O Pássaro

O Pássaro Samanta Holtz

Resenhas - O Pássaro

Jéssica R. 14/03/2013

"Europa, século XIII. Época dos vestidos pomposos, das charretes elegantes e das extensas propriedades de terra com seus castelos, onde perambulavam serviçais, condes, duques, barões e segredos"

Acredito que não somos nós quem decidimos os livros que vamos ler, pelo contrário são eles quem nos encontra e nos agarra e não solta nunca mais. Foi assim com O Pássaro, passei semanas olhando pra ele na estante até que ele gritou “- Eiii! Leia-me”, é foi praticamente assim :D

Adorei a forma como a Samanta mostra as relações sociais do século 18, o comportamento dos pais com os filhos, o casamento, o papel que a mulher desempenhava nessa sociedade desde criança tendo que estar sempre bela além de ser esposa submissa, a relação pobreza x riqueza e senhor x vassalo. Mas sempre tem algum personagem que vai contra esses padrões e é com um pensamento fora do padrão para época que conhecemos Caroline Mondevieu, uma garota que queria ser livre, voar como os pássaros, ir onde o coração desejasse, mas ser filha do Enézio Mondevieu não lhe proporcionava a tão desejada liberdade.

Bernardo um jovem domador de cavalo e vassalo do Barão Mondevieu, pai de Caroline, é aquele tipo de cowboy mal-educado e grosseirão, mas depois de descobrir seu amor por Caroline passamos a enxergar um Bernardo amoroso, cuidadoso e muito carismático. Mesmo vivendo vidas tão diferentes possuem um sonho em comum que os levará a viver uma aventura e descobrir uma paixão arrebatadora capaz de enfrentar muitas dificuldades.

O personagem que mais me encantou foi Caroline por ser corajosa, forte, sonhadora e principalmente determinada, algumas vezes achava seu comportamento muito infantil então me lembrava que ela tinha apenas 17 anos e exatamente por isso ela me surpreendeu em vários momentos. Teve duas outras personagens que na verdade foi uma alegria imensa quando elas começaram a tomar as rédeas da própria vida, mãe e irmã de Caroline, Antonelle mesmo debaixo de tanta humilhação existia uma mulher forte que praticamente sozinha sustentou um segredo por muitos anos. E Elizabeth que após sofrer nas mãos do pai decidiu que não seria assim em seu casamento e resolveu assim como a mãe fazer exatamente aquilo que desejava, assim acabou por encontrar sua verdadeira felicidade. E o que dizer dos ciganos? Sim, nessa história também tem ciganos,dança, música, beleza e magia.

Bem, só tenho a dizer que amei, amei, amei esse livro, é um romance delicado, maravilhoso e inesquecível, é impossível não sentir vontade de começar tudo novamente quando terminamos a última página. É uma leitura que leva o leitor a sentir raiva, tristeza, alegria, enfim uma mistura de sentimentos que é difícil descrever. Tem um final surpreendente. E que final!!! Cheio de reviravoltas deliciosas, confesso que desejei outro final, mas depois entendi toda a riqueza da história contada por Samanta Holtz.

Samanta 16/03/2013minha estante
Querida Jéssica!

Muito obrigada pelas palavras tão lindas sobre o meu livro... fico muito feliz em saber que gostou tanto!!!

Um beijo enorme,

sandra 25/02/2015

Muito triste
Eu achei o livro muito bem escrito a Samanta soube escrever, o fato de ter dado nota 3 fica por conta da protagonista que se tornou extremamente irritante em vários momentos .Houve um momento na historia antes desta aventura dela que achei que ela fosse repensar sua atitude e viver um grande amor com Filip , que pra mim teria sido uma historia muito mais bonita do que com Bernardo , mas enfim respeito a decisão da autora que conseguiu me surpreender e me entristecer no final
Samanta 04/03/2015minha estante
Querida Sandra,

Muito obrigada por deixar seu depoimento a respeito da história!
Adorei saber seu ponto de vista e, pode ter certeza, meu coração apertou vááárias vezes ao escrever esse livro... rs... mas era o destino da nossa Caroline :)

Que bom saber que você gostou da minha escrita! Fico muito feliz, de verdade!
E, aproveitando, já que você gosta de histórias mais leves e românticas, deixo como indicação meu segundo livro, que certamente irá agradá-la mais: "Quero Ser Beth Levitt".

Fique à vontade para conhecer a história e, caso leia, vou amar saber sua opinião também :D

Link: http://www.skoob.com.br/livro/241622-quero-ser-beth-levitt

Beijos no coração!!

Luh Figueiredos 30/12/2012

[Resenha - Book Tour] O Pássaro - By Biblioteca da Luh
[Resenha - Book Tour] O Pássaro
Por Luh Figueiredos

Oi Gente,

Hoje trago para vocês mais uma resenha da participação da Biblioteca em um Book Tour… O Pássaro – Samanta Holtz.

E este livro é espetacular!

A Samanta fez algo muito dificil de acontecer comigo. Ela me fez chorar ao ler o seu livro!

Nunca chorei pela historia de um livro, já fiquei emotiva com um e outro e isso na TPM, mas com esta historia, isso mudou.

A historia se passa em um tempo bem diferente do nosso, é no seculo XIII em algum lugar na Europa.

A nossa protagosnista é Caroline, garota bem diferente das daquela época.

Caroline Mondevieu, desde criança já era diferente, com aqueles olhos que conseguiam dizer muito, sem que ela precisasse abrir a boca, e isso sempre chamou atenção dos que estavam a sua volta, inclusive Filip, filho de um grande amigo da família, que por ela ser tão diferente, ficava encantado…

Os Mondevieu eram muito respeitados naquela época, o Barão que sempre cuidou ao máximo de sua reputação na grande sociedade, sempre recebia visitas em seu majestoso castelo. E ele se orgulhava por poder exibir uma linda esposa e suas lindas filhas.

A mais velha era Elizabete, com seus olhos e cabelos claros e sua eterna obediência, e Caroline, o contrario da irmã, com seus olhos e cabelos pesados e escuros, e com a sua grande curiosidade. O que a sociedade não sabia era que, Enézio Mondevieu não era nada bondoso quando estava a sós com sua família, ele se transformava em um homem frio e maldoso.

Caroline conheceu esta maldade bem cedo, e isso foi algo que a marcou profundamente, mas foi o ponta-pé para que seu sonho se formulasse em sua mente tão agitada. O sonho de ser Livre!

Naquela época isso era muito difícil, na verdade praticamente impossível, mas ainda assim Caroline não desistiu de seu sonho… Cresceu e não o esqueceu…

E o Barão parecia que conhecia o sonho da garota, pois sempre que podia dava um jeito de mostrar a ela que era ele o dono da sua vida, que era ele que decidia tudo, que dava tudo a ela, e inclusive escolheria o seu futuro marido… Algo que só fez a sua revolta crescer ainda mais…

Gente, neste livro tem partes que te deixam abismadas, você lê e pensa: “Pronto. Esta ai a solução dos seus problemas Caroline, não complique as coisas!”, mas a história vai se desenrrolando diante de nossos olhos, e nos faz repensar, só que depois voltamos a pensar: ”Aquela era a melhor solução!”, só que a Caroline é tão teimosa, que nos faz até acreditar que ela teima com a gente, nós, que só estamos lendo a sua história…

As coisas vão acontecendo, os personagens vão crescendo, suas histórias sendo desvendadas e vai se surpreendendo cada vez mais, e em cada página, você se vê aflita com o personagem, sente as sensçãoes com ela, as alegrias e tudo mais, a história nos envolve de tal forma que basta ler duas linhas que você se esquece de onde esta, e quando acaba… Ah, quando acaba você pensa: “Nossa como a Samanta foi perfeita em nos contar esta história.”

Eu sempre coloco nas resenhas os pontos positivos e os negativos, mas desta vez não tenho como fazer isso…

O motivo: Não tem ponto negativo! E sim vários positivos…

Se eu realmente fosse escrever os pontos positivos, esta resenha ficaria gigantesca, pois eu amei o livro, a história, os personagens…

Resumindo: Eu amei tudo! ♥ O inicio, o meio e o fim! ♥

Esta com certeza vai para os meus favoritos e chegou a ganhar de alguns que já estão nesta lista…

“À Samanta…

Samanta eu não sei Como, lhe agradecer!

Mas sei o Quê, devo agradecer… Como por exemplo:

Obrigada pelo momento em que você decidiu escrever e nos contar esta maravilhosa história.

Obrigada por ter dado assas ao seu sonho e com isso me presentear com o grande prazer de conhecer Caroline.

Você tem um dom, e este dom tem que ser cultivado e espalhado para todos!”

Contatos da Autora…

Site: http://www.samantaholtz.blogspot.com.br/

PS: (Rolando Promoção do Dia dos Namorados no site)

Twitter: @SamantaHoltz

Facebook: Samanta Holtz

No Skoob: Samanta Holtz

E-mail: samanta.holtz@yahoo.com.br

Gente, então, acho que vocês já notaram…

Este livro é mais do que indicado… Recomendo a todos!

Nota 10!
Bjos e me fui!

Luh Figueiredos

Mais na Biblioteca - http://bibliotecadaluh.wordpress.com/
Samanta 03/01/2013minha estante

Samanta 03/01/2013minha estante
Querida Luh

Obrigada por postar aqui a sua linda resenha :)

Fiquei muito feliz em saber o quanto gostou do livro e que ele foi o primeiro a fazê-la chorar de verdade rs rs...

Beijooos!

Isa 09/07/2013

Liberdade
Pássaros são livres, voam de um lado a outro, sem ninguém para falar a eles o que fazer ou decidir seu destino por eles, como acontece com Caroline, filha do poderoso barão Enézio montevideu, que tem um coração mais duro que pedra e decide tudo, tudo mesmo, com relação às filhas caroline e Elizabeth.
Naquela época, feudal, todos os ricos eram mimados, não faziam nada da vida, as mulheres eram, praticamente, vendidas para o casamento, se casavam, viviam uma vida luxuosa e desprezavam os pobres, coitados destes, sem mobilidade social, na qual pode-se mudar de classe social, eram submetidos a horas e horas de trabalho e também não eram livres, assim é com Bernardo, o filho do domador de cavalos da família Montevideu.
Caroline não é como as jovens da época, sonhava em ser livre como um pássaro pra fazer o que bem entender, isso inclui ser livre para escolher com quem casar. E é justamente na infeliz noite de seu casamento que Caroline foge, junto com Bernardo. Como você deve estar imaginando sim, eles vivem um amor, que demora para ser reconhecido pelos dois que estão focados com a vida além a propriedade dos Montevideu.
A narrativa da Samanta é em terceira pessoa, o que pode passar um sentimento de distância com relação aos personagens, mas ela narra tão bem que não sentimos esse distanciamento. Por ser em terceira pessoa deu a autora liberdade para não só narrar o que se passa com Caroline (sua fuga), mas como anda as coisas no casarão, com a mãe, Antonelle que adorei, com Elizabeth, seu casamento e contratempos deste, os "caçadores " de Caroline, e seu pai, mas é claro que na maioria das vezes em que os pensamentos e sentimentos são mostrados é de Caroline ou de Bernardo porque são os protagonistas.
O livro tem alguns erros, na maioria troca de nomes, mas é perdoável e você deixa passar porque quer mais é saber o destino dos personagens e os muitos segredos que estes escondem.
O final, deixa bem claro o tipo de mulher que Caroline é e o que o amor é capaz de fazer.
Recomendadíssimo, um do melhores romances da literatura nacional.

site: duasamigas-variosmundos.blogspot.com

Samanta 11/07/2013minha estante
Isa, querida!

Que delícia saber que a leitura de O Pássaro foi tão positiva para você!!! E que você realmente se sentiu próxima aos personagens com minha narrativa ^^

Nem me fale nas trocas de nomes rs.. aconteceu em algumas partes, mas, felizmente, é facilmente perceptível pelo leitor e não gera muita confusão :) Fazer o que, né! Correções para a próxima edição rs...

Fico muito feliz com seus elogios e apontamentos!

Um beijo!!!

Samanta 14/07/2013minha estante
Oi, querida Isa!

Eu havia deixado um comentário aqui, mas não sei por que não apareceu... rs..

Então, novamente!! hehehe Fico feliz por ter gostado tanto do meu livro :) Obrigada por seus elogios, comentários e apontamentos, e por dividir a sua opinião aqui e em seu blog!

Beijão!!!

Bia Rodrigues 24/01/2013

Se tem uma coisa que a Samanta sabe fazer como ninguém é emocionar. Desde que vi blogs resenhando O Pássaro quis saber o motivo de todos citarem uma coisa em comum, que é o fato de chorar com o final. Depois que tive o prazer de conhecer a Samanta essa vontade só aumentou, pois nunca havia conhecido alguém tão doce e simpática. E Finalmente a alguns dias O Pássaro chegou as minhas mãos. A leitura foi rápida, me surpreendi ao constatar que li ele em oito horas, sem nenhuma pausa. Motivo? Não só o meu vicio, mas o fato dessa historia ser tão viciante e envolvente a ponto de não conseguir largar.

"Na verdade, milady, a maior diferença entre nós é que meu pai sempre trabalhou e sempre foi pobre. Já o seu, nunca fez nada, e tem isso tudo..."

Sua escrita é tão envolvente e bem trabalhada que ela conseguiu fazer uma historia passada em tempos tão antigos parecer que aconteceu hoje, mas ainda assim mostrar aquela época seus problemas e suas dificuldades. Trabalhou uma temática sobre a qual a tempos eu não lia algo tão bom, ela conseguiu trabalhar até aqueles pequenos clichés e torna-los Encontrar palavras para escrever essa resenha é uma das coisas mais difícil que já fiz. Descrever o quanto O Pássaro é um livro bom para mim é o mesmo que tentar descrever o amor. Impossível. Tento então expressar um pouco do que a leitura desse livro significou.

"Nenhum deles constatou essas frações de segundo em que tudo foi tão verdadeiramente intenso. Caroline associou à novidade. Bernardo, ao impulso. A nenhum dos dois ocorreu a possibilidade de associar aquela loucura toda ao amor."

Seus personagens são encantadores, ambos com uma personalidade extremamente forte garante um romance intenso e avassalador. Caroline ao desde a infância é contra a forma como seu pai lida com tudo e sempre demonstrou isso, nunca teve medo de enfrenta-lo. Sempre com seu olhar conseguia mostrar que não concordava e não tinha medo de desafia-lo. Já Bernardo se mostra sempre corajoso e leal, em alguns momentos presunçoso, mas isso não fez com que se torna-se menos encantador.

Ler esse livro foi só emoção, em determinados momentos achei que iria joga-lo na parede, e no final eu estava chorando feito uma criança e simplesmente não me contendo e querendo contar para todo mundo. O Pássaro é um livro que você não pode passar a vida sem ler, é o tipo de historia que tem que fazer parte da sua viagem pelo mundo literário. Só tenho a agradecer a Samanta por escreve-la.
Samanta 25/01/2013minha estante
Querida Bia,

Preciso repetir o quanto gostei da sua resenha?? Ficou tão sensível, tão linda!!! Fico feliz que a história tenha tocado seu coração :)

Um beijo!!!

Natalia 04/09/2014

Um pouco de nós!
Com uma história envolvente e uma personagem cativante "O pássaro" nos faz refletir sobre o preço da liberdade.
Cada página que virei tinha uma torcida para que na próxima Caroline alcançasse seu voo...
Amor, sonhos, aventuras, repressões e desejos, são sentimentos despertados no leitor que torce para que o final seja feliz!
Apesar de Caroline, em algumas partes, me passar uma imagem de uma jovem mimada sem ter muita noção do que fazer com o que quer e não pensar nos outros - leia Bernardo - acabei por aceitar que se eu fosse ela, faria o mesmo!
Às vezes, a vida interfere não da maneira como queremos, mas, talvez, da maneira que precisamos e independentemente do que aconteça o verdadeiros amor prevalece.
Caroline reflete um pouco do pássaro que há em cada um de nós!!
Samanta 11/09/2014minha estante
Querida Na,

Muito obrigada por dividir sua opinião sobre O Pássaro aqui no Skoob!!! Fico muito feliz em saber que Caroline passou sentimentos e pensamentos tão profundos :)

Beijos no coração!!

Anna Gabby - L&V 09/02/2013

Dayeah - o pássaro
Tentei por algumas vezes começar essa resenha, mas nada parece bom o suficiente para dizer o quanto eu amei O pássaro. Resolvi tentar ser mais técnica, pelo menos no inicio. ^-^
A história é narrada em terceira pessoa, dando uma visão mais completa do enredo e das personagens. Essas personagens foram tão bem construídas que posso dizer que elas são palpáveis. Cada uma tem seu psicológico muito bem estruturado e exposto para o leitor. Não encontrei nenhum erro gráfico. A Samanta Holtz usou um sistema de corte de cenas que já vi em alguns livros, ele é baseado nos roteiros cinematográficos, dando mais velocidade e visão aos acontecimentos.
Graças à personagem Caroline todos os outros personagens evoluem de forma brilhante.

Agora vamos à parte que eu surto totalmente!!!

Durante a leitura eu estive com um turbilhão de sentimentos, ora estava feliz, ora revoltada, ora apreensiva, ora encantada e por fim triste. Esse foi um livro que me deixou... não há uma palavra... foram tantas: Apaixonada, viciada, encantada, emocionada e cansada, esse último, porque ao terminar a história eu fiquei com a cabeça a mil!!!! Com pensamentos assim: “Meu Deus, não pode ser só isso, deve haver mais...”, “E se não tiver o que eu farei???”, “Que perfeito e triste... Como a Samanta faz isso com os leitores?!” “Não pode ser assim!”
Não vou falar muito mais, porque vocês devem ler!!! É uma história apaixonante e encantadora!!!
Eu recomendo esse livro para todos!!! Ele entrou para os favoritos e inesquecíveis!!!
Calma... calma... respirando... Parabéns Samanta por fazer um livro tão lindo!!! J Mesmo eu sonhando com um final diferente eu sei que o que você fez foi necessário.

Resenha postada originalmente no blog Letras & Versos para mais informações - http://anna-gabby.blogspot.com.br//
Samanta 12/02/2013minha estante
Ooooi, querida :)

Sem palavras, eu já disse em seu blog e repito aqui: AMEI sua resenha!! Feliz demais que tenha gostado tanto do livro e ele a tenha tocado tão profundamente ^^

Um beijo enormeeeee!

Samanta 15/05/2012minha estante
Nanda!

Muito obrigada pela linda resenha sobre meu livro! Fiquei emocionada com suas palavras, com o quanto o livro a empolgou... enfim!! Como disse em seu blog, agora foi a sua vez de me deixar sem palavras :)

Um beijo enorme!

Silvia 04/12/2012

MARAVILHOSO!
Que livro, sensacional, quando comecei a lê-lo não consegui mais parar. Um aviso importante para quem quer ler este livro: deixe tudo o que está fazendo, pois ele é VICIANTE. Já estou com saudades dos personagens, principalmente da minha heroína a Carolina e também de Bernardo. Muitas emoções e segredos, se escondem em cada página, só esperando para serem desvendados.

A história se passa no século XIII, onde os donos dos feudos tem total poder em suas terras: sobre os seus vássalos e os familiares, as mulheres ficam abaixo de tudo. Mas existe uma jovem que não aceita as regras de seu tempo e lutará com todas as suas forças para se libertar das mãos de seu pai autoritário e sem coração. Uma mulher a frente do seu tempo, que a única coisa que deseja é ser a dona do seu próprio destino, o nome dela Caroline.
Samanta 04/12/2012minha estante
Silvia, querida!

Muito obrigada pelas palavras tãããão lindas sobre o meu livro :) Eu já havia visto alguns comentários em seus históricos, de que a leitura estava viciante rs... fiquei imaginando se gostaria do rumo dos acontecimentos e do final, e fico muito, muito feliz em ver que sim!

Obrigada por ter nos permitido acompanhar seus sentimentos ao longo da leitura e coroar sua opinião com essa resenha linda!

Um forte abraço!

Telma 05/12/2012minha estante
Silvinha, coisa linda
eu amei a resenha, fiquei curiosa e instigada. Felizmente tenho "O Pássaro" e suas palavras me deixaram com uma imensa contade de furar fila.
Vendo o cmentário da SAmanta abaixo, já percebe-se que ela é uma fofa o que anima ainda mais a leitura.
Um beijo carinhoso em você, amiga. Depois que eu ler te conto o que achei.
:-)

Samanta 06/12/2012minha estante
Telma, querida, espero que também ame a leitura!!!

Obrigada pelas palavras :)

Telma 07/12/2012minha estante
que linda!!!! :)
Vou ler com muito carinho, Samanta.
Beijos em ambas!

Marcia 13/04/2013

O Pássaro é uma história triste, trágica, emocionante e inesquecível. Caroline ficará para sempre na minha memória. Com ela eu aprendi que mesmo que as condições sejam contrárias a tudo que você pensa ou sente, não existem amarras para a realização de um sonho, cujo o sentimento de querer está enraizado no fundo da alma, sempre faremos escolhas que nos levem a concretizá-lo, basta ter ousadia, obstinação e coragem para arcar com as consequências que nem sempre é o que esperamos. E é também uma linda estória de amor que foge aos padrões comuns de " casaram e viveram felizes para sempre".

A história se passa no século XIII época em que os filhos obedeciam o pai, e a mulher ao pai e ao marido. E é nesse contexto que nasce Caroline, filha mais nova do poderoso e intolerante Barão de Montevieu e de Antonelle, uma mulher calada e submissa assim como sua irmã Elizabeth, ambas não contestavam de forma alguma as decisões e atitudes de Enézio (o Barão).

Bernado e Caroline se conheceram ainda criança, ela totalmente inocente e ele já amadurecido pelo sofrimento e com ressentimento lhe abre os olhos para a realidade social em que vivem. A partir desse dia a vida de Caroline passou a ter outro destino.
Cresceu ressentida com o pai e coberta de perguntas sem respostas, descobrira até que a igreja compactuava com toda a situação pela omissão da verdade.
Para desgosto de Caroline seu pai lhe arranjara um marido e embora a escolha fosse seu muito querido amigo Filip, não era o que ela queria para o futuro, uma vida convencional, ela queria ser livre para decidir como viver e ela amava a vida!

O seu reencontro com Bernado só lhe trouxe mais inquietações, embora ele a irritasse por tratá-la com ironia, acabou descobrindo que tinham sonhos parecidos, ela tinha dinheiro e posição para levar uma vida confortável e segura, mas não tinha a liberdade de escolhas, ele era livre pra fazer o que quisesse , mas não tinha dinheiro e posição. E em meio a vários acontecimentos e movida pela história de sua bisavó, uma mulher que largara tudo e saira ao encontro de seu grande amor, Antonieta nunca fora encontrada tornara-se uma lenda na região,decidida a ousar como sua bisavó , Caroline convence Bernado a ajudá-la fugir

Durante a fuga nasce o amor entre eles e foi no acampamento cigano, sob a proteção da líder mãe Nuha, que Caroline resolve seus conflitos interiores e recebe o nome cigano de Daeyah. O pássaro. Eles passam um tempo por ali e sentem que tem uma força quase sobrenatural que os impelem a caminhar juntos, mas é claro que foram encontrados!
No regresso , segredos são revelados, mistérios são solucionados, correntes são quebradas e a liberdade enfim, conquistada.

Essa é uma frase de um trecho que Caroline conversa com uma menina cigana, eu gostei muito.
"Quando a tristeza cresce dentro da gente, ela precisa sair. Senão, não sobra espaço para felicidade."

site: http://www.mundoliterando.com.br/resenha-o-passaro-samanta-holtz/
Samanta 16/04/2013minha estante
Querida, obrigada pela linda resenha!!!!!!!!!

Um beijo,
Samanta!

Simone 06/05/2016

Dilacerante e Sensacional! S2
Eu precisei respirar por minutos ao finalizar essa leitura. Lembro-me que a última vez que fiz isso foi no final de 2015, ao ler "O Caçador de Pipas". Algumas pessoas já haviam me alertado para eu me preparar, pois se tratava de uma linda e intensa leitura, o que eu afirmo com veemência. Eu só não imaginava que ela superaria o que já serpenteava dentro de mim, o quão linda e intensa seria — diga-se de passagem — uma das mais belas que já apreciei até hoje, passando a fazer parte da minha lista das prediletas. S2 Um enredo rico em sentimentos, onde a autora soube conduzir de forma magistral, entretendo-me e entorpecendo-me de forma única, envolvendo-me ao máximo no contexto, onde até mesmo os personagens antagonistas ganharam o meu coração.

A trama é envolvente, envolta em coração, e me transportou para a época que é narrada, conduzindo-me a um enredo bem amarrado e rico em detalhes, revelando fatos do passado, ocultando a tantos outros que levariam a uma tragédia maior, e os capítulos finais são de perder o fôlego, emocionantes ao extremo, especialmente o último capítulo, em que me deixou aos prantos, uma riqueza sem igual, principalmente para os apaixonados por uma linda e magnífica história enveredada por um bom drama. Se eu gostei? NÃO! EU AMEI!!! S2 E leria até mesmo a lista de compras da Samanta. \o

P.S: Leia a resenha completa no link abaixo.

site: http://simonepesci.blogspot.com.br/2016/03/falando-em-o-passaro-de-samanta-holtz.html
Samanta 04/07/2016minha estante
"Leria até mesmo a lista de compras da Samanta" - rs rs!!! Ameiiii!!!

Querida Simone, muito obrigada pela resenha tão lindamente escrita sobre O Pássaro! Uau!!! Mais parece uma poesia :)

Fico muito feliz, de coração, em saber que meu livro a envolveu e emocionou tanto!

Beijo enorme no coração!!!

Cat 01/09/2015

Eu me apaixonei
Sempre ouvi falar da autora Samanta Holtz e no quanto é talentosa. Infelizmente, elogios em excesso sempre me mantêm afastada. Já li diversos livros que sempre são bem elogiados e acabei dando com os burros na água.

Porém, um dia estava à toa no centro da minha cidade e entrei numa livraria e encontrei o livro da autora “O Pássaro”. Fiquei naquela dúvida cruel se comprava ou não. Então, vi que o livro estava em promoção e decidi comprá-lo. É claro que o coitadinho ficou na minha pilha de livros esperando sua vez, até que no mês passado ela finalmente chegou.

Livros de época podem ser maravilhosos de se ler, ou não. Depende muito de como o autor conduz a trama. Mas logo nos dois primeiros capítulos percebi que a autora merece todos os elogios. A cada capítulo vemos o quanto de cuidado a autora teve com a pesquisa, coisa que muitos autores nacionais ainda deixam muito a desejar.

Na trama nos deparamos com Caroline, uma jovem rica, que apesar de viver em berço de ouro é reprimida pelo pai, que não se importa com o bem estar da filha e sim, com o que a sociedade vai falar.

O barão de Mondevieu é um ser asqueroso. Sério, fiquei com nojo do sujeito.

Caroline não caiu no meu gosto logo no início. Eu a achei muito egoísta. Ela deseja tanto ser feliz e livre, que não pensa nas consequências. Inventa mentiras apenas para se livrar de situações ruins e nem pensa no que pode acontecer com os outros. É primeiramente prometida para o melhor amigo, que na medida do possível é o melhor partido que se pode querer, mas não, ela tem que ter um chilique e fugir. Quando o pai troca o pretendente, dei muita risada. Até gritei “Toma cheirosa!”.

Cheguei a pensar que ficaria com raiva da protagonista até o final do livro. Porém, a partir do capítulo 19, Caroline muda suas atitudes e começa a ficar mais agradável.

E não é apenas ela que modifica seu jeito de ser. Até mesmo sua irmã e mãe, que são submissas aos maridos, começam a botar as manguinhas de fora. E é nesse momento que descobrimos segredos. Não dá pra falar, é spoiler. Mas é muito legal.

Vi em diversas resenhas que os leitores não gostaram do final, mas eu amei. Achei corajoso e perfeito. Se o final não fosse aquele, o destino de todos os envolvidos seria muito diferente. Entendo os leitores que não gostaram, mas se levarmos em conta o desenvolvimento da trama, o final é perfeito.

“O Pássaro” é um livro que fala sobre liberdade, sacrifício e amor. E é o segundo melhor livro nacional lido neste ano.

site: http://catalinaterrassa.blogspot.com.br/2015/09/resenha-o-passaro-samanta-holtz_38.html
Samanta 30/09/2015minha estante
Querida Catalina,

Muito obrigada pelas palavras tão lindas sobre O Pássaro!! Que alegria saber que foi seu segundo melhor nacional do ano :)

Eu já tive a alegria de ler em seu blog, mas não poderia novamente passar por aqui e expressar minha gratidão!

Beijos no coração,

Carol 05/08/2013

O livro já começa de um jeito que amei, especificando que irá se passar no ano de 1227, na Europa. Amo coisas de época, mas com livros eu normalmente tenho um pé atrás, pois tem alguns livros de época que são uma mesmice e bem cansativos. Pois este livro foi o que eu mais queria, um livro de época que faça jus a isto, expõe a parte linda e também a parte injusta. E, além disso, nos traz a protagonista, Caroline, que no início do livro ainda é uma criança, que apresenta um gênio marcante. Logo ela descobre algumas das injustiças de seu pai (o poderoso Barão de Mondevieu) e se revolta com o que vê.

Caroline cresce, e é cercada de pessoas abomináveis (como o Barão), mas também de vários amigos. Um deles é Filip, o encantador Filip, que se apaixona por ela. Mas também conhece o domador de cavalos, Bernardo, com o qual tem uma relação difícil no início.

O Barão quer impor suas regras à Caroline, mas ela obviamente é contra isso, ela sonha com a sua liberdade, podendo decidir seu destino e não ter que seguir as vontades do Barão.

A vida de Caroline é traçada em vários momentos pelo Barão, mas, ela dá um jeito de se livrar das vontades dele.

"Sabia que sua cura fora o amor. Experimentava um estado inédito de encantamento [...]"
(O Pássaro, pg. 364)

O livro é extremamente bem escrito. A descrição dos cenários nos faz vivenciá-los enquanto lemos, os personagens são ótimos, todos com sua personalidade e história bem expostas para que consigamos captar a essência de cada um. E tudo isso é descrito de um modo leve, que podemos viajar nas páginas, sentir cada emoção passada ali, captar os sentimentos de cada um, entender suas atitudes. Amei tantos personagens, primeiramente Caroline, me identifiquei com ela não só pelo nome e amei cada feito dela. Ela é extremamente teimosa em quase todos os momentos, mas, não posso negar, no lugar dela, faria o mesmo. O Bernardo é incrível! Também tem atitude, sabe o que quer e busca aquilo que acha o mais correto. Filip é encantador, e fiquei triste junto com ele em vários momentos. Antonelle é tipo mãe-amiga, uma personagem que mesmo pelas páginas pode nos passar tranquilidade. Entre tantos outros personagens, não vou especificar todos porque a lista seria grande!

"Quando a tristeza cresce dentro da gente, ela precisa sair. Senão, não sobra espaço para a felicidade."
(O Pássaro, pg. 317)

O final é surpreendente, não é nada do que imaginei, mas gostei bastante. Foi um livro que me fez sorrir e também me fez chorar bastante. Com certeza esse é o melhor livro que já li até então. Ele me trouxe muitos sentimentos ao mesmo tempo, é quase indescritível, eu ainda não tinha lido um livro que me fizesse tão bem.

"[...] Importa-se de ser o amor da minha vida esta noite?" (O Pássaro, pg. 360)

Então, com certeza é um livro que eu indico MUITO a todos! É uma leitura que nos traz muito conhecimento além de uma história maravilhosa.

site: http://hconcours.blogspot.com.br/
Samanta 05/08/2013minha estante
Querida Carol,

Que delícia ler tantas palavras lindas sobre O Pássaro!!! E saber que ele foi o melhor livro que você já leu...!!!!!!

Estou sem palavras!!! De verdade :)

Obrigada por me dar este presente!

Beijos,

Carol 06/08/2013minha estante
Obrigada por passar por aqui Sam! ;)
Com certeza é o melhor livro que já li sim, é muito bom.

Beijos!

Anna (Árvore dos Contos) 20/08/2014

Romance delicioso e nada superficial!
Em "O Pássaro" da autora Samanta Holtz temos a história de Caroline Mondevieu, filha de um austero, rígido e prepotente barão e senhor feudal.
Antonelle, sua mãe, diferentemente é carinhosa e atenciosa com as filhas, mas pouco opina sobre as decisões arbitrárias do marido.
Este romance histórico traz os costumes de uma época onde o pai faz acordos "financeiros", ou seja, casa suas filhas com nobres abastados, independente de sua vontade, ou pior, qualquer questionamento é visto como rebeldia e insubordinação e incita mais sua ira.
Ao contrário de sua irmã Elizabeth, Caroline não se conforma com a impossibilidade de direcionar o próprio destino, de construir sua história sem interferências, gerando atritos em sua relação com o pai.
No transcorrer das páginas, fui me encantando com Caroline, que se mostrou uma personagem encantadora, com todo seu inconformismo, sensibilidade e empatia pelas pessoas do castelo e empregados do feudo. Seus riscos e ousadia levam todo o desenrolar a situações bem interessantes!

"Deixou cair o capuz, como se ele também significasse uma das suas amarras para aquela vida artificialmente bela e segura. Naquele momento, ela se declarava livre..."

A história me agradou muito e inclusive surpreendeu. Os personagens foram bem construídos, deixando claro a personalidade de cada um.
A finalização do livro não deixou "pontas soltas", todas as questões foram explicadas, algumas mínimas coisas me incomodaram e impossibilitaram de eleger este livro como favorito, mas realmente é um romance delicioso e nada superficial!Recomendo muito a leitura!

site: http://arvoredoscontos.blogspot.com.br/
Samanta 31/08/2014minha estante
Olá!!

Muito obrigada por escrever sua resenha sobre O Pássaro aqui no Skoob :) Fiquei muito feliz ao saber que a leitura foi uma experiência tão agradável e surpreendente!!

Beijossss!!!

Celepb 23/01/2015

Final...
Eu comecei essa leitura com bastante expectativa, esperava saber um pouco mais sobre a época e sobre o comportamento de uma moça que não condizia com a sociedade da época, Caroline, uma menina que se sentia presa e queria ser livre. Ela tinha um relacionamento conturbado com o pai, mas ao mesmo tempo tentava se manter forte e destemida. A história vai se desenrolando e vemos o dia a dia de Caroline até que ela conhece Bernardo e é aí que a história realmente começa. Bom, eu gostei muito do livro, foi uma boa leitura, porém o final não me agradou, eu me considero romântica e no meu ponto de vista o final não foi do jeito que eu esperava, claro alguns tiveram seus finais felizes, mas nem todos. Por isso minhas expectativas não foram totalmente atendidas, imaginei algo completamente diferente, mas mesmo assim não deixo de recomendar o livro e de falar sobre a escrita maravilhosa da autora!
Samanta 25/01/2015minha estante
Oieee!!

Muito obrigada por compartilhar sua opinião sobre O Pássaro aqui no Skoob :D adorei saber suas impressões!!

Sobre o final do livro, com certeza, alguns acontecimentos deixam até a escritora querendo que fosse diferente (kkkkk!!!)... caso queira conferir, em dezembro eu postei um Conto de Natal que faz uma espécie de epílogo à história :) Quem sabe acalenta as sensações de tristeza em seu coração!

Link: widbook.com/ebook/conto-de-natal-samanta-holtz

(leitura gratuita!)