O Diário de Suzana Para Nicolas

O Diário de Suzana Para Nicolas James Patterson

Resenhas - O Diário de Suzana para Nicolas

Anne 09/12/2021

"Um hoje vale dois amanhãs."
Mds que livro bom e triste, chorei que nem uma desgraçada.
Ele tem, teoricamente, dois povs. O da Katie, que se passa no presente, e o da Suzana, que no caso é o diário que ela escreveu pro Nick.
Não vou me prolongar nessa resenha, só dizer que o plot desse livro me desgraçou e eu amo o Matt, que homem perfeito, Jesus Cristo.
Li em um dia, super fluido e de aquecer e arregaçar o coração, tudo ao mesmo tempo. Amei, recomendo?

Maila15 08/05/2021

Quase perfeito, emocionante, muito triste e lindo!
O diário de Suzana para Nicolas: Não conseguia parar de ler, foi uma leitura que me envolveu bastante, tô com aquela sensação de coração quentinho, mas também tô com os olhos marrejados de lágrimas, tem acontecimentos muito tristes, que são jogados na nossa cara de forma repentina, fui pega de surpresa, não esperava aquilo. ??

"Coisas ruins acontecem, Nicolas. Às vezes, sem o menor sentido. Às vezes, de forma injusta. Às vezes, isso é simplesmente uma droga."

Essa estória me deixou um pouco confusa no começo, mas com o passar das páginas eu fui entendendo melhor.

A Katie ela tá passando por um fim de um relacionamento, do qual ela não sabe o motivo do Matt ter terminado o namoro, então um dia ela encontra na sua porta um diário, que o Matt enviou pra ela com bilhete dizendo que naquele diário havia respostas.
O diário foi escrito pela Suzana, mulher do Matt, ela resolveu escrever esse diário para o filho deles o Nicolas. De alguma forma a vida dessas duas mulheres estão entrelaçadas por amarem o mesmo homem.
A dinâmica do livro é fantástica, a narração hora da Katie, hora da Suzana através do diário, me passaram muitas emoções, fiquei comovida com o desfecho, é realmente emocionante, pra ser perfeito eu queria um pouco mais de páginas, achei o final rápido demais, mas apesar disso eu amei ler cada página.???

"A vida é um grande milagre, uma série de pequenos milagres a cada dia. A gente só precisa aprender a olhar para ela sob a perspectiva correta."

Vivi Cunha 03/02/2022

Que livro
Que final foi esse!
Eu já esperava que algumas coisas fossem acontecer mas aconteceu mais do eu tava imaginando e isso me tirou algumas lágrimas Aiai
Kananda.Rayra 03/02/2022minha estante
ele livro é mto bom ?

Vivi Cunha 03/02/2022minha estante
Sim

Vivi Cunha 03/02/2022minha estante
Chorei tanto no final

Leticia.Revitto 20/07/2020

uma leitura leve, mas superficial
vi ótimas resenhas sobre o livro e achei que seria algo diferente. o livro por si só é interessante, leve, dá para ser lido em um único dia facilmente. mas, talvez pelas minhas expectativas altas, não senti que cumpriu o que prometeram.
achei a narrativa um pouco superficial, os personagens apesar de terem sido desenvolvidos ainda assim não me pareceram muito ?vida real?. o grande objetivo da obra ? descobrir o que aconteceu para que Matt terminasse com Katie ? que muitos disseram que seria surpreendente, na minha opinião, foi apenas óbvio.
esperava uma leitura que fosse me emocionar, mas acredito que pelos personagens não me parecerem tão relacionáveis, não consegui derramar nem uma única lágrima durante a leitura.
recomendaria talvez para um público mais jovem (se eu tivesse lido na adolescência eu teria gostado bem mais do que gostei hoje).

giovannamello 03/05/2021

Apesar de ser um tema tocante achei a escrita muito rasa. Terminei o livro sem sentir nada.

Maria Viviane 03/03/2022

Muito bom.
191 páginas que doe uma vida inteira no meu mundo literário. Que lindo... que história boa de ler, um livro curto e de leitura fácil. Senti falta de mais desenvolvimento no final, mas é um livro muito bom e triste.
Glaucia 04/03/2022minha estante
Ja queria ,agora quero mais ainda?

Maria Viviane 04/03/2022minha estante
Leiaaaa, vale a pena.

PaulaKelly 31/05/2021

Plot de tudo que você pode imaginar
Aqui você encontra plot de gravidez, de affair, de não affair, de cachorro, de casamento, triângulo amoroso...isso tudo em 5 páginas, tudo acontece muito rápido, tão rápido que não dá tempo de sentir nada, além de parecer que é uma fanfic suuuper clichê, achei que seria muito emocionante, mas não me surpreendeu em absolutamente nada, muito besta!
Eduarda.Camposano 31/05/2021minha estante
Nossa,esse livro parece ser ruim pela sua descrição...vou ler!! Ami,se você não gostou porque deu 2.5 estrelas?

Flávia 21/02/2013

Vamos chorar?
É uma história de amor. Uma história curta, me lembrou até um conto, mas muito bonita. O enredo vai alternar a vida de duas mulheres adultas, Suzana e Katie. Alguns capítulos serão dedicados para o que a Katie está vivendo, e nesse caso a história é em terceira pessoa. Os outros se voltarão para a Suzana que estará contando a vida dela através de um diário, logo, é em primeira pessoa.

Katie, uma editora sênior de uma editora de Nova York especializada em romances e poesias, tentará entender porque Matt, seu namorado, terminou bruscamente o relacionamento. Suzana, médica, nos contará como tem sido sua vida desde o término de um relacionamento até a descoberta de um grande amor, e o fruto desse amor, seu filho.

Criei uma empatia maior com a Suzana. Talvez por os capítulos dela terem muito mais coisa acontecendo, maior carga dramática e pela forma graciosa como ela narra. Os capítulos da Katie são rasos, se resumindo ao questionamento que mencionei no início. Fiquei impressionada como um autor conseguiu se colocar no lugar de mulheres e escrever um livro feminino. As partes da Suzana são um verdadeiro deleite para os apaixonados, para os sonhadores, os românticos. Mais tarde compreendi o motivo de tanto romantismo...

A diagramação da Editora Arqueiro está muito boa. Fonte grande, bom espaçamento. Os capítulos iniciam-se sempre em uma nova folha. Inclusive foi reservada uma folha para anunciar sempre que agora iríamos ler os capítulos de Katie ou Suzana. Só não gostei do papel utilizado, muito áspero ao toque. O livro abre direitinho em 180º.

Recomendo o livro para pessoas que gostam de histórias românticas, e de crianças. Não é um romance adolescente, mas ainda sim, é recheado de cenários e momentos que você acredita só existirem em filmes. O final é fraco mas não posso dizer o por quê. Sabe aquela pausa que precisamos do mundo, para respirar e permitir-se sonhar um sonho bobo? Esse é o livro. Nada mais.

“Boas lembranças são como talismãs (...). Você as coleciona, uma a uma, até que um dia olha para trás e descobre que elas formam um longo cordão colorido – Pág 65”.

DRD 2013 (http://www.silencioqueeutolendo.com.br/)ÍTEM 9
LUA 03/03/2013minha estante
Flávia,
Eu nem gosto do Patterson, mas esse livro é tao lindo, chorei muito no clímax...
o final devereia ser melhor mesmo, talvez mais extenso, mais gostei do livro em si.
acho que foi isso mesmo, uma pausa para deixar aflorar as emoções.
Uma leitura que me fez bem...

Flávia 03/03/2013minha estante
Não é, rsrs? É absurdamente romantico... Beijos

Michelle Gimene 19/03/2013minha estante
Os únicos livros do Patterson que li foram da série Alex Cross. Esse parece ser totalmente diferente, mas acho que vou gostar dessa história.

Graci 01/08/2013minha estante
Concordo plenamente com vc Flávia!
Tb tive uma simpatia maior pela Suzana, acredito que uma identificação, não sei!
O livro é mto bom pra vc ler de uma sentada só, qdo precisa fazer aquela pausa na vida rsrs
O que estraga o livro, na minha opinião, e pelo jeito vc concorda, é o final né?!

Flávia 01/08/2013minha estante
Opa, Graci, hehe, pelo visto concordamos com tudo.

Beatriz 13/07/2021

Livro de leitura rápida e um ?suspense? razoável, suspense no sentido de que a história nos prende querendo saber logo qual foi o final de toda a trama? Um romance bem mamão com açúcar, recomendável para quem quer sair de uma bela ressaca literária! Haha

Duda Sampaio 27/09/2020

Um Diário Para Recomeçar - James Patterson
RESENHA:
Após um inesperado término com Matthew Harrison, Katie Wilkinson encontra um pacote com um diário em sua porta, deixado por Matt.
Na capa, estava escrito à mão Diário De Suzana Para Nicolas, mas não com a letra de Matt, o que a deixou confusa. Na primeira página, havia um bilhete de Matt, dizendo que o diário explicaria melhor do que ele jamais conseguiria. Então Katie começou a ler.
Ao decorrer das páginas, ela descobre que Suzana é a esposa de Matt, e Nicolas é o filho deles.
Quando chega na última página, Katie finalmente entende o motivo, mas não podia estar mais arrasada.
QUOTES:
Imagine que a vida seja uma brincadeira em que você fica fazendo malabarismo com cinco bolas. As bolas se chamam trabalho, família, saúde, amigos e integridade. Você está mantendo todas as bolas no ar e um dia finalmente se dá conta de que o trabalho é uma bola de borracha. Se você a deixar cair, ela vai pular de volta. As outras quatro bolas são feitas de vidro. Se você deixar cair alguma, ela vai ficar arranhada, ou lascada, ou vai se quebrar de vez. Depois de compreender a lição das cinco bolas, você terá começado a atingir o equilíbrio na sua vida.
Página 23
Boas lembranças são como talismãs, Nicky. Cada uma delas é especial. Você as coleciona, uma a uma, até que um dia olha para trás e descobre que elas formam um longo cordão colorido.
Página 64
Nós é muito melhor do que eu.
Se você precisar de provas, basta olhar para nós.
Página 82
E você percorreu todo esse caminho
só para que eu pudesse amar você.
Eu amo.
Página 92
[...] O meu mundo inteiro está bem aqui, neste quarto. Se eu não tiver mais nada, já terei tudo.
Página 137
Ah, Nicky, às vezes eu gostaria de poder guardar você em um lugar seguro, como uma relíquia preciosa. Mas o que é a vida se não a vivermos? Acho que sei bem disso. Lembro-me de um ditado que minha avó costumava usar: um hoje vale dois amanhãs.
Página 139
Às vezes a vida pode ser implacável.
Página 158
Página 175
Esta é uma história de amor, Nicolas. Minha, sua e do papai! Ela conta como a vida pode ser boa quando se está com a pessoa certa. Fala de como é necessário aproveitar cada instante com essa pessoa especial. Cada milésimo de segundo.
Página 178

thay 21/02/2013minha estante
krak muito profundo isso rs

Helder 26/07/2012

Existem estórias tristes e existem estórias piegas.
Este livro se encaixa melhor na segunda opção. Lendo as resenhas por aqui comparando-o aos livros do Nikolas Sparks, eu já esperava que vinha alguma tragédia por ai, mas quando chegou foi muito pior do que eu imaginava. Haja tristeza. E por mais que o autor queira que acreditemos que o final é feliz, eu discordo. Achei o final extremamente triste. Imagino que muitas pessoas realmente terminem o livro aos prantos, e tenho certeza que essa foi a única ideia do autor. Por isso classifico o livro como piegas.
Mas para quem está começando a ler, principalmente meninas, é uma leitura bem fácil e ágil, com capítulos minúsculos (É um diário, certo?) que te prendem a atenção. Mesmo com o cheiro de tragédia no ar, você quer saber o que aconteceu com Suzanna e descobrir se Matt é um canalha ou não.
No caso de meninos que estão começando a ler, acho melhor procurar outro livro, pois as descrições dos personagens lindos, loiros, altos e fortes às vezes chega até a irritar.
É um script feito para um filme onde todos saem chorando do cinema. E o autor deve tê-lo escrito em duas semanas.
Não é péssimo. Dá para ler. E só.

Clube Tripas 28/04/2020

Avaliação: Gostei (3/5)
Mês: Julho/19
Bibliotecária: Daniela R. Ferraz / Botucatu-SP
@daninhareis

Um romance bemmmm “água com açúcar”, aliás o único romance que conhecia deste autor, pois a maioria dos livros de James Patterson são suspenses ou livros policiais, o que fez também com que me batesse uma certa curiosidade para conhecer o lado romântico de sua escrita. A história atende todos os requisitos para se enquadrar às listas de best-sellers. Um relacionamento quase perfeito tem seu fim quando a Editora de livros Katie recebe uma carta de seu até então namorado Matt terminando com ela e lhe enviando um diário intitulado de “Diário de Suzana para Nicholas”, hummmmm e quem vem a ser Suzana e quem é Nicholas então?
Sim, Matt era casado e também tinha um filho. Isso causa uma certa ira em Katie que se sente enganada neste quase um ano de namoro, não por ter sido traída, mas pela omissão de Matt sobre o seu passado. Porém, com o diário ela passa a conhecer Suzana e a mensagem que ela quer deixar para Nicholas e acaba se envolvendo neste caso de amor que não é o seu. A história vai se desenvolvendo, Suzana e Matt se casam, tudo parece perfeito até acontecer algo triste em suas vidas e que vai impactar profundamente no futuro das relações de alguns dos personagens.
A leitura vale a pena, porque à medida que os fatos vão sendo descritos no diário, a gente tem vontade de abraçar Katie, de cuidar de Suzana, zelar por Matt e dar conforto à Nicholas, e vice-versa, com ambos os personagens. O conteúdo é mais para drama, porém não mexeu tanto comigo de começo, pois era uma narrativa bem previsível, não houve tanto impacto até CERTO ponto, pois em um momento da história algo que não previa aconteceu e aí eu paro por aqui, para aqueles que tiverem o interesse de realizar a leitura mais tarde, seja para deleite, seja para desanuviar as ideias, ou simplesmente para conhecer o lado romântico do autor.

site: https://www.instagram.com/p/B-2NV_8j8Z5/

Cida Zientarski 09/04/2022

Sobre "O Diário de Suzana Para Nicolas", de James Patterson
Arrebatador. Faltam-me palavras para descrever a intensidade desse livro. Mesmo depois de ler inúmeros comentários sobre essa estória, não estava preparada para a força dos sentimentos presentes em cada página da mesma. Logo de início o autor me conquistou, sua forma direta e ágil de narrar os fatos nos envolve a trama, tanto em mente como em coração, e a grande questão é que a realidade de cada palavra nos assalta, fazendo-nos refletir sobre as prioridades em nossa vida, e em meio a descobertas, perdas, dor e muito amor, colocamos a prova a força dos nossos próprios sentimentos.

site: http://www.livrosefuxicos.com/2012/01/resenha-o-diario-de-suzana-para-nicolas.html#:~:text=O%20autor%20foi%20t%C3%A3o%20rico,enche%20de%20humanidade%20e%20compaix%C3%A3o.

Iza 02/05/2021

Que livro!!!!! "Não é uma sorte?"
"[...] Qualquer mulher teria muita sorte de estar com ele. E se algum dia, quem sabe, isso acontecer, se você ganhar outra mamãe, tenho certeza de que Matt a escolheria muito bem [...]"