O Pássaro

O Pássaro Samanta Holtz

Resenhas - O Pássaro

Prih 27/09/2012

Um romance que me lembrou minha querida e amada autora Jane Austen, como ela Samanta nos levou a um mundo onde as coisas eram mágicas a cada toque, pessoas capazes de tudo por amor. Amor despertado entre duas pessoas que mesmo sendo tão diferentes encontraram uma forma de viver esse amor tão puro e avassalador. É impossível parar de ler, e mais impossível é não se apaixonar.
Samanta 27/09/2012minha estante
Oi, Prih!

Que honra receber uma comparação de tão alto nível :)))

Fico feliz que O Pássaro tenha despertado esses lindos sentimentos em você!

Um beijo enormeeee!

Samanta 27/09/2012minha estante
PS: Publiquei um trecho da sua opinião no Mural dos Leitores, em meu blog!

Espero que não se importe :) Qualquer coisa, me diga ;)

Nilson 25/01/2013

Aventure-se e se surpreenda!
O Pássaro!

Filha de um autoritário senhor feudal, Caroline Mondevieu decide trilhar seu próprio destino e se aventura em busca de sua liberdade. Essa intrigante jornada muda para sempre o seu destino e o de todos a sua volta.

"Quatrocentos e oitenta páginas de muito romance, de muita aventura e de muitas surpresas. Quem se aventura a ler?"

Samanta Hotz escreveu um romance que prende o leitor. Um romance de encher os olhos. Logo nos primeiros capítulos viramos prisioneiros por vontade própria e embarcamos nesse voo.

Um livro de fácil leitura que emociona, envolve e surpreende a cada capitulo. A Samanta tem uma maneira de contar história que hipnotiza e encanta.

Engana-se ao pensar que é só mais um livro de romance, “é um livro para se apaixonar“. Aventure-se nessa leitura entre paixões antigas, amores proibidos e os não correspondidos.
Samanta 25/01/2013minha estante
Nilson, querido!

Que alegria saber que a leitura foi tão boa para você!!! Obrigada por suas palavras e por dividir sua opinião aqui no Skoob ^^

Um abração!
Samanta

Juli.ana 26/01/2013minha estante
Poxa a resenha foi tão contagiante que fiquei com vontade de ler.
A jovem parece corajosa, aventureira e indomável... Dessas pessoas que já nascem com asas.

Gabi 30/05/2015minha estante
Não dou conta dessa autora nunca consigo terminar os livros dela, ainda bem que eu não consegui terminar esse livro pq depois que eu vi que tem final super infeliz :(

Samanta 12/06/2015minha estante
Olá, querida!

Não vou comentar suas palavras porque estão marcadas como spoiler, e eu iria revelar (kkkkk)... espero que a leitura tenha valido a pena apesar do ponto que você mencionou ;)

Caso tenha gostado da minha escrita, para sua preferência, eu indicaria "Quero Ser Beth Levitt". Acredito que fará um melhor caminho até seu gosto literário e seu coração!

Beijos e obrigada por dividir sua opinião!!

Carol 05/08/2013

O livro já começa de um jeito que amei, especificando que irá se passar no ano de 1227, na Europa. Amo coisas de época, mas com livros eu normalmente tenho um pé atrás, pois tem alguns livros de época que são uma mesmice e bem cansativos. Pois este livro foi o que eu mais queria, um livro de época que faça jus a isto, expõe a parte linda e também a parte injusta. E, além disso, nos traz a protagonista, Caroline, que no início do livro ainda é uma criança, que apresenta um gênio marcante. Logo ela descobre algumas das injustiças de seu pai (o poderoso Barão de Mondevieu) e se revolta com o que vê.

Caroline cresce, e é cercada de pessoas abomináveis (como o Barão), mas também de vários amigos. Um deles é Filip, o encantador Filip, que se apaixona por ela. Mas também conhece o domador de cavalos, Bernardo, com o qual tem uma relação difícil no início.

O Barão quer impor suas regras à Caroline, mas ela obviamente é contra isso, ela sonha com a sua liberdade, podendo decidir seu destino e não ter que seguir as vontades do Barão.

A vida de Caroline é traçada em vários momentos pelo Barão, mas, ela dá um jeito de se livrar das vontades dele.

"Sabia que sua cura fora o amor. Experimentava um estado inédito de encantamento [...]"
(O Pássaro, pg. 364)

O livro é extremamente bem escrito. A descrição dos cenários nos faz vivenciá-los enquanto lemos, os personagens são ótimos, todos com sua personalidade e história bem expostas para que consigamos captar a essência de cada um. E tudo isso é descrito de um modo leve, que podemos viajar nas páginas, sentir cada emoção passada ali, captar os sentimentos de cada um, entender suas atitudes. Amei tantos personagens, primeiramente Caroline, me identifiquei com ela não só pelo nome e amei cada feito dela. Ela é extremamente teimosa em quase todos os momentos, mas, não posso negar, no lugar dela, faria o mesmo. O Bernardo é incrível! Também tem atitude, sabe o que quer e busca aquilo que acha o mais correto. Filip é encantador, e fiquei triste junto com ele em vários momentos. Antonelle é tipo mãe-amiga, uma personagem que mesmo pelas páginas pode nos passar tranquilidade. Entre tantos outros personagens, não vou especificar todos porque a lista seria grande!

"Quando a tristeza cresce dentro da gente, ela precisa sair. Senão, não sobra espaço para a felicidade."
(O Pássaro, pg. 317)

O final é surpreendente, não é nada do que imaginei, mas gostei bastante. Foi um livro que me fez sorrir e também me fez chorar bastante. Com certeza esse é o melhor livro que já li até então. Ele me trouxe muitos sentimentos ao mesmo tempo, é quase indescritível, eu ainda não tinha lido um livro que me fizesse tão bem.

"[...] Importa-se de ser o amor da minha vida esta noite?" (O Pássaro, pg. 360)

Então, com certeza é um livro que eu indico MUITO a todos! É uma leitura que nos traz muito conhecimento além de uma história maravilhosa.

site: http://hconcours.blogspot.com.br/
Samanta 05/08/2013minha estante
Querida Carol,

Que delícia ler tantas palavras lindas sobre O Pássaro!!! E saber que ele foi o melhor livro que você já leu...!!!!!!

Estou sem palavras!!! De verdade :)

Obrigada por me dar este presente!

Beijos,
Samanta

Carol 06/08/2013minha estante
Obrigada por passar por aqui Sam! ;)
Com certeza é o melhor livro que já li sim, é muito bom.

Beijos!

Jaqueline 24/06/2012

Você gosta de romances históricos e histórias de amor proibido? Então "O Pássaro", livro da escritora paulista Samanta Holtz, foi feito para você!

Por mais que eu esteja acostumada a ler romances nacionais, nunca havia posto os olhos em uma obra brasileira de estilo semelhante ao desse livro, cuja história se passa na Europa do século XIII. Nossa protagonista, a teimosa e atrevida Caroline Mondevieu, é uma jovem de 17 anos totalmente fora dos padrões de sua época: questionadora e nem um pouco submissa, ela se compadece da injustiça do mundo e busca liberdade para tomar suas próprias decisões , um direito então inaceitável para as mulheres. Filha do poderoso, arrogante e cruel barão Enézio Mondevieu, ela guarda a lembrança de um dia ter conhecido um menininho que lhe lançou uma questão que é a pedra fundamental da desigualdade no mundo: se o pai dele trabalhava tanto, por que morava em muma casa tão pequena e pobre ao invés de viver em uma bela mansão como o barão, que não fazia nada além de gritar ordens aos seus vassalos?

É nesse mundo de expectativas e deveres que Caroline circula, devendo seguir normas estritas sobre o que vestir, o que falar, como se comportar e até mesmo com quem se casar. De um lado, uma sociedade brutal, que explora até o fim das forças os mais pobres em nome de riquezas e status. De outro, regras e códigos de conduta que mantinham mulheres submissas em suas vidas domésticas. Nossa protagonista, sua mãe e sua irmã guardam na alma inúmeras humilhações sofridas por parte de Enézio, o chefe da família, e reagem a ele de acordo com suas personalidades, ora mais delicada, ora mais explosiva ou até mesmo ressentida.

A história ganha um novo rumo graças ao jovem Bernardo Rachlev, o filho do tratador dos cavalos do barão, que "volta à cena" e se torna parte fundamental dos planos da jovem dama que sonha em alçar voo e se libertar da brutalidade, das limitações e das injustiças com vê ao seu redor. De qualquer modo, há tempos eu não via um personagem TÃO odioso quanto ele, fazendo da vida alheia um mero brinquedo para sua própria diversão. Ao fim de tudo, fiquei de certo modo aliviada ao notar que cada uma dessas três mulheres conseguiu trilhar um caminho em direção ao que mais desejavam, mesmo em meio à tragédia e ao desespero.

Um personagem que cativou meu coração foi Filip, o filho do duque Fernão de La Frièt e grande amigo de Caroline que mais tarde torna-se um dos pretendentes da moça. Em alguns momentos, eu cheguei a odiá-la por tratá-lo tão mal e não retribuir sua afeição, mas esta é parte da beleza de "O Pássaro": os personagens aqui têm suas falhas e aprendem com seus erros, mesmo que o tempo e o dever se interponham no caminho, como no caso de Antonelle e Elizabeth, a mãe e a irmã mais velha de Caroline, respectivamente.

Filip oferece carinho e segurança a nossa protagonista, além de ser muito rico e bonito. Gentil e apaixonado por ela desde a infância, ele se tornou o meu personagem favorito da história logo na primeira vez em que apareceu, ainda como um menininho. Mesmo sem estar de fato apaixonada por ele, Filip seria a melhor escolha que Caroline poderia fazer, já que as outras opções eram entrar em um convento, fugir de casa ou casar-se com um homem vil escolhido por Enézio. O que Caroline escolhe? Fugir de casa, é claro! Desse jeito tem início uma série de aventuras na floresta, com direito a perseguições, vilões, magia e muito encanto conforme segredos do passado que vêm à tona e dão início a muito sofrimento para nossa protagonista e sua família. Muitos segredos envolvem a família Mondevieu, e alguns deles colocam os sentimentos e o futuro de Caroline em xeque.

Por mais que alguns personagens tenham característas um tanto ambivalentes - caso da própria protagonista, que se mostra mimada e arrogante em certos momentos ao longo de sua busca por liberdade -, nenhum deles tomam atitudes que não fossem esperadas em situações extremas. Na obra de Samanta Holtz, o mal é mal de verdade, assim como o bem. Se por um lado a narrativa em terceira pessoa perde flexibilidade com seus personagens lineares, a autora nos oferece doses suficientes de encanto e exotismo ao longo de suas páginas, principalmente quando os ciganos entram em cena. Existe um nível de escapismo neste romance que me pareceu muito envolvente, garantindo meu encanto pela história e pelas motivações dos personagens à partir do primeiro capítulo. A torcida por um final feliz é certa, e por isso sofremos tanto com as reviravoltas que a história dá.

"O Pássaro" não é só uma história bonitinha, mas a prova de que talento e criatividade não conhecem limitações. Para quem ainda tem preconceito com a literatura nacional, esta é uma ótima pedida para rever seus conceitos e se surpreender com nossos autores.

>>Resenha publicada no site www.up-brasil.com
Samanta 24/06/2012minha estante
Muito obrigada por sua resenha tão caprichada e cuidadosa, Jaque! Fico muito feliz por você ter gostado da história ^^

Beijos!

Jaqueline 31/08/2012minha estante
De nada, Samanta! Adorei demais o seu livro. Sorte e sucesso na sua jornada.

Beijo!

Samanta 02/10/2013minha estante
Querida, eu já havia deixado meu comentário, não sei o que aconteceu que ele sumiu rs...

De todo modo, novamente, quero deixar aqui meu agradecimento pelas lindas palavras a respeito do meu livro :)

Samanta 19/11/2013minha estante
Querida Léa

Que honra saber que fui a primeira autora brasileira que você leu e, mais que isso, que valeu a pena :) Espero que tenha aberto portas a outros nacionais que, garanto, são muuuuito bons também!!!

Realmente, a realidade daquela época dos mais ricos em relação aos mais pobres é chocante, não é??? :/ Pena que ainda exista gente que age assim!

Um beijo, querida!

"Ana Paula" 21/02/2012

Um livro maravilhoso!!!!

A história de Caroline Mondevieu se passa na Europa, no século XIII. Caroline é uma jovem que tem o desejo enorme de ser livre, de escolher o que quer para sua vida, sem ninguem para impedi-la. Mas como as coisas não são como queremos, Caroline sofre com o comportamento de seu pai, o poderoso Barão Mondevieu, que não é um pai amoroso, ao contrario, sempre a trata com despreso e até bate nela. Não é só Caroline que sofre com as atitudes do pai, sua mãe e sua irmã tbm, que sempre são submissas a ele, despertando em Caroline um pensamento de que é muito diferente delas.

Mas tudo parece mudar, quando Caroline foge com Bernardo, um domador de cavalos, para procurar seu destino e se ver livre das garras do Barão. Bernado aceita fugir com Caroline em troca de um cavalo, o mais rapido do Barão, e assim eles se emprenham na mata e começa ali um amor que nem o tempo poderá romper.

Os dois são uma graça, Caroline é mimada e Bernado, insuportavel... Ambos se irritam facilmente, mas são lindos juntos.

Adorei todos os personagens, inclusive Filip que eu queria muito que tivesse um final feliz!!!!! O Livro é incrivel, foi dificil parar de ler, até sonhei com ele... A leitura é leve e acontece tanta coisa... Uma atitude leva a outra e segredos que vc nem imagina são descobertos em pouco tempo. Adorei de verdade o livro e recomendo com toda certeza!
Samanta 21/02/2012minha estante
Ana Paula querida!

Sem palavras... ler uma opinião tão positiva e tão linda sobre meu livro é, definitivamente, a maior recompensa para uma escritora!!!

É lindo ver que palavras que saíram do fundo do meu coração e foram lapidadas com tanto cuidado tocaram tanto o coração de outras pessoas :)

Muito obrigada! De coração!

Um beijo

Samanta Holtz
autora de "O Pássaro"
www.samantaholtz.blogspot.com
@SamantaHoltz

Carolina2647 22/02/2012minha estante
Adorei a resenha!!!
Tenho que ler esse livro urgente!!!

Máh Bracho 21/09/2012

Se vocês gostam de historias imprevisíveis...
eis o livro aqui!!Todas as vezes que me adiantava em uma conclusão, lá vinha à Sam, e fazia com que a história tomasse rumo diferente, não acertei uma! oO"E olha que geralmente acerto!

Vou começar falando da Elizabeth Mondevieu, dois anos mais velha que sua irmã Caroline, é uma moça serena, recatada e submissa a seu pai, diferente de sua irmã, mas apesar disso e de toda sua delicadeza, não se enganem ela é forte!
E quem tiver lendo nem adianta tentar supor como ela vai agir, a moça sabe esconder muito bem seus pensamentos.
Em minha opinião ela apareceu pouco, mais todas as vezes que aparecia me emocionava, por isso queria que tivesse mais del

“Há vezes em que o silencio é nossa melhor arma”... pág 56

O quê falar do Philip La Frièt? O que melhor se encaixa para dizer é que ele é um perfeito "Gentleman". Em suas passagens à Samanta o descreveu de tal forma, que acho difícil encontrar um Philip nos dias atuais, para quem está procurando por um claro. Sam, sua malvada!

Todavia os personagens principais são Caroline Mondevieu , uma moça carismática, curiosa e traquina, desde criança. Tem opinião própria e contesta o que lhe falam, se é proibida de falar, mesmo no silencio das palavras, consegue transmitir seus pensamentos través do olhar...
Não suporta injustiça, sendo esse um dos motivos que a faz ir tanto contra o carrasco de seu pai o Barão Enézio. Porém, sua maior luta é a busca de sua tão sonhada liberdade, afinal a moça nasceu com o “Espírito Livre”, e não irá medir esforços até tal coisa conseguir...

“É essa vida, padre! Essas pessoas, essas regras, este lugar.Sinto como se eu fosse um grande torrão de açúcar infestado de saúvas..." pág 36

E Bernardo Rachlev, filho mais moço e como seu pai Gerson, também é um domador de cavalo, se a Caroline é teimosa, nele achou seu par perfeito, pois esse rapaz consegue ser ainda mais, rs, característica demonstrada desde o início da leitura. E quando os dois estão juntos, há muitas farpas e faíscas.

“... - Na verdade, milady, a maior diferencia entre nós é que meu pai sempre trabalhou e sempre foi pobre. Já o seu, nunca fez nada, e tem tudo isso ...” pág. 17

E o que poderia unir essas duas pessoas tão diferentes?
Ora, pois, e não é que os dois querem liberdades, mesmo que seja por motivos opostos.

E juntos embarcam numa jornada, nos presenteará com suas peraltices, momentos engraçados, outros tristes, contudo os emocionantes são incontáveis!
... Depois de muitas emoções, não acabam aí não, tem mais, rs, e no acampamento dos ciganos, ou malditos segundo Caroline ou melhor Dayah, nome que lhe deram lá, significando nada menos que “O Pássaro”.

“ Pássaros não nasceram para se prenderem a lugar nenhum, sua estação aqui passará, e então rumará para outros hemisférios.” pág 265

Não poderia deixar de citar, Dinamine, serva de confiança da Antonelle Modevieu, ela é uma figura, ia citar suas famosas frases, mas achei melhor deixar vocês lerem para captarem... No fim descobrirão o que quero dizer. ( shuahsuhaus risada máh).
Aii, meu Deus, vou parar por aqui ou irei matracar sem parar, pois esse livro tem muito que falar e muitos segredos inesperados os aguardam, confiram, com certeza irão se emocionar. E o final, e o final, que final, que final, Sam!!
Livro mais que recomendado!
Samanta 21/09/2012minha estante
Oi, Mah!! :)

Muito obrigada por dividir sua opinião aqui com os leitores do Skoob!

Fico imensamente feliz em saber que gostou tanto da minha história ^^

Máh Bracho 14/12/2012minha estante

ricardo_22 12/03/2012

Resenha para o blog OverShock
O Pássaro, Samanta Holtz, 1ª Edição, Osasco-SP: Novo Século (Novos Talentos da Literatura Brasileira), 2012, 480 páginas.

Publicitária e autora de alguns romances – ainda não publicados –, a autora Samanta Holtz estreia no mundo literário com a obra O Pássaro, lançado pela editora Novo Século. Neste livro, encontramos uma história romântica e envolvente do inicio ao fim, que mostra o potencial da autora e que ela está pronta para voar cada vez mais alto.
Nessa obra de estreia, Samanta nos conta a história de Caroline Mondevieu, uma jovem filha de um poderoso barão e que tem tudo para ser feliz, exceto a liberdade de escolha. Cansada de ser obrigada a fazer todas as vontades de seu pai, Enézio Mondevieu, a jovem Caroline percebe que precisa tomar alguma atitude antes que seja tarde demais e isso se confirma ao conhecer Bernardo, um domador de cavalos que assim como ela também possui sonhos e precisa lutar por eles. Juntos, Caroline e Bernardo enfrentam dificuldades e passam por aventuras na busca da tão sonhada liberdade.
A história se passa no século XIII e possui características únicas de um bom romance de época, com todos os detalhes necessários para uma história nesse tempo. A história se diferencia – não apenas pela história – de romances atuais, principalmente por ser algo leve e ao mesmo tempo emocionante. Ao contrário do que pensava, em O Pássaro nem tudo o que parece realmente é, e por isso o livro se torna surpreendente, superando todas as expectativas – que já eram altas.
Apesar de simples, o enredo possui reviravoltas do inicio ao fim, e quando tentamos encaixar alguns pontos, somos logos surpreendidos por mais informações sobre as personagens e as histórias que as rodeiam. Tudo isso causando emoção, alegria e em alguns momentos inclusive revolta.
Por mais inesperadas que sejam essas informações não ficam confusas e tudo ganha um sentido conforme os capítulos. Mérito da autora, que construiu tudo sem que a história se perdesse em qualquer momento do livro. Uns dos aspectos mais interessantes usados por ela foram os ciganos, algo inovador e que deu um toque novo a obra, além de que eles são importantíssimos para o desfecho. A cultura dos ciganos, exposta pela autora, é simplesmente fantástica, por diversos motivos.
Todas as personagens de O Pássaro são marcantes - por suas qualidades ou defeitos -, no entanto nenhuma é tão rica em detalhes quanto Caroline, personagem principal e uma verdadeira guerreira, que acredita em seus ideais, mas também possui seus defeitos, afinal, ninguém é perfeito. Elizabeth, irmã de Caroline, de certa forma é seu oposto, porém também é uma personagem querida. Ao contrário do pai das jovens, que tem tudo de ruim que um barão possa ter e chega a se tornar insuportável em trechos – o que não deixa de ser parte de sua personalidade e de seu status perante a sociedade. Outra personagem marcante é Bernardo, que não poderia ficar de fora. Mesmo com seus defeitos, Bernardo passa segurança à Caroline e toma atitudes arriscadas pelo bem da jovem, conquistando assim o leitor com o desenrolar da história. Contudo, a cigana Nuha é uma personagem ainda mais excepcional, por ter características simples e com uma bondade incomparável, se tornando assim minha personagem favorita.

Mais em: http://overshock.blogspot.com/2012/03/resenha-73-o-passaro.html
Samanta 13/03/2012minha estante
Ricardo, eu amei sua resenha e fiquei surpresa por eleger Nuha como sua personagem favorita!! Foi muito original, mas também muito merecido... ela é uma personagem muito determinante no destino de Caroline! :)

Um grande abraço e OBRIGADA!!!

Samanta 15/05/2012minha estante
Nanda!

Muito obrigada pela linda resenha sobre meu livro! Fiquei emocionada com suas palavras, com o quanto o livro a empolgou... enfim!! Como disse em seu blog, agora foi a sua vez de me deixar sem palavras :)

Tazio.Silvestre 13/07/2012

"[...] a obra de estreia de Samanta é mais que um simples livro! É uma recordação de um AE, ou seja, um Amor Eterno."

O livro conta a história de Caroline Montevideu, uma garota que nunca aceitou ser mandada pelo seu pai, o então barão, Enézio Montevideu. A fim de ser livre, traçar seu próprio caminho, ela conta com a ajuda de Bernardo, o filho de um domador de cavalos. Os dois partes rumo a um caminho de liberdade que pode ser mais perigoso do que eles jamais imaginariam.

De início, o leitor pensará que é um livro bem clichê (a mocinha que se apaixona pelo cara, cujo não tem afinidade, e, após certo tempo, ambos começam a se gostar), não pense que O Pássaro segue a linha da mesmice, muito pelo contrário! No seu livro de estreia, Samanta Holtz mistura um misto de sentimentos e despeja nas páginas de ‘O Pássaro’... Tornando-o uma leitura maravilhosa e obrigatória.

Acabei de lê-lo e não sei descrever o que sinto. Certo, posso admitir que me deu vontade de falar umas verdades ao Bernardo e à Caroline, que fizera meu sangue pulsar sangue nas veias de tanta raiva deles, em determinados pontos. Mas não pense que foi raiva de verdade, fora apenas como eles não conseguiam se aturar, mas tudo bem... E contrapartida, a narrativa da Samanta torna o livro tão leve, tão único, que houve momentos em que eles me deixavam com raiva, mas eu nem ligava. O que pude perceber é que a Samanta tem algo que poucos autores têm: expor seus sentimentos no decorrer das páginas. O livro tem 480 páginas, e eu pense: “não terminarei a tempo”, mas que nada! A leitura flui de maneira tão leve, que o leitor devora as páginas.

Ao começar a leitura, imaginei como seria o final, e posso dizer que é um dos dolorosos que li, embora não leia muitos romances. E Holtz foi além das minhas expectativas, ultrapassou a minha imaginação. Tudo o que eu tinha teoria, que pensei que seria ela mexia os pauzinhos e fazia um rumo diferente. Embora o final um tanto doloroso, concordo com a ideia da autora, pois se colocasse o mesmo de sempre, seria clichê total.

Os personagens possuem um carisma que suga quem está lendo, fazendo com que nós, leitores, leiamos o livro, sem hipótese alguma de larga-lo. O impressionante é que todos os personagens tinham características próprias, seus medos, suas conquistas, seus sonhos, e, principalmente, seus segredos...

Não restam dúvidas que O Pássaro é um dos melhores livros que li! Com uma narrativa viciante, um enredo bem amarrado, e um final avassalador, a obra de estreia de Samanta é mais que um simples livro! É uma recordação de um AE, ou seja, um Amor Eterno.

Era livre. Eternamente livre. Até o dia em que se encontrariam novamente para, juntos, alcançarem um novo voo em direção ao infinito.
(Pág. 477)
Samanta 14/07/2012minha estante
Tazio!! Muito obrigada pelas palavras tão lindas sobre meu livro..... fico feliz em saber que o enredo o surpreendeu, os personagens cativaram, o final o emocionou... enfim, tudo o que um bom livro deve nos provocar, né! ^^

Obrigada por dividir sua opinião!!!!

Um beijo!

Daniele Nhasser 14/08/2012

O passaro - Samanta Holtz
Um romance medieval que ira prender sua atencao do inicio ao fim !
Samanta Holtz conta a historia de Caroline uma filha de um poderoso barão , que não concorda como seu pai manda e desmanda na vida de todos ao seu redor inclusive da sua !
Ela aos 7 anos esteve frente a frente com a realidade dura das outras pessoas , pessoas que nao nasceram no berco de ouro que ela !
Ela cresce inconformada como o pai era rico tinha um castelo , varias propriedades sem trabalhar , enquanto as outras pessoas trabalhavam debaixo de sol e chuva e morava em um casebre ....
Seu pai foi longe demais quando no casamento de sua irma Elizabeth anunciou o noivado de Caroline , a menina ficou revoltada como o pai poderia tomar essa decisao sem ao menos consulta-la ?
A vontade de querer ser livre , tomar as redeas de sua propria vida faz ela se aproximar do filho do domador Bernardo , onde decide fugir no dia do seu casamento com Felip filho do duque para quem seu pai prometeu a mão !!

Eles fogem e passam dias na floresta , Bernardo e Caroline tem algo em comum , os dois por terem crescidos educados diferentes , tem uma energia que os faz descutir por tudo ate que um acidente com Caroline , eles vao parar em uma tenda de ... não vou contar voces vao ter que ler !
haha ..
Lá percebem que não só cumplices de fuga , mas a algo mais forte que e os toma por inteiro ... Mas segredos que com o enredo são desvendados que Caroline e Bernardo percebem que as barreiras que os empedem de serem felizes juntos para sempre é bem maior do que só a diferenca de classe social !!

Eu li em tempo recorde é uma historia linda que confesso no final , meus olhos se enxeram de lagrimas !!

Samanta 14/08/2012minha estante
Obrigada pela resenha, querida Danny!

Elissandro 21/08/2012

O Pássaro - Samanta Holtz
Uma obra literária esplêndida, este romance de Samanta Holtz me fez navegar para lugares nunca antes pisados ou sonhados, uma magia sem descrição, simplesmente extasiante, um história que me prendeu do começo ao fim, e com certeza vai conquistar cada leitor que abrir este livro. Com uma linguagem simples e direta, o que em minha opinião é um dos pontos fortes do livro, Samanta nos leva numa viagem de magia e sentimentos pelos tempos remotos do feudalismo, época essa em que predominava os mandos e desmandos do coronelismo exacerbado.
Ela nos conta a história de uma jovem destemida, que desde cedo descobriu que não podia se submeter as tradições de sua época e luta para alcançar aquilo mais deseja, sua liberdade. A obra é narrada na terceira pessoa, mas conta com diálogos fortes e impactantes que nos prendem cada vez mais a sua leitura. A história se desenvolve espontaneamente pelos capítulos, sempre com algo ou alguma ação inovadora e reveladora, traduzindo todas as sensações e sentimentos dos personagens de forma clara e concisa. A trama está centrada em algumas personagens principais como Caroline, uma jovem sonhadora, uma contestadora de sua época, o que a deixou com muitas marcas, como Bernardo, no início um jovem bronco e amargurado pela submissão e pobreza, mas que se rendeu ao poder e a paz dos sentimentos, como o Barão Enézio Mondevieu, um homem frio, calculista, com coração seco de maldade e crueldade, um homem temido por todos, como a Baronesa Antonelle, mulher frágil, indefesa, submissa, mas que se transforma numa mulher destemida na luta por seu amor eterno, como a jovem Elizabeth, carinhosa, sempre amável, tímida e obediente, como Dinamene, uma serva fiel e guardadora de grandes segredose e como a bisa Antonieta, uma personagem chave da história, precurssora em questões de liberdade e que é tem papel fundamental no desfecho da trama.
Esta história realmente me surpreendeu, muito bem escrita, cativante e com um final transformador e diferente que foge totalmente aos scripts dos melhores folhetins e dos contos de fadas, um final que nos mostra o grande valor e o esplendor de ser livre, é essa a mensagem que autora quer nos passar, a liberdade não tem preço, é um valor inestimável, e que vale a pena lutar com todas as forças para ser o dono de sua própria direção e viver como os pássaros que voam livre pelos ares deste mundo, buscando sempre novos horizontes. Como a própria personagem descobriu na bíblia, Deus nos deu o livre arbítrio, cabe a nós as escolhas.
Samanta 22/08/2012minha estante
Olá, Elissandro!!!

Muuuuuito obrigada por me presentear com uma resenha tão linda sobre o meu livro......!!!

Fiquei muito feliz com o quanto você captou tão perfeitamente a mensagem do final, além de interpretar muito bem meus personagens!! A essência do livro é exatamente essa que você explorou aqui!

Obrigada por dividir com seus leitores :)

Um abraço!

Marcia-Rios 26/02/2012

O voo do pássaro
ONDE, QUANDO E COMO…
Europa, século XIII. época dos vestidos pomposos, das charretes elegantes e das extensas propriedade de terra com seus castelos, onde perambulavam serviçais, condes, duquess, barões e segredos.

Um sociedade cujos conhecidos como vassalos e suseranos, que conviviam no sistema feudal. Uma cerimônia simples, um puhado de terra despejado, mais um vassalo a servir. Esse se intalava com mulher e filhos nas terras do seu senhor, nas quais viviriam a troco do trabalho, suor e tributos dos mais incabivéis. Uma vida difícil, porém, para os menos afortunados, era a condição mais aceitável para se viver com dignidade.

Do outro lado, estavam os senhores das terras e suas famílias. Esposas caladas, filhas obedientes, homens rídigos. A imagem perfeita para se passar à sociedade – muito embora ninguém imaginasse que aventuras e amores proibidos se escondiam por trás daqueles olhos baixos, submissos a uma vida de regras, castigos, imposição do certo e proibição do errado. Uma vida resumida a aceitar sem argumentos ou contestação.

Mas havia uma jovem determinada a quebrar essas convenções.

Essa introdução não é spoiler, a autora liberou para seus leitores conhecerem e, sentirem o sabor dessa linda história o primeiro capítulo que poderão ler no blog da autora.

Utilizei-a justamente porque a partir desse ponto, somos levados diretamente ao ano de 1227 e, a voar em cada uma das suas páginas conhecendo a história da pequena Caroline que tem uma forma muito peculiar e diferente de ver e aceitar a vida do jeito que lhe era imposta e, a torcer em cada uma delas que consiga abrir a porta da sua “gaiola” de ouro e alçar voo.

Os personagens:
- Dinamene = serva pessoal e fiel das damas da mansão dos Mondevieu.
- Gerson Rachclev = domador de cavalos, assim como seus dois filhos William e Bernardo.
- William = calmo e resignado como a imposição de sua condição.
- Bernardo = hostil e desafiador, desde criança já demonstra sua insatisfação em conviver com a brutal diferença de classes.
- Barão Enézio Mondevieu = frio, cruel, impiedoso e temido.
- Baronesa Antonelle = “serena”, “tranquila”, indefesa e subordinada às ordens do barão, assim como suas filhas Elizabeth e Caroline.
- Elizabeth = meiga, silenciosa, obediente.
- Caroline = curiosa, risonha, falante, contestadora e desafiadora, atitudes que lhe rendiam marcas físicas e emocionais.
- Duque Fernão de La Frièt = amigo da família Mondevieu e pai de Filip.
- Filip = um rapaz que cresceu alimentando uma forte e cativante afeição por Caroline.
- Jéan Delcour = noivo e futuro marido de Elizabeth que aprendeu com seu pai que amar era uma fraqueza e deveria prevenir-se desse mal.

Durante os acontecimentos, a história desses personagens se misturam, revelando: o amor puro, singelo, emocionante; o ódio devastador que aprisiona e mata; a magia que encanta e apaixona; mistérios e segredos que no seu final (surpreendente e inesperado), mudariam para sempre suas vidas.

Parafraseando a biografia da linda autora: Com uma história romântica e cheia de surpresas, Samanta nos leva em uma deliciosa viagem onde, vamos das lágrimas ao riso e do riso as lágrimas em questão de capítulos.
Samanta 27/02/2012minha estante
AMEI sua resenha, Marcia! E fiquei muito feliz por saber que você gostou tanto da história ^^