O Pássaro

O Pássaro Samanta Holtz

Resenhas - O Pássaro

Simba leitor 26/10/2016

“Talvez o que eu precise não seja alçar voo, mas parar de insistir em me manter nos ares.”
E este é o conflito interno de Caroline Montevieu, a segunda filha de um poderosíssimo barão. Um livro brasileiro que se passa em meados de 1200, lá nas sociedades dos senhores feudais.
Nossa, poucas vezes senti o que senti neste livro, posso até dizer que, pela primeira vez, eu realmente gosto de um livro brasileiro.
As primeiras páginas do livro são ótimas, uma história envolvente e divertida. O meio é muito bom também, pois cada vez mais vai se descobrindo coisas novas, não só sobre os personagens, mas coisas reais que aconteciam naquela época. Nele, passei a ter outra visão sobre os ciganos e confesso que minha curiosidade em saber mais sobre eles aflorou. Para uma pessoa que gosta tanto de diferentes culturas como eu, eles (ciganos) têm bastante conteúdo não divulgado que seria ótimo explorar. Mas, cá entre nós, o final é esplêndido! Não sei porque fiquei tão surpresa assim com ele e também não sei explicar o motivo de ter gostado tanto, já que... (spoiler), mas foi um dos meus finais favoritos pois, desta vez, eu realmente não esperava.

Caroline Mondevieu é uma menina-mulher que passou a ser uma das minhas personagens favoritas de todos os livros que já li. Você vê o nível de altruísmo e simplicidade dela já aos nove anos, quando conhece um dos trabalhadores de seu pai. Para uma menina que sofreu tanto nas mãos do barão, seus atos são de uma grandeza sem tamanho.
Foram mais de uma tentativas de casamento armado pelo pai por ganância da parte dele, e todas foram impedidas por ela mesma, e na terceira (e penúltima) tentativa de casamento, ela foge. Para onde...? Nem ela sabia. Só queria fugir daquela vida de luxo, porém de prisioneira. É então que sua vida cruza com a de Bernardo.

Bernardo é um irritante e experiente domador de cavalos que trabalha para o pai de Caroline. Os dois se conheceram quando ainda eram crianças, mas nunca se deram bem. Achava a menina muito mimada sem motivos, apesar de seu pai sempre negar este fato.
Acontece que, os dois têm algo em comum: a vontade incontrolável de fugir das terras de Enézio Mondevieu, o senhor feudal (pai de Caroline). E nestes acontecimentos da vida, os dois veem a oportunidade perfeita para realizarem este sonho, mas tinham que fazer isso juntos.
Na floresta e já fugitivos, os dois aos poucos vão se entendendo, e sem perceberem (ou sim) começam a se apaixonar um pelo outro. Bernardo sente uma necessidade constante em protegê-la dos perigos que encontram na floresta onde passam a maior parte do livro. E Caroline, mesmo sendo uma menina muito forte e determinada, sente a necessidade (mas não admite) da presença de Bernardo.
Com o tempo, você descobre que ele é uma pessoa maravilhosa. Os dois combinam de uma forma que nem eles sabem explicar, mas com os dois egos disputando quem é o maior, eles não dão o braço a torcer por nada. Até que chegam a uma famosa, porém muito bem escondida, comunidade cigana.
Os ciganos são pessoas excepcionais, capazes de acolhê-los como se realmente fossem da família. Eles são os responsáveis pelo maior acontecimento da vida destes dois jovens: o casamento deles. Sim, eles se casam na comunidade cigana para sustentarem uma mentira, mas é aí que se declaram apaixonados um para o outro. A forma como os ciganos atuam na vida deste “falso casal” faz com que tenhamos uma nova visão sobre estas pessoas e fez com que eu me apaixonasse por eles.

Acho que nunca acertei tanto numa intuição igual acertei neste livro. Na verdade, eu comprei o livro por causa da capa (sim, podem me julgar) e não tinha reparado que era brasileiro no ato da compra, até porque não teria comprado se tivesse percebido isso (sim, podem me julgar de novo), mas, para minha surpresa – e tapa na cara do meu preconceito – este passou a ser meu livro favorito até hoje. Então, desta vez eu imploro para que leiam este livro pois a história é fantástica, e o final... não tenho palavras para descrever!

LAPLACE 20/10/2016

Voando Alto
Desde pequena, Caroline Mondevieu aprendeu que as mulheres não possuem muita voz ou liberdade no século XIII, na Europa. Da pior maneira possível, lhe foi ensinado que as virtudes de uma mulher consistem em ser elegante, silenciosa e obediente, e a garota não se contentou nem um pouco com isso, e muito menos com a submissão de sua mãe e irmã perante seu pai.

Não bastasse tal lição, Caroline não conseguia compreender como pessoas como seu pai eram ricas, se não trabalhavam um único dia, enquanto que pessoas como o esforçado Bernardo e sua família labutam diariamente e não possuem bem nenhum, pelo contrário, são servos daqueles que nada fazem.

Embora pertencentes a dois mundos distintos, um de senhores e o outro de vassalos, e tenham se estranhado a princípio, Caroline e Bernardo possuem suas semelhanças e estão dispostos a tomarem atitudes radicais em relação a seus futuros.

Querem saber o que acontece? Então corram para ler o livro!

***

Eu admito, meu interesse em ler O Pássaro surgiu pela capa belíssima que a Marina Ávila criou. A princípio não me preocupei com sinopse, resenhas, com nada, eu só queria saber de ter aquela capa na minha estante. Até que, após um tempo, resolvi pesquisar mais sobre a história e sua autora, e aí foi que a paixão se firmou de vez.

Se você não conhece a Samanta Holtz, eu te pergunto: o que raios você está esperando? A Samanta é um amor de pessoa, é alguém diferente em um mundo de pessoas iguais, e, se isso já não bastasse, a garota escreve muito.

O Pássaro não foi sua primeira obra escrita, contudo foi a primeira publicada, em 2012 pela Novo Século, com uma nova edição em 2014, pela mesma editora, que é justamente o livro que tenho.

Na história nós conhecemos Caroline, uma garota que foge o padrão das mulheres de sua época — século XIII, quando todas as mulheres se comportam como damas, são submissas e não possuem voz. Nossa protagonista vive em constante conflito com seu pai, que quer que ela seja bela, recatada e do lar, porém a menina, além de rebelde, luta em defesa do proletariado.

Sua determinação e ideais se tornam ainda mais fortes quando ela conhece Bernardo e sua família. Eles são empregados de seu pai, e embora Caroline e Bernardo vivam trocando farpas, a garota acaba se afeiçoando ao pai e irmão do garoto, e fica bastante revoltada ao presenciar o sofrimento que os vassalos enfrentam diariamente. Sofrimento este causado por seu próprio pai.

A partir daí acontece muita coisa no livro, muita coisa essa que daria umas boas semanas de conteúdo para uma novela de época, como as que temos no Brasil, onde o proletariado luta contra o patrão, e jovens donzelas são prometidas em casamentos para homens que não gostam. Porém a Samanta não fica se estendendo na trama, ela aborda tudo isso nos primeiros capítulos e com um acontecimento atrás do outro, tornando a leitura ágil e sem marasmo.
Os embates entre Caroline e seu pai são todos memoráveis, esses são dois personagens que amei, embora o conde Mondevieu seja detestável. Foi justamente por isso que gostei dele, por sinal. Enézio e a filha são completamente opostos, dois extremos em conflito constante, e acredito que a autora caracterizou bem os dois.

Os demais personagens não ficam atrás, é fácil lembrarmos de cada um sempre que os reencontramos nos capítulos, e ao longo da história novas pessoas e eventos são introduzidos, enriquecendo a trama.

A obra caminha como uma montanha-russa de emoções, deixando-nos aflitos e felizes ao longo dos capítulos, tentando desvendar como tudo irá acabar. E sobre o final eu não posso falar muito, apenas digo que a Samanta, sem dúvidas, me surpreendeu. Eu não imaginei que aquilo fosse acontecer, e, alguns leitores podem não entender, mas eu amei sua ousadia.

Ela é uma grande autora, não é à toa que seu trabalho vem sendo reconhecido cada vez mais. Como um pássaro, a Samanta ainda voará muito longe, e é ótimo saber que temos alguém como ela representando nossa literatura nacional.

Alessandra.Andrade 14/07/2016

Simplesmente Encantador
Livro "maravilindo", escritora "fantastimágica". Não saberia escrever uma resenha, então inventei novas palavras para descrever a maravilhosidade desta narrativa. Simplesmente encantaxonada!
Samanta 31/08/2016minha estante
Querida Alessandra, que resenha mais criativa e liiiinda :D Adorei a criação de novas palavras para expressar o que achou da narrativa hahahaha! Fico muito, muito feliz em ler sua opinião tão positiva! :)

Beijo enormeeeee
Sam!

Sâmella Raissa 22/05/2016

Resenha exclusiva para o blog SammySacional

Quando li O Pássaro, ainda em janeiro de 2016, fazia exatamente dois anos que havia tido o primeiro contato com os livros da autora, em janeiro de 2014, através daquela que viera a ser uma das leituras mais marcantes, não apenas daquele ano, mas da minha vida como leitora, Quero Ser Beth Levitt. Desde então, a vontade de continuar a ler suas obras era imensa, e a oportunidade de adquiri-las enfim surgiu e eu pude conhecer, nesse caso, o livro que fora a estreia de Samanta Holtz na literatura, o romance que definitivamente a consagrou e abriu as portas para uma carreira que, assim desejo à autora, seja de muito sucesso, inspiração e lindas emoções, porque, da mesma forma, é disso que suas histórias são feitas, de muitas emoções e mensagens inspiradoras que podem fazer uma grande diferença na nossa vida.

Em pleno século XIII, como filha de um dos mais poderosos barões da região, Caroline Mondevieu tem tudo que uma garota poderia desejar nessa sociedade, desde os vestidos mais incríveis e luxuosos até mesmo a garantia de um ótimo pretendente com quem se casar. Ela, por outro lado, não dá muita atenção à nada disso, uma vez plantado em seu coração o desejo por liberdade e independência, após tantos conflitos com o próprio pai, então ditador do destino da jovem. Não muito longe dela, em uma humilde cabana em sua propriedade, Bernardo, um jovem e por vezes arredio domador de cavalos almeja sua própria liberdade dos campos de trabalho do Barão de Mondevieu. O primeiro encontro entre eles não é nada agradável, e nem mesmo os seguintes, mas uma vez que ninguém mais compartilha dos mesmos desejos que eles, ambos sabem que são os únicos capazes de se unirem e livrar à ambos da prisão em que se sentem. Mas nada será tão simples como eles imaginam, e à medida que uma série de segredos passados ameaçam vir a tona após sua fuga, eles não sabem, mas suas vidas irão mudar para sempre.

“— Ser cavalheiro? — explodiu. — Isso lá é coisa pra gente pobre como nós?
— A educação é sempre o mais importante — insistiu. — Ela não tem a ver com a riqueza, mas com sua honra de ser humano.
— Sei! — zombou. — Você não pensou nisso sozinho, pensou? Quem foi o idiota que colocou isso na sua cabeça?
— O idiota foi sua mãe. [...] — Ela também me ensinou que, acima de qualquer dificuldade, está o amor.”

O início de O Pássaro já é introdutório por si só, apresentando ao leitor a história e prestígio social da família Mondevieu, mérito do Barão e então pai de Caroline e Elizabeth, sua irmã dois anos mais velha. Em meio a uma cena da infância da personagem, acompanhamos os traços da curiosidade latente da personagem e sua postura em não abaixar a cabeça tão facilmente como era de costume às mulheres da época, ganhando uma certa marcação por parte do pai, que quer controlá-la da mesma forma que já faz à esposa e filha mais velha, mas uma vez sendo Caroline muito ousada, a relação de pai e filha tenderá sempre a ficar cada vez mais abalada e frágil. Ela é uma protagonista cativante e ativa, sem dúvida alguma, e por mais que vez ou outra queiramos dar-lhe um puxão de orelha por alguma atitude ou fala impulsiva, a verdade é que, apesar da narrativa em terceira pessoa, nos envolvemos com a história e, principalmente, com a personagem, de tal forma que compreendemos e até mesmo sentimos sua aflição e anseio constante por liberdade, principalmente à medida em que as máscaras da alta sociedade caem e enxergamos tamanha inferioridade a qual as mulheres da época eram subjugadas. Com seus eventuais equívocos e atitudes um tanto quanto mimadas logo no início, ainda assim, apesar da pouca idade de dezessete anos, Caroline era uma garota a frente de seu tempo, um pássaro preso na gaiola das convenções sociais da época, e que só almejava ser liberto e alçar um voo por conta própria.

“— Milady, eu...
— Conte-me, Bernardo: quantas damas você viu entrarem na floresta, para longe do conforto e da riqueza, sem qualquer ultimato? Renunciar a tudo em busca de algo que ouro nenhum poderia comprar? Sentir formigas picando suas canelas, enquanto podiam estar descansando em seu quarto limpo e seguro?
Ele apenas ouvia, perdido na dimensão dos pensamentos dela.
— E você ainda vem me falar de coragem!”

Ainda assim, com uma protagonista tão forte e determinada, Bernardo, da mesma forma, rouba a cena quando aparece e vai conquistando o leitor mesmo por entre seu jeito meio marrento e teimoso que, logo mais, se mostram apenas como traços que escondem toda uma sensibilidade e romantismo inerentes, inclusive, a quem almeja não apenas alçar seu próprio voo, mas, também realizar o tão antigo sonho de tornar-se corredor. Com o plano de Caroline, de repente esse sonho nunca esteve tão próximo de virar realidade, ao ganhar desta, como uma recompensa, um dos cavalos mais fortes dos Mondevieu, o "quase tão corredor quanto ele" Apolo. Mas ao passo que ambos permanecem em teimosia e orgulho, Caroline e Bernardo terão uma grande aventura por viver para só então reconhecer sentimentos que antes eles não estavam preparados para encarar e mesmo até vivenciar. E nesse ponto, por mais romântica que eu seja, gostei que a autora não tratou do romance como um foco; ele estava ali, mas desenvolvia-se de uma forma tão leve e natural, com certa lentidão que, no entanto, fez toda a diferença nos capítulos finais.

“— Elizabeth, qualquer esposa deve obedecer ao marido. Você não é a única.
Ela amenizou o tom da voz, reflexiva:
— Desde quando a obediência anula o amor?”

Assim, com dois personagens tão cativantes e que se destacam de uma forma tão forte e altiva no enredo, é natural que, de certa forma, esqueçamos um pouco dos demais personagens. No entanto, foi por driblar esse enfoque que a autora se superou mais ainda, pois, com o desenvolver da história e apresentar de cada um dos demais personagens, de repente me vi ansiando por saber o que aconteceria a seguir não apenas com a Caroline e o Bernardo, mas também à sua irmã Elizabeth, então recém-casada mas visivelmente decepcionada com a distância do marido a quem tanto ama, à mãe das duas, Antonelle, que apesar de inicialmente mostrar-se tão unicamente submissa ao marido e suas vontades, logo mais começou a agir por conta própria e a lutar mais pelo bem das filhas, bem como, por fim, à Filip, doce como um príncipe que, no entanto, tem seus sentimentos por Caroline não correspondidos, mas ainda assim mantendo a amizade tão delicada e pura iniciada ainda na infância. Outros personagens também se fazem presentes de forma igualmente importante no enredo, mas cuja apresentação só se dará na hora certa, então só lendo para conhecê-los. Por outro lado, de destaque negativo citemos o pai de Caroline, o barão Enézio Mondevieu, que se sobressai por tamanha frieza e ambição, que me fez torcer o nariz e desejar que ele desaparecesse da história a cada vez que ele se intrometia em algo e ditava ordens desmedidas às filhas e à esposa.

No fim das contas, O Pássaro conclui-se como mais do que um simples romance, mas como uma representação do grito por liberdade proferido, de certa forma, pela jovem protagonista. É como se sua jornada, enfim, não dissesse respeito apenas à ela mesma, mas também na influência que acabou tendo sobre a mãe e a irmã, dando-lhes o gatilho para buscar a real felicidade, a vida de verdade, que tanto Caroline defendi e até então elas não entendiam. Uma história tocante, com personagens fortes e marcantes que, mesmo após a conclusão da leitura, deixam saudades e permanecem na nossa memória.

site: http://sammysacional.blogspot.com.br/2016/05/Resenha-OPassaro.html
Samanta 04/07/2016minha estante
Uaaaaaaaaau, Sâmella!!!

Que resenha linda, linda, linda! Que texto incrível!!! AMEI, li cada palavra com um sorriso no rosto, sentindo como se lesse a crítica em uma coluna de um importantíssimo jornal!! Maravilhosa sua interpretação, a colocação do seu ponto de vista... e, claro, que delícia saber que a história a agradou tanto!!!

Muito obrigada por essas palavras, que são quase um presente para mim!

Beijo enorme no coração,

Lisa.Vieira 20/08/2016minha estante
Agora fiquei com mais vontade ainda de ler!!!

Samanta 31/08/2016minha estante
Lisandra, querida! Espero que tenha sim a oportunidade de ler e ame muuuuuito! :)

Margot 08/03/2017minha estante
Linda resenha. Adorei. Acabei de colocar na minha estante. Não vejo a hora de começar a devorá-lo.
Parabéns a autora.
Bjim.
Margaret

Simone 06/05/2016

Dilacerante e Sensacional! S2
Eu precisei respirar por minutos ao finalizar essa leitura. Lembro-me que a última vez que fiz isso foi no final de 2015, ao ler "O Caçador de Pipas". Algumas pessoas já haviam me alertado para eu me preparar, pois se tratava de uma linda e intensa leitura, o que eu afirmo com veemência. Eu só não imaginava que ela superaria o que já serpenteava dentro de mim, o quão linda e intensa seria — diga-se de passagem — uma das mais belas que já apreciei até hoje, passando a fazer parte da minha lista das prediletas. S2 Um enredo rico em sentimentos, onde a autora soube conduzir de forma magistral, entretendo-me e entorpecendo-me de forma única, envolvendo-me ao máximo no contexto, onde até mesmo os personagens antagonistas ganharam o meu coração.

A trama é envolvente, envolta em coração, e me transportou para a época que é narrada, conduzindo-me a um enredo bem amarrado e rico em detalhes, revelando fatos do passado, ocultando a tantos outros que levariam a uma tragédia maior, e os capítulos finais são de perder o fôlego, emocionantes ao extremo, especialmente o último capítulo, em que me deixou aos prantos, uma riqueza sem igual, principalmente para os apaixonados por uma linda e magnífica história enveredada por um bom drama. Se eu gostei? NÃO! EU AMEI!!! S2 E leria até mesmo a lista de compras da Samanta. \o

P.S: Leia a resenha completa no link abaixo.

site: http://simonepesci.blogspot.com.br/2016/03/falando-em-o-passaro-de-samanta-holtz.html
Samanta 04/07/2016minha estante
"Leria até mesmo a lista de compras da Samanta" - rs rs!!! Ameiiii!!!

Querida Simone, muito obrigada pela resenha tão lindamente escrita sobre O Pássaro! Uau!!! Mais parece uma poesia :)

Fico muito feliz, de coração, em saber que meu livro a envolveu e emocionou tanto!

Beijo enorme no coração!!!

Sonali 07/01/2016

Marcante
Muito bom o livro, emocionante, marcante a cada personagens, cada momento da leitura foi espetacular. O modo da escrita foi fascinante, foi o primeiro livro que li dessa autora brasileira Samanta Holtz e gostei muito.
A nossa heroina foi determinada para ser livre, de todo o jeito de ser libertada das garras de dominancia de seu pai e sociedade.
O nosso domador de cavalos foi que mostrou para Caroline a liberdade.
Gostei da batalha verbal dos dois, não achei que fosse se tornar o casal,mas no decorrer foi lindo, romantico, sem ser apelar pelo carnal. Fquei surpresa com a mãe dela
Chorei muito da etapa final do livro da nossa personagem ser livre
E avaliação se tivesse 10 estrelas daria a esse livro.

RECOMENDO MUITO!!!!!
Querida Sonali,

Muito obrigada pelas lindíssimas palavras sobre meu livro! :) Fico muito feliz em saber que gostou tanto da leitura!!!

Espero que também se apaixone por meus outros livros :) Quando tiver a oportunidade de ler, vou amar saber sua opinião!

Beijosssss!
Samanta :*

matheus Melaré 29/11/2015

inesquecível
o livro é perfeito, infelizmente o final é triste ,mas as fases que ele contem são inesquecíveis.
Querido Matheus,

Muito obrigada pela avaliação e pelas palavras sobre O Pássaro!!! Fico muito feliz em saber que gostou do desenrolar da leitura!!!

Um forte abraço,
Samanta :)

C_R 14/10/2015

Apaixonada pelo livro! Tem um final muito triste, mas a história é linda demais!
a autora é nacional e é maravilhosa! Tem uma escrita fantástica, que prende o leitor do inicio ao fim! E o fim... de chorar litros!
"Embora não trocassem uma palavra, eles sabiam, de alguma forma, que sentia, o mesmo."
Os personagens que movem o livro são Caroline e Bernardo. Ela, filha do dono de um feudo próspero e rico; Ele, o domador de cavalos do feudo. Caroline tem tudo que Bernardo sempre almejou: Uma casa confortável, uma cama macia, comida a vontade... Bernardo tem tudo o que Caroline sempre quis: liberdade! O que ambos não sabem, é que a vida de cada um não é tão perfeita quanto parece ser.
Bernardo despreza Caroline por quem é, pelo que é. Já Caroline não entende porque Bernardo a trata como se ela fosse a responsável pela sua miséria! Porém as desavenças não serão suficientes para barrar a linda história de amor que irá florescer no coração dos dois, um amor lindo, mas proibido!
"Foi como se as aves tivessem parado de cantar e o vento não mais soprasse, nos segundos em que os olhares deles se prenderam."
O enredo do livro é sustentado por drama e romance. Mentiras que alteram o destino, mentiras que roubam o essencial da vida, segredos que escondem verdades capaz de destruir um amor puro e livre, de acabar com uma vida. A ganancia e o poder subjugando e humilhando o menos favorecido.
"Foi assim que aquele dia que prometia ser tenebroso transformou-se em uma grande diversão. Ela se sentia viva, plena, feliz! A nuvem escura que pairava sobre sua alma simplesmente desmanchou-se."
O livro é magnifico e transborda emoção. Esse livro não me tirou lágrimas, me arrancou prantos! Super recomendo! Mas aviso: leiam com lenços à mão!

Meu blog: http://colecionandoromances.blogspot.com.br/

site: http://colecionandoromances.blogspot.com.br/
Querida Sophia,

Que palavras mais lindas!! Muito obrigada por compartilhar sua resenha tão tocante aqui no Skoob :) Fico feliz demais em saber que a leitura foi tão marcante e emocionante!

Vou amar saber sua opinião sobre meus outros livros, quando tiver a oportunidade de lê-los :)

Beijos no coração!
Samanta :*

C_R 23/04/2016minha estante
Que lindas palavras! Obrigada
Quando um livro nos toca, a resenha flui! Estou ansiosa para ler os outros!

Patricia Chame 05/10/2016minha estante
Amiga terminei de ler, claro que eu não consegui dormir antes de terminar e amei

Patricia Chame 05/10/2016minha estante
Lindo??????????

C_R 06/10/2016minha estante
Esse livro quero ler de novo um dia, ainda não sei quando, me destruiu quando li, mas quero ler de novo mesmo assim! Sei que vc não lê o mesmo livro duas vezes, mas meus favoritos eu leio, uma, duas, três, não importa quantas vezes, importa que eu leia de novo! rsrsrs

Silvânia Alves 04/09/2015

O melhor que já li!
Quando comecei a ler O Pássaro, fui construindo em minha mente cada palavra a fim de fazer desta uma resenha perfeita. Entretanto, ao finalizar o livro, eu só conseguia pensar: Por quê? Por quê Sam...por quê?
O livro narra a história de Caroline, jovem de coração puro, que não se deixa dominar ou subjulgar aos mandamentos autoritários do pai, o barão Enézio de Montevideu.
Ainda não sei como escrever esta resenha sem dar spoiller, pois todas as passagens do livro trazem um acontecimento importante para o desenrolar da história.
Em uma época onde a mulher era tratada como mero objeto, usado para acordos de casamento entre famílias ricas, a jovem protagonista destoa deste cenário de mulher submissa e se rebela contra as atitudes do pai, que a todo custo, tenta obrigar a filha a cumprir seus caprichos.
Corajosa, destemida, Caroline ensina a mãe Elizabeth a importância do amor verdadeiro, de não ceder aos caprichos masculinos apenas por medo de contrariar aquele que se julga seu senhor.
Em muitas partes do livro não conti o choro e as lagrimas vieram a tona, e quando eu pensei que não havia mais como chorar, com um final surpreendente a Samanta me faz desmoronar mais uma vez, me levando as lágrimas e enchendo meu coração de sentimentos que só quem leu um livro dela é capaz de identificar.

Leia a resenha completa no blog:

site: http://www.detudopouco.com.br/2015/01/resenha-do-livro-o-passaro-da-escritora.html
Samanta 30/09/2015minha estante
Querida Silvânia,

Eu já tive a alegria de ler e comentar essa linda resenha em seu blog, mas não posso deixar de, novamente, agradecer pelas lindas palavras!!! Fico muito feliz em saber que O Pássaro se tornou o melhor livro que já leu!!!

Espero sempre proporcionar leituras igualmente maravilhosas a você :)

Cat 01/09/2015

Eu me apaixonei
Sempre ouvi falar da autora Samanta Holtz e no quanto é talentosa. Infelizmente, elogios em excesso sempre me mantêm afastada. Já li diversos livros que sempre são bem elogiados e acabei dando com os burros na água.

Porém, um dia estava à toa no centro da minha cidade e entrei numa livraria e encontrei o livro da autora “O Pássaro”. Fiquei naquela dúvida cruel se comprava ou não. Então, vi que o livro estava em promoção e decidi comprá-lo. É claro que o coitadinho ficou na minha pilha de livros esperando sua vez, até que no mês passado ela finalmente chegou.

Livros de época podem ser maravilhosos de se ler, ou não. Depende muito de como o autor conduz a trama. Mas logo nos dois primeiros capítulos percebi que a autora merece todos os elogios. A cada capítulo vemos o quanto de cuidado a autora teve com a pesquisa, coisa que muitos autores nacionais ainda deixam muito a desejar.

Na trama nos deparamos com Caroline, uma jovem rica, que apesar de viver em berço de ouro é reprimida pelo pai, que não se importa com o bem estar da filha e sim, com o que a sociedade vai falar.

O barão de Mondevieu é um ser asqueroso. Sério, fiquei com nojo do sujeito.

Caroline não caiu no meu gosto logo no início. Eu a achei muito egoísta. Ela deseja tanto ser feliz e livre, que não pensa nas consequências. Inventa mentiras apenas para se livrar de situações ruins e nem pensa no que pode acontecer com os outros. É primeiramente prometida para o melhor amigo, que na medida do possível é o melhor partido que se pode querer, mas não, ela tem que ter um chilique e fugir. Quando o pai troca o pretendente, dei muita risada. Até gritei “Toma cheirosa!”.

Cheguei a pensar que ficaria com raiva da protagonista até o final do livro. Porém, a partir do capítulo 19, Caroline muda suas atitudes e começa a ficar mais agradável.

E não é apenas ela que modifica seu jeito de ser. Até mesmo sua irmã e mãe, que são submissas aos maridos, começam a botar as manguinhas de fora. E é nesse momento que descobrimos segredos. Não dá pra falar, é spoiler. Mas é muito legal.

Vi em diversas resenhas que os leitores não gostaram do final, mas eu amei. Achei corajoso e perfeito. Se o final não fosse aquele, o destino de todos os envolvidos seria muito diferente. Entendo os leitores que não gostaram, mas se levarmos em conta o desenvolvimento da trama, o final é perfeito.

“O Pássaro” é um livro que fala sobre liberdade, sacrifício e amor. E é o segundo melhor livro nacional lido neste ano.

site: http://catalinaterrassa.blogspot.com.br/2015/09/resenha-o-passaro-samanta-holtz_38.html
Samanta 30/09/2015minha estante
Querida Catalina,

Muito obrigada pelas palavras tão lindas sobre O Pássaro!! Que alegria saber que foi seu segundo melhor nacional do ano :)

Eu já tive a alegria de ler em seu blog, mas não poderia novamente passar por aqui e expressar minha gratidão!

Janaína Martins 07/08/2015

Resenha: O Passáro - Samanta Holtz
" — Sim, filho. Pobres. Mas eu não fico tão surpreso assim. Fico é feliz, por saber que ainda existem pessoas que enxergam além do ouro que um homem possui." Pag. 30

A história começa contando a história de Caroline Mondevieu, filha de Enézio, um poderoso barão, ela desde de sua infância se perguntava sobre os motivos das diferenças econômicas entre as pessoas que de certa forma conviviam consigo. Caroline é uma personagem forte, determinada, independente e bondosa, ou seja, uma mulher totalmente diferente das outras do século XIII, que quando começa a entender que como mulher dever ser submissa, deseja acima de qualquer coisa poder ser livre do seu pai autoritário e agressivo, e de seu destino já trilhado.

" — Feliz é você Bernardo — sussurrou — Feliz é você, que é livre para buscar sua felicidade onde quer que ela esteja. " Pag. 58

Bernardo é um homem que vive nas terras do Barão Mondevieu e trabalha como domador de cavalos, ele é uma pessoas leal e sonhadora, que em um belo dia vê a oportunidade de finalmente realizar seu sonho de fugir das terras de Enezio Mondevieu, só que há um porém nessa oportunidade, pois ela é proposta pela garota rebelde e riquinha (visão dele não minha) a Caroline, então para que possa fugir o trato é levar a Milady consigo para onde quer que o destino os levassem. E o plano deles é iniciado com sucesso.

" — Quando a tristeza cresce dentro da gente. ela precisa sair. Senão, não sobra espaço para a felicidade." Pag. 242

Quando estava iniciando a história imaginava que ela seria cansativa e clichê, mas como sempre me enganei e peço que não façam o mesmo que eu. Samanta Holtz nos apresenta uma escrita impecável e e ela consegue variar de uma escrita rebuscada a uma escrita de fácil leitura. O Pássaro é um romance, uma aventura, um mistério cheio de reviravoltas que nos ensina um novo conceito do que é ser livre. Uma narrativa surpreendente e cheia de emoções, Samanta consegue lidar com algo forte de uma forma sutil que deixa o leitor com a garganta fechada e com vontade de chorar, ela nos dá um final cheio de emoções e corajoso. Esse livro é brilhante! Nota: 4,5/5,0

" O amor não é feito de ouro, embora meus olhos brilhem como tal quando eu o vejo."
Pag. 117

site: http://marjebooks.blogspot.com.br/2015/08/resenha-o-passaro-samanta-holtz.html
Samanta 18/08/2015minha estante
Querida Marje,

Acabei de escrever um comentário em seu blog, mas também quero registrar aqui meu agradecimento às belíssimas palavras dedicadas a meu livro!

Fico muito feliz que a história a tenha surpreendido de forma positiva! Obrigada por dividir suas impressões aqui no Skoob :)

Marcela.Zadra 01/06/2015

Minha primeira leitura de Samanta Holtz foi Quero Ser Beth Levitt, livro que me deixou totalmente encantada. Agora, com O Pássaro, não senti apenas encanto, como também centenas de outras emoções possíveis e cabíveis num coração humano. E vou explicar o porquê:

A história se passa no século XIII e sabemos bem o quanto as mulheres sempre foram oprimidas, tratadas mais como paredeiras e objetos de decoração do que como seres humanos. Uma mulher com sucesso na vida era aquela que conseguia um bom casamento - para ter filhos e ser exibida pelo marido quando rica, ou para ter filhos e virar serviçal do marido quando pobre. Mas Caroline não concordava com isso... Hoje em dia, com o movimento feminista cada vez mais forte, é comum que histórias com protagonistas rebeldes como a Caroline faça muito mais sucesso do que as clássicas com donzelas em perigo, o que faz com que o tipo de personagem tenha se tornado comum. Mesmo assim, esse livro realmente me surpreendeu!

O pai da garota, Enézio, é um barão cruel, daqueles que se importa mais com o que a sociedade pensa dele e de sua família do que com qualquer outra coisa. Ele e Caroline vivem entrando em conflito por conta disso, uma vez que a garota se rebela com facilidade e vive causando desconfortos, desestabilizando a imagem da família perfeita. Na infância ela chegou a tomar uma surra do pai quando, ao conversar com o filho do domador de cavalos, ela descobre que não são todas as pessoas do mundo que vivem em um castelo como ela, cheia de conforto. Após essa conversa, ela questiona o barão sobre o fato dele não fazer "nada" e ter muito dinheiro, enquanto pessoas que trabalham tanto como o homem dos cavalos, vivem em uma casa miserável como a que ele e os filhos possuem. Talvez esse questionamento não tivesse sido motivo suficiente para uma surra... se não tivesse sido feito na frente de visitas.

É dessa forma que somos introduzidos ao mundo e ao gênio de Caroline. Depois vamos acumulando rebeldias, como ela não se conformar com a submissão da mãe, soltar comentários ácidos a todo momento e até tentar fugir de seus casamentos.

Em um de seus momentos de reflexão pelo território do pai, ela reencontra aquele garoto, filho do domador de cavalos, que já se tornara homem, e o reconhece. Ele, Bernardo, também é rebelde e inconformado com a vida que leva. O rapaz faz pouco caso da rebeldia da garota, uma vez que ela "não tem do que se queixar", além de julgá-la arrogante e com ego de superioridade igual ao barão, e ambos trocam grandes farpas ao longo dos capítulos. Isso até que descobrem um objetivo em comum e decidem, por total persuasão de Caroline, se unir para fugir daquele lugar e buscar a liberdade que tanto almejam: ela, para deixar de ter alguém decidindo seu destino, e ele, para deixar de trabalhar para o barão e seguir seu sonho de ser campeão de corridas de cavalos.

Nessa jornada, a encontramos na posição de donzela em perigo por muitas vezes, é verdade, mas isso é totalmente justificável, uma vez que ela, mesmo possuindo uma personalidade revolucionária, é apenas uma menina que cresceu em um castelo, cercada de criados e conforto. Bernardo, claro, entra na história como o herói e ficamos naquela montanha-russa de momentos de discussão e de gentil aproximação entre eles. Já sabemos o que vai acontecer, não é? Pois é... Mas não é simples assim, e a fúria do barão pela fuga de Caroline e por sua audácia ao se juntar com o domador de cavalos é o menor dos problemas dessa história.

Não me permito mais descrever acontecimentos, uma vez que o livro está repleto de mistérios a serem desvendados de maneira que só mesmo a leitura faria jus às suas emoções. E sobre tais mistérios, em alguns momentos me peguei prevendo o que viria a seguir com o seguinte pensamento: "Não, isso não pode acontecer... A Samanta é fofa demais para uma crueldade dessas...". Mas não, a Samanta não é fofa demais. A Samanta possui a medida certa de fofura para nos encantar e de crueldade para nos abalar profundamente, fazendo de suas histórias inesquecíveis.

Após terminar essa leitura, fui checar resenhas no Skoob e vi algumas pessoas descontentes com o final do livro. O final é realmente surpreendente e de causar certa revolta, porém, depois de refletir a respeito e pensar nas possibilidades, acredito que não existiria um final melhor e mais emocionante para essa história. As coisas chegam a um ponto onde nada mais poderia ser feito sem que se seguisse um inferno eterno na vida daquelas pessoas (pessoas, sim, pois chamá-los de simples personagens parece desvalorizar toda a emoção que me causaram).

É difícil que eu me pegue em estado de espírito propício para ler um romance, tampouco é difícil que os romances que leio consigam me emocionar de verdade. Talvez eu leia numa proporção de 1 romance para cada 20 livros de gêneros menos delicados, como fantasia, suspense policial e os clássicos horrores de King. Mas O Pássaro conseguiu me atingir profundamente. Comecei a lê-lo como uma forma de descansar dessas minhas leituras mais pesadas, esperando um romance leve e corriqueiro, e acabei tomando uma surra de emoções. E isso tudo, além do conteúdo delicioso, podendo contar também com a escrita impecável da Samanta, onde as palavras se encaixam perfeitamente, sem tirar nem pôr.

E cá continuo suspirando, inspirada pela determinação e coragem de Caroline: uma menina que começou como uma criança revoltada e pronta para desafiar o pai a qualquer custo, mimada à sua maneira, e que pude ver evoluir e amadurecer a um ponto onde seria capaz de qualquer sacrifício por amor.

Por fim, declaro que, em meio a tantos acontecimentos e reviravoltas, talvez minha maior lamentação seja por Filip. Mas para saber quem ele é qual a razão desse meu sentimento, só conhecendo a história toda...

site: http://vivendo1001vidas.blogspot.com.br/2015/05/resenha-26-o-passaro-samanta-holtz.html
Querida Marcela,

Que resenha linda, linda, linda! Amei ler seu ponto de vista sobre O Pássaro, escrito de forma tão bonita - e que, em alguns momentos, me fez rir, como na parte: "Mas não, a Samanta não é fofa demais" :) rs...

Fiquei feliz em saber que O Pássaro a surpreendeu tão positivamente, despertando uma cascata de emoções quando o que você esperava era uma leitura leve! Também adorei seu ponto de vista sobre o final do livro e, embora respeite e compreenda a opinião dos que pensam diferente, fico contente em perceber que a maioria se emociona e admira com a forma como tudo foi encerrado! Nossa Caroline era digna de um final nobre.

Obrigada pelos elogios à minha escrita, pelo amor à minha história e aos meus personagens - ou melhor: nossos! Minha maior alegria, como escritora, é poder compartilhar meu universo com vocês. Obrigada por fazer parte dele!

Com amor,

Talita 30/05/2015

“Aprenda a ficar quieta! Mulheres não nasceram para falar...”

Caroline Mondevieu é filha de um poderoso barão e tem tudo o que uma dama da época poderia querer: status, riqueza e um ótimo partido para se casar. Seus sonhos, no entanto, vão muito além de vestidos caros ou um bom marido; ela quer ser dona do próprio destino. Tudo parece perdido quando ela encontra Bernardo, um charmoso e irritante domador de cavalos. Eles não conseguem se entender até perceberem que, para alcançar o sonho em comum da liberdade, deverão passar por cima das diferenças e se unirem em um arriscado plano que promete transformar suas vidas para sempre. Grandes emoções os aguardam nessa jornada: perseguição, mistérios, ciganos e o despertar de um sentimento que insiste em se manter escondido. Mas o que parece tão simples envolverá mais magia e coincidências que eles podem imaginar, além da descoberta de segredos, até então, muito bem guardados.

“Quando a tristeza cresce dentro da gente, ela precisa sair. Senão, não sobra espaço para a felicidade.”

Não nego que amo livros que se passam em séculos passados, como este, que trazem um toque diferente para a história e é sempre maravilhoso ver o que os autores conseguem criar a partir desse cenário. Um tema elaborado, sem ser monótono, com um simples tom romântico da leitura faz com que tudo se desenvolva leve e de forma calma.

Os personagens são interessantes, cada um ao seu modo, curiosamente entrelaçados na trama apesar de suas diferenças. Caroline não é uma clássica dama. É uma moça sonhadora que deseja mais do que o dinheiro poderia comprar, uma figura rebelde para a época. O mesmo com Bernardo, um simples camponês que deseja sua liberdade acima de tudo. A união dessas duas figuras se transforma numa bela trama amorosa.

A minha edição possui a segunda capa do livro “O Pássaro”. Pessoalmente a prefiro por seu ar majestoso que é exatamente o que penso da escrita da autora, ao mesmo tempo que a antiga possuía um toque puro que combina perfeito com a temática e protagonista da trama. O livro foi muito bem organizado tanto esteticamente como em seu conteúdo, com uma narrativa que te prende e te faz se apaixonar não apenas pelos protagonistas, como também aqueles maravilhosos personagens secundários que possuem seu espaço e que tornam a leitura mais completa.

Encontramos mudanças de cenário que trazem ainda mais o leitor para dentro do livro e o envolvem na trama que decorre suave, livre e delicado como o voo de um pássaro. Um livro cheio de revelação e com o toque pessoal da Samanta Holtz que deixou a história ainda mais bonita e encantadora.

“O que eu quero dizer é que, no final das contas, tanto guardar e tanto esperar não me deram a segurança que eu esperava. Deixaram apenas a saudade de tudo o que poderia ter sido, mas não foi.”

site: http://umlivroeu.blogspot.com.br/2015/04/resenha-o-passaro-samanta-holtz.html
Querida Lita,

"(...) E o envolvem na trama que decorre suave, livre e delicado como o voo de um pássaro"... que resenha linda e poética! Fico feliz em saber que O Pássaro foi uma leitura tão agradável e agradeço, de coração, por dividir sua opinião aqui no Skoob!

Gabi 30/05/2015minha estante
Não dou conta dessa autora nunca consigo terminar os livros dela, ainda bem que eu não consegui terminar esse livro pq depois que eu vi que tem final super infeliz :(

Olá, querida!

Não vou comentar suas palavras porque estão marcadas como spoiler, e eu iria revelar (kkkkk)... espero que a leitura tenha valido a pena apesar do ponto que você mencionou ;)

Caso tenha gostado da minha escrita, para sua preferência, eu indicaria "Quero Ser Beth Levitt". Acredito que fará um melhor caminho até seu gosto literário e seu coração!

Beijos e obrigada por dividir sua opinião!!

Vanessa 27/03/2015

Avassalador!
O Pássaro é um romance de época, que se passa no ano de 1227, mas é um romance incomum, no meu ponto de vista.
Sempre que teimo em ler um romance de época, espero o mesmo de todos, as mocinhas indefesas, lindas, porém com a
auto-estima baixa. Ainda bem que deixei de lado o "pré-conceito" e li a história de Caroline Mondevieu, nossa protagonista.

Caroline é a filha do poderoso Barão Enézio, esse sim, típico da época, um dominador, que só pensa em poder, regras que a
sociedade impõe e certamente um homem desprezível. Já sua filha mais nova, nossa linda Caroline surpreende com sua ousadia,
rebeldia e nada submissa às ordens de seus pais. Como o casamento arranjado de sua irmã mais velha, Elizabeth. Logo ela questiona essa tradição e para sua surpresa no dia do casamento de sua irmã, é anunciado seu próprio casamento, também arranjado e contra sua vontade.

Quando se depara com essa situação até então, sem escapatória, o destino lhe reserva outro caminho. Caroline conhece Bernardo, um domador de cavalos charmoso e de personalidade tão forte quanto a sua. E logo vivem as "turras", mas dividem o mesmo sonho: a liberdade.

Assim começa as aventuras dessas personagens tão diferentes e tão iguais, cada vez mais emocionante, perigosa, intensa e reais. Cada capítulo é um baque no leitor, por isso cuidado com os corações frágeis, reviravoltas podem acontecer ao virar uma página. Mas quem ler até o final descobrirá a recompensa.

Não é spoiler, só um aviso: preparem os lenços, você irá chorar e rir também. Terá raiva da Samanta, mas depois passa.
É um livro tão envolvente, o qual te prende desde o primeiro capítulo.

Finalizando... obrigada Samanta Holtz, por escrever essa mágica aventura para seus queridos leitores, mostrar a força e o amor que uma mulher pode descobrir dentro de si.

"...No entanto, naquela mesma noite, enquanto chorava sozinha, desenhou em sua alma a personalidade e ideologia que a acompanhariam pelo resto da vida. Descobriu, da maneira mais difícil, que aquelas marcas jamais se apagariam do seu coração"
(O Pássaro - Samanta Holtz)
Samanta 02/04/2015minha estante
Querida Van,

Muito obrigada pelo depoimento tão lindoooo sobre O Pássaro!!! Adorei a parte do "você vai sentir raiva da Samanta, mas depois passa" kkkkk...

E é bem isso que você disse: tem que chegar até o final para "descobrir a recompensa" rs...

Obrigada por dividir sua opinião aqui no Skoob!!!