulhamos com ela no mundo de Matt, Suzana e Nicolas, um trio unido para sempre.

Não quero contar muito mais sobre o enredo, pois o melhor do livro está na forma como nos surpreendemos com o rumo dos acontecimentos.

Com certeza é um livro que eu recomendo à todos os leitores, de todos os tipos. Este é um romance atemporal, capaz de agradar à homens e mulheres. Tem seu lado dramático e seu lado engraçado, falando de como a vida de pessoas tão diferentes pode se entrelaças e como o destino nem sempre trabalha do jeito que desejamos, mas mesmo assim nos reserva muitas surpresas.

A edição da Arqueiro ficou muito boa, o texto está bem revisado e não encontrei erros. A capa, como já mencionei, não é o que eu escolheria para o livro, pois não acho que retrate bem a obra, nem que seja bonita. Poderia ser algo muito melhor elaborado, mas mesmo assim a escolha de cores ficou legal até.

Agora que me encantei com esta obra, com certeza vou querer ler os demais livros do autor publicados por aqui, até porque eu adoro um bom romance policial e faz tempo que não pego nada do gênero mesmo tendo O Hipnotista há mais de um mês aqui em casa, hehe.

Resenha em http://mundodaleitura.wordpress.com/2011/12/23/james-patterson-o-diario-de-suzana-para-nicolas/