Smith of Wootton Major

Smith of Wootton Major J. R. R. Tolkien

Resenhas - Smith of Wootton Major

Donatti 20/10/2021

Uma história curta e cheia de fantasia, lembrando muito um conto de fadas antigo. Tolkien encanta o leitor com a história de um menino e como ele cresceu portando uma característica singular. Leitura fácil e rápida, perfeita para crianças.

efinco 08/10/2021

Memorias
Para mim Tolkien não conta histórias. Ele relata lembranças de um mundo que apenas ele conhecia e decidiu compartilhar.

Wini 08/10/2021

Maravilhosamente encantador
Tolkien tem uma forma particular de nos encantar com suas histórias. É impressionante a fluidez e leveza de seus contos ao mesmo tem que carregados de simbolismos.

Pablo Olivieri 08/09/2021

Bom
Bom livro/conto, com uma mensagem delicada e sutil sobre a vida, o tempo, o receber e o deixar ir... Vamos ver se a pequena se agrada.

Rubens 29/08/2021

Bom...
Mais um livro de Tolkien lido com sucesso. Leitura rápida e fácil, história boa. E o livro tem muito matéria adicional. Vale a pena ler.

Charles 29/08/2021

Rápido, leve e com boas lições, mas tem uma pisada na bola.
Impressões:
O jeito poético de Tolkien descrever até mesmo as atividades mais banais é uma das coisas que mais gosto nas narrativas dele e Ferreiro do Bosque Grande entrega isso. Cheio de boas lições em camadas, é um conto pra ser lido mais de uma vez e ser aproveitado em vários níveis. Só não gostei do comentário gordofóbico de um dos personagens "do bem", já que ele estava justamente reprimindo esse tipo de atitude de outro personagem que na história é o "exemplo a não ser seguido", quase um "antagonista".

Krishna 24/08/2021

"O livro de um velho, já oprimido com o pressentimento da privação."
É uma verdadeira maldade o que a Harper Collins tem feito com seus leitores, lançando esses contos de Tolkin na forma de miniaturas de livros, em vez de fazer uma coletânea deles em um volume só, de tamanho convencional. Este aqui não passaria de 30 páginas em um livro com as dimensões d'O Senhor dos Anéis ou O Hobbit publicados pela editora. Em vez disso, foi publicado num volume individual de tamanho reduzido, apesar de muito bonito, bem ilustrado, bem diagramado e bem traduzido.

Aqui, Tolkien demonstra experiência e maturidade no que seria seu último conto. Diz a apresentação que essa história foi escrita para servir de introdução a um livro de George MacDonald, mas acabou não sendo utilizada e ganhou vida própria. Ainda bem, pois se trata de uma narrativa bonita, sutil e com várias camadas de profundidade. Daquelas que o leitor termina e já tem vontade de começar de novo, para ver se compreendeu todas as suas nuances. Realmente encantadora.

Edit: a edição da Martins Fontes, além do texto do conto e o prefácio, traz um posfácio e outra versão da história, obtida através de manuscritos de Tolkien e com algumas notas de revisão. Vale a pena ler pra ver as diferenças.
Jaque Cabral 29/08/2021minha estante
Eles copiaram o padrao de uma coleção de bolso... acho que delas só salvam a capa e a ideia de livros como enfeites. Prefiro mil vezes as edições antigas da Martins Fontes, e ainda não me conformei com as traduções desses títulos (prefiro também os títulos antigos).

Marcus.Santana 16/08/2021

O último conto escrito por Tolkien
"Ferreiro do Bosque Maior" foi o último trabalho de Tolkien publicado ainda em vida. Sua escrita plenamente amadurecida está arrebatadora.

Aécio de Paula 06/08/2021

Ferreiro do Bosque Maior - J. R. R. Tolkien
Fantasia bem mediana. O começo é interessante, mas vai se tornando cansativo. Espero ler mais do autor

Marney.Garrido 01/08/2021

Feérico (ref.)
Mais um do Tolkien para a lista.
Nesse livro, vemos a história de um artefato místico (o que parece ser uma fixação do autor), uma estrela, que dá ao portador a capacidade de acessar lugares ocultos e longínquos (entre outras coisas).
O conto se passa em Bosque Maior, um lugarejo pequeno onde toda a dinâmica social gira em torno do grande salão, local de trabalho do Mestre cozinheiro (cujo ofício é passado de mestre para aprendiz), personagem fundamental na história.
A cada 24 anos 24 crianças, cuidadosamente selecionadas, são convidadas para comerem do Grande bolo, uma iguaria recheada de brinquedinhos para fazer a alegria da criançada; a obra prima do mestre cuca. Porém, na ocasião em que o bolo fica a encargo do mestre cozinheiro conhecido por Carvalheiro, um artefato em específico (a estrela) desaparece do bolo. Alf, um personagem enigmático e ajudante do mestre cuca Carvalheiro, percebe o mau presságio que isso traz, e as consequências do sumiço da estrela feérica...
Nesse clima se desenvolve a narrativa. Atrativa pela leveza e beleza que deixa transparecer. Um livro voltado para um público infantil, um conto simples e direto, tendo por ensinamentos valores fundamentais como empatia, o valor da família e, em um sentido mais amplo, os perigos de se deixar levar por ilusões e sonhos, deixando de viver o presente.

Chester 02/07/2021

Um passeio por Feéria
Uma história de aventuras e perigos vividos pelo Ferreirinha após receber um "presente" em sua fatia de bolo.
Bosque Maior é uma vila que possui fama por seus dotes culinários e pela tradição celebrada a cada 24 anos.

Luana 17/06/2021

Um conto de Fadas
É a história de um homem que se vê dividido entre dois mundos (o humano e o das Fadas), mas que no fim acaba fazendo o que é certo.

Se for para pra refletir, ele é cheio de lições de moral.

E o Sr. Carvalheiro deveria ser mais respeitoso com as pessoas.

Luan Medeiros 12/05/2021

Perfeito
Como esperado, história perfeita do Mestre Tolkien. O que começou como uma introdução de outro livro, terminou como essa história perfeita e tão bem contada.

Alberto 11/05/2021

Conto de elfos
A história é um conto de fadas bacaninha com elfos e algumas referências às histórias da Terra-média, como O Senhor dos Anéis e O Hobbit, mas nada demais nesse aspecto. Há algumas alegorias religiosas e filosóficas também, mas nada profundo e vale a pena encarar o conto pelo conto, sem pensar nisso. É uma história curtinha e vale a pena ler mais de um vez.

Letícia 06/03/2021

A história inicial é muito interessante, mas o detalhamento no restante do livro fica um tanto cansativo.