Ferreiro de Bosque Grande

Ferreiro de Bosque Grande J. R. R. Tolkien

Resenhas - Smith of Wootton Major

mpettrus 24/01/2024

A longa Carta de Despedida Para Reafirmar Seu Legado
?Sem dúvida, alguns que mereciam ser convidados foram esquecidos, e alguns que não o fizeram foram convidados por engano.?

Então, vamos a minha primeira resenha crítica literária de 2024 ???

??Ferreiro do Bosque Maior? conta a história de um ferreiro que encontra uma estrela que lhe permite viajar para Faery, o mundo mágico das fadas. A cidade de Wootton Major sempre tem um Master Cook que prepara comida para todos os eventos da cidade.

?O maior evento de todos é a Festa dos Vinte e Quatro, realizada uma vez a cada vinte e quatro anos para todas as crianças da cidade. Para esse evento, o Mestre Cozinheiro deverá preparar um bolo incrível, que será também o seu legado.

? Tolkien sabia ?fazer literatura? e sabia fazê-lo bem. Quem conhece a biografia desse incrível autor sabe que ele detestava que críticos dissessem que escrevia histórias como metáforas. Entretanto, para nós leitores, é impossível não analisar sua literatura por esse caminho.

??Vejamos, por exemplo, esse conto: aqui, o ferreiro da pequena vila Wootton Major recebe um passaporte para a terra das fadas, Faery, na forma de uma pequena estrela prateada.

Depois de uma vida inteira viajando de lá para cá, conhecendo grandes maravilhas e aprendendo muitas coisas, o ferreiro, é solicitado a renunciar à estrela passando-a para a próxima geração de sua família.

Tolkien estava muito idoso quando escreveu esse conto. Para mim é impossível não pensar que essa história seria o seu ?canto do cisne? e a estrela de prata, o símbolo do seu legado na literatura da humanidade.

O seu dom literário, e o luto do ferreiro por desistir da estrela me foi compreendido como um sentimento de que Tolkien já sabia que sua carreira como escritor estava chegando ao fim.

? No próprio conto, o autor Tolkien, reflete sobre a vida quando diz que quando a invenção e a visão cessam, aos artistas só restam refletir sobre o que viram e aprenderam.

? Outro ponto a salientar com a literatura de Tolkien, é que eu aprendi lendo suas histórias de fadas a me reconectar com o mundo da imaginação, da fantasia, sem precisar de argumentos plausíveis do autor para embarcar nesse mundo, porque no meu íntimo mais secreto desejo me livrar dos laços de uma vida humana e me comunicar com outros seres além de nós mesmos, ressignificando minha realidade recuperando minha própria capacidade imaginativa.

Esse pequeno conto porém, imenso na sua grandiosidade por toda a simbologia que carrega em seu encalço, os fãs mais ardorosos de Tolkien podem confirmar isso, me pareceu sim uma longa carta de despedida para reafirmar a existência de seu legado, de tudo o que ele nos deixou na história da literatura humana. Inesquecível!!!

Alberto 11/05/2021

Conto de elfos
A história é um conto de fadas bacaninha com elfos e algumas referências às histórias da Terra-média, como O Senhor dos Anéis e O Hobbit, mas nada demais nesse aspecto. Há algumas alegorias religiosas e filosóficas também, mas nada profundo e vale a pena encarar o conto pelo conto, sem pensar nisso. É uma história curtinha e vale a pena ler mais de um vez.

Pavozzo 25/02/2024

Você acredita em magia?
É uma verdade universalmente reconhecida que, após a leitura de dois ou três livros de um certo autor cuja obra nos agrada, suas expectativas diante de qualquer material novo do mesmo que lhe chega às mãos sejam bastante elevadas - ainda mais tratando-se de uma obra da maturidade, que tem clássicos como "O Hobbit" e "O Senhor dos Anéis" como predecessores. Talvez seja esse o motivo pelo qual não achei este conto grande coisa.

Lembremos, é claro, de que se trata de uma história infantil, da qual não se espera muitas explicações para os acontecimentos narrados. Não obstante, sendo Tolkien, pode-se sempre apostar na presença de pérolas de sabedoria e no uso de alguma linguagem simbólica.

Na vila de Bosque Maior acontece a tradicional "Festividade das Boas Crianças" a cada 24 anos, na qual 24 crianças são convidadas (nem sempre justamente) para comerem uma fatia do "Grande Bolo" - principal iguaria da festa. Nesta edição do festival que acompanhamos, o filho de um ferreiro acaba comendo junto, sem saber, uma pequena estrela oriunda de um lugar semi-desconhecido chamado "Feéria". Ao fazer isso, o garoto passa a ter "acesso" a esse reino, explorando-o e, por tal, tornando-se mais sábio e mais afável às outras pessoas.

Convém refletir aqui, brevemente, no que a dita estrela poderia significar. Uma estrela é um ponto luminoso no céu que permite que nos orientemos à noite. Ao mesmo tempo, ela não faz parte de nossa realidade "física" como uma árvore ou um rio, por exemplo. É intocável, etérea mesmo. Tal estrela permitiu que Ferreirinha visitasse um reino fantástico e saísse de lá mais sábio e "maior", contrastando enormemente com o então Mestre-Cuca, um homem prático e indolente que não acredita em fadas ou magia.

Tolkien parece fazer aqui uma defesa da fantasia e dos contos de fada, sem os quais não só o mundo perderia a graça mas também nos emburreceria, limitaria e nos faria insolentes. A "estrela" seria uma disposição e boa vontade para procurar, acreditar no fantástico e aprender com ele - tanto é que, uma vez ciente de que a ingerira, a mesma vai parar na testa de Ferreirinha, como um "terceiro olho", que o permite ver coisas que os outros não veem.

Uma pena ser tão curta e Tolkien não ter, aparentemente, se interessado em trabalhá-la de modo mais profundo. Para os fãs de Tolkien, para as crianças, e... não; melhor dizendo: para todos que estejam precisando se (re)lembrar de que o limite entre o real e o fantástico é bastante tênue, vale a leitura.
edu basílio 25/02/2024minha estante
que elegância para se exprimir você tem ?

Thiago275 27/02/2024minha estante
Adorei a resenha!

Reccanello 25/12/2021

A vida passa...
Difícil escrever sobre esse livro! Mesmo sendo bem curtinho, o fato de ser o último livro escrito por Tolkien dá à obra um ar mais triste, um tom sombrio e reflexivo, como se fosse uma história de despedida (segundo consta, o próprio autor teria dito que era ?o livro de um velho, já oprimido com o pressentimento da privação?). Não que, claro, Tolkien soubesse que fosse seu último livro, mas, apesar de ser lindo e muito agradável de ler, é uma história sobre escolhas, sobre o fato de que, em determinado momento da vida, faz-se necessário reconhecer que algumas coisas devem ser deixadas de lado, ou passadas adiante, por mais doloroso que isso seja. Por outro lado, também nos traz um sentimento de urgência, de tentar viver e aproveitar a vida ao máximo enquanto possível, pois a vida é um ciclo que, se acaba para uns, recomeça para outros.

site: https://www.instagram.com/p/CX5_QpErNb-/
Brujo 25/12/2021minha estante
Gostei da sua análise, me deixou curioso !!! Adoro Tolkien, mas não li esse ainda ...

nanahxis 19/04/2022

O último conto de Tolkien
Mostra bem a maturidade da sua obra. É uma história curta e que prende (como todas os livros dele) mas que tem uma atmosfera reflexiva.

O livro fala de escolhas, de saber aproveitar a vida enquanto pode, porque ela é cíclica e, enquanto para uns ela está começando, para outros ela está passando. E está tudo bem!

É um livro lindo!

Krishna.Nunes 24/08/2021

"O livro de um velho, já oprimido com o pressentimento da privação."
É uma verdadeira maldade o que a Harper Collins tem feito com seus leitores, lançando esses contos de Tolkin na forma de miniaturas de livros, em vez de fazer uma coletânea deles em um volume só, de tamanho convencional. Este aqui não passaria de 30 páginas em um livro com as dimensões d'O Senhor dos Anéis ou O Hobbit publicados pela editora. Em vez disso, foi publicado num volume individual de tamanho reduzido, apesar de muito bonito, bem ilustrado, bem diagramado e bem traduzido.

Aqui, Tolkien demonstra experiência e maturidade no que seria seu último conto. Diz a apresentação que essa história foi escrita para servir de introdução a um livro de George MacDonald, mas acabou não sendo utilizada e ganhou vida própria. Ainda bem, pois se trata de uma narrativa bonita, sutil e com várias camadas de profundidade. Daquelas que o leitor termina e já tem vontade de começar de novo, para ver se compreendeu todas as suas nuances. Realmente encantadora.

Edit: a edição da Martins Fontes, além do texto do conto e o prefácio, traz um posfácio e outra versão da história, obtida através de manuscritos de Tolkien e com algumas notas de revisão. Vale a pena ler pra ver as diferenças.
JaqueCabral33 29/08/2021minha estante
Eles copiaram o padrao de uma coleção de bolso... acho que delas só salvam a capa e a ideia de livros como enfeites. Prefiro mil vezes as edições antigas da Martins Fontes, e ainda não me conformei com as traduções desses títulos (prefiro também os títulos antigos).

Vitinho 30/12/2023

Ferreiro do Bosque Maior
Esse foi um conto curtinho que mostra toda a genialidade da escrita de Tolkien.
Gostei muito de voltar a ler algo do autor que me fez apaixonar pela fantasia, e mesmo com as muitas descrições ele consegue nos fazer imergir no mundo criado por ele mostrando os lugares e os personagens de forma mágica e na minha opinião brilhante. ???

Emilia 04/04/2023

Livro curtinho e fácil de ler.
Um livro que serve para crianças e também para adultos.
O livro contém gravuras que ajudam no imaginário.

Wendy 11/02/2023

"(...) a estrela de prata era de fato uma estrela-fada."
Uma boa leitura sobre o mundo humano e a Terra-Fada.

Uma narrativa que fala sobre ciclos, e os valores de se receber algo benéfico e passar adiante, sobre a tradição do Mestre-Cuca e seus aprendizes, celebradas de tantos em tantos anos, bem como o Ferreiro e sua arte de aperfeiçoamento, e por último, mas não menos importante Alf, que por muito tempo era conhecido como Novato, me surpreendeu sobre quem era ele de fato na história.

Um conto regado de magia, fascínio, encantos, mistérios e os cuidados que um humano deve ter ao entrar na Terra-Fada, com suas maravilhas, mas também com perigos iminentes.

Uma edição completa sobre as etapas dessa que foi a última obra escrita e publicada em vida por Tolkien.

"Por isso era grato, pois logo se tornou sábio e compreendeu que as maravilhas da Terra-Fada não podem ser alcançadas sem risco e que muitos Males não podem ser desafiados sem armas cujo poder é grande demais para um mortal empunhá-las."

@eu_sandroka 09/01/2023

#SandrokaIndika S2

Este incrível estava na meta de desencalhe natalino mas, por ser físico, não dei conta; na ocasião li o título mais novo em e-book.
Este incrível não tem só o conto, como no título mais novo lido em dezembro, mas todo um contexto de criação da história, considerações sobre o final, notas diversas e réplicas dos manuscritos do mestre.
Edição perfeita! Super recomendo!!!

site: Https://www.Instagram.com/eu_sandroka

juliaememo 10/03/2023

Ferreiro do Bosque Maior - mais um livrinho do universo de Tolkien
Também li esse livro super rápido, em cerca de uma hora e eu amei! Essa é uma história muito fofa, com bastante magia e mundos encantados. Me apaixonei por tudo aqui.

Lah Chase 11/04/2022minha estante
Kkkkkkkkkkkkkk tu começou a ler Tolkien por este pq??

Kayra 11/04/2022minha estante
Lah Chase: Obrigada por comentar! Res: É porque esse é um livro mais infantil dele, e como eu nunca li nada dele preferi começar por um mais fácil, entendeu?

Lah Chase 11/04/2022minha estante
Saqueeeiii! Espero que não desista dele e ame cada jornada inesperada no mundo Tolkien ^^

Kayra 11/04/2022minha estante
Espero não desistir também kkk, todo mundo fala que é incrível, então vou ler mais! ?? Alguma hora eu entendo as histórias né kkk!?

Lah Chase 11/04/2022minha estante
Kkkkkkkkkkkk se quiser algo da literatura infantil, leia O Senhor Boaventura. Mas se quiser ir pros melhores trabalhos dele, começa O Hobbit

Kayra 11/04/2022minha estante
No caso eu só quero algo que eu entenda kkkkk se eu não entendi esse aqui imagina o Hobbit!???? Mas eu quero muito ler o Hobbit, senhor dos anéis e tals, é só questão de me adaptar!

Chester 02/07/2021

Um passeio por Feéria
Uma história de aventuras e perigos vividos pelo Ferreirinha após receber um "presente" em sua fatia de bolo.
Bosque Maior é uma vila que possui fama por seus dotes culinários e pela tradição celebrada a cada 24 anos.

Sandro.Menoncin 26/03/2023

Ferreiro do Bosque Maior
Mais um conto infantil do Tolkien que eu leio e recomendo, a história não passa nem perto da grandiosidade de algumas das obras mais conhecidas do autor, mas nos trás uma história de bondade e generosidade e muito divertida e rápida de se ler.
   O Livro contém ilustrações muito bonitas que nos situam em alguns pontos na história, o conto pode ser lido em uma dia tranquilamente.

Lobinha Sincera 01/02/2023

História para crianças, Tolkien sempre com suas palavras encantadoras, um conto simples mas com muito a contar