Ferreiro de Bosque Grande

Ferreiro de Bosque Grande J. R. R. Tolkien

Resenhas - Smith of Wootton Major

pietra 10/04/2024

As ilustrações, capa, contracapa e os detalhes dessa edição são maravilhosos. eu li admirando todo o trabalho feito e amei o fato dele ser pequeno.

mesmo sendo um livro curto, me envolvi bastante. consegui ler em um dia por ter poucas páginas e me diverti. sei que é um livro voltado para crianças, porém tive algumas reflexões e gostei dos personagens.

ATHOS 01/04/2024

A vida é uma aventura, e a melhor maneira de vivê-la é com o coração aberto e a mente curiosa." - J. R. R. Tolkien
**Ferreiro do Bosque Maior**, última obra publicada do renomado autor J. R. R. Tolkien, nos convida a embarcar em uma aventura mágica e atemporal. Através da escrita cativante e rica em detalhes, somos transportados para o vilarejo homônimo, onde a tradição e a fantasia se entrelaçam.

A história gira em torno de João Ferreirinha, um jovem humilde e talentoso que, ao receber um pedaço especial do Bolo da Festividade, é lançado em uma jornada extraordinária para o Reino das Fadas. Lá, ele se depara com seres fantásticos, desafios inesperados e descobertas que transformam sua visão de mundo.

**Um Conto Encantador para Todas as Idades**

Com sua linguagem acessível e ritmo envolvente, **Ferreiro do Bosque Maior** conquista leitores de todas as idades. A narrativa leve e divertida é permeada por elementos folclóricos e mitológicos, criando um universo mágico que aguça a imaginação.

**Temas Universais e Reflexões Profundas**

Embora a história seja apresentada de maneira leve e fantasiosa, Tolkien não deixa de abordar temas universais como a busca por si mesmo, a importância da amizade e da coragem, e a eterna batalha entre o bem e o mal. Através das aventuras de João Ferreirinha, somos convidados a refletir sobre valores importantes da vida e a celebrar a beleza da simplicidade.

**Um Legado Atemporal**

**Ferreiro do Bosque Maior** representa um presente valioso para os fãs de Tolkien e para todos que apreciam uma boa história. É um conto que nos transporta para um mundo mágico, onde a fantasia se torna realidade e a esperança triunfa sobre a escuridão.

**Pontos Positivos:**

* Narrativa leve e envolvente
* Personagens cativantes e bem desenvolvidos
* Universo mágico rico em detalhes
* Temas universais e reflexões profundas
* Leitura rápida e agradável

**Pontos Negativos:**

* Final considerado por alguns leitores como abrupto
* Ausência de alguns elementos presentes em outras obras de Tolkien

**Recomendação:**

**Ferreiro do Bosque Maior** é uma leitura altamente recomendada para todas as idades. É um livro que encanta, diverte e faz refletir, proporcionando uma experiência literária única e memorável.

**Frase de Destaque:**

Benicio 01/04/2024

Tolkien é mestre né?! É uma história simples, mas tão singela e especial que não dá pra sentir um quentinho no coração ao ler.

Rafael.Tadeu 01/04/2024

Mais uma delicinha de conto que consegue trazer toda aquela atmosfera lúdica.

Não sei se pela tradução mas uma passagem ou outra fica levemente confusa na narrativa,por isso não 5??

A edição tá um sabor.

Léo 27/03/2024

A última ida do Rei
Ferreiro de Bosque Maior foi a última história escrita e publicada por Tolkien em vida. E ela representa de forma magistral o próprio autor. O conto traz a história de um Bosque, que de tempos em tempos celebra uma festa com um grande bolo, e na edição desta história, um jovem recebe uma surpresa...
A história é maravilhosa por si só, explorando os temas que Tolkien sempre defendeu em seus contos de fadas, e ela é enriquecida pela forma que está história reflete o próprio Tolkien e sua experiência, sua própria ida à Feéria. O que torna este livro tão significativo e emocionante, o que me lembrou muito Folha de Cisco. Leiam Tolkien ??

@acumuladoradelivros 19/03/2024

Um leitura bem gostosinha e rápida. Deu vontade de ler mais sobre fadas, que não é um gênero que me chama muito a atenção.

Victor225 16/03/2024

O livro é uma boa pedida para quem deseja sair de uma ressaca literária ou somente passar um tempo numa leitura fluída e gostosinha.

Não tem muitos plots, ensina valores que hoje estão perdidos na sociedade e conta as aventuras de um menino sorteado por um presente fabuloso de Feéria, um Reino mágico de criaturas incompreensíveis como fadas, mas dominada pelos Elfos.

É uma leitura rápida se você se empenhar, confesso que eu esperava mais do final e só demorei à terminar, só porquê sou um bom procrastinador kkk... A qualidade do livro é ótima e com belas artes durante o livro todo, espero que divirta-se tanto quanto eu me diverti.
Eduardo721 30/03/2024minha estante
????????????????

Fê Criativos e Divertidos 27/02/2024

4ª leitura concluida de 2024
Está semana concluí esta leitura com meu filho. Foi a história escolhida para a hora de dormir.
Mais um da coleção #tolkienparacrianças cheio de magia, feéricos e aquela escrita do #Tolkien que amamos!

Triz26 26/02/2024

Andou para que o príncipe cruel pudesse passar
Que fantasia gostosa de ler.
Me levou de volta à época dos contos de fadas e mundos encantados. Para um adulto, com certeza é uma boa escolha, pois embora use de elementos tipicamente encontrados em histórias infantis, trás valores e maravilhas para outras faixas etárias, numa narrativa mais madura.
A escrita sem dúvida me fez entrar no mundinho feérico do Tolkien e, como primeira obra dele lida por mim, sem dúvida quero explorar outras ficções do autor. Outro ponto é a arte do livro. Que bonita!

P. S.: lido na livraria em uma tarde chuvosa (em 1h08min)

Pavozzo 25/02/2024

Você acredita em magia?
É uma verdade universalmente reconhecida que, após a leitura de dois ou três livros de um certo autor cuja obra nos agrada, suas expectativas diante de qualquer material novo do mesmo que lhe chega às mãos sejam bastante elevadas - ainda mais tratando-se de uma obra da maturidade, que tem clássicos como "O Hobbit" e "O Senhor dos Anéis" como predecessores. Talvez seja esse o motivo pelo qual não achei este conto grande coisa.

Lembremos, é claro, de que se trata de uma história infantil, da qual não se espera muitas explicações para os acontecimentos narrados. Não obstante, sendo Tolkien, pode-se sempre apostar na presença de pérolas de sabedoria e no uso de alguma linguagem simbólica.

Na vila de Bosque Maior acontece a tradicional "Festividade das Boas Crianças" a cada 24 anos, na qual 24 crianças são convidadas (nem sempre justamente) para comerem uma fatia do "Grande Bolo" - principal iguaria da festa. Nesta edição do festival que acompanhamos, o filho de um ferreiro acaba comendo junto, sem saber, uma pequena estrela oriunda de um lugar semi-desconhecido chamado "Feéria". Ao fazer isso, o garoto passa a ter "acesso" a esse reino, explorando-o e, por tal, tornando-se mais sábio e mais afável às outras pessoas.

Convém refletir aqui, brevemente, no que a dita estrela poderia significar. Uma estrela é um ponto luminoso no céu que permite que nos orientemos à noite. Ao mesmo tempo, ela não faz parte de nossa realidade "física" como uma árvore ou um rio, por exemplo. É intocável, etérea mesmo. Tal estrela permitiu que Ferreirinha visitasse um reino fantástico e saísse de lá mais sábio e "maior", contrastando enormemente com o então Mestre-Cuca, um homem prático e indolente que não acredita em fadas ou magia.

Tolkien parece fazer aqui uma defesa da fantasia e dos contos de fada, sem os quais não só o mundo perderia a graça mas também nos emburreceria, limitaria e nos faria insolentes. A "estrela" seria uma disposição e boa vontade para procurar, acreditar no fantástico e aprender com ele - tanto é que, uma vez ciente de que a ingerira, a mesma vai parar na testa de Ferreirinha, como um "terceiro olho", que o permite ver coisas que os outros não veem.

Uma pena ser tão curta e Tolkien não ter, aparentemente, se interessado em trabalhá-la de modo mais profundo. Para os fãs de Tolkien, para as crianças, e... não; melhor dizendo: para todos que estejam precisando se (re)lembrar de que o limite entre o real e o fantástico é bastante tênue, vale a leitura.
edu basílio 25/02/2024minha estante
que elegância para se exprimir você tem ?

Thiago275 27/02/2024minha estante
Adorei a resenha!

Sucka 18/02/2024

Um Conto Encantador.
Ferreiro do Bosque Maior é um Conto cativante e de elevada sensibilidade. O conto discorre sobre magia e técnica, imaginário e racionalismo moderno.
Dividido entre Alf e o Cavalheiro, somos convidados a ponderar sobre o pragmatismo e verdades reveladas sobre os elfos.
Fala de identidade, oficio, e sabedoria.

GabrielJosende 05/02/2024

Um Grande Bolo e fadas. Uma mistura curiosa ?????
Segundo lido do Tolkien. Em comparação com Mestre Giles D'Aldeia, que foi a primeira narrativa dele que eu li, achei que o livro demora bastante para engatar. A edição da Harper Collins é linda, mas em 96 páginas, foi só por volta da 30 que eu me senti levemente envolvido, e isso é mais que 1/3 do livro (se desconsiderar páginas extras de ilustrações, ficha etc).

A premissa da história me parece confusa. Não consegui captar sua essência, mas pode ser uma limitação que eu enfrentei por estar conhecendo agora o estilo do autor que (diga-se de passagem), é extremamente descritivo.

Tolkien me surpreendeu positivamente no primeiro livro (o do Giles) e negativamente neste, sinceramente falando. Planejo ler o Hobbit, espero que a experiência acompanhe a vibe do primeiro.

Luzia 31/01/2024

Uma história leve
O Ferreiro do bosque maior é uma breve história sobre uma criança que ganha uma estrela que possibilita viajar pela terra das fadas.
Eu li para minha filha, gostei muito.

Recomendo

KérollyKaren 31/01/2024

O Bosque
Gostei muito da história do Ferreirinha:
ensina muitas coisas que são bem boas.
A história é muito boa

Ray 25/01/2024

Gostei, li para meu filho na hora de dormir.
Ferreirinha é um ferreiro e ganha uma prenda, uma estrela, que estava dentro do seu pedaço de bolo e que é um passaporte para um lugar muito especial.