Ferreiro de Bosque Grande

Ferreiro de Bosque Grande J. R. R. Tolkien

Resenhas - Smith of Wootton Major

mpettrus 24/01/2024

A longa Carta de Despedida Para Reafirmar Seu Legado
?Sem dúvida, alguns que mereciam ser convidados foram esquecidos, e alguns que não o fizeram foram convidados por engano.?

Então, vamos a minha primeira resenha crítica literária de 2024 ???

??Ferreiro do Bosque Maior? conta a história de um ferreiro que encontra uma estrela que lhe permite viajar para Faery, o mundo mágico das fadas. A cidade de Wootton Major sempre tem um Master Cook que prepara comida para todos os eventos da cidade.

?O maior evento de todos é a Festa dos Vinte e Quatro, realizada uma vez a cada vinte e quatro anos para todas as crianças da cidade. Para esse evento, o Mestre Cozinheiro deverá preparar um bolo incrível, que será também o seu legado.

? Tolkien sabia ?fazer literatura? e sabia fazê-lo bem. Quem conhece a biografia desse incrível autor sabe que ele detestava que críticos dissessem que escrevia histórias como metáforas. Entretanto, para nós leitores, é impossível não analisar sua literatura por esse caminho.

??Vejamos, por exemplo, esse conto: aqui, o ferreiro da pequena vila Wootton Major recebe um passaporte para a terra das fadas, Faery, na forma de uma pequena estrela prateada.

Depois de uma vida inteira viajando de lá para cá, conhecendo grandes maravilhas e aprendendo muitas coisas, o ferreiro, é solicitado a renunciar à estrela passando-a para a próxima geração de sua família.

Tolkien estava muito idoso quando escreveu esse conto. Para mim é impossível não pensar que essa história seria o seu ?canto do cisne? e a estrela de prata, o símbolo do seu legado na literatura da humanidade.

O seu dom literário, e o luto do ferreiro por desistir da estrela me foi compreendido como um sentimento de que Tolkien já sabia que sua carreira como escritor estava chegando ao fim.

? No próprio conto, o autor Tolkien, reflete sobre a vida quando diz que quando a invenção e a visão cessam, aos artistas só restam refletir sobre o que viram e aprenderam.

? Outro ponto a salientar com a literatura de Tolkien, é que eu aprendi lendo suas histórias de fadas a me reconectar com o mundo da imaginação, da fantasia, sem precisar de argumentos plausíveis do autor para embarcar nesse mundo, porque no meu íntimo mais secreto desejo me livrar dos laços de uma vida humana e me comunicar com outros seres além de nós mesmos, ressignificando minha realidade recuperando minha própria capacidade imaginativa.

Esse pequeno conto porém, imenso na sua grandiosidade por toda a simbologia que carrega em seu encalço, os fãs mais ardorosos de Tolkien podem confirmar isso, me pareceu sim uma longa carta de despedida para reafirmar a existência de seu legado, de tudo o que ele nos deixou na história da literatura humana. Inesquecível!!!

Guilherme 22/01/2024

Maravilhoso
Uma história leve e cativante. Um ótimo passatempo, com personagens alegres e envolventes. Teve um momento que a história ficou meio confusa, mas nada que um pouco de concentração não faça entender.
Mas sem duvidas um livro magnífico, uma história que é fácil de se imaginar dentro, a cada livro que leio do Tolkien, mais comprovo da sua astucia e inteligencia ao criar universos cabulosos.

AnaP14 20/01/2024

Um bom livro para ler com crianças, minha filha gostou bastante da história. A história aborda o fato de termos que abrir mão de algo importante para nós em algum momento, de fechar ciclos e deixar que outros sigam seu caminho, de perdoar e respeitar os outros, e principalmente não julgar pelas aparências (creio que isso esteja presente na maior parte, se não em todas as histórias de Tolkien). É uma leitura rápida e as ilustrações são bem bonitas.

George Luiz 11/01/2024

Ferreiro do Bosque Maior
Em uma vila, um grande evento acontece, o Dia da Festividade. Um grande Mestre-Cuca tem uma missão de fazer uma festa espetacular a cada 24 anos, sendo, pois, um evento especial, em que 24 crianças são convidadas para a Festa. O Cuca, ou cozinheiro, é alguém importante para a cidade, alguém que tem uma missão. Mas, por causa de um aprendiz e uma estrela em uma caixa, essa missão do Mestre Cuca vai ganhar outros contornos, e a vida de alguém vai mudar.

Elida Kassia 07/01/2024

Conto de fadas infantil
Não queria começar o ano com uma leitura pesada, então optei por esse conto de Tolkien. Gostei, a leitura é leve e descontraída.
Acredito que é uma história excelente para ser lida para uma criança, e de pano de fundo, estão os ensinamentos de consideração e respeito pelo próximo, além do ensinamento da crença na magia nas pequenas coisas ??
@bibliotecagrimoria 07/01/2024minha estante
Que resenha feérica...

Elida Kassia 07/01/2024minha estante
Kkkkk

Isabella Cristina 06/01/2024

Um conto de fadas
O livro é super curtinho e a história bem tranquila de ler, é um clássico conto de fadas - ou Elfos no caso - muito bem escrito e criativo, depois de ter lido o Senhor dos Anéis e O Hobbit, fiquei o tempo todo associando esse livro ao universo da Terra Média, a ponto de na minha cabeça os personagens serem Hobbits kkkkkk - eles não são!

Leitura muito boa para iniciar o ano e para manter o habito ativo enquanto estou sem muita vontade de ler por enquanto

bi-a 03/01/2024

Primeiro livro de 2024
Leve e agradável. Como o livro é um conto o mundo mágico não é tão desenvolvido, mas ainda há beleza e poesia na forma como o autor descreve a natureza. E o foco é na mensagem principal que ao meu ver foi sobre não perdermos a capacidade de enxergar a magia nas sutilezas do mundo. Que sejamos mais Ferreiro do que Carvalheiro.

Vitinho 30/12/2023

Ferreiro do Bosque Maior
Esse foi um conto curtinho que mostra toda a genialidade da escrita de Tolkien.
Gostei muito de voltar a ler algo do autor que me fez apaixonar pela fantasia, e mesmo com as muitas descrições ele consegue nos fazer imergir no mundo criado por ele mostrando os lugares e os personagens de forma mágica e na minha opinião brilhante. ???

UauJP 25/12/2023

Leve e curioso
Este conto é bem curto comparado a outros trabalhos de Tolkien, mas assim como a maioria das histórias para crianças escritas por ele, é perdido em uma narrativa sem muito objetivo.
Passeando entre os rápidos eventos, não se chega a uma conclusão nítida e às vezes se perde entre as passagens, chegando a um fim onde se pergunta "ué, mas onde está o resto da história?".

darci jones and the six 22/11/2023

Ferreiro do Bosque Maior é um conto bem gostosinho de ler. Leitura rápida e que te prende. Mas quanto a esse de ?te prender? para mim tem um ponto que preciso falar: percebi (desde O Hobbit) que o Tolkien adora descrever, e bastante! Descreve muito bem todos os detalhes e as vezes, devido a essa grande quantidade de descrição eu me perco na história. Então nesse conto teve um momento que eu dei umas viajadas, mas quem não tem problema com isso, vem na fé.
A história é boa. É muito bom ver como o Tolkien trabalha e imagina. Não achei nada TÃO GRANDIOSO, mas vale a pena ler. É bom, é curto, e é o Tolkien.

vital 21/11/2023

Muito fofo o livro, achei muito interessante essa fantasia, para crianças é um livro muito bom, muito divertido e que consegui construir uma criatividade

Cardan0 20/11/2023

Uma história leve e rápida.
Um conto sobre magia e um pouco de aventura, foi uma leitura fluida e não demorei muito para terminá-lo, porém o livro não me agradou muito, achei a história meio simples de mais.

Bernal 14/11/2023

O último conto de Tolkien, publicado em 1967, é uma história encantadora que acontece em meio a tradições culinárias! No Bosque Maior ocorre uma celebração a cada 24 anos, na qual o Grande Bolo é dividido em 24 pedaços para 24 crianças convidadas a esse evento tão exclusivo. Certa vez, uma estrela mágica é incluída na receita, tornando-se um passaporte para Feéria, o Reino das Fadas, e o menino Ferreirinha é o sortudo a encontrá-la. A partir disso, uma série de acontecimentos fantásticos vão surpreendendo o leitor.

Mais no IG literário @be.thereader

Mariana113 07/11/2023

Conto infantil
Leve e como toda obra de Tolkien muito bem escrita, de fácil leitura e muito simples entendimento. Amei!

sofris 01/11/2023

Senti que por ser um conto me fez falta a calma de escrita do tolkien, gostaria muito que fosse um livro longo, tendo em vista que a história me maravilhou
entendo todos os fatores devidos a ser um livro para crianças, se eu tivesse lido antes com certeza seria um dos meus favoritos
as ilustrações, a capa, o cuidado com essa edição é lindo, parabéns ao pauline baynes e à haper collins, q eu n sabia q tinha um selo kids